Vale a pena instalar o Ubuntu para ficar com ele de vez neste momento?

Falo por experiência própria, que já utilizei o método dual-boot e rapidamente me deixei do linux.
É tudo muito bonito, parece que se está a tornar na alternativa da moda, mas nem tudo são rosas.
A verdade é que depois de um dia de trabalho, ou na faculdade a fazer trabalhos, vir para casa significa descontraír / jogar. E jogar = Windows.
Emuladores são bonitos, mas as perdas de performance estão sempre presentes. E assim, não compensa pois nao se tira proveito do jogo, perdendo mesmo a vontade para jogar.
Agora... se tens o windows vista só para poder correr o crysis com dx10 .... estás a sacrificar um pouco o resto dos jogos.

Na minha opiniao, já que equacionas um dual boot, poderias faze-lo entre XP e Vista (se queres mm o dx10).

Quem usa linux, sente verdadeiramente a necessidade de o fazer e está ciente de todas as potencialidades. E nem sequer equaciona com o factor jogos. Porque se é para trabalhar, não se vai estar a perder tempo a jogar.
Se só vais instalar o linux para mostrar o compiz aos amigos, é uma verdadeira perda de tempo.
Até porque em modo de "produção", as mariquices gráficas chegam a atrapalhar. Já as tive, e voltei ao modo inicial, porque me chateava tanta mariquice. Queria era rapidez e poucas coisas a atrapalhar.

Depois, deixei de precisar de trabalhar, e o uso do linux diminuíu tanto, que deixei de o usar.


Se o problema é a pirataria ... nao me venham com histórias que o linux corre office's e afins. É pirataria na mesma. Por isso, podem usar windows.
Quem acha que o linux é um sistema sem falhas, posso dizer que na minha experiencia, tanto encrava um como encrava outro (comparativamente a XP-SP2 / Ubuntu).

Só tens é de pensar no que realmente queres fazer.
 
Acho que depende de cada um essa pergunta.

Eu já não uso SO Windows a quase 2 anos, a não ser raras expecções em que é necessário alguma software que não funciona no Wine e é preciso para uma cadeira na faculdade.

De resto a minha vida faz-se toda a volta de Linux e não tenho vontades de voltar para windows :)
 
Deixa cá ver se eu percebo o problema:
Vou à loja e compro um jogo (um qualquer) e na caixa diz: "Requisitos: MS Windows XP ou MS Vista".
Chego a casa e vá de instalar no sistema operativo Linux.
Das duas uma: ou eu sou muito burro e não leio o que diz na caixa, ou estou disposto a correr o rsico do jogo não funcionar no sistema para o qual não foi concebido.
Se o jogo funcionar no Linux isso é um bónus, não uma obrigação da comunidade que se 'entretém com estas coisinhas'.
Se o fabricante se está na tintas para outro sistema operativo que não seja MS, que obrigação ou responsabilidade têm aqueles que trabalham e que gostam de Linux?

Nestes casos, o problema está mesmo entre a cadeira e o teclado.
 
só uma pequena observação, que nada tem de relacionado com o assunto do tópico...

Confesso que é com alguma estranheza que vejo o Ubuntu a tornar-se num fenómeno de massas.
Atenção que nada tenho contra o linux.
Mas acho que com o facilitismo que está a ser introduzido pelo Ubuntu e suas politicas, a essência do linux perde-se um pouco, dado que se está a encaminhar para o mesmo que o windows... faz tudo, agrada a todos, mas poucos se apercebem verdadeiramente do que corre por trás do gnome ou do kde.

É muito facil usar uma distro que ja traz firmwares para tudo e mais alguma coisa, só porque as compram para a sua inclusão.
Mas no meio disto tudo..... voltamos a ficar com um SO completamente user-friendly, que faz tudo sozinho e os utilizadores mais comodistas continuam na mesma sem perceber minimamente o que acontece verdadeiramente.

O linux é bom. É estavel. É seguro.A unica coisa que pode estragar isto, é mesmo o facilitismo que os utilizadores procuram.

