Utilizar APs ou solução mesh Ubiquiti com Vodafone

7422736m

Power Member
Bom dia a todos.
Tenho neste momento um acesso fibra da Vodafone com 1Gbps/200Mbps e muito sinceramente, o wifi deixa muito a desejar
Tenho neste momento o SmartRouter 2.0 com um repetidor super wifi da vodafone para poder ter sinal decente em dois dos compartimentos (entre o SmartRouter e estes compartimentos está a caixa do elevador, que simplesmente bloqueia quase na totalidade o sinal.
Na maioria da casa tenho cerca de 500-600 Mb em wifi, mas nos dois restantes compartimentos não passo dos 220-230
Além disso, o repetidor cira-me um segundo SSID e é uma chatice ter de andar constantemente a mudar de rede, dependendo do sítio da casa onde estou.
Assim, estou a pensar numa solução da Ubiquiti, seja ela um dos sistema MESH ou então dois APs da Ubiquiti
A minha pergunta é a seguinte: basta desligar o wifi e ligar o sistema mesh ou os APs?
Sei que usando por exemplo os APS com um switch da ubiquiti os resultados são melhores, mas dado que a Vodafone não permite usar os routers em modo bridge, essa opção esteja fora de questão.
Fico a aguardar as vossas sugestões.
Obrigado desde já.
 
Obviamente que com um repetidor terás sempre metade da velocidade.

A questão é simples, tens alguma ligação fisica, por cabo disponivel para colocar um AP no centro da casa?

Se sim tens o problema resolvido com um UAP-nanoHD
 
Na verdade expliquei-me mal.
O repetidor Super-Wifi está na verdade a funcionar como um AP, já que o liguei ao router via ethernet.
AS velocidades estão limitadas por limitação do próprio equipamento.
Se estivesse a funcionar como repetidor, teria apenas uns 30 ou 40 Mbps.

Tenho possibilidade de colocar um ou mais APs já que a casa tem instalação ethernet em praticamente todos os compartimentos.
Se colocar esse AP da Ubiquiti na zona central não terei stress?
É que os compartimentos problemáticos ficam encostados À caixa do elevador, que penso ser o obstáculo que me estraga o sinal.
Tenho receio que mesmo com esse AP na zona central, um dos compartimentos ainda assim fique em zona com menor cobertura.
 
Na verdade expliquei-me mal.
O repetidor Super-Wifi está na verdade a funcionar como um AP, já que o liguei ao router via ethernet.
AS velocidades estão limitadas por limitação do próprio equipamento.
Se estivesse a funcionar como repetidor, teria apenas uns 30 ou 40 Mbps.

Tenho possibilidade de colocar um ou mais APs já que a casa tem instalação ethernet em praticamente todos os compartimentos.
Se colocar esse AP da Ubiquiti na zona central não terei stress?
É que os compartimentos problemáticos ficam encostados À caixa do elevador, que penso ser o obstáculo que me estraga o sinal.
Tenho receio que mesmo com esse AP na zona central, um dos compartimentos ainda assim fique em zona com menor cobertura.

É simples, compras um e instalas e logo vês se precisas do segundo.
 
Eu tenho dois APs da UniFi a funcionar sem problemas. Basta desligar o Wi-Fi do Smart Router e já está.
A única vantagem dos switch da UniFi é servirem de alimentação aos AP e não precisar de usar os conversores que vêm com os Equipamentos. Como deves saber a UniFi é tudo POE ou seja... a alimentação é feita através da porta Ethernet. Um switch POE não substitui um router, é só um switch A configuração rede continua a ser feita pelo router da Vodafone ! Não há cá bridge nem sequer dmz. Os router da UniFi com POE que eu conheça custam mais de 1000 euros
Depois há a parte da comfiguração da UniFi.. aquilo ê tudo feito por um controlador comum onde adoptas os APS, switches etc ... E corre em qualquer sistema operativo sem problemas , onde depois acedes a uma página e configuras tudo. Eu pessoalmente tenho meu num Raspberry PI
 
Olá boa tarde.
Comprei asus router zen wifi xt8 para funcionar como Access points em sistema mesh pela casa.
Tenho o router/modem principal do ISP ligado a um switch e liguei 3 routers zen wifi ao switch como explicaram na ligação em baixo, ou seja, o modulo principal ligado ao switch na lan1 e os outros 2 ligados ao switch na porta wan (para estes 2 modulos secundarios se ligarem mesh em backhaul ao modulo principal)

https://www.asus.com/support/FAQ/1044151/
Scenario 3: Using AiMesh or ZenWiFi with network switch. And using Main AiMesh router as AP mode (Bridge mode).

O que acontece é que apenas consigo ligar-me por wifi através de um aparelho. Se ligar outro dispositivo dá sempre erro e já tentei com muitos.Consigo ligar-me por cabo em vários dispositivos (computadores) diferentes diretamente ao router asus que está ligado ao switch logo penso que isto não é um problema de DHCP do router do ISP porque atribui IP aos dois dispositivos ligados por cabo. O problema é que não consigo ligar-me por wifi.

Agradeço toda a ajuda possivel. Obrigado.
 
Boas, tenho o smart router 2.0 da vodafone e queria estender a rede.
Comprei um router "Huawei AX3 quad-core" tenho ligação de cabo ethernet do router da Vodafone até ao novo router da huawei.
Como faço para ter a mesma rede (em mesh).

Ps: o smart router 2.0 da vodafone penso que dá para mesh visto que a Vodafone vende isso.
 
Back
Topo