Vale apena trocar a d3300?

trupe

Power Member
Boas, tenho uma nikon d3300 com kit lens e a 35mm.

Serve para o que quero, mas é muito volumosa e começo a dar conta de muitas coisas que a maquina não tem e agora preciso.

A maquina serve apenas para ferias e trabalho, visto que sou arquiteto, preciso e uma grande angular.

OU compro uma grande angular para a nikon, OU estava a pensar vender e compar a sony a7II ou a fuji x-t2 (sim eu sei que uma é full frame e a outra não).

Numa vertente de mais barato, pensei na x-t20

O que acham, valerá apena o investimento?



  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar? Máquina e lente kit
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? 1000€ ou menos , UGA é a parte(400).
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar? paisagens rurais e urbanas e interiores de edifícios, e um retrato ou 2.
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?exterior e interiores mal iluminados
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo? aficionado
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? D3300+kit lens + 35mm
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos? telemovel :)
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar? no mais barato e de confiança
 
Última edição:
Depende

Quais são as coisas que precisas e que a D3300 não tem?

Preenche pf o questionário de recomendações de equipamento que se encontra nesta secção e adiciona aqui as respostas, isso vai ajudar.

No entanto adianto-te já que não reduzirias tamanho em Sony. A D3300 é uma DSLR, mas é um dos modelos mais compactos do mercado;)
 
Depende

Quais são as coisas que precisas e que a D3300 não tem?

Preenche pf o questionário de recomendações de equipamento que se encontra nesta secção e adiciona aqui as respostas, isso vai ajudar.

No entanto adianto-te já que não reduzirias tamanho em Sony. A D3300 é uma DSLR, mas é um dos modelos mais compactos do mercado;)


O que começo a notar é a falta de um display melhor e maior, um viewfinder que mostrasse o desfoco real, um display que poda rodar e inclinar e ultimamente tenho gostado de ver todas as funções no exterior e visiveis como nas fuji. E a lente de kit 18-55 da nikon não é grande coisa (muita distorção, pouco sharp).
 
É assim, tanto numas como noutras, o ocular e a live view, enquanto estás a olhar através deles, tipicamente estão a trabalhar e a dar-te uma perspectiva na abertura máxima da lente. Isto garante à câmara o melhor desempenho de focagem possível (chega mais luz ao sensor de focagem, logo, é mais fácil focar assim). Isto é assim em todas.
Depois tens é as funções de pré-visualização da profundidade de campo, em que carregas num botão e a câmara fecha o diafragma da lente para a abertura que selecionaste, para tu veres o resultado. Tenho ideia que a tua D3300 não tem esta função, mas grande parte das câmaras têm.
Essa é a opção mais básica e mais fácil de encontrar.

Agora com as mirrorless, algo que muitas incluem, são funções de focus peaking, que te apresentam no display algo que te permite perceber qual parte da foto está em foco, e qual não está. Há vários métodos, dependendo das câmaras. Algumas contornam a verde ou vermelho as zonas, outras fazem zebra lines, etc.
Mas nem todas as mirrorless têm esta função, e penso que nestes valores nenhuma tenha.
Para todos os casos, convém lembrar que, ao usar a função de pré-visualização da profundidade de campo, a lente vai fechar o diafragma, e o ocular e a live view vão ficar mais escuros, podendo ou não dar para ver o que queres, dependerá da iluminação ambiente.

Agora, falando noutra parte, disseste que equacionas uma lente UGA.
É assim, se metermos uma UGA ao barulho, provavelmente ficas já com os sistemas full-frame excluídos, porque as UGA's mais baratas para FF costumam limpar-te logo metade do orçamento, e provavelmente já a comprar nos usados.
Outra coisa, uma UGA não é propriamente uma lente que te vai dar perspectivas isentas de distorção, se calhar até é mais o contrário. Podem ou não ter muita distorção em forma de barril à medida que fazes zoom, isso vai sempre depender do modelo da lente, mas garantidamente todas vão influenciar a perspectiva que dás nas fotos. Uma das maiores características, ou recursos, das lentes UGA é precisamente a capacidade de exagerar as linhas de composição das fotos.

