User Reputation (Thread NOVA)

Concorda com o sistema de reputação ?

  • Sim

    Votes: 40 58,0%
  • Não

    Votes: 29 42,0%

  • Total voters
    69
  • Votação encerrada .

Poiuy

Zwame Advisor
Após um periodo de testes, vou por aqui uma pool para ver qual é a opinião geral dos users relativemente a este sistema. Agradecia que lessem com atenção antes de votar, já que o sistema é mais complexo do que pode parecer á primeira vista. Costumo frequentar alguns foruns onde isto funciona, e outros onde não funciona, os motivos normalmente para funcionar tem a ver com a maturidade das avaliações que se fazem.

Este sistema deverá servir para "premiar" os users com bons posts, e por outro lado chamar á atenção users com posts menos felizes.
A ideia que tá por detrás deste sistema, não é atribuir má reputação porque não se concorda com o post, (ou porque não se gosta de um certo user), mas sim atribuir reputação de acordo com a qualidade dos posts.

Este sistema é algo complexo, existem muitos factores que influenciam o poder que se tem na votação. Por exemplo um user que tenha mais de 2 anos no forum e que tenha mais de 1000 posts, terá muito mais poder do que um user recem criado, ou com poucos posts.
Este é apenas um dos exemplos do sistema, muitas outras variaveis influenciam este poder, vou dar aqui alguns exemplos:

- x numero de dias que o user está inscrito
- Reputação do user
- Por cada x posts o user tem mais poder
- A reputação só conta a partir de x numero de posts
- O sistema limita a x atribuições de reputação por dia
- O Sistema obriga a que o user dê reputação a x users antes de voltar a poder dar ao mesmo duas vezes.
- Só os PowerMember poderão atribuir reputação(que conte).
- etc....
(estes numeros "x" obviamente serão desconhecidos para evitar xulices.... :) )

Depois ainda temos de atribuir os nomes conforme os niveis de reputação que os users vão tendo. Existem niveis muito elevados, que eventualmente só serão atingidos dentro de 1 ou mais anos.

Enfim... assim de repente é isto.


Nota muito importante:
Esta votação serve para eu ter uma noção geral da opinião dos users, este assunto depois ainda vai ser discutido entre o staff.
Uma coisa é certa, se for claramente "chumbado" aqui, nem sequer vai ao staff....


NOTAS AINDA MAIS IMPORTANTES:
1 - Se isto for para a frente fasso reset á reputação actual.... começa toda a gente com 10 (valor default)

2 - A reputação é publica, todos os users podem ver quem lhes atribuiu reputação, contudo nenhum user (incluindo os admins) podem ver quem atribuiu reputação a outro user. Os valores da reputação (numero) serão publicos obviamente....
 
Última edição:
sou um user novo, só tenho uma questão. Se a puderes responder claro está, referes num dos pontos - "Por cada x posts o user tem mais poder" - poder para? Depois de esclarecer este ponto, voto.

Azta
 
wOmBaT_PT disse:
sou um user novo, só tenho uma questão. Se a puderes responder claro está, referes num dos pontos - "Por cada x posts o user tem mais poder" - poder para? Depois de esclarecer este ponto, voto.

Azta
Bem o poder de que estou a falar é o numero de pontos de reputação que o user pode atribuir. Este sistema obviamente que beneficia os users mais antigos e com mais posts, se bem que "o mais posts" vai ser dramaticamente reduzido por mim... a antiguidade não.

Imagina que estavas inscrito no forum á 6 meses, então cada vez que atribuis reputação a alguem mudas imagina 2 pontos nesse user. Um user que já cá anda á 2 anos poderá por exemplo mudar 4 pontos, e um user com 3 meses só 1.... Estes numeros são só exemplos.
 
Eu votei sim porque acho que isto tem potencial de se tornar num coisa engraçada.
Se isto não funcionar o pior que pode acontecer é o Poiuy desligar isto de vez. Se for caso disso o sistema de reputação vai-se tornar tão ridículo que ninguém será prejudicado por possíveis reputações negativas.
 
Conforme a maturidade do pessoal do forum isto irá funcionar ou nao.

Acho que é algo q só o tempo poderá dizer

Com estes termos votei sim


EDIT: bahahahaha levei um bad post do El Ditador e tou com -2 pontos de reputação :x2:
 
Acho que já foi mais que visto a maturidade do pessoal, o pq dos votos e o fraco potêncial que isto tem em relação ao seu fim...

PS - Acho que já dei um voto negativo a alguém, mas não me lembro onde foi nem a quem! :P
 
no inicio achei piada ao sistema, mas agora está mais que visto que ainda por aqui anda muita criança em corpo de adulto.
Assim sendo, votei NÃO porque julgo que não há condições para continuar.
:(
 
Eu votei a favor. Acho que a maturidade dos utilizadores não é um assunto chamado para a reputação. Pode-se não gostar de um utilizador pelos motivos mais racionais ou mais infantis, mas o que interessa aqui é gostar ou não independentemente das razões.

Uma vez que a reputação é puramente estética e não tem qualquer influência nos direitos de cada um enquanto utilizador, sou a favor.
 
Este é 1 sistema q está completamente dependente da maturidade do ppl q por aqui anda. A atribuição deverá ser feita em função da utilidade do post em causa e n do user, o q em mtos casos poderá ser difícil.

Penso q a reputação deveria ser válida únicamente nos sub-forums relacionados com a informática, para q de certa forma essa tal reputação tenha algum significado.
Os subforums desporto, anedotas, vende-se e outros n deveriam ser abrangidos uma vez q este n é um forum generalista (bate-papo) mas sim virado para a informática.
Ter uma reputação elevada pq posto mtas anedotas engraçadas ou vendo artigos fixes n é o mesmo q ter uma reputação elevada por postar dicas e informação útil para mtos users.
 
