Va-le apena usar SO a 64bits ?

YuRiSsS

Power Member
Eis a questão... vale realmente a pena usar um Sistema Operativo 64bits ? Neste caso Windows Vista 64bits...

Tendo em conta que dos programas que todos usamos diariamente apenas uma pequena percentagem ( 10 / 20 % ? ) tem versao 64bits... e que normalmente os programas sao todos 32bits...

Va-le apena usar o 64bits estando ele maior parte das vezes a emular um programa de 32bits ?

E O WIN VISTA 64bits come mais RAM ke o 32bits...

A minha principal duvida é... va-le mesmo assim a pena utilizar o 64bits ? Temos mais rendimento com tudo ?

Digam as vossas opiniões.
 
Eu uso e a unica diferença que noto é ter menos crashes de programas e de memória como tinha com o xp32, mas tenho problemas com o software do telemovel, que nao funciona em x64 nem os drivers instalam... >(
 
Sinceramente não perdes nada (a não ser a diferença de preços) e se queres que te diga 20% deve ser a quantidade de programas que tenho a 32bits.
Hoje em dia já praticamente todos os fabricantes de software estão a desenvolver programas em 64bits e acho que já nem consegues sequer comprar um processador que não funcione com 64bits.
Para uso doméstico pouca gente tira uma vantagem por aí alem dos 64bits mas por exemplo no Vista quase todas as aplicações da microsoft são em 64bits, desde o Internet Explorer ao Windows Media Center. No entanto se usares outros softwares alem do básico já tiras bastante partido dos 64bits. Estou a falar de coisas como Photoshop, AutoCAD, CATIA, Pro Engineer, etc...

Alem disso, não sei isto ao certo porque não sou grande coisa em informática, mas os novos OS x64 já não emulam nada, correm tudo (x86 e x64) em conjunto e naturalmente.
A maioria das incompatibilidades que tenho tido com o Vista devem-se ao facto de ser o Vista e não ao facto de ser x64. Tanto que tenho dois OS no PC e são os dois 64bits.

Espero ter ajudado em alguma coisa.
 
Eu tenho um acer Aspire 5100 com AMD Turion 64 Mobile Technology MK-38 2,2 GHz, 512KB L2 cache, com windows vista 32bits, será que teria melhor rendimento com o windows 64bits?
fiquem bem e obrigado.
 
Eu tenho um acer Aspire 5100 com AMD Turion 64 Mobile Technology MK-38 2,2 GHz, 512KB L2 cache, com windows vista 32bits, será que teria melhor rendimento com o windows 64bits?
fiquem bem e obrigado.

Mesma situação... Os sistemas x64 são mais rápidos mas creio que para quem passa a vida a usar programas "leves" a diferença não se nota muito.
 
Já agora sabem se para mudar da verção do windows vista home premium 32bits para a verção 64bits é preciso pagar ou basta fazer o upgrade no site da Microsoft?
 
Meus amigos, a arquitectura de 32bits só suporta RAM até 3.xGB...é limite da arquitectura. Quanto ao Vista Basic só suportar até 1GB de RAM, isso já é outra questão...
 
isso da memoria maxima depende da motherboard. ate o windows XP aguenta mais de 4gb de memoria... no maximo acontece como no windows 98, que detecta mas nao a usa... acho que isso ja foi anulado com o windows Me... e se nao foi nesse foi no windows XP obvio.

acho que a microsoft nao ia deixar esse erro... ainda por cima ao nivel que as tecnologias evoluiram e sempre com o msm SO com mais de 5anos... isso ja deve de estar mais que corrigido!!!
 
isso da memoria maxima depende da motherboard. ate o windows XP aguenta mais de 4gb de memoria... no maximo acontece como no windows 98, que detecta mas nao a usa... acho que isso ja foi anulado com o windows Me... e se nao foi nesse foi no windows XP obvio.

acho que a microsoft nao ia deixar esse erro... ainda por cima ao nivel que as tecnologias evoluiram e sempre com o msm SO com mais de 5anos... isso ja deve de estar mais que corrigido!!!

estás enganado...

não tem a ver com a motherboard, mas com o processador.

Tradicionalmente, os processadores x86 utilizam uma tabela de 32 bits para o endereçamento da memória RAM, e por isso são capazes de endereçar até 4 GB de memória (dois elevado à 32º potência são 4.294.967.296 endereços, um por byte de memória).

Esta limitação existe desde o 386. Na época, ninguém se importava muito com isso, pois a memória RAM era muito cara e era incomum alguém usar mais do que 8 ou 16 MB.

A partir da década de 90, os 4 GB começaram a ser um limitante para servidores de bancos de dados e outras aplicações de grande porte, que consomem grandes quantidades de memória. Surgiu então o PAE (Physical Address Extension), um hack implementado pela Intel em alguns processadores a partir do Pentium Pro. O PAE consiste numa segunda tabela de endereços, com 4 bits adicionais, que permitem endereçar 16 páginas de memória, cada uma com 4 GB.

Com o PAE, passa a ser possível endereçar até 64 GB de memória. A desvantagem é que o processador continua sendo capaz de acessar apenas 4 GB por vez e o chaveamento entre diferentes páginas de memória toma um certo tempo, que acaba prejudicando bastante o desempenho.

Mesmo usando o PAE, a maioria dos aplicativos continua tendo acesso a 4 GB, a vantagem é que passa a ser possível executar vários aplicativos diferentes, cada um consumindo até 4 GB de memória sem o uso de memória virtual. Apenas alguns aplicativos cuidadosamente desenvolvidos são capazes de distribuir dados entre diferentes páginas de memória, realmente aproveitando a memória adicional.

O PAE pode ser encontrado apenas em alguns processadores Intel destinados a servidores, basicamente apenas o Pentium Pro e o Xeon. Para que funcione, é necessário que exista suporte também no chipset da placa mãe e no sistema operacional usado.

A solução definitiva para quem precisa de mais de 4 GB de memória é usar um processador de 64 bits, que trabalham com tabelas de endereçamento de 64 bits e por isso são capazes de acessar quantidades praticamente ilimitadas de memória.
 
Back
Topo