Uma questão de algibeira... Poderei instalar RAM DDR2 533 Mhz numa board que anuncia isto 2 x DIMM, Max. 4 GB, DDR2 1066*/800/667 Non-ECC,Un-buffered Memory ou é de todo desaconselhado ? A board em questão é esta ASUS P5KPL-CM, já vi outras boards com o mesmo chipset (G31 + ICH7) que anunciam suporte a DDR2 533 Mhz...e fico assim com uma pulga atrás da orelha. Agradeço desde já a vossa opinião. Cumprimentos
90% que nao vao bootar. ainda á pouco tempo vendi uma board em que o user nao conseguiu por a funcionar pq as rams eram 533 e a board anunciava 667 ou superior, embora as rams funcionassem noutra board mais fraca meteu umas com mais velocidades e ja funcionou cumps.
Ser possivel deve ser, o problema está em fazeres o boot na primeira vez. Digo isto porque, na primeira vez que arrancares a board vai tentar meter tudo no default, como o default minimo da board é 667, as memorias não vao aguentar. Mas depois, se diminuires o FSB para 266 Mhz (bus a 133 Mhz), as memorias já aguentam e provavelmente consegues bootar com essas memorias. Para te esclarecer um bocado os numeros, FSB funciona ao dobro do BUS, e as memorias DDR2 funcionam ao dobro do FSB (ou será o quadroplo do BUS, ja nao sei bem). Logo 133 -> 266 -> 533
Pera aí Se a memoria é DDR então funciona à mesma velocidade do FSB. Os 533 é um valor efectivo porque essas memorias utilizam os dois picos do relógio para se sincronizarem (2*266 ~ 533), mas não deixa de ser os tais 266 MHz O mesmo acontece com o FSB Ou então não percebi a tua explicação
Obrigado a todos pelos esclarecimentos. @WindWalker - queria aproveitar 2x512 que tenho aqui parados mas não tenho board, terei de comprar uma nova, e já poucas dão suporte a esta velocidade, pelo menos em default @metralha761 - o que tu dizes tem todo o sentido, de facto não estava a ver a coisa por esse prisma...se a board me permitir, deverá ser possível baixar o bus de forma a sincronizar com a velocidade das memórias, ou em alternativa subir a velocidade das memórias. Qualquer uma das alternativas não me agrada muito Parece que terei de perder o amor ao dinheiro e comprar mais umas DDR2 800 Mhz. Cumprimentos e obrigado novamente.
c03lh0 eu não sei a tua vida nem orçamento, mas 1GB DDR2 800 acho q ronda os 15 eur, penso que é quase o mesmo que as DDR2 1066. Eu comprei 4GB DDR2 1066 por 53 eur. Mas cada um é que sabe do seu orçamento
Vende as memórias. Hoje em dia 2x512MB não serve para quase nada, então sendo DDR2-533, serve para uma mboard P4 DDR2 e pouco mais.
Sim, são memórias do tempo do P4 dual core aka torradeira... Provavelmente é isso que farei, compro umas memórias novas para o pc principal e deixo um ou dois GB para este servidor que estou a montar. Obrigado pelas dicas pessoal!! Cumprimentos