UV? Para quê??

Smig

Power Member
Comecei a construir o meu novo pc e, enquanto fui à procura de ventoinhas, fui inundado de produtos que publicitam radiação ultra-violeta (ou "luz negra", como é chamada nalguns sitios). Fui pesquisar sobre isso e tudo o que encontrei foram discussões sobre os potenciais perigos desta radiação e no meio de tanta informação, não entendo o mais importante... qual é o motivo de toda esta procura que eu desconhecia? Afinal, porque é que alguem há de querer emissões de radiação UV dentro dum pc??? Para ganhar um bronze enquanto se joga pc em vez de ir à praia???

Pelo que entendo da radiação UV, por ter um comprimento de onda mais curto que o espectro de radiação visível... não se vê!! É como encher o pc de raios-x ou de micro-ondas... qual é o interesse?
 
nao é essa radiação.....UV significa que emite um brilho.....e depois podes comprar umas tintas "reagentes a UV"
penso que nao tem nada a ver com isso...pois senão todos teriamos queimaduras na pele se esses neons UV nos fizessem mal...cumps.
 
A radiação ultravioleta é a parte do espectro eletromagenetico referente aos comprimentos de onda entre 100 e 400nm. Existem varios tipos de UV (UV-A, UV-B, UV-C), e todos tem o seu tipo de utilização, o tipo C por exe. é utilizado na esterilização de água de aquarios e materiais cirúrgicos. O tipo B é perigoso por causa do cancro a longo prazo, e o tipo A provoca queimaduras se excesso de exposição. Todos são emitidos pelo sol mas nem todos chegam a superficie terrestre.
As lampadas UV que usados são de baixa potencia por isso não existe perigo de radiações excessivas.
 
A radiação ultravioleta é a parte do espectro eletromagenetico referente aos comprimentos de onda entre 100 e 400nm. Existem varios tipos de UV (UV-A, UV-B, UV-C), e todos tem o seu tipo de utilização, o tipo C por exe. é utilizado na esterilização de água de aquarios e materiais cirúrgicos. O tipo B é perigoso por causa do cancro a longo prazo, e o tipo A provoca queimaduras se excesso de exposição. Todos são emitidos pelo sol mas nem todos chegam a superficie terrestre.
As lampadas UV que usados são de baixa potencia por isso não existe perigo de radiações excessivas.

Sei de tudo isso. Só não sei o que perguntei. Suponho que a radiação UV desses leds esteja no espectro UVA... a pergunta é, para quê?

´Não stresses!
Nada a ver
UV do sol é perigoso
UV neon não!

:kfold:

Se o comprimento de onda for longo o suficiente e o tempo de exposição não for exagerado, nenhum dos 2 é perigoso. Mas a minha questão não é sobre o perigo da radiação UV.

nao é essa radiação.....UV significa que emite um brilho.....e depois podes comprar umas tintas "reagentes a UV"
penso que nao tem nada a ver com isso...pois senão todos teriamos queimaduras na pele se esses neons UV nos fizessem mal...cumps.

Então a ideia é usar tintas na máquina que reajam à radiação UV e emitam brilho? É isso?
 
Última edição:
Amigo, tens todo o direito de fazer essa questão, mas desafio-te a fazer várias outras:

- porque é que o pessoal do Tunning rebaixa os seus carros, metem jantes especiais e gastam rios de dinheiro em aparelhos de som?
- porque é que há aqui pessoal que faz projectos de modding de mais de 700€ ou que monta pc's de 2000€?

Será porque isso é uma grande mais valia para os estudos ou para o trabalho dessas pessoas?

Obvio que não... essas pessoas (incluindo eu) fazem isso pois é um passa-tempo como os outros e é algo que gostamos de fazer.

Se alguem mete neon UV no seu computador, é apenas pela estética e não tem nenhum motivo técnico.

O pessoal que mete neons UV nos seus computadores, tem a mesma razão para o fazer que o pessoal que mete neons vermelhos, verdes, azuis, amarelos, etc...

Se mesmo assim, ainda nao percebes-te porque o fazemos, aconselho-te que dês uma vista de olhos no meu projecto pois se não fossem os neons uv, então o projecto não faria qualquer sentido.


Cumps
 
EDIT: O forum bloqueou, deu erro, e o resultado foi um double-post. Não consigo apagar o post por isso apaguei o seu conteudo para poupar valiosos KB nas vossas ligações dial-up ;)

Post integral em baixo!
 
