1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

usb led

Discussão em 'Electrónica' iniciada por kikofra, 26 de Junho de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 1287)

1. kikofra

kikofra Power Member

E possivel ligar um led desta maneira? Tenho de ligar a pata maior ao preto ao ao vermelho?

2. WindWalker

WindWalker Power Member

Se ligares o LED sem nenhuma resistência directamente durante muito tempo, acho que podes queimar o LED.

O que se deve utilizar é uma resistência de forma a cumprir com as especificações do LED. Com uma resistência de 100Ohm em série com o díodo já não deves ter problemas. Ainda assim, o valor óptimo da resistência (para obter a potência máxima? do LED) depende das especificações do mesmo.

Então:
    +5V -> resistência -> pata maior -> pata menor -> GND

3. kikofra

kikofra Power Member

quais sao as cores dessas resistencias? Sera possivel tirar um resistencia de uma placa onde esta soldada?

4. WindWalker

WindWalker Power Member

Poder podes. Mas cuidado para não a danificar/sobreaquecer ao dessoldá-la.

Mas não tendo uma ideia do valor da resistência, nem vale a pena dares-te ao trabalhar de a tirar.

Tens aqui o código de cores para resistências: http://n1ofz.connares.org/resources/resistor_code.gif

Se não perceberes diz.

5. QuickFire

QuickFire What is folding?

Supondo que a tensão de USB são 5V, se usares um LED "normal" uma resistência de 180Ohm, 200Ohm, 220Ohm deve dar.

Última edição: 26 de Junho de 2008
  6. Mortymore

Mortymore Power Member

Corrente... 5 Volts ???? Não será... tensão?

A tensão das portas USB é de 5v.

A corrente que tipicamente deve percorrer um LED comum, são 20mA (+-)

Portanto o valor da resistência limitadora será:

R = V / I

R = 5 / 0.02

R = 250 Ohm

Podes usar uma resistência que encontras com muita facilidade de 330 Ohm (laranja, laranja, castanho, dourado).
    Se quiseres que o LED seja percorrido por mais corrente usa uma de 220 Ohm (vermelho,vermelho,castanho, dourado)

Abraço

7. WindWalker

WindWalker Power Member

Mortymore, aí não assumiste que a queda de tensão no LED é nula? (U-U_LED)/I = R, com U_LED = 0

Sabes dizer-me qual é a queda de tensão típica num LED? Eu só sei que para os díodos de silício é algo como 0.7V. Eu conheço a expressão da característica de um díodo e sei determinar o ponto de funcionamento em repouso, penso que seja a mesma para um LED, mudando a corrente inversa de saturação e/ou o 'n', factor de idealidade.

É que vi no site da ***** um LED e dizia lá "3.6V, se ligar aos 5V deve usar uma resistência de 56~80Ohm". As contas para este LED são I_max = (5-3.6)/R_min = 25mA e I_min = (5-3.6)/R_max = 17.5mA?

8. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

A tensão de queda de um LED depende do comprimento de onda que este emite,
    tipo mais ou menos isto: (sem ser alto brilho)

IR: 1.5V
    Encarnado: 1.8V
    Amarelo: 2V
    Verde: 2.2V
    Azul: 3V
    Branco/UV: 3.5V

Os parametros da característica exponencial é que não sei... eu costumo usar o modelo ideal com fonte de tensão (fica muito mais simples)

Cumps

9. JDizzyking

JDizzyking Power Member

podes ligar o led sem resistencia pois a tensão que sai n porta usb é 5 voltes nunca queima com isso e a pata maior é o vermelho

10. Mortymore

Mortymore Power Member

Ya! Fiquei tão desorientadinho que até cometi esse erro básico... >(

Para se saber a queda de tensão no LED, pode recorrer-se a datasheets, mas o mais exacto é medir com um multímetro em teste de díodos. Em todo o caso podem perfeitamente usar-se aproximações, e as que o Jorge Candeias apresenta são óptimas.

Então...

R = Vr / I

com Vr = V - Vled = 5 - 1.8 (caso do LED vermelho), temos Vr = 3.2v

R = 3.2/0.02 = 160 Ohm

As minhas desculpas pelo erro básico :sad:

Abraço

11. kikofra

kikofra Power Member

hoje na brincadeira, decidi experimentar com um led de uma driver de cd´s---
    encostei o preto do usb a uma pata do led, e depois o vermelho, fui tocando com ele em tranformadores ao resistencias da placa onde estava o led, e a cor mudava consorme a resistencia, indo do verde a cor original a um verde amarelado, e a um amarelo...

12. WindWalker

WindWalker Power Member

Acho que quando apresentam uma cor diferente da suposta, é porque a potência máxima está a ser ultrapassada.

13. DonAC

DonAC What is folding?

Boas,
    As resistências e indicações que o Mortymore deu estão certissimas, ligar um Led normal (~1.5V) directamente a 5V, ou estoira logo, ou estoira 5 segundos depois, e não digas "patas" dos leds diz antes à fino, leads ou então terminais, também se pode considerar que sejam terminais...
    Cumps...

Partilhar esta Página