Mais outra coisa: na tua 18-55mm, o mais wide que tens é o equivalente a 27mm em full-frame. Ora a lente de kit da Sony, por exemplo, é a 28-70mm.

E ainda mais outra: lentes UGA que sejam bem sharp são caras, pois são difíceis de conceber. A Canon, por exemplo, tem para APS-C a muito bem sucedida 10-18mm, que é uma lente óptima de usar e acessível, mas nos cantos e no lado mais wide ela perde bastante qualidade.


Bom, vou deixar os problemas e passar às soluções. E vou só falar de material novo, sem usados.

Então é assim, eu sou da opinião que em mirrorless é difícil encaixar câmara + lente de kit + lente ultra-wide, a menos que se vá para as gamas mais baixas.

Nas gamas mais baixas, a minha sugestão passaria por um kit Canon EOS M50 + adaptador + lente de kit 15-45mm, e depois uma Canon EF-M 11-22mm, ou adaptar uma EF-S 10-18mm (a que ficasse mais barata, das duas), e para os retratos adaptavas uma EF 50mm f/1.8. Pronto, feito, faz tudo e é pequeno, mas estas lentes UGA são da gama mais baixa.


As Canon têm todas a função de preview da profundidade de campo, desde as mais baratas, algo que não acontece na Nikon. É essencialmente por isso que estou a ir para Canon aqui.

Subindo a gama da lente UGA, provavelmente teríamos que abdicar da 50mm para os retratos. Basicamente sugiro a mesma câmara, com o adaptador e a mesma 15-45mm, mas para lente UGA a Tamron 10-24mm. Em dias de promoções talvez dê para encaixar tudo nos 1000€.

Se, por outro lado, ponderares abdicar da lente UGA, então aí podes pensar em substituir a lente de kit por outra melhor, no entanto, dentro do orçamento, acho que só arranjas lentes dessas para DSLR (tipo a Sigma 17-50mm f/2.8), não para mirrorless, e perdes logo na questão do tamanho, não só do corpo da câmara (como disse antes, a D3300 é uma das reflex mais pequenas do mercado), como também das lentes, que são bem maiores.

Ou seja, de certa forma, acho que em termos de lente standard, para os requisitos que dizes, tem mesmo que ser uma lente de kit.

Por último, numa perspectiva mais simplista, sem UGA, sem espelhos, e sem lente para retratos, então sim, Sony a7 ou a7II com lente de kit 28-70mm. Às vezes a a7ii fica em promoção a 1000€.
É pequeno e pode fazer o que dizes, mas lá está, ficas na mesma em lente de kit, ligeiramente mais curta do que a que tens agora, e não vais ter orçamento para encaixar mais nenhuma lente, seja UGA ou para retratos.
 
É assim, tanto numas como noutras, o ocular e a live view, enquanto estás a olhar através deles, tipicamente estão a trabalhar e a dar-te uma perspectiva na abertura máxima da lente. Isto garante à câmara o melhor desempenho de focagem possível (chega mais luz ao sensor de focagem, logo, é mais fácil focar assim). Isto é assim em todas.
Depois tens é as funções de pré-visualização da profundidade de campo, em que carregas num botão e a câmara fecha o diafragma da lente para a abertura que selecionaste, para tu veres o resultado. Tenho ideia que a tua D3300 não tem esta função, mas grande parte das câmaras têm.
Essa é a opção mais básica e mais fácil de encontrar.

Agora com as mirrorless, algo que muitas incluem, são funções de focus peaking, que te apresentam no display algo que te permite perceber qual parte da foto está em foco, e qual não está. Há vários métodos, dependendo das câmaras. Algumas contornam a verde ou vermelho as zonas, outras fazem zebra lines, etc.
Mas nem todas as mirrorless têm esta função, e penso que nestes valores nenhuma tenha.
Para todos os casos, convém lembrar que, ao usar a função de pré-visualização da profundidade de campo, a lente vai fechar o diafragma, e o ocular e a live view vão ficar mais escuros, podendo ou não dar para ver o que queres, dependerá da iluminação ambiente.