Última edição:
Pelo tom das respostas parece-me que fui mal interpretado... :(

Amigo, tens todo o direito de fazer essa questão, mas desafio-te a fazer várias outras:

- porque é que o pessoal do Tunning rebaixa os seus carros, metem jantes especiais e gastam rios de dinheiro em aparelhos de som?
- porque é que há aqui pessoal que faz projectos de modding de mais de 700€ ou que monta pc's de 2000€?

Será porque isso é uma grande mais valia para os estudos ou para o trabalho dessas pessoas?

Obvio que não... essas pessoas (incluindo eu) fazem isso pois é um passa-tempo como os outros e é algo que gostamos de fazer.

Em 1º lugar, parabens pelo projecto! Acho que talvez as fotos não façam justiça à componente mais UV do projecto...?

Em 2º lugar, percebo o porquê da minha questão ter sido mal interpretada mas o assunto "UV? Para quê??" não é uma crítica à utilização de UV nem uma opinião sobre a inutilidade da radiação UV num pc. Nunca foi essa a minha intenção.

Em vez disso, e como pessoa curiosa que sou, quis apenas saber o porquê do uso de UV sabendo à partida que a radiação UV não é visível.

Se alguem mete neon UV no seu computador, é apenas pela estética e não tem nenhum motivo técnico.
O motivo estético também é importante para mim, a pergunta que fiz não foi contra quem usa UV mas sim para avaliar se me poderia interessar a mim próprio usar radiação UV e em que circunstâncias.

Agora, esclarecimentos à parte, vamos ao que interessa realmente ;)

Portanto a ideia é usar tintas que reajam a UV para obter brilho e depois fazer incider um led UV sobre esses materiais certo? Isso quer dizer que quando vejo fans com leds às cores e a publicitarem reagir a UV, não têm elas próprias leds UV correcto? São simplesmente revestidas de uma substância que reaja à radiação UV de um led comprado em separado?
 
Agora, esclarecimentos à parte, vamos ao que interessa realmente ;)

Portanto a ideia é usar tintas que reajam a UV para obter brilho e depois fazer incider um led UV sobre esses materiais certo? Isso quer dizer que quando vejo fans com leds às cores e a publicitarem reagir a UV, não têm elas próprias leds UV correcto? São simplesmente revestidas de uma substância que reaja à radiação UV de um led comprado em separado?

Eu sei que tu não estavas contra quem usa luz ultra-violeta nos seus computadores..
Não faltava mais nada.. (MORTE ÁS PESSOAS QUE USAM UV!!! :lol:)

Em primeiro lugar 99,9% dos projectos portugueses que têm luz UV, têm neons UV, e não, leds UV pois os leds UV não se vendem em portugal (pelo menos que eu tenha visto até agora) e tu não imaginas o material reagente à luz UV (tambem conhecido como "UV Reactive") que se vende nas lojas nos dias de hoje.

Basta ires ao google e escreveres qualquer coisa como "modding uv reactive", e pronto... ficas horas a ver material reagente.

Não me perguntes porquê pois nao te sei explicar, mas a luz emitida pelos neons azuis tambem faz com que alguns componentes brilhem (se forem reagentes a UV claro) embora menos do que os neons UV.

Mais alguma questão, já sabes;)
Não sou nenhum senhor modder mas ja tenho alguma experiencia com a luz UV e os seus efeitos, aliás, tenho 4 neons UV no meu projecto e vou por mais 4.
Não me perguntes porquê pois se te dissé-se, teria que te matar de seguida:D

Cumps
 
e mais do que isso, onde se vendem as lâmpadas de luz negra!? na internet arranja-se bem lâmpadas de 120 centímetros de 36 watts mas um pouco caras... é que nas lojas da "especialidade" de electricidade (tipo ***** ou aki) não têm...
 
isto é discussão de fevereiro e está no topo dos posts modding? huhh? *rever preferencias & settings*

bem, comprei umas luzes negras para reagirem com a pintura azul UV e foi na loja online ***** da expo de lisboa ;) quanto as leds UV, nunca vi e só agora é que ouvi falar desse material.

neons UV que eu saiba nao irradia nada de errado que contribua para um cancro mas emite calor que se farta (já me queimei os dedos :D) e uns são sensiveis ao som (ou será à vibraçoes?) *bater palmas ou bater na caixa e o neon se acende/pisca)
 
Back
Topo