Vale a pena instalar o Ubuntu para ficar com ele de vez neste momento?

Hellraizer51

Power Member
Eu uso Vista, mas acreditem, não quero saber de nenhuma das suas funcionalidades exclusivas, eu queria era a partir de agora passar para Ubuntu porque me parece um sistema operativo muito melhor, já para não falar que será para sempre de borla. Mas será que há compatiblidade suficiente, e nos jogos, será que consigo o mesmo nivel de detalhe que no Windows? Eu não tenho preferencia do emulador do Windows, por mim tanto pode ser o Wine como o Cedega. Eu o que costumo fazer mais no meu PC é jogar, ouvir música e ver filmes... Claro que por vezes também faço um trabalho ou outro para a escola, mas também o Open Office deve me chegar.
 
Eu uso Vista, mas acreditem, não quero saber de nenhuma das suas funcionalidades exclusivas, eu queria era a partir de agora passar para Ubuntu porque me parece um sistema operativo muito melhor, já para não falar que será para sempre de borla.
Mas será que há compatiblidade suficiente, e nos jogos, será que consigo o mesmo nivel de detalhe que no Windows? Eu não tenho preferencia do emulador do Windows, por mim tanto pode ser o Wine como o Cedega. Eu o que costumo fazer mais no meu PC é jogar, ouvir música e ver filmes... Claro que por vezes também faço um trabalho ou outro para a escola, mas também o Open Office deve me chegar.

O mais simples a fazer é teres uma partição com windows,o mais light as possible, e jogas aí! O resto pelo que dizes podes fazer no Ubuntu sem qualquer problema!
 
O Ubuntu (ou linux em geral) serve para tudo o que o windows serve em termos de aplicações. Falta suporte ou instalador em uma outra aplicação, mas há sempre como dar a volta. Porém, se estás a usar jogos direct3d (que usem dx) vais ter sempre diferença na performance. Em opengl, pelo menos no meu caso, os jogos em linux são mais rápidos.
O FM é sempre a abrir em Wine :D
 
Para vos ajudar, fiz uma lista com os jogos que quero jogar no Ubuntu... Aqui vai:

1. S.T.A.L.K.E.R. - Shadow of Chernobyl
2. Call of Duty 4
3. The Elder Scrolls IV Oblivion
4. Counter-Strike Source
5. Team Fortress 2
6. Test Drive Unlimited
7. World of Warcraft
8. Crysis
9. Flight Simulator X Acceleration
 
Sinceramente discordo do que foi dito acima. Penso que - infelizmente - ainda não chegamos ao ponto em que podes apenas ter o linux, sem utilizar o windows.

Falaste no openoffice. É muito bom, mas o mundo não são rosas. Se abrires um documento word com muitos gráficos muito apertados entre si por exemplo corres o risco daquilo ficar tudo escangalhado...queres mesmo entregar um trabalho na faculdade em que os graficos estão todos desalinhados? Não me parece.

Falaste em jogos. Os emuladores são muito bons e tal, mas terás sempre uma perda de performance que pode chegar aos 30%. Queres deitar fora assim até 30% dos teus recursos? Não me parece.

Isto não quer dizer que o linux não possa ser o teu Sistema Operativo principal, antes pelo contrário! O ubuntu 8.04 é um excelente SO cheio de features e com muitas vantagens. Mas por enquanto estás condenado a dedicar 10 GB ao windows. E qual é o problema? 10GB custam hoje menos de 10€ e fazer um dual-boot é extremanente facil. Se precisares de ajuda diz.
 
Eu dual-boot sei fazer na maior, mas tipo, já pensei nisso só o que me impede é que sempre que quiser jogar lá vou ter eu que reiniciar o PC para ir para o Vista... Acho que fica um bocado chato e perde-se sempre algum tempo...
 
Uso Linux a 100% mas confesso que não jogo...
Para já aconselho a não mexeres na partição do win, se bem q se eu fosse a ti tirava esse vista e fazia um downgrade para WinXP... do mal o menos :)
Como estava a dizer... e criavas uma partição para Linux, 10GB chegam e uma terceira para Backups, em fat32 ou mm ext3
Usavas o UBUNTU ULTIMATE e testavas o ubuntu mais virado para jogos, ja com o wine instalado com montes de programas e jogos a correr... e so meteres o cd original.

Depois diz-me o q pensas do ubuntu no jogos pls

OK???

email:
[email protected]
 
Uso Linux a 100% mas confesso que não jogo...
Para já aconselho a não mexeres na partição do win, se bem q se eu fosse a ti tirava esse vista e fazia um downgrade para WinXP... do mal o menos :)
Como estava a dizer... e criavas uma partição para Linux, 10GB chegam e uma terceira para Backups, em fat32 ou mm ext3
Usavas o UBUNTU ULTIMATE e testavas o ubuntu mais virado para jogos, ja com o wine instalado com montes de programas e jogos a correr... e so meteres o cd original.

Depois diz-me o q pensas do ubuntu no jogos pls

OK???

email:
[email protected]


Ok, então eu se for para o Ubuntu, com dual-boot ou não, eu depois digo qualquer coisa para o teu mail... Agora só mais uma coisinha... Então supostamento aquilo do Cedega que o DbC disse é mentira?
 
Já temos nesta secção um tópico sobre jogos em linux.
E lá verás os relatos que, para jogar jogos dx, linux não é o indicado. Não, não vais ter a mesma performance com wine/cedega, apesar que alguns correm relativamente bem. Existem jogos que correm nativamente em linux, mas não são sobre directx, mas sim opengl, como quake, unreal tournament ...
 