Agora, falando noutra parte, disseste que equacionas uma lente UGA.
É assim, se metermos uma UGA ao barulho, provavelmente ficas já com os sistemas full-frame excluídos, porque as UGA's mais baratas para FF costumam limpar-te logo metade do orçamento, e provavelmente já a comprar nos usados.
Outra coisa, uma UGA não é propriamente uma lente que te vai dar perspectivas isentas de distorção, se calhar até é mais o contrário. Podem ou não ter muita distorção em forma de barril à medida que fazes zoom, isso vai sempre depender do modelo da lente, mas garantidamente todas vão influenciar a perspectiva que dás nas fotos. Uma das maiores características, ou recursos, das lentes UGA é precisamente a capacidade de exagerar as linhas de composição das fotos.

Mais outra coisa: na tua 18-55mm, o mais wide que tens é o equivalente a 27mm em full-frame. Ora a lente de kit da Sony, por exemplo, é a 28-70mm.

E ainda mais outra: lentes UGA que sejam bem sharp são caras, pois são difíceis de conceber. A Canon, por exemplo, tem para APS-C a muito bem sucedida 10-18mm, que é uma lente óptima de usar e acessível, mas nos cantos e no lado mais wide ela perde bastante qualidade.


Bom, vou deixar os problemas e passar às soluções. E vou só falar de material novo, sem usados.

Então é assim, eu sou da opinião que em mirrorless é difícil encaixar câmara + lente de kit + lente ultra-wide, a menos que se vá para as gamas mais baixas.

Nas gamas mais baixas, a minha sugestão passaria por um kit Canon EOS M50 + adaptador + lente de kit 15-45mm, e depois uma Canon EF-M 11-22mm, ou adaptar uma EF-S 10-18mm (a que ficasse mais barata, das duas), e para os retratos adaptavas uma EF 50mm f/1.8. Pronto, feito, faz tudo e é pequeno, mas estas lentes UGA são da gama mais baixa.


As Canon têm todas a função de preview da profundidade de campo, desde as mais baratas, algo que não acontece na Nikon. É essencialmente por isso que estou a ir para Canon aqui.

Subindo a gama da lente UGA, provavelmente teríamos que abdicar da 50mm para os retratos. Basicamente sugiro a mesma câmara, com o adaptador e a mesma 15-45mm, mas para lente UGA a Tamron 10-24mm. Em dias de promoções talvez dê para encaixar tudo nos 1000€.

Se, por outro lado, ponderares abdicar da lente UGA, então aí podes pensar em substituir a lente de kit por outra melhor, no entanto, dentro do orçamento, acho que só arranjas lentes dessas para DSLR (tipo a Sigma 17-50mm f/2.8), não para mirrorless, e perdes logo na questão do tamanho, não só do corpo da câmara (como disse antes, a D3300 é uma das reflex mais pequenas do mercado), como também das lentes, que são bem maiores.

Ou seja, de certa forma, acho que em termos de lente standard, para os requisitos que dizes, tem mesmo que ser uma lente de kit.

Por último, numa perspectiva mais simplista, sem UGA, sem espelhos, e sem lente para retratos, então sim, Sony a7 ou a7II com lente de kit 28-70mm. Às vezes a a7ii fica em promoção a 1000€.
É pequeno e pode fazer o que dizes, mas lá está, ficas na mesma em lente de kit, ligeiramente mais curta do que a que tens agora, e não vais ter orçamento para encaixar mais nenhuma lente, seja UGA ou para retratos.

Obrigado pela boa resposta, quando ao que irei gastar, a UGA era á parte dos 1000, pois tenho um orçamento separado para ela.