Just my 2 cents.....
 
slack_guy disse:
nah... há mais (muito mais) Linux para além do Ubuntu.
Para mim, para ti e para alguns outros há. Para muita gente há "o Windows o Macintosh e o Ubunto" [sic].
Concordo com a opinião do Corpsegrinder.
 
Epa não percebo uma cena,falam em mudar para linux,mas depois dizem que não podem porque não se pode correr o jogo x,ou não se pode fazer a cena y,então e o resto?!?!?Não conhecem dual boot?
Há coisa de um ano comecei com o ubuntu,sempre mantive o ruindows,volta e meia lá preciso dele,agora ter de usar windows a 100% do tempo so porque linux não faz uma ou duas coisas tão bem,no way!
Até ver uso ubuntu para ai 98% do tempo que passo no pc, e satisfaz me plenamente,já os 2% de tempo que tenho que estar no windows (office (ainda não me dei ao trabalho de o instalar no ubuntu) e quando estou a usar bateria (no windows tenho undervolt acentuado,também ja tive undervolt no 7.10,no 8.04 julgo ainda não ser possivel) são uma dor...
 
skinnie... o teu ponto de vista até é valido, e como tal, o dual boot foi algo já sugerido (e bem).

Agora, falando do ponto de vista do "gamer", que acho que ele é, é capaz de ser um bocado cansativo andar a fazer reboot sempre que dá vontade de jogar qualquer coisa (e se ele for um "viciado" ... vai andar a fazer 30 reboots por dia???).

Daí, o dual-boot poder cansar um pouco e gradualmente fazer perder o interesse.


...

Agora, desculpa lá, se nao usas ubuntu 100% do tempo, é porque nao te "satisfaz plenamente".
 
skinnie... o teu ponto de vista até é valido, e como tal, o dual boot foi algo já sugerido (e bem).

Agora, falando do ponto de vista do "gamer", que acho que ele é, é capaz de ser um bocado cansativo andar a fazer reboot sempre que dá vontade de jogar qualquer coisa (e se ele for um "viciado" ... vai andar a fazer 30 reboots por dia???).

Daí, o dual-boot poder cansar um pouco e gradualmente fazer perder o interesse.


...

Agora, desculpa lá, se nao usas ubuntu 100% do tempo, é porque nao te "satisfaz plenamente".


Satisfaz,simplesmente há features das quais necessito que das duas uma,ou ainda não tive tempo das implementar no ubuntu,como e o caso do office 2007 (embora goste bastante do openoffice) ou ainda estão em desenvolvimento como é o caso do módulo de undervolt.
Tenho o windows só mesmo por causa da universidade,nunca sei quando não vai surgir um programa que seja mais complicado por a funcionar no ubuntu...
 
Tenho o windows só mesmo por causa da universidade,nunca sei quando não vai surgir um programa que seja mais complicado por a funcionar no ubuntu...


:007: para mim, uma razão mais válida que qualquer outra!


Eu cá não quero que me interpretem mal.
Não sou defensor de nada em especial. Apenas acho que se usamos algo, por mais insignificante que esse uso seja, estamos a tirar proveito desse algo. E como tal, não se devia dizer mal das coisas, porque no fundo até nos fazem jeito.
 
