Uso do disco a 100%

@anthonws, estava nos 18% há mais de uma hora. Parei a transferência e instalei as actualizações que tinham sido descarregadas. No final, sobraram 7 de novo. Depois, tentei descarregar uma a uma para ver qual é que estava a empancar e nenhuma delas transfere sequer. Com o Windows Update em manual, não tenho consumos de disco praticamente. Assim que o ligo, inicia o TiWorker e o Windows Problem Reporting.
 
@anthonws, aqui fica a lista de updates. Tentei a instalação manual dos updates. Enquanto alguns não se encontram disponíveis para download no site, outros dizem-me que não são aplicáveis no meu pc.

Sem_T_tulo.jpg
 
Aparentemente o meu portátil deixou de usar ao máximo a ram., levando a constantes reinícios e bastantes bluescreens. O que fiz foi desactivar o módulo das impressões digitais e o módulo 3g.
 
@Toretto,

Bom, últimos cartuchos!

1. Limpa novamente a cache SoftwareDistribution e CatRoot2 (o mesmo processo que expliquei anteriormente)
2. Aproveita o facto de teres o WU desligado e elimina também os logs em C:\Windows\Logs\CBS
3. Quais os updates que não se aplicam?
4. Inicia um trace com WPT, mas agora em vez de "Light" passa a "Verbose" e na parte das opções à direita, em "Scenarios", escolhe "Minifilter I/O activity"
5. Volta a tentar aplicar os updates manualmente/automaticamente (escolhe)
5. Pára o trace e envia o mesmo, por favor

Caso continue sem funcionar:

1. Repete os pontos 1 e 2 anteriores
2. Desinstala, temporáriamente, o AVG (o Windows Defender ficará ativo automaticamente, mas por favor confirma)
2.1. Desliga o PC da Internet enquanto desinstalas o AVG e permites o Defender iniciar
3. Experimenta instalar os updates novamente
4. Caso não funcione, envia os logs CBS e DISM em C:\Windows\Logs

Se no fim, não se chegar a nenhuma conclusão, vou dizer que o melhor será executar um Refresh (sem perder Perfil). Isto irá repor o Windows com base na backup store e espero que assim o problema se resolva.

Hth,
anthonws.
 
Última edição:
@anthonws, agradeço imenso a disponibilidade que tiveste para ajudar. Depois de todas essas tentativas, acho que vou mesmo contornar o problema da forma mais fácil. Vou fazer o update para o Windows 10. Já fiz a reserva e agora resta esperar.
 
Boas,

Recomendo a ambos que capturem um trace com o WPT.

1. Download do ADK (Assessment and Deployment Kit) Windows 10 - http://go.microsoft.com/fwlink/p/?LinkId=526740
2. Durante o setup, selecionem apenas 'Windows Performance Toolkit'
3. Depois de instalado iniciem o WPRUI (Windows Performance Recorder)
4. Escolham 'General', 'Light', 'Memory'
5. Cliquem em 'Start'
6. Esperem alguns segundos (20 ou 30) e cliquem em 'Save' (convém que capturem o trace se cenário que descreveram estiver a ocorrer)
7. Façam upload do ficheiro ETL (em Documents\WPR Files) para um serviço cloud à vossa escolha e partilhem (podem enviar por PM)

Hth,
anthonws


Sou novo no fórum e estou com esse problema de 100% de uso do disco. Já fiz os passos de 1 a 6. Como faço pra enviar por PM?

Obrigado.
 
O processo "sedlauncher.exe" (Windows Remediation Service) está a "consumir" algum tempo do disco, mas a prioridade do I/O é "Low" e executa maioritariamente "Reads".

img1.png


Denotas algum problema em particular? Freezes ou lentidão geral?

Importante referir que o teu disco também não é de todo performant... 5400rpm em conjunto com a densidade em questão, não ajuda em nada. Basta algum processo requisitar I/O em "Normal" que vai haver imediatamente queueing para outros processos ou requests.