Tenho de pensar, pois não vou investir em vidro se depois vou mudar de sistema. A Fuji em termos de caixa agrada me,as a x-t2 nova vai para os 1200 com lente kit e usada andam a pedir 700 só pelo corpo, muito puxado. A opção Canon já tinha passado pela cabeça mas não sei se valerá apena a troca só para ter esses mais valias.

Já agora sabem onde comprar usado em Portugal com garantia? Eu até pensei comprar numa loja de renome inglesa de usados e ir lá buscar diretamente, ainda ficava com troços no bolso :-).
 
A minha sugestão para ti é saberes e partilhares aqui valor total que podes gastar, ou seja 1000€ + xxxx€ para a lente.

O valor que tens para a lente pode mudar tudo, se dás muita importância a uma boa UGA eu no teu caso escolhia primeiro a lente que fosse melhor para o que precisas, no final quase todas as máquina são boas para o que precisas e assim limitas logo a escolha da maquina escolhendo a melhor lente possível dentro do budjet.
 
A minha sugestão para ti é saberes e partilhares aqui valor total que podes gastar, ou seja 1000€ + xxxx€ para a lente.

O valor que tens para a lente pode mudar tudo, se dás muita importância a uma boa UGA eu no teu caso escolhia primeiro a lente que fosse melhor para o que precisas, no final quase todas as máquina são boas para o que precisas e assim limitas logo a escolha da maquina escolhendo a melhor lente possível dentro do budjet.

Boas, se eu for pelo UGA, acho que a a7ii full frame e uma UGA da Samyang é melhor, pois consigo um ângulo muito melhor do que um sensor cropado. Corrijam me se estiver errado.
 
A opção Canon já tinha passado pela cabeça mas não sei se valerá apena a troca só para ter esses mais valias.
As outras marcas também têm aquelas funções, em Nikon é que só estão disponíveis em gamas mais elevadas.
Eu aconselhei Canon maioritariamente pela questão do orçamento, ou seja, como acho que deu para perceber, montei o kit todo com aquele valor que falaste.

Mas sendo assim a coisa já muda de figura.

Boas, se eu for pelo UGA, acho que a a7ii full frame e uma UGA da Samyang é melhor, pois consigo um ângulo muito melhor do que um sensor cropado. Corrijam me se estiver errado.
Depende da lente. Por exemplo 10mm em APS-C dá-te o equivalente a 15mm em full-frame, que é bastante bom em termos de ângulo. Diz-se que a visão periférica do ser humano ronda os 22mm, por isso, aos 15mm, já consegues facilmente aquele efeito "wow" da UGA.
Visto que é para trabalho, eu sou da opinião que ficarás sempre mais bem servido com zooms do que com primes, até mesmo para compensares distorções, porque com a prime tanto podes ter que te distanciar, como podes ter que te aproximar muito e, com isso, podes prejudicar severamente a perspectiva daquilo que estiveres a fotografar.
É muito por causa desse tipo de trabalho que a Canon produz as lentes tilt-shift. São lentes prime, mas que conseguem compensar isso. Mas isso já é noutra liga, nem vale a pena.

Um sensor maior pode ajudar-te sobretudo na medida em que resolve mais detalhe, mas se os sacrifícios que ele implicar forem demasiados, é melhor olhar para APS-C. Não penso que a vantagem do sensor maior esteja tanto no ângulo, no teu caso, porque nos ângulos mais wide começas a ter as laterais das fotos esticadas.

Já agora sabem onde comprar usado em Portugal com garantia? Eu até pensei comprar numa loja de renome inglesa de usados e ir lá buscar diretamente, ainda ficava com troços no bolso :-).
Além deles, só tenho ideia duma ou outra lojinha física, mas das quais não tenho qualquer feedback, nem nunca sequer lá fui. Nessa loja que dizes eu costumo vender muita coisa (sem ser de fotografia), mas face ao preço a que eles costumam vender este tipo de material, eu normalmente opto por comprar novo em gray market.

