utilitario de disco

JoaoRamalho

Power Member
boas

queria instalar o linux no macbook. entao iniciei o utilitario de disco do leopard e parti a partiçao do windows, fazendo uma pequena com 5gb pa por o linux. meto aplicar, e diz k ta a mapear.

o problema é k teve assim uma noite toda e nao andou nada, continuou na mesma. ou seja nao consegui fazer partiçao nenhuma

ajuda sff
 
Porque é que é estúpido? O Mac HD é o disco primário, é o que "contém" inicialmente toda a capacdade de disco disponível.
Quanto muito, se queres fazer uma partição do Windows HD tens que fazê-lo no Windows e não no Leopard, penso eu.
 
É estúpido porque não era suposto funcionar assim (e não funciona, o disk utility é que faz as coisas assim).

Exemplo: eu tenho o sistema com duas partições iguais (não é para bootcamp, a partição é para a tralha) e vi que ter metade do disco para o sistema era demasiado, tenho imenso espaço livre. Então decidi retirar espaço ao disco de sistema e meter no da tralha... mas não dá! Só me deixa fazer outra partição.
Para fazer aquilo que quero tenho de: juntar as duas partições numa só e depois voltar a particionar o disco. Ou seja, resize = péu.
Idiotice.
 
Mas ele não quer fazer particionar o disco para depois juntar essa quantidade de Gb que "soltou" e fazer merge noutra partição. É um bocado o contrário, até (dividir a partição em 2). Pelo que entendi, o que ele quer é criar uma partição a partir da partição que fez para o Windows para lá instalar o Linux.
Eu não tenho a certeza de como funciona, mas penso que para fazer uma partição, digamos, na partição do Windows tem que estar em ambiente Windows. Se nem assim funcionar é porque o sistema só reconhece a parte dedicada ao Leopard como partição mãe, a partir da qual se podem fazer as restantes.
 
Eu percebi o que ele quer fazer e isso é possivel, o meu comentário foi mesmo em resposta ao teu.

O facto de ter ficado a noite toda a moer pode ter sido o disk utility a crashar, também já me aconteceu com um belo de um kernel panic. O melhor a fazer é mesmo usar o disk utility a partir do dvd do leopard.
 
Eu percebi o que ele quer fazer e isso é possivel, o meu comentário foi mesmo em resposta ao teu.

O facto de ter ficado a noite toda a moer pode ter sido o disk utility a crashar, também já me aconteceu com um belo de um kernel panic. O melhor a fazer é mesmo usar o disk utility a partir do dvd do leopard.

Pois, talvez seja o indicado. Se é possível, então é mesmo estranho ter ficado a mapear e não sair do sítio. Eu tentava fazer a aprtir do Windows, pode ter a ver com permissões do sistema.
 
Eu também tenho o refit, depois o leopard, depois o linux e finalmente o windows (este tem mesmo de ficar no fim).E para fazer isto tudo fiz assim, pode ser que ajude. Instalei o windows via bootcamp normalmente, e estipulei o tamanho que queria para o windows. Depois no gerenciador de discos no mac criei uma partição no meio das existentes utilizando o espaço vazio da partição do mac. De seguida instalei o refit. Meti o cd do ubuntu na drive e reiniciei. Quando liga o refit dará boot. Escolhes para se iniciar o live cd do ubuntu e de seguida instalas na partição do meio. Et voilá. Quando reiniciares aparecer-te-á os 3 boots mais um de verificação de hardware.
 
ja mudei de ideias e agora o k kero fazer e tirar uns gigas da partiçao do windows e por na do mac, mas parece-me k tb n é possivel com o utilitario de disco sem ter de formatar td
 
Back
Topo