Hey! Sou novo aqui no fórum, e lamento ter logo como "first post" uma cópia ipsis verbis um post que escrevi noutro fórum, mas atendendo ao tamanho desse post e à relevância que ele têm para muita gente nesta secção, espero que não se importem. Em todo o caso, este é o tópico original em questão. Aproveitem para ler o desenvolvimento do tópico, pois acrescento alguma informação.
Pois, exacto, obrigado por conseguirem ler um post tão comprido.
João
Boas! Sou novo aqui no fórum, mas vou entrar logo a matar, porque o que me traz aqui hoje é uma nobre causa:
Todos aqui, suponho (ou a maioria, pelo menos), são de alguma forma utilizadores de produtos da Apple, i.e., "clientes" dessa empresa pomposamente chamada Apple IMC Portugal... O que alguns talvez não saibam é que NÃO existe cá em Portugal nada que se pareça com a "Apple UK", a "Apple France", ou, nem é preciso ir mais longe, a "Apple España".
IMC significa "Independent Marketing Company"; A IMC da Apple em Portugal, na verdade, chama-se Interlog (Apple IMC Portugal - reparem como o domínio acaba em .com.pt, comparado ao .com/es, do ***** da Apple, e reparem nas óbvias discrepâncias e atrasos na actualização que o site português apresenta face a esse e ao original americano) e quem já teve a "alegria" de comprar um Mac ou um iPod em Portugal sabe bem que a qualidade do serviço prestado por essa empresa está a milhas daquilo que é o serviço prestado pela Apple nos Estados Unidos ou nos países "civilizados" da Europa...
Vejam em Central Europe, Middle East & Africa a "lista negra" de países onde nos inserimos.
Mas eis que surgem dois fenómenos: primeiro, a expansão do iPod; depois, o resurgimento do Mac. Felizmente, em Portugal, em alguns casos os tempos de espera até que chegassem novos modelos diminuiram de um mês ou mais para cerca de 15 dias, mas isso não deixa de ser um exagero, e além disso, só chegam umas quantidades miseráveis de cada vez! E quando alguém precisa de trocar algum produto, nunca há stocks... Decerto que muitos de vocês aqui terão algumas histórias para contar sobre os nossos amiguinhos da Interlog...
Estas situações vão-se tornar cada vez piores, pelo menos a julgar pelo ritmo de crescimento da plataforma Mac e da adopção cada vez maior do iPod em todo o mundo. Essa tal "Apple IMC" não está a fazer o melhor que pode (ou se calhar não pode fazer melhor; de qualquer das formas, o que faz é insuficiente dadas as circunstâncias e isso é que interessa frisar aqui) para fazer crescer o mercado da Apple em Portugal. E nós queremos que esse mercado cresça, não por sentirmos um especial prazer em ver a Apple com uma presença forte (que também sentimos, alguns de nós, acho eu ), mas porque o mercado de aplicações OS X crescerá proporcionalmente, e graças às economias de escala, a tendência será para os preços, tanto dos iPods como dos Macs, descerem ainda mais. Também queremos que esse mercado funcione melhor, para que da próxima vez que tivermos que substituir algum dos nossos Macs ou iPods ou levá-los à assistência técnica, ou oferecer um iPod a um dos nossos entes-queridos, não termos que ficar à espera um mês... E já agora, porque não tentar convencer a Apple a fazer versões localizadas de alguns programas tão populares como o iTunes ou o resto do iLife (e já agora, a reparar a localização portuguesa da Agenda/Address Book, que desde a actualização para o "10.4.qualquer coisa" - não me lembro agora - ficou misteriosamente em inglês )?
Outros países há em que se passa o mesmo, ou pior ainda, e nestes, os utilizadores organizaram-se e criaram sites de protesto. Vejam-nos em We Want Apple Poland e We Want Apple Greece .
A minha disponibilidade é pequena, senão eu próprio fá-lo-ia. Mas vou de qualquer forma deixar aqui um repto: quem possa fazê-lo, por favor, em nome de todos os fãs e clientes assíduos da Apple em Portugal, crie o We Want Apple Portugal, e o mais depressa possível para aproveitar a onda mediática, que primeiro passou pela ifoAppleStore (notícia #1, notícia #2) e já chegou à Macworld UK . Obrigado pela vossa atenção
João
Pois, exacto, obrigado por conseguirem ler um post tão comprido.
João
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