USB... Que Voltagem??

R!pp3r

Power Member
Bem eu gostaria de saber squal a voltagem que as portas USB utilizam e a sua Intencidade da corrente!
Já agora as portas USB também têm fio terra?? Se sim como o posso identificar???
thanks for the help!
 
Tensão: 5volts
Corrente: até 500mA

Os fios de power são os extremos, os dados são os 2 do meio, a terra podes usar o invólucro do conector


Cumprimentos
 
Jorge Candeias disse:
Corrente: até 500mA

Até??? Não estou a perceber muito bem!:confused: A intensidade não é constante??
È que eu cria fazer um dispositivo externo que se alimenta a 4,2volts no max. e queria saber que resistência utilizar para passar de 5volts para 4,2volts!
 
mal de nos seria se a corrente fosse constante.

fontes de corrente independentes so existem conceptualmente.

a corrente depende da carga. a partir do momento em que obrigas a porta a fornecer mais de 0,5A estás a sobrecarregar a porta, além de que, provavelmente, vais ter uma queda de tensão.

ja viste o que era se metesses uma resistencia de 10k ohm, ligada à porta, e tivesses sempre la uma corrente de 0,5A? tinhas uma queda de tensão brutal na resistencia (V=RI)!
e se é assim com resistencias elevadas, imagina como seria com o circuito aberto (=> R -> infinito)
 
Atão tenho de utilizar um transformador ñ é? Existe alguma outra porta ou maneira alternativa de alimentar o dispositivo?
 
descobre a resistencia do dispositivo que pretendes alimentar (assumindo que tem uma resistencia fixa), e depois so tens que criar o divisor de tensão que pretendes para te fazer o trabalho.

não tens necessariamente que usar um transformador.
 
A tensão de saida da porta USB é de 5 Vdc pelo que suporta uma intencidade maxima de 600mA, mais que isso o board desliga-a. portanto qualquer resistência que ponhas lá que passe o valor de 600mA de consumo, a porta é automaticamente desligada.

Aconselho a utilizares um regulador de tensão se quizeres baixar de 5V para 4 V e não uma resistencia

Atenção aos curtos nos pinos da porta, poderas queima-la de vez.


Um abraço, dispõem sempre.
 
Boas..

Tenho uma duvida, comprei um carregador para o telemóvel que liga à usb, mas é só numa ponta a usb e na outra a ligacao do telem, nao tendo qualquer "filtro" de corrente..
No carregador do telem tem em output: 5.0v 800mA.
Telem: nokia n82.
Motherboard: Asus P5QL-PRO

Posso usar este cabo para carregar o telemóvel? é seguro fazê-lo?
Nos portáteis a voltagem é a mesma?

Cumps..
 
Até??? Não estou a perceber muito bem!:confused: A intensidade não é constante??
È que eu cria fazer um dispositivo externo que se alimenta a 4,2volts no max. e queria saber que resistência utilizar para passar de 5volts para 4,2volts!


É facil de resolver, em vez de usares resistencia usa um diodo tipo 1N4007 já te baixa de 5V para 4,3V, se mesmo assim achas que a voltagem é alta coloca outro em serie que já baixa dos 5V para 3,6V a qualquer corrente que passe até um maximo de 1A que fica acima do maximo da porta USB que é 500mA.
Atenção que os diodos só funcionam num sentido, se olhares para o diodo vais ver que tem uma risco no corpo e fica mais de um lado, fazes de conta que esse risco é a ponta de uma seta logo a seta indica de onde para onde vai a corrente.
 
Boas..

Tenho uma duvida, comprei um carregador para o telemóvel que liga à usb, mas é só numa ponta a usb e na outra a ligacao do telem, nao tendo qualquer "filtro" de corrente..
No carregador do telem tem em output: 5.0v 800mA.
Telem: nokia n82.
Motherboard: Asus P5QL-PRO

Posso usar este cabo para carregar o telemóvel? é seguro fazê-lo?
Nos portáteis a voltagem é a mesma?

Cumps..


Carrega na mesma, mas mais devagar.

A PSP tem no carregador DC 5V 1800mA e carrega na mesma numa porta USB demora é 500 anos a fazer uma carga total mas carrega.
 
Back
Topo