Utilizadores de iPod/Mac de todo o Portugal, uni-vos!

Mainyehc

Membro
Hey! Sou novo aqui no fórum, e lamento ter logo como "first post" uma cópia ipsis verbis um post que escrevi noutro fórum, mas atendendo ao tamanho desse post e à relevância que ele têm para muita gente nesta secção, espero que não se importem. Em todo o caso, este é o tópico original em questão. Aproveitem para ler o desenvolvimento do tópico, pois acrescento alguma informação.

Boas! Sou novo aqui no fórum, mas vou entrar logo a matar, porque o que me traz aqui hoje é uma nobre causa:


Todos aqui, suponho (ou a maioria, pelo menos), são de alguma forma utilizadores de produtos da Apple, i.e., "clientes" dessa empresa pomposamente chamada Apple IMC Portugal... O que alguns talvez não saibam é que NÃO existe cá em Portugal nada que se pareça com a "Apple UK", a "Apple France", ou, nem é preciso ir mais longe, a "Apple España".

IMC significa "Independent Marketing Company"; A IMC da Apple em Portugal, na verdade, chama-se Interlog (Apple IMC Portugal - reparem como o domínio acaba em .com.pt, comparado ao .com/es, do ***** da Apple, e reparem nas óbvias discrepâncias e atrasos na actualização que o site português apresenta face a esse e ao original americano) e quem já teve a "alegria" de comprar um Mac ou um iPod em Portugal sabe bem que a qualidade do serviço prestado por essa empresa está a milhas daquilo que é o serviço prestado pela Apple nos Estados Unidos ou nos países "civilizados" da Europa...

Vejam em Central Europe, Middle East & Africa a "lista negra" de países onde nos inserimos.


Mas eis que surgem dois fenómenos: primeiro, a expansão do iPod; depois, o resurgimento do Mac. Felizmente, em Portugal, em alguns casos os tempos de espera até que chegassem novos modelos diminuiram de um mês ou mais para cerca de 15 dias, mas isso não deixa de ser um exagero, e além disso, só chegam umas quantidades miseráveis de cada vez! E quando alguém precisa de trocar algum produto, nunca há stocks... Decerto que muitos de vocês aqui terão algumas histórias para contar sobre os nossos amiguinhos da Interlog...

Estas situações vão-se tornar cada vez piores, pelo menos a julgar pelo ritmo de crescimento da plataforma Mac e da adopção cada vez maior do iPod em todo o mundo. Essa tal "Apple IMC" não está a fazer o melhor que pode (ou se calhar não pode fazer melhor; de qualquer das formas, o que faz é insuficiente dadas as circunstâncias e isso é que interessa frisar aqui) para fazer crescer o mercado da Apple em Portugal. E nós queremos que esse mercado cresça, não por sentirmos um especial prazer em ver a Apple com uma presença forte (que também sentimos, alguns de nós, acho eu ), mas porque o mercado de aplicações OS X crescerá proporcionalmente, e graças às economias de escala, a tendência será para os preços, tanto dos iPods como dos Macs, descerem ainda mais. Também queremos que esse mercado funcione melhor, para que da próxima vez que tivermos que substituir algum dos nossos Macs ou iPods ou levá-los à assistência técnica, ou oferecer um iPod a um dos nossos entes-queridos, não termos que ficar à espera um mês... E já agora, porque não tentar convencer a Apple a fazer versões localizadas de alguns programas tão populares como o iTunes ou o resto do iLife (e já agora, a reparar a localização portuguesa da Agenda/Address Book, que desde a actualização para o "10.4.qualquer coisa" - não me lembro agora - ficou misteriosamente em inglês )?

Outros países há em que se passa o mesmo, ou pior ainda, e nestes, os utilizadores organizaram-se e criaram sites de protesto. Vejam-nos em We Want Apple Poland e We Want Apple Greece .

A minha disponibilidade é pequena, senão eu próprio fá-lo-ia. Mas vou de qualquer forma deixar aqui um repto: quem possa fazê-lo, por favor, em nome de todos os fãs e clientes assíduos da Apple em Portugal, crie o We Want Apple Portugal, e o mais depressa possível para aproveitar a onda mediática, que primeiro passou pela ifoAppleStore (notícia #1, notícia #2) e já chegou à Macworld UK . Obrigado pela vossa atenção

João

Pois, exacto, obrigado por conseguirem ler um post tão comprido. :D

João
 
Última edição:
Aléluia! cheguei ao fim :P

bem é uma verdade... mas nem todos estão a par disso, mas o importante e começar, posteriormente vai se informando e mais pessoas ficando a conhecer o que se passa! Agora se vai valer algo ou n! n se sabe, mas pode se sempre tentar.

ai portugal ... quem foste e quem és!
 
A mim não me espantava nada que a Apple IMC tivesse um contrato de distribuição com a Apple que impedisse esta de constituir uma Apple Portugal.

A ser assim, até expirar tal contrato não há Apple Portugal para ninguém.

PT

PS: Isto são apenas suposições da minha pessoa, nada mais.
 
Tinhas o mesmo problema que com uma Apple puramente portuguesa.

Mas com sede aonde? Valência ou Barcelona? :-D.

