USB to RJ-45

sparkT

Membro
Boas pessoal

Tenho um disco rígido de 1,5 TB USB 3.0 ligado ao meu computador. Este disco está partilhado por toda a rede doméstica para backups automaticos de todos os computadores cá de casa, e também para partilhar ficheiro com outros computadores.
Acontece que tenho que estar com este computador ligado sempre que for para fazer um backup, ou partilhar algum ficheiro e não queria isso.
Tenho router Zon com 2 portas usb mas está na sala e queria o disco cá, e as portas dos routers geralmente são lentas e lá não tenho a UPS.

Queria saber se existe algum adaptador que faça a conversão de usb para rj-45 e que o torne visivel na rede, como o print server para as impressoras USB.
Comprar um NAS de momento está fora de questão pois as finanças estão curtas

Obrigado a todos pela ajuda

cumps

EDIT: Pela logica, se o meu disco é USB 3.0 irá ter melhor desempenho ligado a um switch ou router certo? Como a velocidade de transmissão de um cabo cat5E é superior. Portanto ligando o disco a uma porta RJ-45 irei ter melhor desempenho do que ligar ao zon hub pela porta usb que é 2.0 ou 1.0. Obrigado
 
fica-te mais em conta tentares arranjar um NAS.

doute um exemplo, penso que a fonera 2.0 faria o que querias, e custa uns 60 eur. mas poderá haver outras soluções, como converter um portátil ou PC de baixo consumo num NAS.

agora depende dos teus conhecimentos e do que queres, de qq maneira uma coisa que estás a pedir fica caro e não deve compensar em nada.
 
Boas

obrigado pela ajuda

Pois mas de momento queria gastar o minimo possível.
Converter um pc em Nas... vai ficar-me com consum sempre acima de 100W +/- e um Nas deve consumir no maximo uns 10W... isto no fim do mês...
 
Boas

É uma boa hipotese mas o disco ainda está em garantia e hoje em dia não é preciso muito para um disco avarias, e o preço que ele foi... dá-me um NAS bom

Então não há mesmo nenhum adaptador Rj-45 - usb?
 
Boas, obrigado pela ajuda.

Este adaptador vai tornar o disco visivel na rede e permitir-me acedê-lo?
Compreendo que não vai existir painel de controlo nem nada disso, nem acesso remoto. Será que dá para por uma password de acesso ao menos?

Obrigado pela ajuda, cumps
 
Boas, obrigado pela ajuda.

Este adaptador vai tornar o disco visivel na rede e permitir-me acedê-lo?
Compreendo que não vai existir painel de controlo nem nada disso, nem acesso remoto. Será que dá para por uma password de acesso ao menos?

Obrigado pela ajuda, cumps

Olá,

Sim, o adaptador tem um painel de controle acessivel via ligação directa com o software do fabricante ou através de rede por web interface onde permite fazer configurações avançadas, quanto a pass para o adaptador dá para defenir para acesso aos dispositivos é que não te sei dizer ao certo.
 
Hum Ok

Obrigado pela ajuda, se calhar vou investir num desses.

Colocando a opção de compra de um NAS, apesar de achar que seja um desperdício de dinheiro pois tenho um disco de 1,5TB, o do pc de 1TB do portátil e do outro 500GB vai ser Gigas que nunca mais acaba lol
O que tenho cá é tudo no meu pc, partilhado com a rede, para ser mais rapido a aceder sem ter que ir ao HDD externo. Depois tenho tudo o que tenho no PC e os backups do outro PC a fazerem para o disco Externo, assim fico sempre com 2 copias das minhas cenas.
O que tou a pensar fazer é ter as cenas no NAS, filmes, series, executaveis de aplicações e no pc apenas o essencial, e usar o disco externo para fazer backup do NAS assim fico sempre com 2 cópias.
Outra opção seria investir num SDD para o meu pc, apesar de nao ser nada especial e usar o disco que tenho de 1TB e sata3, coloca-lo numa caixa de rede e usa-lo, porque ao usar um NAS ja nao vou precisar de tantos gigas no PC.
Resumindo o que queria era uma coisa simples, ter tudo organizado sem precisar de andar com rodopios para e ter as coisas de facil acesso.

Fugindo um pouco ao topico, será que sabem indicar um NAS baratito e bonzinho?

Se alguem tiver uma sugestão melhor para organizar a minha rede deixo aqui o que tenho.

Partindo do Router Zon Hub da Zon tenho 1 Pc ligado do meu irmão que tem SW de backups automaticos, outra saida para a PS3 dele e outra saida para o meu quarto onde tenho outro router para reforçar o wireless de casa.
Deste router sai 1 para o meu pc que é o "central", é onde eu tenho as coisas partilhadas pela rede e é para aqui que é feito todos os backups (para o disco externo). Tenho 2 portateis que se ligam via wireless que têm também SW de backups. E futuramente terei outro pc ligado por cabo tambem com SW de backup automatico para a rede.


Obrigado pela ajuda, cumps
 
Back
Topo