PS Vagrant Story (Squaresoft)

underfox

Banido
Boas


começei a jogar este jogo a pouco tempo, e estava a espera de algo difícil e velha guarda sim, mas não estava de todo a espera de algo tão " LENTO " e secante.

Alguem que jogou, acabou e percebeu perfeitamente a mecánica do jogo me poderia ajudar a perceber melhor o jogo. Porque sinceramente estou a nora e estou a achar o jogo uma valente seca.

basicamente se eu percebi bem, temos armas com afinity para beast humans, outras para dragons e demons, etc... e se por exemplo eu estiver a combater contra humanos ou bestas teria de mudar de arma para uma arma com essas afinity não é? A cena que não percebo porque raio que com uma arma que tem -1 afinity com ghost consigo enviar danos de 50 hp e com outra arma que tem afinity de +1 emghost mando 1 ou 2.

já o crafting das armas é algo completamente confuso ( o jogo tambem não explica nada a não ser por " pseudo tutoriais " que temos de procurar e ler no menu triangulo) Eu li tudo o que estava la escrito,, penso que afinal não percebi patabina do que explicam la.

eu tinha a maior vontade do mundo em jogar este jogo, mas se eu tiver de mudar de armas/ equipamente para cada tipo de inimigo que vou encontrar em cada zona tendo em conta que perco facilmente 10 segundos de cada vez para trocar de arma e nem falo do equipamente, eu acho que isso quebra completamente o ritmo do jogo, numa sala tenho humanos então mudo para o machado ( toma la 10 segundo para mudar de arma) e na proxima tenho beast e demons = +20 segundos de troca de armas outra vez.

criação das armas tambem é lentíssimo, quer dizer, tendo em conta que o nosso inventário é limitido vou depositanto nos coffres obviamente, ora vou la depositar, 20 segundos a carregar o memory card mais 20 segundos a retirar tudo o que preciso + 20 segundos para dar save obrigatório no final, para finalmente começar a craftar e no fim voltar a certas coisas que não eram util para o craft ( toma la mais saves inuteis).

alguem que me ajuda a perceber um pouco melhor da componente de crafting assim como do sistema de comabte, porque estou a ficar irremediavelmente enjoado e estou para arruma-lo num canto. Eu seique é um bom jogo, complexo e lento certo mas um bom jogo a mesmo e queria conseguir jogá-lo decentemente.
 
Já não jogo isto à uns valente anos, mas vou tentar ajudar o melhor possivel. Segue-se um mural de texto.

começei a jogar este jogo a pouco tempo, e estava a espera de algo difícil e velha guarda sim, mas não estava de todo a espera de algo tão " LENTO " e secante.

O inicio é um pouco lento, à semelhança de quase todos os RPGs. Assim que avançares mais um pouco e encontrares novas áreas, essa sensação passa. Existem 80 inimigos diferentes, com algumas áreas opcionais e muito equipamento para apanhar.

A história, sendo bastante boa, vai contribuir para continuares a jogar.

basicamente se eu percebi bem, temos armas com afinity para beast humans, outras para dragons e demons, etc... e se por exemplo eu estiver a combater contra humanos ou bestas teria de mudar de arma para uma arma com essas afinity não é? A cena que não percebo porque raio que com uma arma que tem -1 afinity com ghost consigo enviar danos de 50 hp e com outra arma que tem afinity de +1 emghost mando 1 ou 2.

Em relação à "class", à medida que vais atacando inimigos, a arma vai ganhando afinidade, significando que vai-se tornando progressivamente mais eficaz contra esse tipo de inimigos. Exemplo: se lutares contra muitos "undead" a arma vai progressivamente ganhando mais afinidade e consequentemente, vai dar mais dano.

Em relação ao "type", existem três tipos de armas: blunt, edged, piercing. Cada um deste tipo de armas, é eficaz contra certos inimigos. Por exemplo, uma arma piercing é mais eficaz contra um Golem (ou outro inimigo com alta defesa) do que uma arma blunt.

