Utilidade do blu-ray nos jogos da PS3

um jogo gastar realmente 50GB sem ser em videos HD a torto e a direito é muito improvável.
a quantidade de texturas e sons (é o que ocupa mais nos jogos) não deverá aumentar muito (julgo até que poderão bem diminuir, com as texturas geradas matematicamente, e os modelos 3d cada vez mais perfeitos (dispensam muitas texturas que serviam para dar ideia do detalhe 3d inexistente).
a não ser que passem a fazer jogos com 10x o número de cenários diferentes e 10x mais personagens, encher discos desse tamanho é improvável.


Se houvesse oblivion à 8 anos, a instalação dele ocuparia 50% do disco rigido da maior parte dos pc's existentes na altura...
Um crash bandicoot cabia facilmente no cd da ps1.. E era muito bom jogo.. Mas um jogo do mesmo estilo hoje ocupa pelo menos uns 4 a 5 Gb no DVD..
Claro que os tempos são outros e o mercado dos jogos está mais maduro e desenvolvido..

Mas a tecnologia não tem horizontes e nunca se sabe o que haverá amanha..
Imagina uma consola e respectivos jogos para este bicho: http://gizmodo.com/gadgets/home-ent...play-3840x2160-of-ultrahd-goodness-156777.php

E espaço nunca é demais..
Nem que seja para colocar extras..

E claro que a Ps3 ter o Blu-Ray foi uma forma de aumentar as suas capacidades como centro de entretimento..
 
Última edição:
Quem sabe se não começam a incluir extras no disco, como "Making of", ou até mesmo incluír um filme inteiro da mesma temática do jogo.
O COD4 porderia vir com um filme de guerra tipo platoon ou Three Kings.
O Uncharted poderia vir com o Indiana Jones.
É só utilizarem a imaginação e aproveitar o espaço que sobra no BR para aumentarem as vendas...
 
Ou por exemplo.. Oferecerem o Gt1 a acompanhar o Gt5 e o Gt2 com o futuro Gt6, visto que da ps1 todas as ps3 têm rc..

Ou então, tipo o que fazem com os dvd's: Inserir imagens, videos ou até demos dos jogos que estão para sair...
Tipo a EA poderia oferecer no fifa 09 demos e videos do NHL 09, NBA 09 ou outros jogos que estejam a acabar de fazer..

EDIT: lembrei agora que na PSN já deve haver as demos...
 
Última edição:
Quem sabe se não começam a incluir extras no disco, como "Making of", ou até mesmo incluír um filme inteiro da mesma temática do jogo.
O COD4 porderia vir com um filme de guerra tipo platoon ou Three Kings.
O Uncharted poderia vir com o Indiana Jones.
É só utilizarem a imaginação e aproveitar o espaço que sobra no BR para aumentarem as vendas...

Nem tou a ver os estúdios a misturarem alhos com bogalhos, até porque os direitos de 1 filme são pagos.
Sempre ouvi "cada macaco no seu galho", não tou a ver comprares 1 jogo e oferecerem-te 1 filme assim de rajada.
 
Quem sabe se não começam a incluir extras no disco, como "Making of", ou até mesmo incluír um filme inteiro da mesma temática do jogo.

A ideia é boa e é uma forma de aproveitar o potencial do espaço que o BR oferece, mas isso já existe, em vários DVD's, método que eu prefiro.
 
Acho porreiro que as edições de colecionador tragam essas cenas mas não sei se isso rende muito ao editor.

É que um disco só com o jogo tem poupanças de escala visto que a maioria do que se vende é a edição normal.

Só fazendo as contas e sabendo dados que ninguém sabe é possível saber se rende mais fazer N BRs normais + X BRs special ou então fazer (X+N) BRs normais e X BRs com os extras.
 
Tal como o Lightmc disse, eu tambem corri no meu PC este exemplo que ele deu, e fui sempre a foncar e tinha outras aplicações a correr. ;)

EDIT: Ansatsu experimenta no teu PC, e tambem vais ver que corre sem problemas, e como tal o Cell da ps3 tambem o consegue fazer sem grandes problemas, restando muito espaço para fazer muitas outras aplicações, e ja que o Cell é assim tão bom como a Sony e muitos dizem penso que não existe problema, a não ser que o Cell não seja assim tão bom :rolleyes:

cumps ;)


A diferença é que...

É melhor não usar cálculos nenhum e meter lá essas texturas que estão no Blu-Ray, e do que as gerar pro cálculos... lol...


