Uso de linux em Portateis!

msdevweb

Power Member
Tenho reparado ultimamente, desde que adquiri um portatil decente à coisa de um ano, que pouca informação existe sobre distro's linux com funcionamento aprovado em certas/varias marcas de portateis que existem pelo mercado. Para o meu modelo nem existia informação de algum dia ter corrido um sistema linux nele.
O que acabou por me dar umas valentes dores de cabeça ter que andar a instalar e desistalar ditro's durante 1 semana, até conseguir encontrar uma e colocar tudo a funcionar como deve ser sem muitas dores de cabeça. (o que ainda é muito importante para muitos utilizadores que tencionam migrar de um sistema windows para linux).

Pensei então, porque não, contribuir um pouco, com a ajuda deste forum, para ajudar muitas pessoas, que como eu desesperaram à procura de uma distro linux que funcionasse a 100% e sem grandes "trabalheiras" de configração.

Proponho então, se me for permitido, aqui perguntar se alguns dos utilizadores deste forum, possuem alguma distro linux a funcionar num portatil, qual a marca do portatil, e as mais importantes especificaçoes do equipamento.

Penso que, esta informação, devido à incorporação do techzonept.com em varios motores de busca, poderia ajudar também a ser conhecida por disponibilizar informação preciosa a utilizadores que pretendam usar linux nos seu portatil e por consequente a fidelização de novos utilizadores.


Começando eu:

Uso o Kurumin Linux 6.1.
Num portatil:


Acer Aspire 1640 Series. Modelo 1642LMi
Intel Pentium M 1.73Ghz,
Intel graphics media aceceletaror 900
80 GB HDD, DVD-Dual, 1GB DDR2
802.11b/b Wireless Lan. (Intel(R) PRO/Wireless 2200BG Network Connection)

Não tive qualquer problema com o uso do Kurumin neste portatil, acima de tudo, a sua simples/autoconfiguração configurou todo o sistema , e depois da primeira reiniciação ficou tudo a funcionar, incluido a tão dificil, neste modelo, ligação wirelless e o TouchPad.

Um Abraço.
Os Melhores Cumprimentos.
 
Eu tenho Ubuntu desde o Breezy 5.10 no meu e funciona 5*.

IBM Thinkpad R51 1.7Mhz; 512 Mb de memória e disco de 80 Gigas (agora).
Gráfica ATI 7500
A única coisa que nem sempre funciona bem, e depende dos projectores, é o Fn+F7 para alternar o modo se saída do VGA.
 
Última edição:
msdevweb temos portáteis iguais!Por acaso não tens Kanguru a trabalhar no Linux? O que eu uso é o Ubuntu, porque sou muito recente neste mundo. Se souberes como ligar a Kanguru diz qualquer coisa, a placa ue uso é a Merlin U530.
Abraço
 
Era giro que mantivessem a thread limpa, e dando a informação requerida, nada mais ...

Laptop Airis - (não sei o modelo, já tem mais de 4 anos)
P4 3.06 Mhz
1 GB Ram Samsung
Ati 9000 Mobile 64 MB
80 GB HDD - Hitachi

Já usei Mandriva, Ubuntu, Fedora, OpenSuse, e funcionou sempre tudo (não tenho hardware estranho, nem wireless). De momento uso Fedora 6 e para testes o Ubuntu Feisty e o Fedora 7 test 2. Aceleração 3d out-of-the-box em Ubuntu e Fedora, com os drivers ATI livres.
 
Por acaso tem surgido cada vez mais sites sobre linux unica/ em portateis, e guias tb.
por exemplo, eu recorri várias vezes ao tuxmobil.org.

Aqui, actualmente é
Asus M2400N (1.3centrino) a correr OpenSuSE 10.2 e tdo a bombar (out-of-box).
Já correu kubuntu 5.10, depois debian 3.1r3... e voltará brevemente a debian :P (claro k nestes não foi tdo out-of-box).

Poderiam era indicar o que ficou out-of-box tb :)
 
Última edição:
Já há sites há muito tempo acerca de Linux em portáteis, entre muitos :

http://www.linux-laptop.net/

http://www.linux.org/hardware/laptop.html

http://www.linuxcertified.com/linux_laptops.html -> Portáteis que trazem o Linux instalado (sim, já existe :) )

http://tuxmobil.org/ como disse o AndreAPL

http://www.linux-on-laptops.com/

:)

Já agora os meus

Acer Aspire 1660
P4 2.8 GHZ
512 MB
ATI RADEON 64 MB

Teve o Debian e o Slackware, tudo a bombar menos as Hotkeys que não me dei ao trabalho.

