1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Utilitários Windows importantes

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por peter alien, 4 de Janeiro de 2004. (Respostas: 9; Visualizações: 1747)

1. peter alien

peter alien Power Member

Alguém dos "cracks", quero dizer craques informáticos :D me pode dizer qual são os utilitários mais importantes que o Windows XP Pro tráz consigo, é que ando sempre á nora com isso.

Por agora já consegui descobrir alguns, como o MSConfig, RegSVR32.

Obrigadão

2. Max[x]

Max[x] Power Member

Este site têm uma lista de variadas tools, desde o Windows 98 em diante, inclusive o Windows Xp!

No site da Microsoft eles devem ter algum topico com esse assunto!

Ainda tens o CD de instalação do próprio Windows que possui algumas ferramentas, e sempre tens a MMC (Microsoft Management Console).

3. Chip

Chip Zwame Advisor

ou então abres uma janela de dos (aka linha de comandos aka executar -> cmd) e fazes:

cd\windows

dir *.exe /s/w

dir *.com /s/w

dir *.msc /s/w

ficas logo com uma listagem bastante completa :D

4. peter alien

peter alien Power Member

Ok obrigado.

O que eu pretendia mesmo era fazer uma compilação das ferramentas que o Windows (neste caso, o XP Pro ) proporciona para fazer a gestão e a segurança do sistema, tipo MSConfig , SFC, etc...

5. greven

greven Folding Artist

Realmente dava jeito. Também só sei algumas.

6. peter alien

peter alien Power Member

Tenho andado ás voltas e já encontrei estes (testados no WinXP Pro - Janela DOS):

CMD -> Abre uma janela DOS no Windows.

MSCONFIG -> Lista e permite mudar a configuração inicial do Windows.

REGSVR32 -> Permite registar DLLs no Windows.

REGEDIT -> Permite visualizar e editar o Registo do Windows.

MMC -> Abre uma Consola de Gestão do Windows.

SFC -> Faz um scan a todos os ficheiros protegidos do Sistema Windows.

IPCONFIG -> Permite visualizar e executar algumas operações sobre a configuração do IP do Sistema Windows.

TRACERT -> Descobre o caminho que a informação percorre desde o PC local até chegar a um determinado site.

PING -> Testa se uma determinada ligação se encontra activa e qual o tempo que uma mensagem leva para ir de um ponto ao outro da ligação.

CHKDSK -> Verifica as caracteristicas e a integridade do Disco Rigido.

DEFRAG -> Desfragmenta o Disco Rigido no DOS.

CONVERT -> Converte volumes FAT para NTFS.

DISKPART -> Cria e elimina partições do Disco Rigido.

EXPAND -> Extrai conteúdos de ficheiros CAB.

BOOTCFG -> Configura, edita e elimina as definições de BOOT existentes no ficheiro BOOT.INI.

Nota: O CHKDSK pode ser considerado um comando e não uma ferramenta, mas vendo bem, acho que vai dar quase tudo ao mesmo !

7. iJFerreira

iJFerreira Banido

o mais importante é o *format*
    :D

8. Chip

Chip Zwame Advisor

mas format c: em windowze xp na funca :( :D

9. peter alien

peter alien Power Member

Sim iJFerreira, como foi possivel eu esquecer-me desse brilhante comando.

Chip, não funcemina poorque a sintaxe dele caso o Windows XP esteja instalado no disco, não é Format C: mas sim Format WinXP_NOW e para as restantes versões anteriores ao Millenium e inclusive Format Win_ForGood :D

10. kazuza

kazuza Power Member

tar, gunzip, gdisk,ssh , etc etc etc etc

Partilhar esta Página