Valerá a pena compar um placa de som dedicada?

John Dark

Suspenso
Boas!gostaria de saber se acham que vale a pena comprar uma placa de som dedicada simplesmente para ouvir música, e por vezes jogar uns joguitos (raramente), eu tenho a de som onboard, que no meu caso é uma realtek alc883 da board p5k se!as colunas são umas creative inspire t3030!
Se acharem k sim, que sugerem?
 
Última edição:
Eu acho que não.
Depende do € que se queira gastar e da placa....

Mas eu tenho uma board recente e já veio com sistema de som HD 8canais e tal..Nao uso para nada de especial mas ja deve ser equiparado a muitas placas de som.

ver que é que o resto do pessoal acha.

Cmpts
 
Uma placa de som é sempre uma boa compra se tens/vais comprar umas boas colunas e se dás importância à qualidade do som. Além disso, uma placa de som dedicada é também uma forma de aliviar o processador, na medida em que este já não tem de processar o som. Porém, uma boa placa de som não é barata e tendo em conta o teu sistema actual, acho que a gastar dinheiro nesse computador deveria ser noutros componentes.
 
Boas!gostaria de saber se acham que vale a pena comprar uma placa de som dedicada simplesmente para ouvir música, e por vezes jogar uns joguitos (raramente), eu tenho a de som onboard, que no meu caso é uma realtek alc883 da board p5k se!as colunas são umas creative inspire t3030!
Se acharem k sim, que sugerem?


boas, nos dias de hoje, praticamente, já não justifica investir dinheiro numa placa de som, as motherboards, já em com bons sistemas onboard, dependendo da marca , pode variar entre os 5.1 e os 8.1, que já é mais que bom para ligar um bom sistema de som se for o caso...

no entanto se for para ouvir umas musicas e um som rasoavel em jogo, isso é dinheiro desperdiçado, a onboard serve perfeitamente....

placas de som hoje, é só mesmo para ppl que necessite dela para trabalhos na area de audio, de resto, só se for para fazer fogo de vista, para dizer que teem, pois ter uma placa de som toda xpto para fazer o mesmo que uma onboard, é mesmo um desperdicio...

portanto dado ao valor que custa uma boa placa de som, com todos os extras, só compensa mesmo se necessitar, agora para um uso regular, a onboard é o suficiente...

touromelga...
 
A meu ver também partilho a ideia de ser um desperdício. Não é à toa que as placa de som dedicadas se vendem cada vez menos.
Mesmo para quem se julga purista do som, gostaria de os ver a tentar identificar o mesmo ficheiro de música com umas boas colunas, através de um sistema onboard e um sistema dedicado. Imagino que teriam algumas dificuldades hoje em dia... :)
 
Nota-se muita diferença... as minhas z5500 agradeçem sempre que as ligo ...a placa de som onboard nao chega para puxar por elas...
 
eu só uso phones e maioritariamente para ouvir mp3 e noto bem a diferença para o som onboard, e o audio onboard da P5Q-E já é bastante bom. Entre a onboard do portatil e a dedicada do desktop a diferença é brutal
 
Nota-se muita diferença... as minhas z5500 agradeçem sempre que as ligo ...a placa de som onboard nao chega para puxar por elas...
Estás a falar de qualidade de som ou de potência de som? É que nós estamos a falar de qualidade... :D

Volto a frisar o que disse há pouco. Duvido muito sinceramente que me consigam provar que notam diferença entre uma placa onboard de uma boa motherboard recente e uma placa de som XPTO da Creative, por exemplo.

Imaginem o cenário: Sentados numa sala sozinhos, apenas com dois headphones a tocar exactamente o mesmo ficheiro de música em .flac ou o mesmo CD. A diferença seria apenas a placa de som.
Será que reconheceriam??

Enfim, eu estou para aqui a mandar postas de pescada, mas também não sei ao certo. No entanto duvido sinceramente.

eu só uso phones e maioritariamente para ouvir mp3 e noto bem a diferença para o som onboard, e o audio onboard da P5Q-E já é bastante bom. Entre a onboard do portatil e a dedicada do desktop a diferença é brutal
Quando falamos em placas onboard, assume-se que sejam de um desktop com uma motherboard recente.
Os portáteis e os desktops antigos não contam, pois estamos a questionar se na actualidade vale ou não a pena ter placa de som dedicada, e como é óbvio tu não podes adicionar nenhuma placa de som a um portátil...
 
Última edição:
Uma xtremeGamer por exemplo da Creative já notas uma boa diferença mesmo a tocar um som. Vais ver que vai valer mesmo a pena.
 
