1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Vale a pena Raid0 com Seagate Barracuda 500 GB 32 MB

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Rexobias, 22 de Abril de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 1070)

  1. Rexobias

    Rexobias Power Member

    Olá malta.

    Recentemente obtive um disco Seagate Barracuda 500 GB 32 MB pois o meu anterior pifou. A verdade é que só após este triste (ou nem por isso) acontecimento fez-me recordar do modo Raid0 que nunca usei e a minha Board possui.

    Estou a pensar em arranjar um novo disco.

    A minha questão é a seguinte: Vale a pena obter mais um Seagate Barracuda 500 GB 32 MB e ligar o mesmo em Raid0 com o meu actual?!

    Fico deliciado com os Raptor e suas velocidades, mas os seus preços são proibitivos para mim (tendo em conta a relação preço/tamanho). Com o Raid0 aumento o desempenho e tendo em conta a minha máquina e o facto de já ter um disco desses acaba por ser a melhor opção, não é?!
     
  2. [eXe]

    [eXe] Power Member

    Boas
    De facto a performance aumenta bastante, mas como o teu disco anterior pifou, se um desse discos em Raid0 tambem pifar perdes os dados todos (penso eu)

    Cumpz
     
  3. José Alberto

    José Alberto Power Member

    O RAID0 é excelente mas recomendo uma unidade em separado para backup dos dados (porque nunca se sabe). Já me aconteceu ter perdido o RAID0 mas fui avisado com alguma antecedência pelo programa Intel Matrix Storage Console e deu tempo de guardar as coisas. Tive sorte.
     
  4. Rexobias

    Rexobias Power Member

    O anterior pifou por burrice minha - após uma desfragmentação que não devia ter sido feita, fiquei com sectores que não davam para ler (se calhar o disco ainda está bom, basta formatar).

    Assim que puder lá vou colocar o Raid0 :D

    De qualquer maneira, os problemas com o Raid0 não são muito frequentes pois não?!
     
  5. kzip

    kzip Power Member

    Nunca ouvi falar de desfragmentações que avariam discos.:D

    O raid 0 é bom para aumentar a performance, mas o reverso da medalha é a fiabilidade.
    Ao montares 2 discos em raid 0 estás a duplicar a probabilidade de perderes dados por avaria.
     
  6. Rexobias

    Rexobias Power Member

    Por acaso deixei o disco a desfragmentar durante a noite (o disco não era desfragmentado há muito tempo e estava cheio demais). Quando acordei ainda estava a desfragmentar e o disco estava a fazer um ruido muito estranho. A partir desse momento ficheiros que antes estavam bons não davam para abrir - estava sempre a obter erros por redudancia ciclica.
     
  7. [eXe]

    [eXe] Power Member

    Experimenta a formatalo, se ainda estiver bom pode servir perfeitamente para backups.

    Cumps
     

Partilhar esta Página