Uso Indevido de Fotografia

Psycop

I fold therefore I AM
Bom Dia

Gostaria de saber se alguém me poderia esclarecer uma questão referente ao uso de uma fotografia postada num blog e que posteriormente foi usada por um jornal local numa das suas edições sem que tenha sido mencionada a fonte ou feito qualquer pedido de uso dessa mesma foto.

Até que ponto é legal essa situação?

Eu fui o autor da foto e tenho em minha posse o ficheiro original em RAW...

Cumprimentos
Nuno Santos
 
Última edição:
Não é...dirige-te ao jornal e exige pagamento, ou na próxima publicação que deixem os agradecimentos ao autor da foto. Já agora diz-lhes para não o fazerem de novo porque nunca sabem quem podem apanhar.
 
Eu já enviei um e-mail a pedir um esclarecimento sobre o sucedido, mas a minha questão prendia-se com eu não ter qualquer marca ou aviso no blog, sendo o blog público, mesmo assim sempre suspeitei que tivessem de pedir autorização.

Ficarei a espera da resposta do jornal e depois disso tomarei a minha posição.

Cumprimentos
 
Não creio que venha a receber alguma coisa, a não ser q o dir. do Jornal se cumpridor escrupuloso do código deontológico dos Jornalistas.
Ainda se fosse na TV ou num Jornal Nacional...
 
Não tenho intenção de receber dinheiro, apenas quero fazer saber que não gostei de terem usado a minha foto sem terem autorização....
 
Não tenho intenção de receber dinheiro, apenas quero fazer saber que não gostei de terem usado a minha foto sem terem autorização....

mete de futuro uma marca de agua nas fotos que publicas na web e já não volta a acontecer, pois é que muitos fazem já para evitar uso indevido das mesmas quando publicadas...
 
Podes e deves exigir os direitos sobre a foto esta nos direitos e autor caso haja algo que confira uma capacidade distintiva na foto...efeitos blabla... O jornal deve informarte e pedir para usar. ..pois isso e uso abusivo..
 
Pois isso da watermark é muito bonito, mas a usar é para ser pequena para não distrair do conteudo da foto, e assim basta um crop para tirar. Odeio watermarks enormes ou no meio da imagem...
 
Eu não usei marca de água pelo simples facto de nunca imaginar que o jornal se iria apoderar da fotografia. Até porque a sua qualidade não é tão boa assim, mas ao que parece é mais fácil usar uma foto de fraca qualidade do que ir ao locar tirar uma foto.

Cumps
 
A questão da marca de água é inútil. Lá por não haver uma placa a dizer propriedade privada, não significa que a mesma não seja privada, ou seja há que partir do principio que é propriedade privada ou intelectual neste caso, que pertence a quem de direito, a menos que seja referido que o uso seja autorizado, normalmente por via do Creative Commons. Eu exigia pagamento pelo uso não autorizado da fotografia e um pedido de desculpas por escrito pelo uso não autorizado da fotografia. Além do mais é um jornal, não é propriamente uma associação sem fins lucrativos, presumo que os mesmos sejam vendidos, mesmo que não sejam a produção do mesmo é suportada pela publicidade.

Sobre esta temática, sei que é nos EUA, mas serve como exemplo: http://youtu.be/YAtOs5yzVus
 
O Jornal é gratuito, mas eu já contactei a redacção com o objectivo de fazer ver que não gostei do sucedido... Estou a espera da resposta deles e depois tomo uma posição, mas pelo menos irei exigir um pedido de desculpas.

Cumps
 
Pois isso da watermark é muito bonito, mas a usar é para ser pequena para não distrair do conteudo da foto, e assim basta um crop para tirar. Odeio watermarks enormes ou no meio da imagem...

eu odeio quem usa fotos alheias à descarada.
se para impedir isso for necessário uma assinatura do tamanho da imagem uso.

qt ao caso e se n pretendes dinheiro acho que n há mt mais a fazer alem de enviar um mail de indignação e exigir uma coluna com um esclarecimento e pedido de desculpas.
 
Eu uso watermarks nas fotos e são pequenas pelo simples facto de estar lá o autor caso circule. SE apanhar a foto com um crop ai digo que que um jornal publica-se que iria querer dinheiro, se publica-se com o nome tudo bem. Tirei umas fotos em Malta num Hotel oferici 3 fotos para meterem no site ( é low cost o Hotel...lol e foram fixes na estadia) Mas tiveram de meter as fotos no site e no Booking com a minha tag pois não pagaram para não ter ( Eu vendia claro....lol)
 
mas a minha questão prendia-se com eu não ter qualquer marca ou aviso no blog, sendo o blog público, mesmo assim sempre suspeitei que tivessem de pedir autorização.
entao pouca gente podia ser acusada de pirataria uma vez que sacou algo que estava disponivel na internet em sites publicos...
 
Não tenho intenção de receber dinheiro, apenas quero fazer saber que não gostei de terem usado a minha foto sem terem autorização....
E não podem usar. Se a imagem não tiver referencia explicita sobre quais os direitos de uso, na pratica e para efeitos legais é como se não tivesse nenhum para uso de terceiros, seja para que fim for.

Ou seja, basicamente nunca se pode usar uma foto sem que esteja explicitamente referido que o podes fazer e quais as condições.
 
Última edição:
Pois isso da watermark é muito bonito, mas a usar é para ser pequena para não distrair do conteudo da foto, e assim basta um crop para tirar. Odeio watermarks enormes ou no meio da imagem...
Pois, o intuito da watermark é mesmo esse: estragar a foto. Se for pequena continuam a abusar.
Eu não gosto de as usar, mas como digo a muita gente que me chateia por causa disso: mudem a sociedade, e eu tiro as marcas de água.
Aliás, tive ainda há uns dias uma situação em que um "chico-esperto" (também um pouco por desconhecimento da lei) cortou a foto, e desfocou as marcas e ainda pegou no carro dele e fez como se tivesse salto mais alto.
Já cheguei ao ponto que o próximo que o faça, é logo com um processo em cima.
 
Eu não usei marca de água pelo simples facto de nunca imaginar que o jornal se iria apoderar da fotografia. Até porque a sua qualidade não é tão boa assim, mas ao que parece é mais fácil usar uma foto de fraca qualidade do que ir ao locar tirar uma foto.

Cumps
Isso hoje em dia têm a mania de que o que está na net não tem dono. Mas o que é preciso é que apareça alguém que comece a processar os jornais (e não só) por uso indevido das fotos. É que só assim é que vão começar a aprender. Segundo a lei, tu és sempre dono da foto, a partir do momento em que a tiras. Só os perderás se os cederes. Até lá terás sempre os direitos contigo.
 
Back
Topo