Não acham que já existiram jogos em massa com esses motores de jogo? Mas não existe, porque ter as texturas gravas é bastante melhor do que usar o processador para as gerar.



Imagina gerar as texturas de um jogo tipo Crysis com formulas matemáticas... Um Quad Core não te chegava... Era injogavel.
 
Imagina gerar as texturas de um jogo tipo Crysis com formulas matemáticas... Um Quad Core não te chegava... Era injogavel.

Mau exmplo. Não se pede que façam isso com todas as texturas, mas há zonas onde poderiam ser perfeitamente geradas, sem até causar grande peso na performance...
 
Mau exmplo. Não se pede que façam isso com todas as texturas, mas há zonas onde poderiam ser perfeitamente geradas, sem até causar grande peso na performance...

Em relação á area de programação o meu conhecimento é nulo mesmo por isso gostava k o pessoal entendido na matéria desse aos dedos para me esclarecer umas coisitas..., sendo k estamos a falar de poupar espaço usando esse tipo de programação imaginem o k será possivel fazer na ps3 por uma boa ekipa de programadores, temos o cenário, ps3= á consola dotada com o processador mais rápido(pelo menos foi o k li) do mercado no k toca a processamento simultaneo e instantaneo isto porkem, porke segundo dizem a ps3 tem uma arkitetura interna de hardware k permite k uma montanha de dados comunikem entre si instantaneamente sem interrupções, cmo sabem 1 pc doméstico mesmo k tivesse 4 processadores a funcionar em simultaneo cmo existem já os processadores unicos multicore k é tudo isso num só mas o k interessa é ter output e input para tdos esses dados serem processados e enviados para os restantes componentes e k a meu ver o trunfo da ps3 está mesmo nesse ponto, é o output e input de tráfego possivel em cada componente de hardware, dai imaginem se tudo o k lemos for verdade o k caberia num blu ray se uma ekipa de génios programadores usando esse sistema de programação acima descrito pelo "ravmrj"
 
Vou dar-te uma resposta muito simples...

Ninguem está para dar-se ao trabalho!

Aqueles cores não operam à mesma velocidade, não têm nada a ver com programar para um Quad Core ou conjunto de outros N cores "tradicionais", o tipo de técnica de programação, conhecimentos e tecnologia em si é muito diferente no que se está habituado, numa era em que as empresas mal programam para sistemas com mais do que dois cores (ceus, o Crisys nem dois usa!) a Sony está à espera que o pessoal invista forte e feio para uma tecnologia que lhes vai dar um retorno futuro nulo!

A Sony está a tentar "viciar" as empresas de forma a que o Cell seja "justificado" e isso é o grande problema.
É que uma empresa que faça um jogo a 100% para o Cell vira-se para um PC normal e... bolha!
 
Vou dar-te uma resposta muito simples...

Ninguem está para dar-se ao trabalho!

A Sony está a tentar "viciar" as empresas de forma a que o Cell seja "justificado" e isso é o grande problema.
É que uma empresa que faça um jogo a 100% para o Cell vira-se para um PC normal e... bolha!

Pois é complicado hehe para mais kuando o mercado está viciado nos produtos da microsoft cmo tdos sabemos, mas a meu ver acho k é bom para a industria haver mais k 1 gigante em termos monetários k invista noutros sentidos inda mais lembrom-me k kaundo se começou a falar do directx 10 k muitos criticos diziam k era mais 1 passo da microsoft para usar o seu poder de monopólio pois ia afectar a indústria das placas gráficas no k toca ao desnvolvimento de novas técnologias...! Mas cmo sabemos é bom haver tdo este tipo de malukices para nós gastarmos o nosso latim ;)
 
Pois é complicado hehe para mais kuando o mercado está viciado nos produtos da microsoft cmo tdos sabemos, mas a meu ver acho k é bom para a industria haver mais k 1 gigante em termos monetários k invista noutros sentidos inda mais lembrom-me k kaundo se começou a falar do directx 10 k muitos criticos diziam k era mais 1 passo da microsoft para usar o seu poder de monopólio pois ia afectar a indústria das placas gráficas no k toca ao desnvolvimento de novas técnologias...! Mas cmo sabemos é bom haver tdo este tipo de malukices para nós gastarmos o nosso latim ;)

Vê lá se escreves um pouco melhor o português, farto de ver KAPAS.
Sim toda a gente sabe que a microsoft é o diabo, mas no entanto a maior parte das pessoas tem o sistema operativo deles ( e grande parte é pirata).
E o que fez a Sony as consolas, também não as monipolizou? Por isso é que para os tugas, playstation é sinónimo de consola de jogos, e só existe playstation, o resto é incógnita!
 
