Lubuntu - Tópico Geral

PJ_viana

Power Member
Esta noticia já tem algumas semanas mas serve para dar conhecimento à comunidade Zwame!

Mark Shuttleworth convidou Mario Behling (o Presidente do Fundação LXDE) para criar um projeto dentro da comunidade Ubuntu. O objectivo final é oferecer mais uma variante oficial do Ubuntu, o Lubuntu!!!

Página Oficial do LXDE: https://lxde.org/

Jé existe dentro da página do LXDE um Link onde já se discute abertamente quais os aplicativos estarão disponíveis no Lubuntu!
https://lubuntu.me/
 
Pelos screenshots parece estar direccionado para maquinas com poucos recursos, e para ecras de pequenas dimensões como os dos netbooks.
 
Última edição:
O LXDE também já existia no Ubuntu, o que acontece é que agora vai sair uma versão do Ubuntu com o LXDE como window manager pré-definido.

Eu nunca percebi bem a vantagem de haver Kubuntu/Xubuntu, quando é facílimo instalar e usar qualquer WM no Ubuntu normal.
 
O LXDE também já existia no Ubuntu, o que acontece é que agora vai sair uma versão do Ubuntu com o LXDE como window manager pré-definido.

Nem mais.

Eu nunca percebi bem a vantagem de haver Kubuntu/Xubuntu, quando é facílimo instalar e usar qualquer WM no Ubuntu normal.

A Vantagem é precisamente integrar mais facilmente as pessoas apelando-as com estas pequenas facilidades! Trazendo-as assim para este "mundo"....

Claro que a nível pessoal, sempre achei que a graça do linux estava no desafio não só de o instalar, como configurá-lo, visto que muito mais personalizavel que o arquirival windows. Contudo, como muitas pessoas não vêm graça nenhuma nisso, daí eles se virarem também para estes lados!!!
 
Última edição:
E também porque instalar o Ubuntu com GNOME depois meter outro DE e remover o GNOME é menos "limpo" que instalar directamente... (sim eu sei que posso usar net-inst e outras opções mas isso já para users mais avançados do que o average joe).
 
noutras distros mais avançadas como arch e gentoo em q se começa do zero apenas com uma consola nao tem proble algum instalar DE's a torto e a direito pq a configuraçao é sempre feita pelo utilizador (à la pata LOL). no caso do ubuntu(kubuntu, xubuntu) eles tentam integrar a configuraçao automatica ao maximo, para alem das configuraçoes normais atraves do menu system no caso do gnome.. já se mudarem/instalarem outra DE nao vai ficar toa clean e nao vai estar tao directamennte configuravel penso eu.. dai os varios 'sabores'.

parece me bem este lxde.. pelo q sei a diferença do lxde para o xfce nao é assim tao pequena, ja q o window manager do lxde é o openbox q eu saiba (tem uma excelente performance).

cumps;)
 
Pode ser falta de informação minha, porque se calhar ate existe, mas porque nao criam uma distro simples que permita logo de inicio o WM default a instalar.. Quem quiser KDe instala, quem quiser Gnome instala, quem quiser Xfce instala.. Julgo que seria mais simples..
 
Pode ser falta de informação minha, porque se calhar ate existe, mas porque nao criam uma distro simples que permita logo de inicio o WM default a instalar.. Quem quiser KDe instala, quem quiser Gnome instala, quem quiser Xfce instala.. Julgo que seria mais simples..

OpenSUSE por exemplo, durante a instalação podes escolher entre Gnome, KDE ou Xfce.
E ainda tens as distros que não trazem quase nada instalado incluindo o windows manager, como Arch e Gentoo.
 
OpenSUSE por exemplo, durante a instalação podes escolher entre Gnome, KDE ou Xfce.
E ainda tens as distros que não trazem quase nada instalado incluindo o windows manager, como Arch e Gentoo.

OpenSUSE, Fedora... e outras que te permitem escolher qual DE queres no processo de instalação são todas em DVD. E acho que uma das permissas do Ubuntu é: "fit in one cd"
 
E já cá está.

Lubuntu: Floats Like a Butterfly, Stings Like a Bee

Some complain that there is simply too much choice in the free software world and far too many Linux distributions. Well, now there’s another called Lubuntu. A derivative of Ubuntu with the LXDE desktop, it’s super light and very fast. Finally, there’s an Ubuntu perfectly suited to those older, low end machines!
0hPpXoTTpSc
Artigo

Aconselho este artigo, com 1 caso prático.
The second test compares the amount of memory used when opening every day applications on the live system. While not completely realistic, it shows how application choice can greatly affect the performance of a system.

Lubuntu with every day applications loaded, including a terminal (LXTerminal), file manager (PCMan), calculator (Galculator), image viewer (GPicView), text editor (Leafpad), archive manager (Xarchiver), web browser (Firefox), mail client (Claws), chat program (Pidgin), bittorrent client (Transmission), audio player (Aqualung), video player (MPlayer):
Usage: 162,272 KB

Xubuntu with every day applications loaded, including a terminal (Terminal), file manager (Thunar), calculator (Gcalctool), image viewer (Ristretto), text editor (Mousepad), archive manager (File-roller), web browser (Firefox), mail client (Thunderbird), chat program (Pidgin), bittorrent client (Transmission), audio player (Exaile), video player (Totem):
Usage: 311,560 KB

Ubuntu itself with every day applications loaded, including a terminal (GNOME Terminal), file manager (Nautilus), calculator (Gcalctool), image viewer (F-Spot), text editor (Gedit), archive manager (File-roller), web browser (Firefox), mail client (Evolution), chat program (Empathy), bittorrent client (Transmission), audio player (Rhythmbox), video player (Totem):
Usage: 289,744 KB
 
Eu espero com grande entusiasmo o Lubuntu pois realmente o meu pc é bastante antigo (512 ram, 40 GB disco, 64 mb geforce mx440)...
Tenho vindo a usar SO com ambiente gnome e até tem corrido bem mas por vezes nota-se que podia ser mais rápido...

Tenho quanto ao artigo referido pelo APLinhares a salientar:
1º que é feito da comparação do Kubuntu ? para um sistema semelhante é o único da familia ubuntu que ficou por analisar embora isto seja para maquinas antigas...



The first test is simply to check how much memory is used after a fresh boot of the respective live CDs, all the way into the default desktop.
Lubuntu: 57,908 KB
Xubuntu: 156,852 KB
Ubuntu: 153,840 KB
Lubuntu with every day applications loaded (...)
Usage: 162,272 KB
Xubuntu with every day applications loaded (...)
Usage: 311,560 KB
Ubuntu itself with every day applications loaded (...)
Usage: 289,744 KB
é impressão minha ou ubuntu tem melhor performance que xubuntu?
é de facto impressionante o desempenho com LXDE que fica em +/- 50% dos gastos do ubuntu
 
é impressão minha ou ubuntu tem melhor performance que xubuntu?
Repara que o Xubuntu além de correr aplicações com dependências do Xfce ainda corre aplicações com dependências do Gnome, pleo que têm a correr a tralha dos dois ao contrário do Ubuntu.

Tendo o LXDE apenas aplicações "desktop independent" é normal que seja muito mais leve, já não anda com a tralha toda do Gnome às costas, nem sequer o Gconf.
 
Back
Topo