USB 3.0: 10x mais rápido

Isso é tudo muito bonito teoricamente. Mas já há por aí portas USB 2.0 há largos anos e até hoje a velocidade máxima que consegui num dispositivo foi metade da velocidade máxima teórica: 31 MB/= 248 Mb/s.

Há várias razões para isso, mas a principal é que o USB 2.0 usa os mesmos cabos de cobre e o mesmo protocolo de transmissão de dados do USB 1.1.
Daí a ineficácia.
O USB 3.0 é retro-compatível com as normas anteriores, mas para atingir as velocidades prometidas tens de ter equipamento transmissor e receptor adequados, e ainda um cabo USB 3.0 dedicado, com fibra óptica embutida.
 
Há várias razões para isso, mas a principal é que o USB 2.0 usa os mesmos cabos de cobre e o mesmo protocolo de transmissão de dados do USB 1.1.
Daí a ineficácia.
O USB 3.0 é retro-compatível com as normas anteriores, mas para atingir as velocidades prometidas tens de ter equipamento transmissor e receptor adequados, e ainda um cabo USB 3.0 dedicado, com fibra óptica embutida.

e esses cabos funcionarão com os dispositivos actuais? tipo discos rigidos externos... sempre ficavamos mais proximos da velocidade maxima teorica ... não é assim?
 
e esses cabos funcionarão com os dispositivos actuais? tipo discos rigidos externos... sempre ficavamos mais proximos da velocidade maxima teorica ... não é assim?

Basta que um dos três pontos da cadeia (host/emissor -> cabo -> receptor) não suporte o SuperSpeed para que a velocidade reverta para o USB 2.0, ou mesmo USB 1.1. Muitos ratos e teclados nem sequer precisam dos 12mbps do USB 1.1, quanto mais dos 480mbps do USB 2.0, pelo que usam um canal mais lento, a 1.5mbps (tudo velocidades teóricas, claro).
A retro-compatibilidade com USB 2.0 e USB 1.x está assegurada, como disse acima.
Contudo, as fichas do USB 3.0 são ligeiramente mais compridas, um aspecto a recordar caso elas pareçam estar mal encaixadas quando ligadas a dispositivos USB 2.0/1.x, para que o utilizador não fique em pânico.
 
Última edição:
Basta que um dos três pontos da cadeia (host/emissor -> cabo -> receptor) não suporte o SuperSpeed para que a velocidade reverta para o USB 2.0, ou mesmo USB 1.1.

sim eu sei... mas estava a dizer que com esses cabos novos deve-se conseguir melhor largura de banda... porque eu por acaso no meu noto se usar um cabo mais pequeno existem diferenças entre o cabo mais comprido. logo com cabo melhor devo conseguir mais rapido ainda... isto se for compativel claro.
 
sim eu sei... mas estava a dizer que com esses cabos novos deve-se conseguir melhor largura de banda... porque eu por acaso no meu noto se usar um cabo mais pequeno existem diferenças entre o cabo mais comprido. logo com cabo melhor devo conseguir mais rapido ainda... isto se for compativel claro.

Isso já diz respeito à integridade do sinal eléctrico, e é perfeitamente normal que aconteça.
Os cabos USB comuns não são muito compridos, raramente excedem os 3 metros.
O USB foi concebido para ser um interface de proximidade simples, barato e acessível, como o Bluetooth, por exemplo.
 
Mas cabos USB 3.0 dedicados com fibra óptica como referiram não devem ficar baratos... ou algo me escapa?

Exacto, mas ninguém disse que a norma se implementaria de um dia para o outro. Vai demorar bastantes anos, até porque os primeiros chipsets e dispositivos compatíveis só chegarão ao mercado daqui a mais um ano.
Contudo, é de esperar que a massificação da produção leve eventualmente à descida dos preços.

Aliás, na IDF do ano passado a Intel referiu que usaram a fibra óptica precisamente porque estes níveis de velocidade e fiabilidade, nos cabos standard de cobre, requeriam muito mais pares de fios, encarecendo ainda mais a tecnologia.
A fibra dá também muito mais garantias no que diz respeito a futuras evoluções da norma USB, sem que seja necessário voltar a mexer na implementação física (think USB 1.1 para USB 2.0).
 
isso dos preços é como tudo.... se for para comprar um CPU potente hoje também é caro. daqui por uns tempos o mesmo CPU já é fraco e muito barato. ok mau exemplo...

mas, quando a fibra optica estiver massificada será certamente tão barato quanto o cobre, ou pouco mais caro só. claro que fibra optica não dobra tanto quanto o cobre e é preciso outros cuidados.
em relação aos pares, é esperar que a tecnologia desenvolva. apesar de na minha opinião ela tenha mesmo que desenvolver para os lados das redes e telecomunicações. actualmente começa a fazer mesmo falta...

mas o USB 3.0 daqui a uns anos também será acessivel a todos, mal corre...
 
Isso é tudo muito bonito teoricamente. Mas já há por aí portas USB 2.0 há largos anos e até hoje a velocidade máxima que consegui num dispositivo foi metade da velocidade máxima teórica: 31 MB/= 248 Mb/s.

Já consegui 45, por isso nao e por ai. Tambem convem nao usar (no caso de discos externos), caddies manhosos.
 
vão usar fibra mesmo tipo... fibra? porque então já não tou a ver o pessoal a enrolar 10 voltas de fibra de todas as maneiras possiveis para caber dentro da bolsinha da máquina fotográfica. A fibra não parte facilmente?
 
vão usar fibra mesmo tipo... fibra? porque então já não tou a ver o pessoal a enrolar 10 voltas de fibra de todas as maneiras possiveis para caber dentro da bolsinha da máquina fotográfica. A fibra não parte facilmente?

Tudo aponta para que seja fibra, pelo menos foi isso que a Intel deu a entender no ano passado.
Mas esta apresentação do "futuro" (tem a data de amanhã :D) no site do organismo que gere o USB, não especificando o tipo, aponta para fios de cobre adicionais... :\
Ou seja, é um interface "2 em 1", com a norma USB 1.x/2.0 isolada da nova norma 3.0, física (pares de fios de cobre e pinos no conector) e logicamente (protocolo de software).
 
Back
Topo