Pois, estou a ver que a maioria do ppl refere que não vale a pena mudar, mas tb há quantidade de pessoal consideravel a dizer o contrario! Acho que vou deixar-me tar pelo menos mais um tempo como estou!além disso com vem ai o win 7, e a creative pelo menos pelo que ouvi dizer não disponibilizaram drivers de jeito po vista quando este chegou por bastante tempo, e estar a comprar agora para daqui a pouko mudar de SO e dps não ter apoio da casa mãe (drivers)....
Obrigado pela vossa atenção.
 
se nao fores mt picuinhas com o som nao vale a pena uma placa dedicada, caso contrário sim

os som no vista é bem mais foleiro mesmo com a x-fi, e essa é uma das razoes pela qual ainda uso mais o xp. no win7 deve ser parecido
 
por acaso nunca cheguei a instalar o vista, e não sabia desse pormenor do som!de kualker forma espero bem que esse problema seja resolvido no win 7!
 
boas! se calhar aqui a minha opiniao n conta, pk ja tenho um Desktop digamos desactualizado :lol:...

mas pra dar a minha opiniao sobre se valerá a pena comprar ou nao uma placa de som, é muito relativo, pk como ja foi dito aqui se fores aquele ppl k gosta de ter uma placa Creative do modelo XXXX e so a utilizas para ouvir musica, mas com colunas da "treta" isso é mesmo um desperdicio, por exemplo eu tive mesmo k comprar uma placa de som dedicada da Creative como podes ver no my system com 40€ comprei uma boazinha e olha a qualidade de som mudou e bastante.

Mas pronto como disse inicialmente se calhar aqui a minha opiniao n conta muito devido de ter um sistema mais antigo do k o teu :S

cumpz
 
Vale a pena investir numa placa de som já que este é um investimento de longa duração. Não há necessidade de mudar de placa de som como, por exemplo, de placa gráfica. Mantem-se durante muitos e bons anos.
 
como acho que já disse aqui, acho que vale sempre a pena uma placa de som dedicada, já que é um investimento a muito longo prazo, de momento tenho uma audigy2 zs, já a comprei há uns 4 anos e continua uma maravilha, já passou por vários sistemas. Quanto ao suporte em vista e 7 trabalha bem em ambas (com os drivers correctos) e em 64 bits, normalmente mais problematico. Por acaso estou agora a pensar em mudá-la por uma x-fi, mas é para a colocar noutro sistema mais antigo que tem som onboard e esse sim não tem suporte para vista nem 7 no que diz respeito a som 5.1 (apenas dá estéreo e limitado em muitas configurações). No meio disto ainda consigo ganhar um pouco mais de performance nuns joguitos nesse sistema.
 
Estás a falar de qualidade de som ou de potência de som? É que nós estamos a falar de qualidade... :D

Volto a frisar o que disse há pouco. Duvido muito sinceramente que me consigam provar que notam diferença entre uma placa onboard de uma boa motherboard recente e uma placa de som XPTO da Creative, por exemplo.

Imaginem o cenário: Sentados numa sala sozinhos, apenas com dois headphones a tocar exactamente o mesmo ficheiro de música em .flac ou o mesmo CD. A diferença seria apenas a placa de som.
Será que reconheceriam??

Enfim, eu estou para aqui a mandar postas de pescada, mas também não sei ao certo. No entanto duvido sinceramente.

Nota-se e não é pouco, quando temos um bom sistema de colunas naturalmente. Agora, com um sistema de colunas "corriqueiro", nem vale a pena, a onboard chega para a grande maioria das pessoas.

O som é muito mais cristalino e com mais "detalhe", já para não falar nos melhores efeitos que uma boa placa de som dedicada consegue reproduzir. Esses efeitos em música até podem não ser muito perceptíveis à primeira vista, mas em visualização de filmes por exemplo, a diferença é logo por demais evidente.

Eu falo por experiência própria, já usei ambas, onboard e placas dedicadas, e em todas as situações, uma boa placa de som dedicada consegue ser superior e apresentar melhor qualidade de som.

Mas lá está, isso vai depender de cada um, nem todos temos as mesmas exigências, para uns a onboard pode chegar, para outros não, mas acima de tudo depende do sistema a que tivermos a placa ligada.
 
Nota-se e não é pouco, quando temos um bom sistema de colunas naturalmente. Agora, com um sistema de colunas "corriqueiro", nem vale a pena, a onboard chega para a grande maioria das pessoas.

O som é muito mais cristalino e com mais "detalhe", já para não falar nos melhores efeitos que uma boa placa de som dedicada consegue reproduzir. Esses efeitos em música até podem não ser muito perceptíveis à primeira vista, mas em visualização de filmes por exemplo, a diferença é logo por demais evidente.

Eu falo por experiência própria, já usei ambas, onboard e placas dedicadas, e em todas as situações, uma boa placa de som dedicada consegue ser superior e apresentar melhor qualidade de som.

Mas lá está, isso vai depender de cada um, nem todos temos as mesmas exigências, para uns a onboard pode chegar, para outros não, mas acima de tudo depende do sistema a que tivermos a placa ligada.

Bom argumento. Não há dúvida que a experiência conta.
Gostava de ter a hipótese de testar para ver de facto essa diferença.
 
:P passa aqui no meu "shack" e trás um balde para a bába! :P

A malta que diz que vale a pena, falam por experiencia.
A malta que diz que não vale a pena, "acham" que não vale a pena, ou não tem audição para notar a diferença, ou ouviram dizer...

O que é certo, é que a malta que teve sistema de som BOM, nunca mais quer outra coisa.

Mas sinceramente, como o reiszink disse: "com um sistema de colunas "corriqueiro"", nem vale apena".

A meu ver, é como ver TV a cores ou a preto e branco, dá para ver... mas não é a mesma coisa.
 
Última edição:
Back
Topo