usb interno, para que serve?

neubie

Membro
olá a todos. a minha experiencia é limitada nisto da informatica mas como quero aprender espero que me possam ajudar para poder evoluir...
a minha questão resume-se ás portas usb que a minha board têm, tenho 8 portas numeradas e não sei para que servem tantas! era optimo se dessem para instalar discos internos... trabalho em fotografia e o espço extra dá sempre jeito...

o meu sistema
pc citydesk oceanus
2.8Mhz
2gb ram
1 disco ide 120gb
1 sata 320gb
board? não sei ver o modelo e já não encontro as especificações da marca
mas ainda tem expansao +1 sata, + 1 ide, várias socket, etc
 
os usb internos sao para ligar brackets com portas usb que encaixam nas baías PCI e na frontal da caixa.
há também leitores de cartões e afins que ligam nos usb internos
 
por exemplo aqui nos azuis(lado direito em baixo)
asus_m3nht_cmos.jpg


encaixam acessórios como este bracket(lado superior esquerdo)
asus_bundle.jpg


as de outras cores sao Firewire e COM (e n sei se outros) também internos para ligar com um acessório similar ao dos usb

isso é apenas um exemplo, e ainda que as cores possam variar entre boards, o encaixe e "aspecto geral" é igual
atenção apenas para nao trocar a ordem de ligação

http://www.legitreviews.com/article/706/1/
usei fotos daqui porque se percebe melhor do que com as do site da ASUS
 
Última edição:
acho que percebi! eu sou 8|. obrigado
Todos nós já passámos, e continuamos a passar de vez em quando, por situações em que não sabemos o que fazer ou para o que é que alguma coisa serve, em informática. Por isso essa dúvida é perfeitamente normal. Como se costuma dizer, não há perguntas estúpidas, apenas respostas estúpidas a perguntas legítimas. É para isso que estamos cá

era optimo se dessem para instalar discos internos... trabalho em fotografia e o espço extra dá sempre jeito...
Bem, embora não muito ortodoxo, podes transformar esses headers internos em sítios para ligar discos internos...

Só precisas de tantos adaptadores de disco como os discos que quiseres acrescentar, com o limite de dois por cada bloco de 5x2 pinos USB (atenção, os Firewire são iguais, é preciso pô-los no sítio certo, se não "BUM"), arranjar blocos fêmea para encaixar, cabo para fazer a ligação, e voilá, um disco USB interno...

Claro que este mod é altamente complicado, e cá em Portugal ainda não consegui encontrar blocos fêmea (nem 5x2 nem 1x1... :(), já para não contar com o facto de que cada adaptador USB fica pelo menos a €15.

board? não sei ver o modelo e já não encontro as especificações da marca
mas ainda tem expansao +1 sata, + 1 ide, várias socket, etc
Usa o S.A.N.D.R.A.. Se for um modelo de board conhecido, de certeza que esse programa te consegue dizer o modelo. E, além disso, ficas a saber o chipset, que tipo de memória e expansão tens, se quiseres fazer um upgrade.

Como é Citydesk, provavelmente é uma board normal; ou então uma versão OEM de uma board +- conhecida, provavelmente Asus, Foxxconn ou MSI (creio que são as mais populares nos assembladores).

Ah! Ía-me esquecendo: Se quiseres adicionar portas SATA internas, existem adaptadores PCI e PCI Express com mais portas. Um adaptador de 2 portas SATA para PCI começa aproximadamente nos €30 (se bem me lembro). 4 portas SATA para PCI dispara para os €70, e a partir daí são controladoras para servidor, a partir dos €120~€150.

Cumps.

Miguel
 
Back
Topo