1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida utilização de RAM abaixo da velocidade anunciada da board

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por c03lh0, 2 de Junho de 2009. (Respostas: 10; Visualizações: 653)

1. c03lh0

c03lh0 Power Member

Uma questão de algibeira...

Poderei instalar RAM DDR2 533 Mhz numa board que anuncia isto

2 x DIMM, Max. 4 GB, DDR2 1066*/800/667 Non-ECC,Un-buffered Memory

ou é de todo desaconselhado ?

A board em questão é esta ASUS P5KPL-CM, já vi outras boards com o mesmo chipset (G31 + ICH7) que anunciam suporte a DDR2 533 Mhz...e fico assim com uma pulga atrás da orelha.

Agradeço desde já a vossa opinião.

Cumprimentos

2. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Não deves ter problema.
    Essas velocidades normalmente são as velocidades maximas.

3. WindWalker

WindWalker Power Member

Vais comprar DDR2-533 nova?

No manual, página 65 ou 2-19, tens a resposta:

que deve ser não.

4. rustyballzz

rustyballzz Power Member

90% que nao vao bootar.
    ainda á pouco tempo vendi uma board em que o user nao conseguiu por a funcionar pq
    as rams eram 533 e a board anunciava 667 ou superior, embora as rams funcionassem noutra board mais fraca
    meteu umas com mais velocidades e ja funcionou
    cumps.

5. metralha761

metralha761 1st Folding then Sex

Ser possivel deve ser, o problema está em fazeres o boot na primeira vez.

Digo isto porque, na primeira vez que arrancares a board vai tentar meter tudo no default, como o default minimo da board é 667, as memorias não vao aguentar.

Mas depois, se diminuires o FSB para 266 Mhz (bus a 133 Mhz), as memorias já aguentam e provavelmente consegues bootar com essas memorias.

Para te esclarecer um bocado os numeros, FSB funciona ao dobro do BUS, e as memorias DDR2 funcionam ao dobro do FSB (ou será o quadroplo do BUS, ja nao sei bem). Logo 133 -> 266 -> 533

6. RubenV

RubenV Banido

e se for ao contrario?

7. thejoedoe

thejoedoe Power Member

Pera aí

Se a memoria é DDR então funciona à mesma velocidade do FSB.
    Os 533 é um valor efectivo porque essas memorias utilizam os dois picos do relógio para se sincronizarem (2*266 ~ 533), mas não deixa de ser os tais 266 MHz
    O mesmo acontece com o FSB

Ou então não percebi a tua explicação

Última edição: 3 de Junho de 2009
  8. c03lh0

c03lh0 Power Member

Obrigado a todos pelos esclarecimentos.

@WindWalker - queria aproveitar 2x512 que tenho aqui parados mas não tenho board, terei de comprar uma nova, e já poucas dão suporte a esta velocidade, pelo menos em default

@metralha761 - o que tu dizes tem todo o sentido, de facto não estava a ver a coisa por esse prisma...se a board me permitir, deverá ser possível baixar o bus de forma a sincronizar com a velocidade das memórias, ou em alternativa subir a velocidade das memórias.

Qualquer uma das alternativas não me agrada muito :)

Parece que terei de perder o amor ao dinheiro e comprar mais umas DDR2 800 Mhz.

Cumprimentos e obrigado novamente.

9. metralha761

metralha761 1st Folding then Sex

c03lh0 eu não sei a tua vida nem orçamento, mas 1GB DDR2 800 acho q ronda os 15 eur, penso que é quase o mesmo que as DDR2 1066.

Eu comprei 4GB DDR2 1066 por 53 eur. Mas cada um é que sabe do seu orçamento :)

10. WindWalker

WindWalker Power Member

Vende as memórias. Hoje em dia 2x512MB não serve para quase nada, então sendo DDR2-533, serve para uma mboard P4 DDR2 e pouco mais.

11. c03lh0

c03lh0 Power Member

Sim, são memórias do tempo do P4 dual core aka torradeira...

Provavelmente é isso que farei, compro umas memórias novas para o pc principal e deixo um ou dois GB para este servidor que estou a montar.

Obrigado pelas dicas pessoal!!

Cumprimentos

Partilhar esta Página