Vale a pena trocar de monitor? O que se ganha e perde?

adec_12

Power Member
Bom dia, tenho um amigo que me pediu uma opinião, mas como não tenho conhecimento suficiente, gostaria de saber a vossa opinião.
Gráfica NVIDIA 1070, monitor ASUS 1080p 24 pol 120hz. Pretende jogar com resoluções maiores a 144 hzz. Vale a pena a troca do monitor uma vez que a gráfica suporta resoluções superiores? Corrijam me se estiver enganado:
Ganha: aumento da visualização da imagem, mais detalhe com maior resolução
O que perde: jogo ficará mais pesado exigindo mais da máquina e diminuindo a performance online...
 
Correcto.
Aumento da resolução puxa mais pela placa e acima de 1080p, depende dos jogos, talvez o que ganha em qualidade de imagem não compensa o que perde um fluidez.
 
Depende do tipo de jogos que queres jogar. Se forem puxados e quiseres aumentar a resolução, vai ser difícil. Se forem jogos recentes ou que puxem pela gráfica, para ter fps que usem os hz do monitor teria de jogar com os gráficos no mínimo ou médio. Na minha opinião não vale a pena, a não ser que invista numa gráfica. E também eu a pensar num upgrade de resolução e hz, a gráfica ficava por 400 e tal numa 3060 ti (QUANDO O PREÇO ETHEREUM CRASHAR) e num monitor acho 4k ou UHD não sei bem, com 144hz também por 400€ por isso é um investimento sério. Se fizer um upgrade barato não vale a pena a não ser que consiga vender bem o monitor actual e/ou arranjar uma boa promoção.
 
Esquece jogar o que seja a 144fps estáveis a 1440p com uma 1070. Vais ter que reduzir resolução.
Para 1440p 144hz+, RTX 3060ti/2080 super ou melhor.

E não fiques à espera que o preço do eth desça. E o problema não é só o preço do eth, é que tens outras moedas quase tão rentáveis como eth.
Eth só deve descer lá para Setembro ou até mais tarde.
 
Não deixa de ser curioso como é que uma gráfica com resolução máxima 7680x4320 a... 60Hz não consegue ser mais competente a 144hz a resolução 2048 x 1080, como é que se explica?
 
Suportar a resolução não significa que tenha condições de a aguentar em aplicações pesadas.
Até uma placa de gama baixa suporta resoluções elevadas.
No entanto quanto maior o peso mais lenta é.
 
Não deixa de ser curioso como é que uma gráfica com resolução máxima 7680x4320 a... 60Hz não consegue ser mais competente a 144hz a resolução 2048 x 1080, como é que se explica?

A resolução e refresh suportados tem a ver com a versão HDMI e DisplayPort da placa e não a performance da mesma.
Até as próximas gráficas integradas da intel que vão sair este ano suportam hdmi 2.1 e 4k a 120hz ou 8k a 60hz.
 
Sim, uma 1070 não vai conseguir aguentar jogos modernos a 1440p acima dos 100 fps, em regra. Absolutamente verdade.

Agora, vocês mudam de monitor a cada 2 anos, ou com a frequência que mudam de gráfica? Eu não...

Faz sentido comprar um monitor a pensar no médio prazo. Daqui a um ano (estou a especular, mas não me parece descabido) quando for para mudar de gráfica já tem monitor que permite desfrutar de FPS elevados a uma resolução superior.
Faz-me confusão comprar hardware a pensar exclusivamente no restante hardware presente. Para mim faz sentido ir fazendo updates que alavanquem futuros updates, para não ter de comprar tudo novo de uma vez para usufruir de todas os recursos do hardware.

É que um monitor 1440p também funciona a 1080p, não esquecer isso.
 
Sim, uma 1070 não vai conseguir aguentar jogos modernos a 1440p acima dos 100 fps, em regra. Absolutamente verdade.

Agora, vocês mudam de monitor a cada 2 anos, ou com a frequência que mudam de gráfica? Eu não...

Faz sentido comprar um monitor a pensar no médio prazo. Daqui a um ano (estou a especular, mas não me parece descabido) quando for para mudar de gráfica já tem monitor que permite desfrutar de FPS elevados a uma resolução superior.
Faz-me confusão comprar hardware a pensar exclusivamente no restante hardware presente. Para mim faz sentido ir fazendo updates que alavanquem futuros updates, para não ter de comprar tudo novo de uma vez para usufruir de todas os recursos do hardware.

É que um monitor 1440p também funciona a 1080p, não esquecer isso.
Utilizar um monitor 1440p a funcionar a 1080p traduz-se em que na visualização da imagem?cBarras laterais ou maior tamanho do objeto?
 
Back
Topo