1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Uso Indevido de Fotografia

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Psycop, 15 de Julho de 2012. (Respostas: 20; Visualizações: 2533)

  1. Psycop

    Psycop I fold therefore I AM

    Bom Dia

    Gostaria de saber se alguém me poderia esclarecer uma questão referente ao uso de uma fotografia postada num blog e que posteriormente foi usada por um jornal local numa das suas edições sem que tenha sido mencionada a fonte ou feito qualquer pedido de uso dessa mesma foto.

    Até que ponto é legal essa situação?

    Eu fui o autor da foto e tenho em minha posse o ficheiro original em RAW...

    Cumprimentos
    Nuno Santos
     
    Última edição: 15 de Julho de 2012
  2. PIII

    PIII Power Member

    Não é...dirige-te ao jornal e exige pagamento, ou na próxima publicação que deixem os agradecimentos ao autor da foto. Já agora diz-lhes para não o fazerem de novo porque nunca sabem quem podem apanhar.
     
  3. Psycop

    Psycop I fold therefore I AM

    Eu já enviei um e-mail a pedir um esclarecimento sobre o sucedido, mas a minha questão prendia-se com eu não ter qualquer marca ou aviso no blog, sendo o blog público, mesmo assim sempre suspeitei que tivessem de pedir autorização.

    Ficarei a espera da resposta do jornal e depois disso tomarei a minha posição.

    Cumprimentos
     
  4. LeeMan

    LeeMan Power Member

    Não creio que venha a receber alguma coisa, a não ser q o dir. do Jornal se cumpridor escrupuloso do código deontológico dos Jornalistas.
    Ainda se fosse na TV ou num Jornal Nacional...
     
  5. Psycop

    Psycop I fold therefore I AM

    Não tenho intenção de receber dinheiro, apenas quero fazer saber que não gostei de terem usado a minha foto sem terem autorização....
     
  6. touromelga

    touromelga Banido

    mete de futuro uma marca de agua nas fotos que publicas na web e já não volta a acontecer, pois é que muitos fazem já para evitar uso indevido das mesmas quando publicadas...
     
  7. nosense10

    nosense10 Power Member

    Podes e deves exigir os direitos sobre a foto esta nos direitos e autor caso haja algo que confira uma capacidade distintiva na foto...efeitos blabla... O jornal deve informarte e pedir para usar. ..pois isso e uso abusivo..
     
  8. Cardosus

    Cardosus Power Member

    porque nao começas a usar uma tag tua em cada fotos que tiras?
     
  9. nosense10

    nosense10 Power Member

    Se e para adulterar e facil retirar a tag... Se ha uma entidade a tirar partido de patrimonio alheio deve ser punido...
     
  10. jm1.jonas

    jm1.jonas Power Member

    Pois isso da watermark é muito bonito, mas a usar é para ser pequena para não distrair do conteudo da foto, e assim basta um crop para tirar. Odeio watermarks enormes ou no meio da imagem...
     
  11. Psycop

    Psycop I fold therefore I AM

    Eu não usei marca de água pelo simples facto de nunca imaginar que o jornal se iria apoderar da fotografia. Até porque a sua qualidade não é tão boa assim, mas ao que parece é mais fácil usar uma foto de fraca qualidade do que ir ao locar tirar uma foto.

    Cumps
     
  12. useless

    useless Power Member

    A questão da marca de água é inútil. Lá por não haver uma placa a dizer propriedade privada, não significa que a mesma não seja privada, ou seja há que partir do principio que é propriedade privada ou intelectual neste caso, que pertence a quem de direito, a menos que seja referido que o uso seja autorizado, normalmente por via do Creative Commons. Eu exigia pagamento pelo uso não autorizado da fotografia e um pedido de desculpas por escrito pelo uso não autorizado da fotografia. Além do mais é um jornal, não é propriamente uma associação sem fins lucrativos, presumo que os mesmos sejam vendidos, mesmo que não sejam a produção do mesmo é suportada pela publicidade.

    Sobre esta temática, sei que é nos EUA, mas serve como exemplo: http://youtu.be/YAtOs5yzVus
     
  13. Psycop

    Psycop I fold therefore I AM

    O Jornal é gratuito, mas eu já contactei a redacção com o objectivo de fazer ver que não gostei do sucedido... Estou a espera da resposta deles e depois tomo uma posição, mas pelo menos irei exigir um pedido de desculpas.

    Cumps
     
  14. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    eu odeio quem usa fotos alheias à descarada.
    se para impedir isso for necessário uma assinatura do tamanho da imagem uso.

    qt ao caso e se n pretendes dinheiro acho que n há mt mais a fazer alem de enviar um mail de indignação e exigir uma coluna com um esclarecimento e pedido de desculpas.
     
  15. Drackey

    Drackey Power Member

    Eu uso watermarks nas fotos e são pequenas pelo simples facto de estar lá o autor caso circule. SE apanhar a foto com um crop ai digo que que um jornal publica-se que iria querer dinheiro, se publica-se com o nome tudo bem. Tirei umas fotos em Malta num Hotel oferici 3 fotos para meterem no site ( é low cost o Hotel...lol e foram fixes na estadia) Mas tiveram de meter as fotos no site e no Booking com a minha tag pois não pagaram para não ter ( Eu vendia claro....lol)
     
  16. entao pouca gente podia ser acusada de pirataria uma vez que sacou algo que estava disponivel na internet em sites publicos...
     
  17. fel

    fel Power Member

    E não podem usar. Se a imagem não tiver referencia explicita sobre quais os direitos de uso, na pratica e para efeitos legais é como se não tivesse nenhum para uso de terceiros, seja para que fim for.

    Ou seja, basicamente nunca se pode usar uma foto sem que esteja explicitamente referido que o podes fazer e quais as condições.
     
    Última edição: 17 de Julho de 2012
  18. Delta.Echo

    Delta.Echo Power Member

    Pois, o intuito da watermark é mesmo esse: estragar a foto. Se for pequena continuam a abusar.
    Eu não gosto de as usar, mas como digo a muita gente que me chateia por causa disso: mudem a sociedade, e eu tiro as marcas de água.
    Aliás, tive ainda há uns dias uma situação em que um "chico-esperto" (também um pouco por desconhecimento da lei) cortou a foto, e desfocou as marcas e ainda pegou no carro dele e fez como se tivesse salto mais alto.
    Já cheguei ao ponto que o próximo que o faça, é logo com um processo em cima.
     
  19. Delta.Echo

    Delta.Echo Power Member

    Isso hoje em dia têm a mania de que o que está na net não tem dono. Mas o que é preciso é que apareça alguém que comece a processar os jornais (e não só) por uso indevido das fotos. É que só assim é que vão começar a aprender. Segundo a lei, tu és sempre dono da foto, a partir do momento em que a tiras. Só os perderás se os cederes. Até lá terás sempre os direitos contigo.
     
  20. aurelios69

    aurelios69 Power Member

    Boas, nao há novidades ? Nem sequer tiveram a decencia de dar uma reposta ?Cumps
     

Partilhar esta Página