Vi que editaste o valor do orçamento para incluir a informação da UGA. Penso que seria melhor um valor maior para uma UGA se for em full-frame, diria que 150 a 200% desse valor seria mais adequado, de forma a poderes encaixar nisso uma zoom. Há UGA's para APS-C mais caras do que isso.

Se considerarmos DSLR, mudo a minha sugestão para Canon EOS 6D, com uma 16-35mm f/4L para o trabalho, e uma 24-105mm (qualquer uma) para o resto. Tudo material usado, mas isto pode não caber tudo nos 1400€, depende dos valores. Em alternativa, a 17-40mm f/4L, mas a 16-35 é melhor opticamente. Mas isto é volumoso para as férias.

Se excluirmos de vez DSLR, então a minha sugestão vai para uma Sony a7 das primeiras, com a 28-70mm de kit, e depois uma 16-35mm f/4 para o trabalho. Penso que aqui pelo menos uma das coisas tenha que ser nos usados, se não, também não chega. Ou seja, é um kit parecido com o anterior, mas sem espelho.

Mas o mais fácil seria um bom corpo APS-C com uma lente de kit, e depois uma Tamron 10-24mm. Aí já dava para comprar tudo novo, e dava para encaixar um corpo bem mais evoluído, ainda que com um sensor mais pequeno.
 
Última edição:
O ideal com esse orçamento é saber mesmo que distancias focais necessitas para as fotografias de interiores e exteriores, se não conheceres ninguém com uma UGA podes sempre alugar uma Nikon 10-20 (deve ficar por 40€ para dois dias) ou semelhante e experimentar se estas distancias são boas para o que precisas.

Se sim segue o conselho do @m4ndr4ke em relação a uma camera APS-C e respectivas lentes.

Se vires que os 10mm em APS-C ainda são longos então tens de ir para fullframe.

Nota: Uma lente 10mm em APS-C é na realidade uma 15mm ou 16mm no caso da Canon, em fullframe dentro do teu budget consegues até 12mm.
 
De um arquiteto para outro, ao fim de muitos anos e muito experimentar, sinto que as UGA não são boas escolhas para fotografia de arquitetura. Distorcem demais, e não estou a falar de distorção de barril ou convexa. É mesmo a proporção que fica destruída. Falando em distâncias focais FF, na maior parte das situações eu não usaria algo abaixo dos 21mm. Aliás, poderia até viver só com os 24mm sem problemas. Já os 28mm (que tens hoje) começam a ser "curtos".

Quando fotografava com DSLR APS-C, tive durante muito tempo uma 15-30 que se portava muito bem (eq. a 22.5-45mm). Mais tarde troquei pela 12-24, que se traduzia numa 18-36 em FF, e comecei a sentir que os 18mm em algumas situações eram extremos.

Quando troquei para m4/3, arranjei uma Panasonic Leica 8-18 (equivalente a 16-36), e comecei a dar por mim a usar pouquíssimo a lente, pois embora seja fantástica, é demasiado extrema para fotografia de arquitetura. Acabei de a vender e estou num processo de upgrades sem saber bem se me mantenho nos m4/3 ou se mudo para outro sistema. Mas nas contas que estou a fazer e compras que estou a ponderar, vou-me manter para já com os 24mm apenas, podendo talvez mais tarde arrajar uma 20mm ou 21mm se sentir falta.

Vale o que vale, e como dizem os bife, Your Mileage May Vary... ;)

Quanto ao sistema em que pensas investir, cuidado com o que achas pequeno ou grande... pode ser uma surpresa. Se achas a D3300 grande, não tens muitas opções realmente mais pequenas que isso. Usa o site https://camerasize.com/compact/#509.36,679.359,579.393,ha,t onde podes comparar os tamanhos não só do corpo, mas das lentes que pretendes. E mesmo assim, recomendo que depois as experimentes na mão, pois algumas enganam muito. E presta atenção ao peso também!
 
Obrigada pelas opiniões, tenho muito que pensar, seja o que for o que decidir fazer, eu coloco aqui a informação.
Obrigada a todos pelo feedback.
 
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