Vaio? Outro?

Thagus

Power Member
Boa noite.
Eu tenho de comprar um portátil e não sei bem o que escolher por isso agradecia a vossa ajuda. Eu acabei de entrar da faculdade em um curso de informática e o portátil esta se a mostrar uma peça material indispensável. Mas como disse não sei o que escolher, eu estou virado para os vaios e estou com um orçamento do máximo de 1300€ mas se for menor melhor. Eu preciso de um portátil pratico de transportar já que vai ser para andar com ele dia a dia para usar programas de programação e também para divertimento. Qual vocês me sugerem? E já agora podem me explicar o que é a nova tecnologia santa rosa? Obrigado



Informação Geral


1) Qual é o orçamento disponível?
-1000€ a 1300€

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes?
b. Pequeno e Leve: 13" - 14.1"
c. Tamanho vulgar: 15" - 15.4"


3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de hipótese?
-Prefiro vaio

4) A que tipo de tarefas se destina o portátil?
-Trabalho e divertimento

5) Vais querer levar o portátil para vários locais ou é para ficar em cima da secretária?
-Sim todos os dias

6) Quantas horas de bateria necessitas?
-O máximo possível

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
- Sim mas pouco mas sempre recentes

8) Importas-te de comprar o portátil pela Internet?
-Não queria por causa da garantia

9) Se preferes ver o portátil ao vivo, em que zona do país?
-Braga

10) Queres comprar o portátil com Sistema Operativo já incluído? Se sim, qual? Windows (XP ou Vista), Mac OS, Linux, etc.
Windows

Informações do Ecrã

11) Quais as resoluções que preferes?
a. WXGA - 1280x800;
b. WXGA+ - 1440x900;


12) Preferes um ecrã brilhante/reflectivo (glossy) ou baço/anti-reflexo (matte)?
-Acho que anti-reflexo

Qualidade de Construção e Design

13) O aspecto do portátil é importante para ti?
-Não vou dizer que não

14) Quando é que vais comprar o portátil?
-Outubro Novembro

15) Por quantos anos pretendes usar este portátil?
-Cerca de três

Componentes

16) Quanto espaço em disco queres, no mínimo?
-160gb

17) Precisas de uma drive óptica? Se sim, queres uma drive de DVD, de HD-DVD ou de Blu-Ray?
-Não sei

18) Precisas de alguma porta específica (HDMI, TV-in...) ou de outro tipo de comunicações (Bluetooth, 3G...)?
-Acho que não
 
Se puderes esticar um pouco até ~1350€, a melhor opção a meu ver seria um Asus F8Sa, visto que é pequeno, leve, e tem uma placa gráfica potente. Outro portátil a considerar é o Compal FT00 - tem uma placa gráfica mais fraca, mas tem uma autonomia de mais de 3 horas e é mais barato.

Nos Sony só tens o Vaio FZ, de 15.4''. Mas eu sei o que é andar com um 15.4'' na faculdade, e aconselho-te a excluir essa hipótese. :P
 
Eu não gosto muito dos Compal. Os vaio que andei a ver foram estes. Que acham? Arranjo melhor que estes da vaio a este preço? E de outras marcas?

http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=27767&cat=1732
http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=25692&cat=1719
 
Os vaio que andei a ver foram estes. Que acham? Arranjo melhor que estes da vaio a este preço? E de outras marcas?

http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=27767&cat=1732
http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=25692&cat=1719
Não são bons para jogos.

Santa Rosa é o code name da nova plataforma da Intel para portáteis (Centrino Duo/Pro), que inclui algumas novidades como o suporte para:
- FSB a 800MHz (o anterior era 667MHz)
- Intel Turbo Memory (robson), que é uma memória onde são armazenados os ficheiros do disco mais utilizados para que o sistema os possa aceder/ler com maior velocidade, agilizando as tarefas mais comuns
- Wireless-n, que é uma nova norma para as placas wireless, mais rápida e atinge maiores distâncias

Claro que, para tirar partido destas características, o portátil tem que ter, respectivamente, um CPU com fsb de 800mhz, uma placa de turbo memory e uma placa wireless com norma n.

Para a próxima usa o Google ou o search do fórum. Este tipo de informações está em muitos sítios. ;)
 
Para esse price range também aconselho o TOSHIBA SATELLITE A200-1QX. Adquiri um ontem e cinco estrelas até agora. As system specs estão na minha sig.
 
Obrigado Ш¡zard·σf·Шαr na próxima utilizo o pesquisador. Estava-se a referir sobre todos os vaio ou só aqueles modelos é que não são bons para jogos? Eu também não quero o portátil só para jogos, é mais para trabalho e para transportar mas também pode dar jeito conseguir correr jogos.

petersaints o portátil não é grande para transportar durante a semana? E quanto dura a bateria? E quanto te custou?
 
Última edição:
Vou insistir, Vaio FZ21M. T7250 a 2GHz / 2GB DDR2 / 200GB a 5400rpm / 8400M GT 256MB / Leitor de Blu-Ray.
Santa Rosa permite ter o Wireless N, maior velocidade de processador, de memórias e ITM (Intel Turbo Memory).
 
Última edição:
Obrigado Ш¡zard·σf·Шαr na próxima utilizo o pesquisador. Estava-se a referir sobre todos os vaio ou só aqueles modelos é que não são bons para jogos? Eu também não quero o portátil só para jogos, é mais para trabalho e para transportar mas também pode dar jeito conseguir correr jogos.

petersaints o portátil não é grande para transportar durante a semana? E quanto dura a bateria? E quanto te custou?

Ainda não andei com ele de um lado para o outro :P E a bateria só ainda fiz dois ciclos com ela e paraceu-me bem a navegar a ouvir música e meter actualizações do Windows durou 1 hora e pouco. provavelmente sem estar a fazer actualizações do Windows devia ser 2 horas e pouco (no modelo anterior o A200-1GB era 2horas e meia para uma utilização de escritório comum).

Quanto a preço 1199€ mas há sitios mais baratos.

P.S.: Eu paguei 1149€ porque eu encomendei o 1GB e como não veio (acabou) eles venderam-me o substituto ao preço que eu pagava pelo 1GB.
 
posso? mas posso introduzi-lo internamente no portátil?
e a que preços é que isso anda?
(Já reservei um FZ21Z, acho que chega na última semana de outubro)

cumpx
Se a board for igual ao FZ21M, tens lá o sítio para o ITM, mas sem conector:(, por isso não dá.
Repara na imagem onde diz "Robson Module"

Cumps
 
Então o FZ21M não dá para colocar ITM?
Encomendei um também, tenho até 3ª para decidir se fico com ele, ou se opto por outro modelo. Ai :(
O FZ21M, como podes ver, não dá. dei conta disso quando troquei o processador. Deve lá estar o sítio para futuros modelos... Mas com um T7700 lá dentro, um disco de 7200 e 4 GB de RAM nem dás pela falta...:003:
Cumps
 
Exacto, pelo que investiguei em algumas situações pode até baixar ligeiramente a performance (cerca de 1%). É uma mais valia mas não é determinante. Se fosse assim tão importante já havia a mesma cena para desktops ;)
 
Back
Topo