É que em Madrid não interessa...:-D.

PT
 
Tinhas o mesmo problema que com uma Apple puramente portuguesa.

Mas com sede aonde? Valência ou Barcelona? :-D.

É que em Madrid não interessa...:-D.

PT

Hum... not gonna happen, a menos que fôssemos anexados pelos espanhóis (e olhem que há aqui gente - estou de Erasmus em Granada, sei do que falo - que acham que Portugal devia mas era fazer parte da Espanha 8o ), y además, eles já têm uma "Apple España" (de que falei no meu post) que aparenta funcionar normalmente como as outras filiais europeias da Apple que não as IMCs da divisão "EMEA"... Cheios de sorte estão estes gajos aqui (embora, ironicamente, veja menos iPods aqui do que em Lisboa e muito leitor xunga de €10 a peça, como só vi no El Corte Inglés um MacBook branco em exposição - mas também isto é Granada, nem sequer é a capital autonómica)!

Enfim, independentemente de funcionar ou não, acho que devíamos unir esforços e fazer um site com testemunhos BEM traduzidos para inglês (é o preço a pagar pela globalização :S ), e dar mais uma lição à Apple. Como dizia no outro tópico, 3 países têm mais força que dois. Se mais se juntassem, tanto melhor. A Apple está a perder uma enorme oportunidade em Portugal, porque há mercado e nós sabêmo-lo, como noutros mercados emergentes da Europa de Leste, como, obviamente, DUH, nos grandes países da Europa (podiam dar-se ao trabalho de fazerem versões locais da campanha Get a Mac... imaginem os Fedorentos no lugar do John Hogdman e do Justin Long :D - ok, agora estou a tripar, não liguem :P )!

That'd show 'em, que bem merecem uns açoites, para não se armarem em idiotas aqui na Europa!
 
Última edição:
A mim não me espantava nada que a Apple IMC tivesse um contrato de distribuição com a Apple que impedisse esta de constituir uma Apple Portugal.

A ser assim, até expirar tal contrato não há Apple Portugal para ninguém.

PT

PS: Isto são apenas suposições da minha pessoa, nada mais.

Duvido que a Apple fosse assinar um contrato assim tão manhoso... Mas de qualquer maneira, é apenas uma questão de custos-benefícios. Se a Apple entrasse em modo "overdrive" e decidisse investir na Europa, podia ser que recuperassem o investimento das indemnizações às IMCs em vendas...

A Apple tem ou não tem uma presença portuguesa ao nível da iTS? Então porque não expandi-la, pergunto-me eu? Nesse aspecto até estamos à frente dos polacos, pelo menos... Já os gregos, coitados, esses mesmo com loja do iTunes têm um distribuidor, a "Rainbow" (ha ha), que os chula até ao tutano... Nem que seja por solidariedade para com eles, acho que devíamos mesmo fazer o site... :)
 
Mainyehc,

É prática comercial habitual em contratos de distribuição, de forma a garantir ao distribuidor que o investimento que faz na marca não vai cano abaixo num momento inesperado. Não me espantaria mesmo nada.

Isso explicava o porquê da IMC utilizar o nome apple, ter um site idêntico à apple store e ser o "importador".

PT
 
Mainyehc,

É prática comercial habitual em contratos de distribuição, de forma a garantir ao distribuidor que o investimento que faz na marca não vai cano abaixo num momento inesperado. Não me espantaria mesmo nada.

Isso explicava o porquê da IMC utilizar o nome apple, ter um site idêntico à apple store e ser o "importador".

PT

That's a fairly good point... E, a ser verdade, uma enorme chatice :(

Enfim, em todo o caso, o We Want Apple Portugal é algo que deveria ser feito/apoiado. Já há desenvolvimentos noutro fórum, o do MacNotícias. Vejam, e digam-me o que acham de se constituir uma task force e se contactar o tal tipo de que falam, ordeiramente e com um plano?
 
Só para dizer que os polacos já estão à espera da Apple e parece que a vão ter. Era uma boa iniciativa cá em Portugal mas duvido que levante vôo...
 
Achei mt interessante este tópico....!

Ou o mercado não lhes interessa... mas pelo que tenho visto as encomendas são muitas e parece que tem muita tendencia a aumentar ou entao somos mesmo uns coitadinhos.... e tipo han Portugal? Onde?
 
Quem faz o site?

Não é só o site mas sim uma Apple Portugal com uma Apple Store a sério e não como existe um revendedor/importador autorizado! Pois se o pessoal pesquisar pela net por Apple´s Store pelo Muno inteiro e compara-las com o Apple Center por ex aqui nas amoreiras em LX as diferencas sao imensas, alias eu, falando por mim, quando la fui encomendar o meu MacBook, sinceramente fiquei profundamente desiludido, estava a espera de outra coisa.... na ***** tem mais MAC a disposicoes onde podemos mexer e remexer cuscar e virar ao contrario, la nem por isso apenas acessorios e um imac em cima da mesa que nem ligado a net estava! Mas enfim.... a ver vamos no futuro com cada vez mais aderentes a MAC pode ser que a coisa mude ou que entretanto saia o euromilhoes a algum Mac user que tenho olho pa coisa!!!
 
Back
Topo