Quanto à "affinity", revela a afinidade dessa arma para com os elementos. Uma arma com boa afinidade a fogo, vai dar bastante dano a inimigos com o elemento de água. Aqui, tens de ter em atenção, que à medida que sobes a afinidade a um elemento, o elemento oposto desce. Exemplo: sobes a afinidade a dark e a afinidade a light pode descer.

já o crafting das armas é algo completamente confuso ( o jogo tambem não explica nada a não ser por " pseudo tutoriais " que temos de procurar e ler no menu triangulo) Eu li tudo o que estava la escrito,, penso que afinal não percebi patabina do que explicam la.

Se bem me lembro, o quick manual in-game dá uma boa ajuda. Foi assim que na altura - à 13 anos atrás, apanhei o jeito à mecânica de jogo.

O crafting não é tão confuso quanto pensas que é. Em Vagrant Story, não existem lojas. É nas workshops, que podes combinar várias peças de equipamento que apanhas dos inimigos para fazer novo e melhor equipamento. Este é o grind do jogo. Enquanto noutros RPGs fazes grind para subir de lvl, aqui fazes grind para arranjares novo equipamento e fazeres combinações nas workshops. Escusado será dizer para gravares o jogo antes de fazeres qualquer combinação.

Para fazeres as combinações de armas, tens de as desmontar em peças. Só depois, é que podes combinar as lâmina e dar origem a uma nova arma. O jogo não toma nota das "receitas", por isso, ou vais apontando os resultados ou segues um FAQ. Na altura, fiz por trial and error, mas hoje existem excelentes guias para te poupar imenso tempo.

Estas combinações também têm em atenção os materiais das respectivas armas/equipamento. Se bem me lembro, existem os seguintes materiais: wood, bronze, iron, hagane, silver e damascus. Este último é o material mais resistente e também o mais raro.

Diga-se de passagem, que este foi um dos aspectos que mais gostei do Vagrant Story: a importância no equipamento.

eu tinha a maior vontade do mundo em jogar este jogo, mas se eu tiver de mudar de armas/ equipamente para cada tipo de inimigo que vou encontrar em cada zona tendo em conta que perco facilmente 10 segundos de cada vez para trocar de arma e nem falo do equipamente, eu acho que isso quebra completamente o ritmo do jogo, numa sala tenho humanos então mudo para o machado ( toma la 10 segundo para mudar de arma) e na proxima tenho beast e demons = +20 segundos de troca de armas outra vez.

Não precisas de alterar a arma para cada tipo de inimgo. Aliás, o jogo incentiva a que não o faças, já que à medida que vais lutando contra determinada classe de inimigos, a arma vai-se tornando mais forte. Deves sim, ter sempre uma piercing weapon no inventário para o caso de ires lutar contra um inimigo de pedra.

criação das armas tambem é lentíssimo, quer dizer, tendo em conta que o nosso inventário é limitido vou depositanto nos coffres obviamente, ora vou la depositar, 20 segundos a carregar o memory card mais 20 segundos a retirar tudo o que preciso + 20 segundos para dar save obrigatório no final, para finalmente começar a craftar e no fim voltar a certas coisas que não eram util para o craft ( toma la mais saves inuteis).

Tendo em conta que estamos a falar de um jogo com 13 anos, não acho que seja assim tão lenta a criação de armas. Tenta fazer as coisas de uma forma mais eficaz. Tudo o que for de wood, podes descartar. A partir de certa altura, podes fazer o mesmo com as coisas de bronze. Também podes, desmontar as armas e descartar os cabos. O objecto por detrás disto, passa por, juntares o máximo de equipamento possivel e fazeres as combinações logo na primeira workshop que encontrares.

Depois, ficas algum tempo a lutar contra os inimigos dessa área de forma a ganhares mais equipamento, e voltas a fazer mais combinações. Neste jogo especifico, o nivel das armas e do equipamento é extremamente importante, já que não sobes de lvl.

alguem que me ajuda a perceber um pouco melhor da componente de crafting assim como do sistema de comabte, porque estou a ficar irremediavelmente enjoado e estou para arruma-lo num canto. Eu seique é um bom jogo, complexo e lento certo mas um bom jogo a mesmo e queria conseguir jogá-lo decentemente.

