1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

uso de memória pelo Leopard?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por angelus24pt, 31 de Janeiro de 2008. (Respostas: 22; Visualizações: 1627)

1. angelus24pt

angelus24pt Power Member

Bom dia, estou a planear comprar um iMac no futuro próximo, só que ainda tenho dúvidas sobre a quantidade de memória a colocar, no vista ultimate 64bits tenho a experiência de ter somente o My Computer e o Firefox aberto, além do antivirus, firewall, drivers de som e gráfica, e estou com 1,6 GB de RAM a serem usados (logo depois de acabar de iniciar o SO, estou logo com mais de 1GB a serrem usados).
    Gostava de saber se o leopard é assim tão "comilão" em relação à memória? porque seria a diferença entre comprar uma dimm de 1GB da kingston por 28,90€, e conjuntamente com a que vem de origem, ficar com 2GB em dual channel, ou comprar duas dimms de 2GB da kingston por 51€ cada e depois vender a de origem, e ficar com 4GB de RAM.

Obrigado e cumprimentos

2. ruimoura

ruimoura Power Member

Para uma utilização vulgar, tipo navegar na internet, ouvir umas músicas, escrever uns relatórios e editar umas fotos 1Gb chega e sobra. Para puxar um pouco mais por ele, como edição de imagem mais pesada, edição de vídeo e tal convém ter 2GB, pelo menos. O problema que se põe é que se não me engano os iMacs, tal como os Macbook, vêm com dois dimm de 512, não com um de 1GB, e se quiseres meter 2GB em dual channel tens que comprar dois dimms de 1GB.

3. angelus24pt

angelus24pt Power Member

Bom dia, obrigado pela resposta, o que diz no site da apple é o seguinte:
    • 1 GB de memória (um SO-DIMM) PC2-5300 (667MHz) DDR2;
    • Duas ranhuras SO-DIMM com suporte até 4 GB.
    Mas levantaste um bom ponto, acho que isso só mesmo confirmando com a maczone, por exemplo, o problema é que já lhes mandei um email há quase uma semana e eles ainda não me responderam, vou insistir e ver o que eles me dizem.
    A utilização do iMac seria para internet, ver filmes e séries, escrever relatórios, fazer projectos (C, Java, etc), downloads (torrents e amule), e fazer o streaming de videos para a PS3.
    Para isto, acho que 2GB seriam suficientes, a não ser que o leopard consuma recursos como o vista ultimate 64bits., daí as minhas dúvidas.

Obrigado e cumprimentos

4. ruimoura

ruimoura Power Member

2GB chegam-te bem. Não te sei dizer se consome mais ou menos RAM que o vista, porque felizmente nunca usei, mas que leio o Leopard não consome tanta memória, nem de perto ...

5. robsgil

robsgil Power Member

n ta uma so slot ocupada, como referist!
    espreita aqui:

http://store.apple.com/Apple/WebObj...9024049/wo/ViSaKRtgSCGX3BBT80T1Ntddydb/2.?p=0

6. angelus24pt

angelus24pt Power Member

Bom dia, obrigado pela resposta, mas isso é para o macbook, eu estou a falar do iMac, e podes ver na página do iMac:

http://store.apple.com/Apple/WebObj...9024049/wo/ViSaKRtgSCGX3BBT80T1Ntddydb/8.?p=0

Diz lá 1x1GB, por acaso não me tinha lembrado de ver através da apple store, mas agora já confirmei que afinal traz uma dimm de 1GB, obrigado pela dica.

Obrigado e cumprimentos

7. angelus24pt

angelus24pt Power Member

Bom dia, obrigado pela resposta, espero bem que não :lol:

Obrigado e cumprimentos

8. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Já agora... No MacOSX não te assustes com o consumo de memória. O Macosx reserva quase 100% da memória mesmo que não esteja a ser usada (inactiva):)

9. Romani48

Romani48 Power Member

antes de mais, qual vai ser a finalidade do mac?
    edição de imagem? ou um simples pc desktop?

obviamente não te irá compensar comprar mais RAM se não fizeres uso desta!
    de qualquer forma hoje em dia a RAM está barata..

btw quanto á memoria do vista, dá uma saltada ao fórum Windows World -> windows vista e lê as stickys ;)

10. ruimoura

ruimoura Power Member

Precisamente. Quando passei para os 2,5GB passou a "usar" constantemente mais de 1GB, quando antes nunca lá chegava, obviamente ...

