1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Vaio? Outro?

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por Thagus, 19 de Outubro de 2007. (Respostas: 23; Visualizações: 1353)

1. Thagus

Thagus Power Member

Boa noite.
    Eu tenho de comprar um portátil e não sei bem o que escolher por isso agradecia a vossa ajuda. Eu acabei de entrar da faculdade em um curso de informática e o portátil esta se a mostrar uma peça material indispensável. Mas como disse não sei o que escolher, eu estou virado para os vaios e estou com um orçamento do máximo de 1300€ mas se for menor melhor. Eu preciso de um portátil pratico de transportar já que vai ser para andar com ele dia a dia para usar programas de programação e também para divertimento. Qual vocês me sugerem? E já agora podem me explicar o que é a nova tecnologia santa rosa? Obrigado

Informação Geral

1) Qual é o orçamento disponível?
    -1000€ a 1300€

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes?
    b. Pequeno e Leve: 13" - 14.1"
    c. Tamanho vulgar: 15" - 15.4"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de hipótese?
    -Prefiro vaio

4) A que tipo de tarefas se destina o portátil?
    -Trabalho e divertimento

5) Vais querer levar o portátil para vários locais ou é para ficar em cima da secretária?
    -Sim todos os dias

6) Quantas horas de bateria necessitas?
    -O máximo possível

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
    - Sim mas pouco mas sempre recentes

8) Importas-te de comprar o portátil pela Internet?
    -Não queria por causa da garantia

9) Se preferes ver o portátil ao vivo, em que zona do país?
    -Braga

10) Queres comprar o portátil com Sistema Operativo já incluído? Se sim, qual? Windows (XP ou Vista), Mac OS, Linux, etc.
    Windows

Informações do Ecrã

11) Quais as resoluções que preferes?
    a. WXGA - 1280x800;
    b. WXGA+ - 1440x900;

12) Preferes um ecrã brilhante/reflectivo (glossy) ou baço/anti-reflexo (matte)?
    -Acho que anti-reflexo

Qualidade de Construção e Design

13) O aspecto do portátil é importante para ti?
    -Não vou dizer que não

14) Quando é que vais comprar o portátil?
    -Outubro Novembro

15) Por quantos anos pretendes usar este portátil?
    -Cerca de três

Componentes

16) Quanto espaço em disco queres, no mínimo?
    -160gb

17) Precisas de uma drive óptica? Se sim, queres uma drive de DVD, de HD-DVD ou de Blu-Ray?
    -Não sei

18) Precisas de alguma porta específica (HDMI, TV-in...) ou de outro tipo de comunicações (Bluetooth, 3G...)?
    -Acho que não

2. balute

balute Power Member

Se puderes esticar um pouco até ~1350€, a melhor opção a meu ver seria um Asus F8Sa, visto que é pequeno, leve, e tem uma placa gráfica potente. Outro portátil a considerar é o Compal FT00 - tem uma placa gráfica mais fraca, mas tem uma autonomia de mais de 3 horas e é mais barato.

Nos Sony só tens o Vaio FZ, de 15.4''. Mas eu sei o que é andar com um 15.4'' na faculdade, e aconselho-te a excluir essa hipótese. :P

3. Thagus

Thagus Power Member

4. JarimbaG1S

JarimbaG1S Power Member

5. Thagus

Thagus Power Member

Também já tinha visto esse. Alguém me pode explicar a diferença dos santa rosa? E quais são os vaio que tem essa tecnologia?

6. balute

balute Power Member

Não são bons para jogos.

Santa Rosa é o code name da nova plataforma da Intel para portáteis (Centrino Duo/Pro), que inclui algumas novidades como o suporte para:
    - FSB a 800MHz (o anterior era 667MHz)
    - Intel Turbo Memory (robson), que é uma memória onde são armazenados os ficheiros do disco mais utilizados para que o sistema os possa aceder/ler com maior velocidade, agilizando as tarefas mais comuns
    - Wireless-n, que é uma nova norma para as placas wireless, mais rápida e atinge maiores distâncias

Claro que, para tirar partido destas características, o portátil tem que ter, respectivamente, um CPU com fsb de 800mhz, uma placa de turbo memory e uma placa wireless com norma n.