Em última análise, não vejo nada de errado. Existe um processo que está a requisitar I/O, não existe demanda e como tal o scheduler vai permitir dar prioridade ao mesmo. No entanto, se existir outro processo, com uma prioridade superior, os pedidos de I/O do "sedlauncher.exe" vão passar a background e desta forma não deverá interferir no uso normal do PC.

Hth,
anthonws.

p.s. Já recebeste o update para a versão 1809? Se sim, estás a ter problemas a instalar?
 
O processo "sedlauncher.exe" (Windows Remediation Service) está a "consumir" algum tempo do disco, mas a prioridade do I/O é "Low" e executa maioritariamente "Reads".

img1.png


Denotas algum problema em particular? Freezes ou lentidão geral?

Importante referir que o teu disco também não é de todo performant... 5400rpm em conjunto com a densidade em questão, não ajuda em nada. Basta algum processo requisitar I/O em "Normal" que vai haver imediatamente queueing para outros processos ou requests.

Em última análise, não vejo nada de errado. Existe um processo que está a requisitar I/O, não existe demanda e como tal o scheduler vai permitir dar prioridade ao mesmo. No entanto, se existir outro processo, com uma prioridade superior, os pedidos de I/O do "sedlauncher.exe" vão passar a background e desta forma não deverá interferir no uso normal do PC.

Hth,
anthonws.

p.s. Já recebeste o update para a versão 1809? Se sim, estás a ter problemas a instalar?

Desculpe, o que é "update para versão 1809"? Como pode perceber, não sou exatamente um expert em informática. Desculpa.
 
@anthonws

Estou prestes a atirar este portátil contra a parede, de tão lento que está, e não consigo fazer nada dele, com o mesmo problema do disco a 100%. Será que me conseguias dar uma ajuda??

Obrigado

Edit: entretanto percebi que está a instalar o update pra 1809. Vou deixar instalar e de seguida fazer reboot e esperar umas horas pra perceber se isto estabiliza. Se a coisa não melhorar, depois envio o log, pode ser?

Edit 2: até ver parece q a coisa ficou resolvida. :wscared: Não tenho necessidade do portátil pra trabalhar. Então o q acontece normalmente é q ligo-o apenas quando faz falta, e por períodos de tempo curtos. Parece-me que isso faz com q ele acabe por não ter tempo de atualizar o q vai aparecendo. Desta vez deixei-o atualizar o Windows 10, e os drivers da placa gráfica. Agora parece-me estável. Obrigado na mesma!!
 
Última edição:
@anthonws

Estou prestes a atirar este portátil contra a parede, de tão lento que está, e não consigo fazer nada dele, com o mesmo problema do disco a 100%. Será que me conseguias dar uma ajuda??

Obrigado

Edit: entretanto percebi que está a instalar o update pra 1809. Vou deixar instalar e de seguida fazer reboot e esperar umas horas pra perceber se isto estabiliza. Se a coisa não melhorar, depois envio o log, pode ser?

Edit 2: até ver parece q a coisa ficou resolvida. :wscared: Não tenho necessidade do portátil pra trabalhar. Então o q acontece normalmente é q ligo-o apenas quando faz falta, e por períodos de tempo curtos. Parece-me que isso faz com q ele acabe por não ter tempo de atualizar o q vai aparecendo. Desta vez deixei-o atualizar o Windows 10, e os drivers da placa gráfica. Agora parece-me estável. Obrigado na mesma!!

Esse portátil tem SSD? Se não tem, era um bom upgrade que deverias fazer, ter o Windows 10 (S.O. Moderno) em HDD's (Cada vez mais obsoletos e incapazes de lidar com as velocidades de consumo atuais) só dá dores de cabeça
 
Esse portátil tem SSD? Se não tem, era um bom upgrade que deverias fazer, ter o Windows 10 (S.O. Moderno) em HDD's (Cada vez mais obsoletos e incapazes de lidar com as velocidades de consumo atuais) só dá dores de cabeça

Pois... não tem, não. E por acaso estava precisamente há 5mins a ver a notícia que dá conta da baixa de preço dos SSD's. Acho que vou mesmo perder o amor a uns qnts euros e vou apostar nisso.
 
Back
Topo