11. bsod

bsod Power Member

Se bem me lembro, o iMac tem 1 GB soldado à motherboard, e os dois slots livres... (pelo menos a versão nova, com o ecrã glossy). Já o meu... tinha apenas 1x512 MB, quando o comprei... :P

Digo-te que 2 GB vale bem a pena. Eu fiz o upgrade há pouco tempo... e agora já posso ter a minha parafernália de aplicações abertas (Safari, Mail, iChat, Skype, iCal, iTunes...) e funcionar com o iPhoto. Com o Parallels ainda não experimentei, tenho que o voltar a instalar. Além disso... se fores ao sítio certo, a memória nem te fica assim muito cara... Paguei 50 euros, com portes incluídos, por um kit 2x1 GB na Crucial ;).

12. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

1GB de RAM soldada na board? Tens a certeza?
    É que eu andava a planear comprar um imac e meter-lhe logo 4GB de RAM.
    1GB é apertado para mim, 2GB em imac intel não me dura muito e eu nem abro aplicações pesadas...

13. ruimoura

ruimoura Power Member

Estou com 2,4GB e posso espetar-lhe com tudo e mais alguma coisa (o pixelamtor é algo pesado, devido à gráfica fraca do Macbook, provavelmente, e com esta RAM aguenta com tudo e ficou super rápido)... 4GB só para edição vídeo à séria ...

14. Encarnado

Eu não sei se é da forma como uso um Mac, mas 2GB... para o meu uso parece algo apertado.

15. ruimoura

ruimoura Power Member

Mais pesado do que uso que lhe estou a dar agora não será simples ... Edição de vídeo mais à séria. Pior só mesmo renderização 3D ... Mas vá, eu expliquei mal, não estou com 2GB, estou com 2,5GB, sempre ainda mais um bocadito. Agora o que se nota muito é que com mais RAM o Mac passa a "usar" (reservar) muita mais RAM, e dificilmente baixa do 1GB, mesmo se não fizer nada. É uma gestão de memória mesmo muito inteligente, sem dúvida.

16. Encarnado

Se o X comer 1GB de RAM num sistema de 2,5GB, eu nao estaria nada preocupado. Sobra 1,5GB para o resto. Já dá algum espaço de manobra.

17. ruimoura

ruimoura Power Member

Mas pelo que já percebi, ele não está a gastar essa memória toda, simplesmente está "reservada", e quanta mais há mais ele reserva, para melhorar a performance. É uma gestão muito boa de memória.

18. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Exacto...Cerio que os programas que correste/fechaste e usas com mais frequencia estão "pseudo" inertes na memória... que é libertada no caso de precisares de correr uma aplicação que a use...

19. Encarnado

Processes: 67 total, 2 running, 65 sleeping... 259 threads 11:48:17
    Load Avg: 0.50, 0.47, 0.61 CPU usage: 15.0% user, 32.4% sys, 52.6% idle
    SharedLibs: num = 230, resident = 39.7M code, 4.41M data, 7.87M LinkEdit
    MemRegions: num = 26327, resident = 606M + 9.32M private, 108M shared
    PhysMem: 125M wired, 538M active, 324M inactive, 988M used, 35.3M free
    VM: 9.02G + 148M 13283231(0) pageins, 8238857(0) pageouts

11:48 up 273 days, 17:22, 2 users, load averages: 0.49 0.47 0.61

Programas abertos: Mail, Camino, DVDpedia, Toast 6, Transmit, Adium, Ircle, Text edit e preview.
    E está leeeeeeeeeeento. Haviam de ver que às vezes espero 30s para conseguir mudar de mailbox no Mail e o disco a roer quando abro mais uma pagina no Camino.

Partilhar esta Página