USB 2.0 vs eSata

igordafonseca

Power Member
Boas
Teoricamente o eSata é superior, e neste caso refiro-me a disco externos, mas existe uma vantagem clara deste sobre o USB?
Transfiro ficheiros na ordem dos 25-30mbps com interface USB, é de espera uma velocidade maior, no mínimo o dobro, se usar uma caixa com eSATA?
 
Boas
Teoricamente o eSata é superior, e neste caso refiro-me a disco externos, mas existe uma vantagem clara deste sobre o USB?
Transfiro ficheiros na ordem dos 25-30mbps com interface USB, é de espera uma velocidade maior, no mínimo o dobro, se usar uma caixa com eSATA?


O interface e-sata é bastante mais rápido e estável que o usb2.0 . A diferença não é só de velocidade de leitura e escrita de dados, mas também de estabilidade de transferência (operação) e de consumo de recursos.

Básicamente o e-sata é quase equiparável a teres um HDD sata interno no computador. A velocidade que irás obter depende também do disco externo que tens ou pensas ter, mas regra geral um hdd externo decente é capaz de se lançar para os 50~60MB\s em escrita de dados.
 
As diferenças são notórias.

em vez de passar a 30-40 mb/s, passas a 80-140 (conforme o disco), com brusts de 200-250!
 
Isso são valores que dão que pensar. Assim sendo acho que vou mesmo para uma caixa eSATA, afinal quanto mais rápido melhor.
Julgo que só preciso de uma porta sata livre no PC e o correspondente adaptador certo?
 
Se a tua board não tem saída esata sim.
Precisas de um adaptador, tipo o backy da ac-ryan

Destr0yer isso são valores demasiados optimistas...
 
Se a tua board não tem saída esata sim.
Precisas de um adaptador, tipo o backy da ac-ryan

Destr0yer isso são valores demasiados optimistas...

Obrigado;)

Os valores parecem-me um pouco "inchados" até porque em termos reais o raid 0 que tenho julgo que não os faz.
De qualquer forma basta serem 60-80mbps para compensar. Não sabia mesmo que existiam diferenças tão grandes entre os dois. Suponho então que qualquer caixa com eSATA já tem a controladora necessária e que a nível de qualidade não haverá grandes diferenças?
 
Penso que não há diferença de qualidade da controladora, porque para esata aquilo praticamente faz um bypass para o cabo esata da board :)

"De qualquer forma basta serem 60-80mbps para compensar."
Querias dizer 60-80MB/s :) mbps seria um caracol ;)

E a diferença é mesmo gigantesca, quando tenho necessidade de ligar a minha caixa ao USB parece que vai a passo caracol (velocidades de 20MB/s nos dias de sorte :P)
 
Destr0yer isso são valores demasiados optimistas...

949743.jpg


cerca de 140/90, pico e 110/70 média, 250 mb/ burst.

grade bombinha este disco, hum? :D

http://publish.it168.com/2008/0328/20080328010907.shtml
 
Ehehe, esse é o novo potentoso da Seagaitas 1 prato 320gb :) Já o conhecia ainda vem o irmão mais velho ou da WD pra aqui :D
Tenho um dos de 500GB 32MB 2 pratos e faz 173MB burst, 86.5MB média
 
Eu devo manter o de 250 gb que dá pros gastos. Troco depois por um de 400 gb single plate :D (já devem ir aos 160 de pico/130 media)

O de storage que talvez meta um WD de 640 gb, muito rápidos tb.
 
Boas
Teoricamente o eSata é superior, e neste caso refiro-me a disco externos, mas existe uma vantagem clara deste sobre o USB?
Transfiro ficheiros na ordem dos 25-30mbps com interface USB, é de espera uma velocidade maior, no mínimo o dobro, se usar uma caixa com eSATA?
Existe uma vantagem muito clara em termos de velocidade para o e-sata.

Mas sinceramente acho que tirando casos de transferência massiva de ficheiros usar e-sata em vez de USB 2 não vale o esforço. Eu quando uso o disco externo quase nunca o ligo em e-sata.
 
Back
Topo