Acho que o Crysis usa dois cores, não aproveita é o quad-core.

Mas o que disses-te é verdade, o Cell usa processamento assimétrico, enquanto que os CP's multicore normais usam processamento simétrico.

O Assimétrico tem as suas vantagens e poder, mas para alem de outras desvantagens é preciso muito investimento. As empresas não estão para isso...
 
Pois é complicado hehe para mais kuando o mercado está viciado nos produtos da microsoft cmo tdos sabemos, mas a meu ver acho k é bom para a industria haver mais k 1 gigante em termos monetários k invista noutros sentidos inda mais lembrom-me k kaundo se começou a falar do directx 10 k muitos criticos diziam k era mais 1 passo da microsoft para usar o seu poder de monopólio pois ia afectar a indústria das placas gráficas no k toca ao desnvolvimento de novas técnologias...! Mas cmo sabemos é bom haver tdo este tipo de malukices para nós gastarmos o nosso latim ;)

Mas que raio? Mercado viciado nos produtos Microsoft? Mas tu tens a mais parva ideia do que estás a dizer?
Em que sistema operativo é que achas que o Cell ia ser utilizado? Sony Playstation Vista?! Ubuntu PS3? Mac PSX?

É cada espingardada de parvoíce que por aqui calha...
 
O mercado está de facto viciado na MS em termos de OS, o Windows domina, isso é uma realidade, mas apenas nos PC's. Cada consola tem o seu OS.
 
Desculpem lá mas são loiros ou quê?
Com o silver consegues sacar demos, filmes, jogos, updates, etc...

Pago mais por jogar online, mas é 1 um sistema online muito bom, é menos 1 jogo, mas só a forma como se joga, mais jogar em co-op com outro amigo e jogar ninhentas vezes para fazer os achievments é espectacular.


Pagas para jogar ai está a diferença .
Esses modos estando disponiveis nos jogos para outras consolas jogas do mesmo modo que no live .

Na ps3 tambem se joga (ninhentas) vezes se sei que raio de palavra é esta ... e é espectacular .

Fora a brincadeira de jardim ..... na psn não existe assinatura e não existem hierarquias para sacar demos , musicas ,videos .. num sistema gratuito .
 
Em relação á area de programação o meu conhecimento é nulo mesmo por isso gostava k o pessoal entendido na matéria desse aos dedos para me esclarecer umas coisitas..., sendo k estamos a falar de poupar espaço usando esse tipo de programação imaginem o k será possivel fazer na ps3 por uma boa ekipa de programadores, temos o cenário, ps3= á consola dotada com o processador mais rápido(pelo menos foi o k li) do mercado no k toca a processamento simultaneo e instantaneo isto porkem, porke segundo dizem a ps3 tem uma arkitetura interna de hardware k permite k uma montanha de dados comunikem entre si instantaneamente sem interrupções, cmo sabem 1 pc doméstico mesmo k tivesse 4 processadores a funcionar em simultaneo cmo existem já os processadores unicos multicore k é tudo isso num só mas o k interessa é ter output e input para tdos esses dados serem processados e enviados para os restantes componentes e k a meu ver o trunfo da ps3 está mesmo nesse ponto, é o output e input de tráfego possivel em cada componente de hardware, dai imaginem se tudo o k lemos for verdade o k caberia num blu ray se uma ekipa de génios programadores usando esse sistema de programação acima descrito pelo "ravmrj"

não sabia que o josé saramago escrevia na techzone.
já ouviste falar de pontos finais? nem li metade do que escreveste.
 
Só uma pergunta para o pessoal que anda ai a mandar bocas sobre gráficos e som e etc. (Não para todos, que conheço alguns que sei que falam do que sabem)

Algum de vocês tem experiência a programar um jogo desta dimensão complexidade ? Têm conhecimentos de C, C++, OpenGL, etc. nos quais fundamentar essas bocas que mandam ?

É que alguns destes assuntos até escapam a pessoal que está a tirar um curso de engenharia informática e a pessoal já formado também não duvido que escape...

Criticar sem fundamentos ou com bocas é muito facil, mas se fossem voces a "codar" estes jogos se calhar o ponto de vista seria diferente.
 
Back
Topo