Uso do disco a 100%

@Toretto

De acordo com o trace que enviaste, aparentemente está a ser descarregado o Windows 10 :)

EEFGotW.png


O processo é uma mistura de download e check de compatibilidade ao mesmo tempo.

Podes ver na imagem acima o uso do disco relacionado com a folder SoftwareDistribution, e ainda o TiWorker.exe com algum consumo de CPU.

Reservaste o Windows 10, certo?

Hth,
anthonws.
 
@anthonws, não reservei nada nem nunca me apareceu qualquer pedido de autorização para download do Windows 10. Isto dos 100% aconteceu-me há já alguns meses, e andou largos dias assim, e foi quando comecei a testar soluções. De tudo o que experimentei, só mesmo o desligar do Task Scheduler resolveu. Para te enviar este teste, voltei a ligar o Task Scheduler e voltou o disco com 100% de utilização. Não vi qualquer referência ao Windows 10.
 
@Toretto,

Embora não tenhas reservado é sabido que a MS está a fazer push dos bits do Windows 10 na mesma. No trace que enviaste é possível ver o processo GWX.exe (Get Windows 10) e o Compattelrunner.exe (Compatibility Checker) a serem executados.

Recomendo que deixes o PC ligado durante a noite (sem desligares o Task Scheduler) e garante que tens todos os updates em dia.

Desta forma os processos com Low ou Very Low priority vão poder terminar as tarefas pendentes e assim esperamos eliminar o problema de utilização de disco.

Hth,
António.
 
@anthonws, estou fazer upload de novo trace para ver se consegues detectar alguma diferença em relação ao anterior.
Em relação a problemas que tinha desde que comecei com o problema do disco a 100%, voltei a um que apareceu nessa altura. O Windows Update não descarrega actualizações. Fica ali no 0% e não passa disso, apesar de me dizer que detecta 8 novas. O que fiz foi sacá-las manualmente e tentar aplicá-las. Empancou logo na primeira de nome KB3000850 (711mb). Fica que tempos a extrair conteúdo, abre a janela de actualização e, ao fim de um tempo, diz que não foi possível instalar.
Estou a tentar instalar uma mais pequena KB2972213 (7mb), a barra de instalação andou até uns 75% mas não mexe mais. Esta actualização será a que aparece no trace.

Outra coisa. Aparece-me recorrentemente, desde que esteja fazer algum update do Windows, um serviço que se chama Windows Problem Reporting que faz disparar a utilização do disco. Como estava a fazer update quando fiz o trace, possivelmente também terás acesso a esse registo.

Tudo isto aparecia antes, quando comecei com estes problemas.
 
@Toretto

Após análise do trace confirmo o comportamento que descreves, com exceção que a utilização do disco é menor do que a experienciada anteriormente.

Os WER (Windows Error Reporting) são resultantes dos erros de Servicing (Updates que estão a falhar). Os processos têm uma prioridade "Normal" do ponto de vista de recursos face à gravidade e importância dos erros que estão a ocorrer. Isto faz parte da tal telemetria do Windows 10, se bem que WER já existe desde Windows XP (que eu me recorde).

dqSCrqW.png


Long story short? Vamos ter de perceber o porquê da falha dos updates, mas parece que a Servicing Store está corrompida.

Por favor, executa o seguinte:

1. "SFC /scannow"
2. "dism /Online /Cleanup-Image /ScanHealth"
3. "dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth"

4. Envia os seguintes logs:
4.1 C:\Windows\Logs\CBS\CBS.log
4.2 C:\Windows\Logs\DISM\dism.log

Hth,
anthonws.
 
A thread que enviei explica passo por passo, e é agnóstico da versão do Windows.

Se não tens a mínima ideia de como o fazer, partilha o último DMP file via Cloud.

Nota, se estás a ter erro de Memory Manager e Pools, pode bem indicar um problema de RAM. Remove os DIMMs, insere apenas 1, liga o pc, testa e continua este processo até determinares se um dos DIMMs está faulty ou não.

Hth,
anthonws.
 
1. "SFC /scannow"
2. "dism /Online /Cleanup-Image /ScanHealth"
3. "dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth"

4. Envia os seguintes logs:
4.1 C:\Windows\Logs\CBS\CBS.log
4.2 C:\Windows\Logs\DISM\dism.log
Ora bem,

1. Disse-me "Windows Resource Protection did not find any integrity violations"
2. Parado nos 20% há largos minutos. A janela responde por isso não deve ter bloqueado. Não sei se é costume demorar muito...