Cada tipo de arma, tem o seu raio de alcance. No battle mode, quando carregas no círculo, o tempo pára e vês uma esfera verde. Isso é o raio de alcance da arma.

Se algum inimigo estiver dentro da esfera, tens a possibilidade de o atacar numa parte especifica do corpo. Dependendo do inimigo, tens partes do corpo em que a probabilidade de falhar o golpe é maior ou menor.

Assim que começares o ataque, tens a hipótese de continuar a dar mais golpes desde que acertes no timing certo. A indicação do timing certo é dada através do ponto de exclamação vermelho por cima da cabeça do Ashley. A continuação com múltiplos golpes é feita com as Chain Abilities. Podes associar ao botão quadrado, triangulo e círculo.

À medida que vais atacando, o "risk" vai aumentando. Este valor depende da arma e isso pode ser visto nas estatísticas da arma. Quanto maior for o "risk" maior é probabilidade de falhar um golpe. Para baixares este valor, tens de sair do battle mode ou consumir um item.

Também tens as Defense Abilities. Quando um inimigo te vai atacar e acertas no timing certo, podes usar uma Defense Ability para te defender. Por exemplo, se um inimigo te ataca com uma magia e tu acertas no timing, podes usar a abilidade "Absorb Magic", fazendo com que absorvas parte do dano. Através do balão por cima da cabeça dos inimigos, podes ver quando vão atacar.

Também tens as Break Arts, que são ataques físicos especiais. Cada tipo de arma tem a sua (os ataques das swords são diferentes dos ataques das spears). Estes ataques consomem MP.

Por último, tens as Magics. Não é preciso explicar muito este ponto. Tens as magias de ataque e de defesa, sendo que consomem MP.

Como disse em cima, tu não sobes de lvl. Em vez disso, sobes os stats do Ashley através de itens e de bónus ganhos no final de cada boss fight. Os valores aumentam entre 1 e 5 de forma totalmente aleatória. Por isso, antes de usares cada um dos itens, recomendo que graves e caso o valor ganho não seja 4 ou 5, faças load e voltes a tentar.

------------------------------

Um aspecto importante de referir, é que o jogo tem "Game+". Quando acabares o jogo, vais poder recomeçar com tudo o que apanhaste. Isto é importante, pois existem áreas que só estão acessíveis após completares a primeira playtrough. Significa bosses especiais, novos inimigos e equipamento.

Para concluir, digo-te para não desistires. Antes de escrever isto, fui por curiosidade ao save ver as estatísticas e tenho 36 horas de jogo.....da terceira playtrough. E antes disso, já tinha perdido um save com 90 horas de jogo.
 
Última edição:
Muito obrigado daimon, vi ai muita boa informação que desconhecia, então o mais importante não é subir a afinidade de uma arma para digamo human and beast so, mas ter a certeza que temos 3 tipo de armas diferentes massa, espada etc.. para podermos combater qualquer tipo de inimigo com armaduras ou não é isso?

isso foi uma ajuda tremenda ainda por cima, reparei agora que os 7/80% ao lado do braço cabeça etc... significavam 7 de damage e 80% de hipotese de acertar, ora eu pensava que era 7% de damage sobre 80% de vida total que ele tem ( tava a fazer alto calculo desnecessário lol )

Começei um jogo novo pois tinha feito muitas asneiras com o equipamente e não tinha nada de jeito para combater dragons. logo andava eu com uma arma inútil para dragons que tinha sempre stats do genero 1/60%.

Li tambem que o risk para alem de diminuir o hit ratio tambem aumentava o damage taken ( mas tambem os heals received ) ou seja a 100 de risk temos 99% probabilidade falhar mas se acertamos temos 99% crit chance assim como damage increase se percebi bem.