Se só vais instalar o linux para mostrar o compiz aos amigos, é uma verdadeira perda de tempo.
Até porque em modo de "produção", as mariquices gráficas chegam a atrapalhar. Já as tive, e voltei ao modo inicial, porque me chateava tanta mariquice. Queria era rapidez e poucas coisas a atrapalhar.
Há quem diga que "dá mais jeito porque dá para organizar as janelas por workspaces e não sei quê". O KDE sempre teve virtual desktops. Nunca foi necessário um cubo estúpido para organizar as janelas para trabalhar melhor. Quando se organizam as coisas mas se perdem preciosos milisegundos porque está a animação "bonitinha" do cubo a rodar, ou a janela a minimizar ou maximizar ou pior ainda, não ajuda nada no trabalho.
Se o problema é a pirataria ... nao me venham com histórias que o linux corre office's e afins. É pirataria na mesma. Por isso, podem usar windows.
Grande ponto. "Ah o <insert commercial software here> dá para correr no wine". Pois, mas é preciso pagá-lo... Onde está o espírito do software livre nisto? Não acho que este seja um argumento que ajude o Linux.
Das duas uma: ou eu sou muito burro e não leio o que diz na caixa, ou estou disposto a correr o rsico do jogo não funcionar no sistema para o qual não foi concebido.
Nestes casos, o problema está mesmo entre a cadeira e o teclado.
Acho que isto ajuda a explicar um pouco isso:
[...]com o facilitismo que está a ser introduzido pelo Ubuntu e suas politicas, a essência do linux perde-se um pouco, dado que se está a encaminhar para o mesmo que o windows... faz tudo, agrada a todos, mas poucos se apercebem verdadeiramente do que corre por trás do gnome ou do kde.

Depois, deixei de precisar de trabalhar [...]
lol, também queria deixar de precisar de trabalhar.
 
tambem queria instalar o ubunt mas tenho medo que fique muito lento com os dois sistemas tenho o xp instalado acho que o ubunt é um pouco complicado :joker:que me dizem é ou não é :D
 
Complicado?

Talvez ao inicio.

--------

Acho que a melhor forma de conhecer o Ubuntu é através de um amigo que te guie ou demonstre como funcionam as coisas e como pões a correr os programas que precisas.

Eu sempre tive alguma antipatia pelo linux em geral (desde 1997..), mas com o Vista tive de literalmente medir a quantidade de antipatia que sentia por ambos e acabei por instalar o Ubuntu.

Uma das primeiras coisas que fiz foi tornar o ambiente de trabalho o mais parecido possível com o XP, usando o tema de janelas do Zune e corria em Wine ou VirtualBox os programas que sempre me habituei a usar.

A partir do momento em trabalhava tal como o fazia no XP, comecei pouco a pouco a descobrir o potencial do linux e posso afirmar que me tenho divertido bastante a aprender um pouco mais à medida que vou explorando outras funcionalidades.

-------

Neste momento já não uso o zune, encontrei outros temas que gostei mais. Não ligues ao pessoal que diz que é complicado ou coisas do tipo que o compiz só atrapalha.

O que importa é que te divirtas e aprendas algo novo, experimenta.

:)
 
tambem queria instalar o ubunt mas tenho medo que fique muito lento com os dois sistemas tenho o xp instalado acho que o ubunt é um pouco complicado :joker:que me dizem é ou não é :D

Instalas numa máquina virtual (Vmware server é grátis ) e experimentas aí.
Se te deres bem instalas no disco, se não, é só apagares o ficheiro e não pensas mais no assunto.
 
Eu embora goste muito do GNU/Linux também continuo com o XP no desktop para jogar, se já no Windows tenho 30 fps no Wine então era giro :P

Eu se por um lado concordo que o Ubuntu é facilistista, por outro já me resignei a facto de que ninguém o vai usar se não assim for, e pode ser que as outras distros saiam beneficiadas de uma maior projecção do Linux (mais jogos, melhores drivers, etc).
Eu no Linux também comecei pelo Mandrake com Gnome, hoje só uso Debian com o Awesome e quase não toco num gestor de ficheiros (quase tudo pela consola/terminal).

Usar Wine é normalmente uma perda de tempo. Se é para usar um programa único normalmente é melhor uma VM, e se for para jogar dual-boot.
Mas isso do OpenOffice a verdade é que é raro ele formatar mal, normalmente fica bastante "direitinho", principalmente se tiver poucas imagens, mas também se tiver muitas se calhar não é de um Office que precisas.
Eu actualmente faço quase todos os trabalhos/relatórios para a faculdade em LaTeX, converto para pdf e fica excelente, com imagens e tabelas e whatnot.
 
Back
Topo