v-lan

Kain

Power Member
Alguem me pode dar uma explicação sobre o q e uma v-lan?? é q arranjei um switch da cisco la pas lans do ppl( se bem q ainda na lhe mexi) mas ja me disseram q ele ja deve vir com uma v-lan configurade e q devia ser reconfigurado! para minha sorte nem o cabo de consola tenho..... :lol:

Link aqui
 
Eh lá...

Fdx, ganda switch "pas lans do ppl" que tu tens... :D

Bem, v-lan permite-te criar duas Redes privadas virtuais, incomunicáveis entre si..

Geralmente, nos switches "mais baratos", isso é feito com um simples comutador, mas para essa "jóia", terás obrigatoriamente de o configurar via telnet, logo precisarás do cabo RS232 ....
 
ya la grande é!!!! parece um vcr!!! :wow:

esse cabo e um fininho preto? este vem com um modulo q eu na vi em lado nenhum na net! e uma ceninha pa encaixar numa porta na frontal do switch, mas na sei o q faz!! sera q e para o gigabit lan?

heheheh ja tenho com q brincar nestes dias!!!!! :lol: :004:
 
fixe! axo q vou ter de tirar mas e um curso pa aprender a mexer nisto!

Ja agora onde e q arranjo um cabo de consola pa isto? :(

um amigo meu tem mas e o q usa no bules e dava jeito era ter um para nao tar smp a cravar

Edit: Rs232 n e um cabo RJ-45 pois nao? e q este switch n tem a porta paralela de consola e so a RJ-45....
 
Última edição:
Kain disse:
fixe! axo q vou ter de tirar mas e um curso pa aprender a mexer nisto!

Ja agora onde e q arranjo um cabo de consola pa isto? :(

um amigo meu tem mas e o q usa no bules e dava jeito era ter um para nao tar smp a cravar

Edit: Rs232 n e um cabo RJ-45 pois nao? e q este switch n tem a porta paralela de consola e so a RJ-45....

Se não me engano RS-232 é a porta série...
 
A porta de consola nos Cisco é uma porta de RJ45 que diz 'Console' como Tag

Kazuza, o conceito de VLAN actual permite intercomunicabilidade entre redes... poderás ter uma VLAN restrita, sem acesso a nenhuma outra área de redes como podes ter um ponto de rede de um switch em VLAN que poderá ter duas ou mais VLANS assignadas... Embora esse tipo de implementação não seja o mais correcto, permite que isso aconteça

Um abraço
 
Seavoices disse:
Kazuza, o conceito de VLAN actual permite intercomunicabilidade entre redes... poderás ter uma VLAN restrita, sem acesso a nenhuma outra área de redes como podes ter um ponto de rede de um switch em VLAN que poderá ter duas ou mais VLANS assignadas... Embora esse tipo de implementação não seja o mais correcto, permite que isso aconteça

Um abraço
Isso chama-se ligação em trunk (norma 802.1q), normalmente usada entre ligações de switch/switch ou switch/router. E realmente não é muito usada directamente para o utilizador final.

Quando se quer saber mais (informação oficial ;) ) sobre o switch é melhor ir directamente ao site da Cisco: Catalyst 2980G-A
 
Seavoices disse:
A porta de consola nos Cisco é uma porta de RJ45 que diz 'Console' como Tag

Kazuza, o conceito de VLAN actual permite intercomunicabilidade entre redes... poderás ter uma VLAN restrita, sem acesso a nenhuma outra área de redes como podes ter um ponto de rede de um switch em VLAN que poderá ter duas ou mais VLANS assignadas... Embora esse tipo de implementação não seja o mais correcto, permite que isso aconteça

Um abraço

Pois eu sei mas nao sei e qual e o cabo para ligar! eu tenho aqui um RJ$% do nosso cisco ca no trabalho q e um Catalyst serie 3000 e q coisa! sera q este da? e um cabo espalmado preto mas como n assisti a configuração n sei se e este
 
heheheh arranjo uma placa :P
um gajo n sabe mas aprende. umas marradas aqui umas perguntas ali! muita leitura e alguma coisa se arranja. :009:
 
Triston disse:
Como sempre da Deus nozes a quem nao tem dentes ;)

True, true...