Vou seguir o teu conselho e continuar a jogar porque sinto que é um excelente jogo mas tem um learning curve tão complexa e longa que é muito facil desistir do jogo. A historia por não é má. e os gráficos São muito bons para um jogo da PS1 Começei a jogá-lo na PS3 mas era tão blurry que fui logo procurar alternativa, infelizmente não posso falar disso aqui mas uma coisa é certa, o jogo ficou muito mais bonito e apreciável.
 
Muito obrigado daimon, vi ai muita boa informação que desconhecia, então o mais importante não é subir a afinidade de uma arma para digamo human and beast so, mas ter a certeza que temos 3 tipo de armas diferentes massa, espada etc.. para podermos combater qualquer tipo de inimigo com armaduras ou não é isso?

A afinidade contra as diferentes classes (human, undead, etc) vai aumentando progressivamente à medida que lutas contra essas mesmas classes. Na primeira playtrough, é normal os teus ataques tirarem pouco. Isso vai ser quase uma constante durante o jogo todo (excepto quando fazes algum backtracking).

Basta andares com uma piercing weapon no inventário (por exemplo um bow) e usares como principal um machado ou espada.

isso foi uma ajuda tremenda ainda por cima, reparei agora que os 7/80% ao lado do braço cabeça etc... significavam 7 de damage e 80% de hipotese de acertar, ora eu pensava que era 7% de damage sobre 80% de vida total que ele tem ( tava a fazer alto calculo desnecessário lol )

É basicamente isso. É o dano mais a probabilidade de acertar.

Li tambem que o risk para alem de diminuir o hit ratio tambem aumentava o damage taken ( mas tambem os heals received ) ou seja a 100 de risk temos 99% probabilidade falhar mas se acertamos temos 99% crit chance assim como damage increase se percebi bem.

É isso, se bem que vale sempre mais a pena, teres um risk baixo. O aumento de heal não compensa ter um risk alto.

Vou seguir o teu conselho e continuar a jogar porque sinto que é um excelente jogo mas tem um learning curve tão complexa e longa que é muito facil desistir do jogo.

O jogo não dá a mão ao jogador, e se calhar hoje em dia, pode ser algo que desmotive aqueles que têm curiosidade em o experimentar. Mas assim que o choque passa, percebe-se o quão bom é o jogo.
 
verdade seja dito os jogos hojes em dia ajudam demasiado o jogador, o ultimo em data foi o ni no kuni, ( excelente jogo dos meus favoritos dessa geração) mas o jogo não te deixa descobrir por ti próprio, tens sempre o drippy e dizer sucintamente o que tens de fazer para tal ou tal situação, bosses , spells etc... não há aquela coisa de morrer para descobrir os pontos fracos do boss, chegas no boss fight, passado 10 segundo o drippy aparece a dizer que este boss não gosta de ataques de fogo e que é preciso defender contra o attaque X, foi para mim o grande problema do jogo.
 
Análise Revista Oficial PlayStation nº60, Julho 2000









Artigo Revista "Os 50 Melhores Jogos de Sempre", 2008




Vagrant Story | Retrospective Review
 
Acho q devia fazer um remake, com melhorias visuais, dó o joguei na vita e a unica coisa q aponto é q ja me fez um pouco "mal" a vista.
 
Um remake seria mel. No entanto, considero que o jogo tem dos grafismos mais agradáveis da primeira PlayStation. É um RPG que "demora a arrancar", devido a um sistema de combate diferente, mas quando o percebemos... Dos melhores RPGs que já joguei. Quem gosta do género e não o joguei, aconselho vivamente. Leiam a review da Revista PlayStation que penso que explana bem o que é este clássico.

Uma pena a Square ter enterrado Vagrant Story. Todo aquele setting medieval nas consolas atuais seria de babar.
 
Deste lembro-me do boss final que era bastante dificil... pelo menos até voltar uns saves atrás e grindar para melhorar as armas.

Um dos meus favoritos da PS1. Penso que ainda tenho o jogo ali guardado :)
 
Back
Topo