Tenebrus disse:
Eu votei a favor. Acho que a maturidade dos utilizadores não é um assunto chamado para a reputação. Pode-se não gostar de um utilizador pelos motivos mais racionais ou mais infantis, mas o que interessa aqui é gostar ou não independentemente das razões.

Uma vez que a reputação é puramente estética e não tem qualquer influência nos direitos de cada um enquanto utilizador, sou a favor.

Qual é a utilidade duma reputação meramente estética?

O user A ajudou-me a resolver o meu problema, mas como n gosto dos seus posts no desporto vai levar com uma má reputação. É isso?

Se for assim, o melhor é ficarmos por aqui e continuarmos a ser todos "amigos"!
 
Última edição:
Tenebrus disse:
Acho que a maturidade dos utilizadores não é um assunto chamado para a reputação. Pode-se não gostar de um utilizador pelos motivos mais racionais ou mais infantis, mas o que interessa aqui é gostar ou não independentemente das razões.

Continuam a achar que isto é um bom sistema? :rolleyes:
 
PJGS disse:
Este é 1 sistema q está completamente dependente da maturidade do ppl q por aqui anda. A atribuição deverá ser feita em função da utilidade do post em causa e n do user, o q em mtos casos poderá ser difícil.

Penso q a reputação deveria ser válida únicamente nos sub-forums relacionados com a informática, para q de certa forma essa tal reputação tenha algum significado.
Os subforums desporto, anedotas, vende-se e outros n deveriam ser abrangidos uma vez q este n é um forum generalista (bate-papo) mas sim virado para a informática.
Ter uma reputação elevada pq posto mtas anedotas engraçadas ou vendo artigos fixes n é o mesmo q ter uma reputação elevada por postar dicas e informação útil para mtos users.

Condordo aqui com o pjgs, sem saber se isso é possível... preocupa-me o efeito do forum desporto nisto... p. exemplo... quando isso é completamente irrelevante para avaliar a qualidade da prestação dos users na informática...
O mesmo acontece com as vendas. Um bom vendedor pode ser um tipo honesto mas que pouco percebe de OC, por exemplo ou nem sequer sabe grande coisa para além dos valores do que está a vender. E depois voltamos à maturidade do pessoal. Será que quem cá está à mais tempo e posta mais atribui reputações mais crediveis (já que cada vez que o faz influi mais na rep do user visado...) não sei... e depois temos um efeito "caganareputation" "e JCreputation" não desfazendo nos users em questão. Ou seja, users que cada vez que postam levam reputação, porque o pessoal já os tem na mira e outros que passam completamente despercebidos por qualquer razão. Tenho muitas dúvidas acerca deste sistema, e não sei se o irei usar para saber se um post é de qualidade ou não... Já o sistema de avaliação prós vendedores/compradores, acho porreiro. funciona e é honesto.
 
Creio que a qualidade de um post ou mais genericamente de um user é evidente pelos seus posts! Para mim, no caso dos posts de natureza informática, os votos não trazem nenhuma mais valia e aliás só pelas justificações anteriormente expostas, o resultado final pode ser perfeitamente oposto ao objectivo inicial.

Na secção de vendas, e pelas razões óbvias, já que se oficializou os comentários sobre os vendedores, talvez fosse plausível estabelecer um sistema de votos entre os intervenientes no negócio.
 
Hum.. antes de votar a favor ou contra gostava de experimentar, mas não dá no Opera :(


Poiuy, ve se consegues fazer alguma coisa quanto a esta incompatibilidade :)

EDIT: Isto tem a ver com o Java, por isso acho que nao podes fazer nada :( Se calhar com uma versao mais recente do opera isto funciona. Esquece entao :)
 
Última edição:
Bem eu ainda não votei,mas por mim o que for melhor para o forum é melhor para mim...........embora eu não esteja muito preocupado em saber se alguem me vai dar pontos ou não,para mim este forum é mais para eu poder me distrair,aprender ( e ensinar se poder) e poder falar com o pessoal .

Por isso vão em frente para ver no que isto da ;) ;) ;)
 
err, vim aqui saber o que era isso e o "quadradinho" verde...

acho interessante, desde que usado com bom senso (um user da b@d reputation a outro sem motivo aparente por ex)

acho que negocios dos "classificados" tb deviam subir ou descer a reputação, conforme o caso :)
o_eRviNNhaS disse:
pk é que o ppl tem todo um cuadradinho verde e eu tenho um quadrado preto??

ajuda plz..
eu vejo-te um verde :D :D :D

EDIT: coloquem um post a dizer os vários niveis de reputação e já agora traduzam @ PT

EDIT2: Recebi uma reputação (penso que positiva) e estou com 16 pontos... todos começam do "0" ou em "10"? Todas as reputações que formos recebendo, vão parar em "Latest Reputation Received " ou só mesmo as ultimas? ou é mesmo um histórico com o total?

:)
 
Última edição:
Luka disse:
Hum.. antes de votar a favor ou contra gostava de experimentar, mas não dá no Opera :(


Poiuy, ve se consegues fazer alguma coisa quanto a esta incompatibilidade :)

EDIT: Isto tem a ver com o Java, por isso acho que nao podes fazer nada :( Se calhar com uma versao mais recente do opera isto funciona. Esquece entao :)

Usa o firefox.

Quanto à reputação, é bom por exemplo para as vendas, mais a ajuda do novo forum de classificação de vendendores.
 
Back
Topo