Voltando ao assunto... Para acederes via consola tens de ter as seguintes coisas...

1 - Adaptador RS232/RJ45
2 - Chicote de rede

Ligas o adaptador ao PC/portatil e conectas o chicote de rede ao adaptador e à porta de consola RJ45 do Switch
Arrancas com o HyperTerminal e fazes a conecção...

Agora resta aprenderes (se for como estou a pensar) o OS do switch que há-de ser comandos IOS o que não é nada fácil...
 
Bem agora a serio :) o cabo ja o arranjei! e um de um Catalyst 3550 48EMi
E o chicote(mas a sequencia n e a normal) e o adaptador!

Qnt aos comandos e a configuração eu tenho quem me faça mas gostava de ser eu a fazer(com ajuda e claro) pk ja k o tenho ao menos q aprenda a mexer nele!

So me preocupa uma questao, e q ele funciona mas n sei se a configuração q ele traz vem com pass ou n! ha alguma hipotese de a limpar caso ele traga?

Como e q uma empresa com 2 palmos de testa decide mandar um destes fora?? n entendo! :wow:
 
Bem ja tentei n modos de aceder ao switch por Hyperterminal e nada!
Ja usei um cabo deles com o adaptador RS232, ja tentei o cabo com a ficha RJ-45/Db-9 e em ambos nada! Ate so com o chicote da Cisco tentei e nada.....

Apenas consegui com uma ligação TCP/IP directa a uma porta do switch e com o comando Telnet no DOS mas para minha grande sorte la vem a pergunta maravilha......'Password:'

Que "#$"#$.......
 
nopes!!! e q isto ja e uma longa historia! tivemos quase de o ir buscar ao lixo!

mas agora ja ta limpinho( teve de ser com um clear all :confused: ) e ja tem o basico configurado! ja bule como switch normal :001:

Ate nem e mto dificil! o problema e entender o q sao tds as siglas q eles usam!(por exmplo o q e o snmp?)

Alguem quer vir brincar uma beca com ele? :x2:

Ps: ja me ofereceram 3000€ por ele! n sei se vale isso nem sei de q ano e isto :wow:
 
Kain disse:
nopes!!! e q isto ja e uma longa historia! tivemos quase de o ir buscar ao lixo!

mas agora ja ta limpinho( teve de ser com um clear all :confused: ) e ja tem o basico configurado! ja bule como switch normal :001:

Ate nem e mto dificil! o problema e entender o q sao tds as siglas q eles usam!(por exmplo o q e o snmp?)

Alguem quer vir brincar uma beca com ele? :x2:

Ps: ja me ofereceram 3000€ por ele! n sei se vale isso nem sei de q ano e isto :wow:

SNMP - Simple Network Management Protocol


Protocolo de comunicação para a gestão, configuração e monitorização de equipamentos de rede avançados. isto engloba, switchs, routers e outro material de rede (Print Servers, etc.). Permite que tu num Pc ou equipamento centralizado consigas aceder a todas as configurações de qualquer equipamento com SNMP, efectuares monitorizações e vigilância de rede e ameaças de ataques de forma remota e simples

Para mais informações:

http://www.snmp.com/protocol/
 
pensa assim, o que fazes com ele que nao fazes com um switch ou algo melhor? 3000€? isso sao 600 contos? se isso fosse verdade eu vendia logo... 600 contos ou 60 contos lol
 
yeps i see your point! ;)

eu n tava com mta vontade de o vender agora! ainda queria aprender mta coisa com este cisco mas o prob e q vender uma cena destas(por um preço razoavel) n e facil!

N tem garantia nem sequer um cabo de consola tem.....pode valer mto dinheiro mas n deve ser la mto facil vender :rolleyes:
 
Back
Topo