Os restantes processos ainda pendentes por causa deste ponto 2.
 
Sim, demora. Partilha logs assim que tiveres terminado o ponto 2 e 3. Sendo que o 3º só será necessário se forem detetados problemas no ponto 2.

Hth,
anthonws.
 
@Toretto

Pelos vistos havia bastante a fazer :) O DISM esteve bastante ocupado!

Código:
CBS.LOG

(...)

Summary:
Operation: Detect and Repair
Operation result: 0x0
Last Successful Step: Entire operation completes.
Total Detected Corruption:    161
    CBS Manifest Corruption:    38
    CBS Metadata Corruption:    0
    CSI Manifest Corruption:    123
    CSI Metadata Corruption:    0
    CSI Payload Corruption:    0
Total Repaired Corruption:    161
    CBS Manifest Repaired:    38
    CSI Manifest Repaired:    123
    CSI Payload Repaired:    0
    CSI Store Metadata refreshed:    True

Total Operation Time: 2150 seconds.

Inclusive, updates que estavam a falhar anteriormente:

Código:
(p) CBS Catalog Corrupt (Fixed) Package_16_for_KB2972213~31bf3856ad364e35~amd64~~6.3.1.0

Diria que agora podes experimentar fazer os updates em falta (se algum) e deixar a máquina "repousar" um bocado.

Entretanto se notares alguma diferença em termos de performance, avisa.

Nota: Visto que foram realizadas imensas operações de reparação e movimentação de ficheiros, é normal que a taxa de fragmentação tenha aumentado. Por isso podes deixar o pc ligado por um bom bocado, sem user input, para que ele re-execute as idle tasks?

Hth,
anthonws.
 
@anthonws
Reiniciei o pc depois dos processos concluídos e deixei-o sem mexer durante uns 20 minutos.

Estou a tentar fazer o Windows Update e já está a "transferir actualizações" há alguns minutos mas não passa do 0%. O disco mantém-se muito activo com o TiWorker e o "Windows Problem Reporting" continua a aparecer e a levar o disco aos 100%.
Noto que apesar de estar a tentar actualizar com o Windows Update, o processo respectivo mantém-se sempre nos 0% de CPU utilizado.
 
@Toretto,

Pára o serviço "Windows Update", e faz disable ao mesmo (temporariamente).

Depois elimina a pasta "SoftwareDistribution" em C:\Windows.

Edit: Elimina também a pasta "Catroot2" em C:\Windows\System32.

Executa (via Admin Command Prompt) o comando "cleanmgr /verylowdisk".

Quando terminar volta a colocar o serviço de "Windows Update" como "Manual" e inicia o mesmo.

Por fim, experimenta correr o Windows Update Automated Troubleshooter:

https://support.microsoft.com/en-us/gp/windows-update-issues

Hth,
anthonws.
 
@anthonws, passos efectuados. O Windows Update Automated Troubleshooter encontrou problemas e resolveu-os todos. Estou a tentar actualizar o Windows manualmente a ver se aparece o Windows Problem Reporting.

[edit] So far, so good. Apareceram 22 actualizações novas (antes eram apenas 7). Outra novidade é que as estou a descarregar (vai em 17%), o que não acontecia antes. Vamos lá ver...

[edit] 41 minutos depois, vai em 18%. Não sei se parou ou se está a descarregar...
 
Última edição:
@anthonws, passos efectuados. O Windows Update Automated Troubleshooter encontrou problemas e resolveu-os todos. Estou a tentar actualizar o Windows manualmente a ver se aparece o Windows Problem Reporting.

[edit] So far, so good. Apareceram 22 actualizações novas (antes eram apenas 7). Outra novidade é que as estou a descarregar (vai em 17%), o que não acontecia antes. Vamos lá ver...

[edit] 41 minutos depois, vai em 18%. Não sei se parou ou se está a descarregar...

We'll get there... Slowly, but we will :)

Parecem ótimos sinais o facto de pelo menos estar a descarregar atualizações. E como está o consumo de recursos?

Hth,
anthonws.
 
Back
Topo