Por alguma razão existe .pdf

Não sei se isto é o sitio certo para esta discussão, mas enfim...

Isso pressupõe que é completemente indiferente entregar em pdf ou em doc, o que infelizmente nem sempre é o caso. Além disso se for um trabalho de grupo (a maioria, no meu caso) os outros colegas provavelmente não terão openoffice, e tu vais ser obrigado a usar o da MS. Se não tiveres windows estás lixado.

Para que fique claro, não estou a defender (nem a atacar) o MS office ou o openoffice. Estou só a dizer que o openoffice tem coisas muito boas, mas compatibilidade total com .doc não é uma delas e estou a lembrar que a cota de mercado do ms word é praí 98%. É lamentável, mas é a realidade.
 
Para vos ajudar, fiz uma lista com os jogos que quero jogar no Ubuntu... Aqui vai:

1. S.T.A.L.K.E.R. - Shadow of Chernobyl
2. Call of Duty 4
3. The Elder Scrolls IV Oblivion
4. Counter-Strike Source
5. Team Fortress 2
6. Test Drive Unlimited
7. World of Warcraft
8. Crysis
9. Flight Simulator X Acceleration

com essa lista esquece!

digo te mais.. o Crysis vai se tornar uma enorme dor de cabeça.. já o é em windows quanto mais emulado num layer mais "á superfície" do que no Windows

Depois como já disseram nem tudo é rosas.. e eu mesmo já estive a equacionar deixar o windows..

mas o melhor facto que cheguei foi que o melhor é termos uma partição light com o Win..

btw, office 2007@ linux:
http://wine-review.blogspot.com/2007/08/microsoft-office-2007-on-linux-any-time.html

deu me jeito dado que já não passo sem este!
 
Bem, parece que vou ter de ser forçado a ficar no Windows, pelo menos enquanto o Linux não estiver mais compatível... Obrigado na mesma pessoal!
 
Não são os sistemas que se têm me moldar aos utilizadores, mas os utilizadores aos sistemas.
Linux está compatível q.b. agora não há milagres em programas, neste casos, jogos feitos exclusivamente em directX.
Os utilizadores é que devem sentir a necessidade... Não há milagres...
 
Bem, parece que vou ter de ser forçado a ficar no Windows, pelo menos enquanto o Linux não estiver mais compatível... Obrigado na mesma pessoal!

Mas compatível com o que? Como é que tu sabes se GNU/Linux é ou não compatível com APIs que são fechadas e propriedade privada de uma empresa que não tem nenhum interesse em porta-la para outra plataforma? E o kernel é que tem que ser compatível com as APIs ou com os jogos, ou os jogos e as APIs é que tem que ser compatíveis com o kernel?
Isto há coisas..
 
Eu dual-boot sei fazer na maior, mas tipo, já pensei nisso só o que me impede é que sempre que quiser jogar lá vou ter eu que reiniciar o PC para ir para o Vista... Acho que fica um bocado chato e perde-se sempre algum tempo...


podes sempre seguir este tutorial para instalar vmware no linux:

http://www.linuxnarede.com.br/artigos/fullnews.php?id=190

eu tambem quando tiver com mais paciencia vou seguir isso à risca porque se conseguir instalar é em grande....assim meto o windows a correr em maquina virtual em linux para uns desenrasques....

o vmware encontras para sacares na pagina do vmware e é gratuito para linux.....se nao encontrares eu procuro o link onde saquei...e depois posto aqui

cumps!!
 
Mas VMWare (salvo VMWare Fusion, que não existe para GNU/Linux) emula uma placa gráfica. Logo, nada de jogos daqueles lá dentro.
 
Para jogos mais vale correr o vista como está.

Para MS Office ou outros programas, o emulador virtualbox serve perfeitamente e deixa correr as aplicações do windows em modo "seamless", ou seja, a janelas dos programas em windows (media player, IE, etc..) "saltam" para o teu desktop. (também é possível correr o Office 2007 em linux mas não sei se vale sequer o esforço: http://wine-review.blogspot.com/2008/03/office-2007-on-linux-with-wine-install.html)

Permite também partilhar pastas entre Windows / Linux ou usar o windows em si sem precisares de reiniciar a máquina.

Pessoalmente, vejo o ubuntu como um sistema operativo focado no futuro e a versão 8.04 prova isso mesmo.

Se tiveres uma placa gráfica e correres o Compiz-Fusion ficas mimado com um interface gráfico extraordinário: http://youtube.com/watch?v=ZxfSwzhSn1c

Depois torna-se difícil voltar a usar o desktop do windows.

O pessoal que usa Mac está bem habituado a lidar com máquinas virtuais para correr o windows para jogos e programas específicos, mas mesmo assim os mac's tornam-se bastante limitados porque a maioria do software disponível é comercial o que significa voltar ao reino das serial's e versões piratas.

O OpenOffice pode não ter a mesma qualidade do MS Office mas é oferecido de boa vontade e funciona muito bem para a grande maioria dos documentos que precisas, não tens de pagar licenças nenhumas ou usar serials fisgados na net.

É triste que a Microsoft entre outras empresas leve tanta gente a ficar rotulada como "pirata" e é por isso que neste momento evito os produtos comerciais "típicos" a favor dos gratuítos.

Se houver mais gente a divulgar este tipo de alternativas até os fabricantes de jogos decerteza que começarão a dar suporte para estas plataformas. (como é o caso dos drivers neste momento)

No ubuntu existe maior variedade de escolha e podes mudar o aspecto do desktop por completo. Até o podes levar/instalar na tua pendisk se assim quiseres para correr noutras máquinas.


Melhor que todo o resto - é gratuito.
 
Back
Topo