Para a próxima usa o Google ou o search do fórum. Este tipo de informações está em muitos sítios. ;)

7. petersaints

petersaints Power Member

Para esse price range também aconselho o TOSHIBA SATELLITE A200-1QX. Adquiri um ontem e cinco estrelas até agora. As system specs estão na minha sig.

8. Thagus

Thagus Power Member

Obrigado Ш¡zard·σf·Шαr na próxima utilizo o pesquisador. Estava-se a referir sobre todos os vaio ou só aqueles modelos é que não são bons para jogos? Eu também não quero o portátil só para jogos, é mais para trabalho e para transportar mas também pode dar jeito conseguir correr jogos.

petersaints o portátil não é grande para transportar durante a semana? E quanto dura a bateria? E quanto te custou?

Última edição: 20 de Outubro de 2007
  9. JarimbaG1S

JarimbaG1S Power Member

Vou insistir, Vaio FZ21M. T7250 a 2GHz / 2GB DDR2 / 200GB a 5400rpm / 8400M GT 256MB / Leitor de Blu-Ray.
    Santa Rosa permite ter o Wireless N, maior velocidade de processador, de memórias e ITM (Intel Turbo Memory).

Última edição: 20 de Outubro de 2007
  10. morgoph

morgoph Power Member

esse vaio tem turbo memory?!

11. JarimbaG1S

JarimbaG1S Power Member

Não, mas podes sempre adquirir.

12. morgoph

morgoph Power Member

posso? mas posso introduzi-lo internamente no portátil?
    e a que preços é que isso anda?
    (Já reservei um FZ21Z, acho que chega na última semana de outubro)

cumpx

13. petersaints

petersaints Power Member

Ainda não andei com ele de um lado para o outro :P E a bateria só ainda fiz dois ciclos com ela e paraceu-me bem a navegar a ouvir música e meter actualizações do Windows durou 1 hora e pouco. provavelmente sem estar a fazer actualizações do Windows devia ser 2 horas e pouco (no modelo anterior o A200-1GB era 2horas e meia para uma utilização de escritório comum).

Quanto a preço 1199€ mas há sitios mais baratos.

P.S.: Eu paguei 1149€ porque eu encomendei o 1GB e como não veio (acabou) eles venderam-me o substituto ao preço que eu pagava pelo 1GB.

14. slpro

slpro Power Member

Se a board for igual ao FZ21M, tens lá o sítio para o ITM, mas sem conector:(, por isso não dá.
    Repara na imagem onde diz "Robson Module"
    Cumps

15. i_marqs

i_marqs Power Member

Então o FZ21M não dá para colocar ITM?
    Encomendei um também, tenho até 3ª para decidir se fico com ele, ou se opto por outro modelo. Ai :(

16. slpro

slpro Power Member

O FZ21M, como podes ver, não dá. dei conta disso quando troquei o processador. Deve lá estar o sítio para futuros modelos... Mas com um T7700 lá dentro, um disco de 7200 e 4 GB de RAM nem dás pela falta...:003:
    Cumps

17. balute

balute Power Member

Até agora, acho que nenhum Sony suporta Turbo Memory. Nem os HP (pelo menos os Pavilion).

18. morgoph

morgoph Power Member

bem mas afinal posso meter ou nao externamente?
    é muito grande? compensará?

19. JarimbaG1S

JarimbaG1S Power Member

o ITM só serve para reduzir o tempo dos loadings...

20. petersaints

petersaints Power Member

Exacto, pelo que investiguei em algumas situações pode até baixar ligeiramente a performance (cerca de 1%). É uma mais valia mas não é determinante. Se fosse assim tão importante já havia a mesma cena para desktops ;)

Partilhar esta Página