Uso de linux em Portateis!

Que versão do ubuntu têm? Standard ou 64bits?
Isto para users de Core2duo.

[ENRAGED]

standard != 32bits

desculpa comentar mas simplesmente não resisti.
é como dizer que o standard dos carros é o honda civic, ou outro qualquer.

ha CPUs de 8, 16, 32, 64, 128 bits, nenhum é standard, nem vai haver, nem a nivel de PCs nem a nivel de consolas. São simplesmente uma caracteristica do CPU (dimensão em bits as instruções reconhecidas pelo CPU ou seja largura do Bus de controlo, se não tou em erro já estudei isto à muito tempo :)

[/ENRAGED]
 
Tenho um velhino HP XE2 com Pentium III 500Mhz, que se recusa completamente a correr o Windows, bloqueia, e nem sequer consegue acabar de instalar de novo. No Linux corre ás mil-maravilhas.

Tirei-lhe o disco rigido, para utilizar como disco externo, e tá a correr o Live CD Puppy Linux, todos os dias 10 horas por dia, no melhor.

Tenho tambem um Acer Aspire 1524, com processador desktop AMD 3400+, que está a correr o Ubuntu 6.06 64 bits, o unico problema é que não consigo por a placa wireless a trabalhar, ainda não tive tempo de experimentar o Ndiswraper num driver de XP 64bits.
 
Fica aqui então o meu testemunho:

Compaq Presario 2100 (Celeron 2400 256+256Mb, 40Gb disco)

Caixa Magica:
Caixa magica 11 Live CD: Sem problemas.
CAixa magica 11 DVD: Ao instalar, quando chega a parte de instalar os pacotes pára aí e não sai mais.

Ubuntu 5.10 e ubuntu 6.10 a 100%, Live ou instalação!
 
pessoal.....eu já tive o ubuntu 6.10 e o opensuse 10.2 a funcionar no meu laptop:

Intel core 2 duo T7200 2.0 GHz (64bits)
1Gb ram 667MHz
ATI Radeon Mobility X1400 (128 dedicada)
disco rigido 120GB 5400rpm
Realteck HD Audio Output

O que me acontecia era que eu não conseguia instalar drivers da gráfica por tanto as definições gráficas estavam o mais pre-históricas que havia e o som também não conseguia por a funcionar..... já alguem que tenha conseguido por esta gráfica a funcionar? e como? e o som?

Eu desisti e desisntalei tudo.....mas agora gostava de por novamente linux....qual a distro que me aconselham para eu por isto tudo a funcar a 100% com o menos trabalho possivel? :)

Cumprimentos.....

Faria
 
Eu tenho um HP Pavilion ddv9082eu:


Consegui instalar Kubuntu Edgy sem problemas, só não consegui até hoje meter a funcionar a placa USB TMN Huawei E220, e como esta é a unica ligação à net que tenho, o Kubuntu tem sido deixado de lado a favor do Windows Media Center 2005 nativo.


Planeio em instalar proximamente o OpenSuse, pois segundo me consta é mais fácil de meter esta placa USB a funcionar sem conflictos de reconhecimento do modem como me acontece no Kubuntu.

Faça o que eu fizer, em Kubuntu, não consigo meter o wvdial a reconhecer esta placa como modem :'(


Ter que usar Windows e odiar tudo nele é um castigo...
 
pessoal.....eu já tive o ubuntu 6.10 e o opensuse 10.2 a funcionar no meu laptop:

Intel core 2 duo T7200 2.0 GHz (64bits)
1Gb ram 667MHz
ATI Radeon Mobility X1400 (128 dedicada)
disco rigido 120GB 5400rpm
Realteck HD Audio Output

O que me acontecia era que eu não conseguia instalar drivers da gráfica por tanto as definições gráficas estavam o mais pre-históricas que havia e o som também não conseguia por a funcionar..... já alguem que tenha conseguido por esta gráfica a funcionar? e como? e o som?

Eu desisti e desisntalei tudo.....mas agora gostava de por novamente linux....qual a distro que me aconselham para eu por isto tudo a funcar a 100% com o menos trabalho possivel? :)

Cumprimentos.....

Faria

Eu diria OpenSuse 10.2 DVD, tenho tudo a funcionar, mas no pc de casa, mas meti no portátil de um colega meu e ficou tudo a dar logo à 1ª incluindo Wireless.
 
Eu tenho um HP Pavilion ddv9082eu:


Consegui instalar Kubuntu Edgy sem problemas, só não consegui até hoje meter a funcionar a placa USB TMN Huawei E220, e como esta é a unica ligação à net que tenho, o Kubuntu tem sido deixado de lado a favor do Windows Media Center 2005 nativo.


Planeio em instalar proximamente o OpenSuse, pois segundo me consta é mais fácil de meter esta placa USB a funcionar sem conflictos de reconhecimento do modem como me acontece no Kubuntu.

