1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Vale a pena...? [updated (post nº25)]

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por ASUS_SUPPORTER, 29 de Dezembro de 2007. (Respostas: 26; Visualizações: 1449)

1. ASUS_SUPPORTER

ASUS_SUPPORTER [email protected] Member

Boas,
    Tenho andado a ver preços de CPU's da Intel e gostaria que me esclarecessem numa pequena dúvida que tenho:
    -Intel Core 2 Duo E4500 --> 112.00€
    -Intel core 2 Duo E2160--> 75.60€.
    ----------------
    Caso nº1(E2160 vs. Pentium D820)
    Eu tenho um Pentium D820 e gostaria de saber se vale a pena trocá-lo por um E2160 que tem 1 MB de cache, enquanto que o Pentium D820 tem 2 * 1MB de cache (2* Prescott), 1.8 GHz ennquanto que o meu Pentium D820 tem 2.8 GHz e 800MHz de FSB (o meu Pentium D820 também tem 800 MHZ)
    Conclusão:
    -O E2160 tem uma arquitectura de 65 nm enqunto que o Pentium D820 tem a arquitectura de 90 nm;
    -Em termos de velocidade, o E2160 tem 1.8 GHz e o D820 tem 2.8 GHz;
    -Em termos de cache o E2160 tem 1MB de cache enquanto que o D820 tem 2*1MB=2MB
    -O FSB é igual nos dois (800MHz)
    Compensa comprar o E2160, visto que ele perde em velocidade e em cache?
    --------------
    Caso nº2 (E4500 vs D820)
    -O E4500 tem 2.2 GHz e o D820 tem 2.8 GHz.
    -O FSB é igual nos dois (800 MHz)
    -A cache é igual em ambos os CPU's (2 MB)
    -A arquitectura do E4500 é de 65 nm e a do D820 é, como já vimos anteriormente, de 90nm
    Este CPU (E4500) é mais caro do que o E2160 mas em termos de specs, já se aproxima mais do D820 excepto na velocidade, mas a arquitectura é de 65nm no E4500 enquanto que o do D820 é de 90nm, acabando por compensar a menor velocidade do CPU, ficando assim com um desempenho semelhante.

--//--
    Para ter um melhor desempenho...
    ...qual destas opções escolheriam?
    -Deixar estar o Pentium D820;
    -Comprar um E2160;
    -Comprar um E4500;
    O objectivo desta questão é para eu ver se compensa deitar o meu D820 "ao lixo".
    Se mudar par um dos Core 2 Duo fico a ganhar em termos de desempenho?

Agradeço sugestões.
    Obrigado e desculpem a extensão deste texto.:)

Última edição: 19 de Janeiro de 2008
  2. technon

technon Power Member

Boas,

os Dual Core e Core 2 Duo teem arquitecturas e processos de fabrico diferentes. Nao se podem comparar baseando apenas nos mhz's.

A melhor opção aí seria um Core2Duo E4500.

cumps

3. Romani48

Romani48 Power Member

1 coisa.. para que é o PC?

onde o vais montar?

eu trocava sem sombra de duvida alguma para C2D...
    mas se tivesse uma board jeitosa e não fosse usar o PC para (apenas) aplicações multimédia SUPER exigentes, ia para o E2xxx e depois fazia lhe OC

se não E4xxx que tem mais 1Mb de Cache..

4. ASUS_SUPPORTER

Eu montaria o CPU na minha board actual e o pc serviria para jogar FSX (consigo jogar perfeitamente com o D820) e para cenas básicas (messenger, internet, etc)

5. Romani48

Romani48 Power Member

recomendava te mais rapidamente uma mudança de board do que CPU

muito lento!
    Mau chipset para OC.. nada de especial

6. ASUS_SUPPORTER

Obrigado pelo conselho. Há alguma board até 120€ que sirva para OC e aumente o desempenho do meu PC?
    Já agora, os preço dos Core 2 Duo vai descer ou vai manter-se com a chegada dos Core 2 Quad Extreme?
    Obrigado

7. tonebiclas

tonebiclas Power Member

P5K............
    se kizeres duas graficas e DDR3 (o que nao me parece) tens a P5KC...................

mas a P5K é muito boa para OC, tens reviews aqui no forum, e custa cerca de 100€ nem isso
    eu apostava na P5K e no E21** e fazia-lhe um OC dito "jeitoso"

8. ASUS_SUPPORTER

A P5K parece-me ser muito boa.

9. ASUS_SUPPORTER

10. Romani48

Romani48 Power Member

diz o modelo.. que hoje o site da asus PT tem sido de doidos..

eu recomendaria a P5KR visto ter RAID no chipset.. coisa que a P5K normal não tem.. ou a P5K Pro

11. ASUS_SUPPORTER

Última edição: 30 de Dezembro de 2007
  12. ASUS_SUPPORTER

O que acham da P5KPL? É tão boa quanto a P5K?

13. reduto

reduto Power Member

ya também queria saber acerca disso,porque tou indeciso entre a P5KPL e a P5K.
    Acho que a P5K é melhor,mas acho também k a P5KPL não é má,só não sei é se a P5KPL será boa pa OC.

Qual a vossa opiniao?

14. ASUS_SUPPORTER

A minha board actual tem alguns condensadores um bocado tortos/inclinados (não estão inchados). Isto de os condensadores estarem um bocado tortos, implica algum perigo ou menor desempenho (ou what else) para o PC?
    Cumpz

15. ShadeX

ShadeX Power Member

A L/L-E não têm nada a ver. Habituem-se a não olhar para o modelo e sim para as especificações técnicas.

BAsicamente estão a querer comparar o G31 com o P35, e não tem nada a ver...

Quanto aos condensadores inclinados, depende. Se têm mesmo fios ou se são surface mounted. Se tiverem fios, podem inclinar à vontade, desde que os fios não toquem em nada. Se são surface mounted só podem inclinar um pouco antes de acontecer uma de duas coisas, ou saltam arrancados da mobo ou começam a esmagar a mobo (menos comum mas já vi...). Agora, tudo depende do grau (literalmente :P) de inclinação. Se estão mais a caminho dos 45º que da perpendicular tens um problema...

Última edição: 31 de Dezembro de 2007
  16. Jorge Paiva

Jorge Paiva Power Member

Mas vais fazer overclock? Se sim, a proposta do Tonebiclas e do Romani duma P5K é excelente. Mas se não for essa a tua verdadeira intenção, então o chipset da Via serve perfeitamente. Ou seja, em default, sem overclock, mudando apenas a motherboard, não vais sentir praticamente nada. Mas se em vez de mudar a motherboard, mudares o processador e a DDR2, para um kit de 2GB (pode ser 800MHZ), vais notar um salto de performance astronómico. Mais tarde, mudas a motherboard, quando as P5K estiverem mais baratas :)

17. ASUS_SUPPORTER

Os condensadores são de fios mas estão puco inclinados (muito menos que 45º), então não há problema.
    Vou fazer overclock. MAs vou esperar até abril, para juntar mais €€ e depois posso comprar tudo de uma só ves (ram, CPU e MB)
    Obrigado.

18. reduto

reduto Power Member

Mas dá para fazer uns OC razoáveis na mesma com a P5KPL ou nao?

19. reduto

reduto Power Member

..............

Partilhar esta Página