Utilizadores routeradmin e router?

MakeMyDay

Membro
Olá a todos,

Tenho um router da ZON (Hitron CEV30360) que recebi no inicio de 2015 e tenho umas perguntas:

1. Fiz o login como home_admin porque quero ligar um router na porta 4. Lá vi que existem utilizadores chamados: router e routeradmin. Qual é a tarefa destes utilizadores. Quem os pos no router?

2. Posso apagar estes utilizadores?

3. Posso "rename" o utilizador home_admin e mudar a palavra passe dele sem estragar qualquer funcao do router ZON?

4. Como posso prevenir um login no router ZON do WAN?

Obrigado pela ajuda,
MakeMyDay
 
podes ligar um router a qualquer porta, o beneficio da 4 é poderes fazer o bridge

noto aqui um pouco de conspiração para com hackerismos

ninguem vai entrar no teu router, muito menos sem estar ligado por cabo ao router (definição que vem predefinida), quem criou esses users foi a NOS

mesmo que alteres, se o router for actualizado ele repõe tudo de novo

como tal a minha recomendação é deixa estar como está
 
Obrigado pela resposta.

Nao sou uma pessoa com paranóias, mas a idea que algem da NOS poder entrar no meu router, nao me agrada. E o que e que queres dizer com 'se o router for actualizado' - significa um update do firmware? Quem e que vai atualizar o router?

Neste momento a versao que tem é: 4.11.3.7.62.3.76

Mais duas coisas:
1) Existe um manual do router que explica mais que o manual que se encontra no site da NOS?
2) Eu já li no forum que existem dificuldades de abrir portas nao standard (em relacao os servicos pre definidos no router) como por exemplo abrir por fora a porta 22222 que liga a porta 22 dum servidor no LAN local?

Obrigado pela ajuda,
MakeMyDay
 
A NOS tem acesso a vários dados de todos os modems(até a edp tem acesso a alguns) (inclusive os da box), nomeadamente a dados de qualidade, é uma forma tambem de despiste de avarias comuns e de quando o cliente reclama.
Para alem disso, a NOS nao ''entra'' nos routers nem tem acesso a informaçao privada, atenção que a afirmaçao ''no meu router'' está errada pois o router é deles.

Quem actualiza? a NOS remotamente, a ti e a muitos outros automaticamente.

1) talvez procurando pelo fabricante, poucas informações teram de relevancia visto o firmware estar personalizado para a NOS
2) eu tenho portas abertas no meu sem dificuldade
 
Obrigado pela resposta.

1) vou ter de procurar um bocado - talvez tenha sorte
2) agora tambem consegui - sempre cometia o erro de escolher em TCP o SOURCE PORT e o DESTINATION PORT iguais - mas tem-se de escolher SOURCE PORT Any e DESTINATION PORT e.g. 22222. E depois no "Forward to Port" a porta no servidor (por examplo 22 para ssh). Por isso estava a procura de um manual de jeito, para nao ter de encontrar todo a experimentar

Obrigado
 
Back
Topo