Faça o que eu fizer, em Kubuntu, não consigo meter o wvdial a reconhecer esta placa como modem :'(


Ter que usar Windows e odiar tudo nele é um castigo...


Já viste o sticky aqui do forum ?

http://techzonept.com/showthread.php?t=141137
 
Por aqui tenho o Ubuntu 6.10 num HP Pavilion 4285v, a gráfica é que me troca as voltas todas..., ATI x700 por aqui..., instalei recentemente o Ubuntu e curiosamente só consigo ver o X caso faça Ctrl+Alt+F1 quando estou a iniciar..., vou ter de editar um ficheiro qualquer mas depois preocupo-me :x2:

abraços, HecKel
 
Por aqui tenho o Ubuntu 6.10 num HP Pavilion 4285v, a gráfica é que me troca as voltas todas..., ATI x700 por aqui..., instalei recentemente o Ubuntu e curiosamente só consigo ver o X caso faça Ctrl+Alt+F1 quando estou a iniciar..., vou ter de editar um ficheiro qualquer mas depois preocupo-me :x2:

abraços, HecKel

ATI... >(
 
Hoje de tarde estive a instalar o Ubuntu 7.04 num Toshiba M100-157..

E o que tenho a dizer é que ficou a funcionar a 100% out of the box... O unico ajuste que fiz, foi nas opções do ícone do volume mudar do alsa que estava a detectar um chipset errado para o OSS que detectava o Realtek correcto...

De resto funciona absolutamente tudo... Mesmo os atalhos especiais do teclado, resolução do ecran correcta, wireless, 3D, etc.. etc... etc...


O próximo passo é meter o telemodem do Zapp a funcionar no Ubuntu, mas penso que será facil...
 
Agradecia feedback em relação a isso, se não te importas. Obrigado ;)


Só no fim de semana é que te posso dar uma resposta definitiva, porque é quando o vou fazer..

Mas pelo que já investiguei o único requisito é ter um kernel igual ou superior ao 2.6.18 para o Z020, ou um igual ao superior ao 2.6.16 para o Z010...

Depois é configurar o um programa ppp qualquer, como o Gnome PPP e tá a andar.


Agora, a questão de definir modos de funcionamento (Edvo, 1X ou automático) é que não sei como é... Provavelmente dará para fazer enviando os comandos AT certos para o telemodem... Mas ai não vou inventar.
 
Por aqui ASUS A6VA. Teve slackware, mas deu-me uns problemas manhosos com a gráfica (ati X700, aqiu solidario com o HecKel) e como tava sem tempo pus o ubuntu.

6.10 dava raia a instalar por causa da gráfica (nem entrava em live CD).
6.06 LTS instalou, e em menos de 1 hora tenho tudo a bombar.
 
Ubuntu 7.04 , tudo a funcionar a 100%

Hp nx7000 - Ati 9200, bluetooh, wireless ipw2100, resolução, teclas volume, teclas fn.

Recomendo ao people passar a usar o Ubuntu 7.04 quando sair o RC dia 12 de Abril, depois uns updates e passam a ter o final ( sai dia 19 ).
 
Ubuntu 7.04 , tudo a funcionar a 100%

Hp nx7000 - Ati 9200, bluetooh, wireless ipw2100, resolução, teclas volume, teclas fn.

Recomendo ao people passar a usar o Ubuntu 7.04 quando sair o RC dia 12 de Abril, depois uns updates e passam a ter o final ( sai dia 19 ).

Neste momento estou a usar na partição de testes o 7.04 e estou a adorar. Já tenho instalado à uns tempos (à um mês) e ele lá vai fazendo os updates diários, e até agora tive a sorte de não ficar com nada quebrado (tirando os 6 kernels diferentes que entretanto vão aparecendo e que me obrigam a recompilar o módulo do vmware server, coisa que demora 1 minuto).

Pela primeira vez, sem ser com o Fedora 6, a hibernação e a suspensão funcionam lindamente.

Como não tenho wireless, nada a dizer.

Airis velho com as igrejas
P4 3.06 HT
1G Ram
ATI 9000 Mobile
 
Por aqui ASUS A6VA. Teve slackware, mas deu-me uns problemas manhosos com a gráfica (ati X700, aqiu solidario com o HecKel) e como tava sem tempo pus o ubuntu.

6.10 dava raia a instalar por causa da gráfica (nem entrava em live CD).
6.06 LTS instalou, e em menos de 1 hora tenho tudo a bombar.

Que problema tens com a grafica? tenho um M6Va tb com uma x700 e nc tive nnh problema, nem com ubuntu 6.10 nem com fedora 6, no ubuntu ate meti o beryl a funcionar na boa.
 
Última edição:
Back
Topo