HP Pavillion qq coisa (já não me lembro)
AMD Turion 64bits
1024 MB
IDE 80GB
Broadcom Wireless

Slackware com tudo a bombar

E agora o que tenho :

HP Pavillion dv6000
AMD Turion 64X2
Nvidia GO6150 128 MB
Broadcom Wireless
SATA 80GB

Slackware tudo a bombar
 
LG LW65 P4XP - Sempre correu Gentoo sem problemas, só nunca consegui por as colunas a mandar som, usava sempre uns phones.
IBM T20 - Gentoo também, sem problemas.
 
Tenho um portatil parecido com o teu msdevweb, um acer aspire 1644 wlmi! Instalei o Ubuntu 6.06 e n tive problemas de maior.So com wireless, mas devido a minha falta de conhecimentos no mundo linux. Bastou instalar o network-config da gnome e funcionou tudo a primeira! Já tinha experimentado o 5.10 e tive montes de problemas com som e afins.
Axo que cada vez mais este tipo de problemas tem vindo a desaparecer, inclusive com portateis.mas tiveste problemas...diz me uma coisa experimentaste o ubuntu?

Acer 1644, intel pentium 2.0Ghz
1 GB DDR2
100 GB HD
 
Acer 1642LMI
Intel Pentium M 740 Processor
Intel Graphics Media Accelerator 900
80GB HDD
1GB DDR2
802.11b/g Wireless Lan


E neste momento tenho o XP Home Edition e o Ubuntu, mas só tenho o XP porque ainda não consegui por a net a funcionar, mal consiga, ponho o Windows juntamente com a reciclagem.
 
Tens varias ajudas neste forum, ha varias threads sobre o assunto!é so procurares :P Como disse o gnome network-manager é optimo!
Boa sorte
 
A máquina, que está na assinatura:
Asus S1N3 (ou S1000N3)
Plataforma Centrino 1.3Gz, Wireless Intel 2100 (ou 2200? é a norma B)
384 MB de memória (128 fixos + módulo de 256)
Placa gráfica Intel incorporada (GMA 810 acho eu)
Disco de 40 Gb
Drive combo externa de gravador de CD's/leitor de DVD's

Já não tenho windows no meu portátil à alguns anos.
A escolha de distro para o portátil foi sempre suse, já desde a versão 9.x. As únicas que me deram mais problemas foram a 10.1, por causa de problemas da distro, e a 9.2 por causa de ter sido um update mal feito.
Não liguem à versão do Suse que está na assinatura. É um erro porque não consigo alterar a assinatura para 10.2.

A única coisa que não funciona são as hotkeys especiais (ligar/desligar wireless, controlo do som e as teclas extras). O hardware foi sempre detectado e instalado correctamente. Só gostava que me detectasse o leitor de CD's como unidade amovível porque tenho que reiniciar o PC sempre que o quero ligar.

A bateria dura-me cerca de 2h com o sistema normal sem nenhum XGL/compiz. Este é o único aspecto em que o windows ganhava claramente, com as suas quase 3h de autonomia na altura. Mas tendo em conta a idade da bateria (mais de 3 anos) até que não é um mau valor.
Gostava e que o programa do Gnome que monitoriza o estado da bateria me parasse de enganar :lol:. Depois dele me avisar que a bateria chegou a 0% ainda consigo estar no portátil uns bom 10/15 minutos.
 
Última edição:
tenho um asus z53jc (igual ao F3jc).

corre ubuntu edgy (6.10).

ainda nao consegui por a funcionar:
saida dos headphones
webcam
microfone

de resto tudo funcionava out of the box. so tive de fazer a instalação das drivers para a placa grafica (nvidia - drivers proprietarias). mas mesmo esta situação será resolvida na proxima release do ubuntu segundo consta.
 
Portátil:
Acer TravelMate 2310 WLMI
Intel Celeron @ 1.40GHz (estranhamente muda às vezes para 1.71GHz, eu só agradeço :-D)
SiS M661MX 64Mb (não tem aceleração 3d :( )
Wireless: Atheros AR5005G (funciona bem, às vezes, muito raramente, fica sem ser reconhecido mas o problema depois passa)
Disco de 40gb
RAM: 768Mb (256+512)

Está a correr só o ubuntu 6.10! O windows aqui fica muito lento,
O resto funciona bastante bem e muito depressa. :)
 
Última edição:
Satellite A100-749
Centrino Core2 Duo T5200
Gráfica NVIDIA 7300 256 MB (64 Dedicada +192 TC)
WiFi 802.13a/b/g
Esta a correr o ubuntu 6.10, com tudo o harware a bombar out-of-box, so nao tenho a bombar as teclas de atalho.
 
Asus m3n
Centrino 1.5
1 gb de ram
wifi intel ipw2100 (norma b)

Linux: actualmente gentoo linux, mas já tive também debian e slack e, com mais ou menos trabalho, sempre tive tudo a funcionar. Até a resolução que era o problema mais manhoso (1400x1050)
 
Back
Topo