1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Validação de campos em VB6

Discussão em 'Programação' iniciada por U_Q, 21 de Dezembro de 2007. (Respostas: 3; Visualizações: 5622)

1. U_Q

U_Q Power Member

Boas psl!

Tou a fazer um prog em Visual Basic 6, e tenho uns formlários pa preencher. Eu gostava d saber como é que faço a validação dos campos. Por exemplo, tenho uma textbox "txtQuantidade" e eu quero que os valores introduzidos só sejam números e se forem introduzidos letras e/ou símbolos não acontece nada. E já agora, se me puderem ajudar, gostava de limitar os caracteres introduzidos numa textbox.

Brigadao!!!! Hasta!!!!

Última edição: 21 de Dezembro de 2007
  2. [Python]

[Python] Power Member

Ora então deixa lá ver se te consigo dar alguma ajudinha :)

1º Ponto (Só aceitar números) - Através de código podes facilmente contornar esta situação utilizando [​IMG]IsNumeric (txtquantidade)...ficaria uma coisa semelhante a isto

If IsNumeric (txtquantidade) = false Then
    Msgbox "Para este tipo de campos só são aceites números", vbexclamation, app.title
    txtquantidade.text = ""
    txtquantidade.setfocus
    exit sub
    else
    [Aqui farias as operações que necessitas]
    end if

2º Ponto (Limitar o numero de caracteres) - Trabalha com o MaxLenght. Só tens de atribuir um valor ao objecto na propriedade MaxLenght. Por exemplo
    txtquantidade.MaxLenght = 10

Neste caso só iriam ser permitidos 10 caracteres

Espero ter ajudado

3. MartaSeq

MartaSeq Power Member

Para ser possível inserir apenas números nos campos podes recorrer a ASCII, por exemplo:

Código:
    Private Sub txtQuantidade_KeyPress(KeyAscii As Integer)
        If (KeyAscii < Asc("0") Or KeyAscii > Asc("9")) And Not (KeyAscii = 8 Or KeyAscii = Asc(".")) Then
            Beep 'o beep é opcional
            KeyAscii = 0
        End If
    End Sub

Penso que é isto o que tu querias.

Cumps

4. U_Q

U_Q Power Member

Fui pelo ASCII, mas brigadao aos 2!!

Cumps!

Partilhar esta Página