1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Validar Windows XP

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por kanguru, 21 de Dezembro de 2006. (Respostas: 22; Visualizações: 11126)

  1. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    Boas. O meu irmão tem um pc, com a sua instalação do windows XP home edition, legal. Agora, ofereci-lhe o meu pc, e instalamos a versão dele no meu pc, mas apareceu uma msg a dizer que temos 30 dias para colocar uma chave válida. Tenho que contactar a MS a informar que o outro pc deixou de ser usado? ou não posso mesmo usar essa chave e tenho que comprar novamente o windows?
     
  2. SoundSurfer

    SoundSurfer Power Member

    Se a chave for válida, não devia aparecer isso.
    Se ele pedir a activação, mas não a conseguir online, telefona para o número que ele dá.
    Atende um sistema automático de activação do windows.
     
  3. Eagleheart

    Eagleheart Power Member

    eu ja tentei instalar nos meus 2 pcs o windows com 1 key legal e so consegui num, quando fui para o outro aconteceu me o mesmo... tlf para la e disseram que só podia ter num pc :S
     
  4. shello

    shello Moderador
    Staff Member

    Esse Windows XP Home era o que vinha com o pc que deixou de ser usado (licença OEM)? Se é, então não a podes usar noutro PC. As licenças OEM apenas podem ser usadas no computador onde foram instaladas pela primeira vez.

    Fonte
     
  5. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    ok, tks. Tenho que arranjar outro então. Pensei que pudesse usar aquele windows, já que apesar de OEM o seu valor veio incluído no pc, deveriamos poder usar como quiséssemos.
     
  6. l1m0n3s

    l1m0n3s Power Member

    de certeza que nao funciona?
    nao aparece uma opçao qq para pedir para activar?

    por exemplo: o meu pc esta semana deu o capute! tive que trocar board, etc bla bla bla. ou seja, tive de voltar a reinstalar tudo com o cd oem.
    quando estava a instalar ele pediu para activar online, senão so tinha 30 dias. instalei e tudo porreiro. está a funcionar.

    a licença oem deverá dar para esse pc. legalmente, só podes ter a licença instalada num dos pcs. mas se o outro já nao usas, então formatas o outro e metes nesse. legalmente nao deverás ter problemas. a licença é tua e agora podes meter onde quiseres.

    cumps
     
  7. shello

    shello Moderador
    Staff Member

    l1m0n3s, legalmente a OEM não pode ser transferida como as licenças retail, tal como está no quote que deixei.
    O que fizeste foi trocar uma parte (board) do PC. O kanguru quer mesmo transferir para um novo PC.
     
  8. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    Qual a diferença entre mudar 1 peça ou 2 ou 3 peças dum pc?
     
  9. Seavoices

    Seavoices Power Member

    Basta mudar, por exemplo o northbridge (marcas iguais mas modelos diferentes de hardware) para teres que reinstalar todo o sistema operativo. A não ser que tenhas acesso a ferramentas de deployment de SO's, terás sempre que proceder assim!
     
  10. l1m0n3s

    l1m0n3s Power Member

    eu concordo com o kanguru: que diferença faz mudar 1 peça ou 2 ou 3........
    exemplo:
    este mês mudei a board e o disco.
    no próximo mudo o cpu
    depois a gráfica
    depois a fonte de alimentação
    e por ultimo a caixa atx.......

    e agora? quando é que a licença deixa de ser legal?

    eu pego no autocolante da caixa e mudo para a nova.
    e depois?

    alguem consegue esclarecer melhor este assunto?

    obrigado
     
  11. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    eu tentei fonar ontem para o serviço de validação da MS, mas tava fora do horario de serviço, acordei agora e de tarde telefono para lá. Já digo se posso mudar a licença de pc ou não. É que se for preciso mudo so o cpu + mb agora, e depois logo mudo a grafica. O resto fica praticamente o mesmo (mudei tb a fonte, mas penso que isso não conta).
     
  12. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    Uma situação estranha. Telefonei pela primeira vez, atendeu um senhor que como eu disse que tinha feito um upgrade, mudei o cpu e mb, que não podia usar a mesma copia do windows, que tinha que comprar uma nova, e até se disponiblisou para eu fornecer os meus dados que eles enviavam-me uma chave (comprando claro), e num mês mandavam o cd original etc. Disse que de momento não estava interessado, pq tinha que falar com o meu pai primeiro, já que ele é que paga.
    Telefonei ao meu pai e concordou em pagar a licença e ficava com a antiga para usar no escritorio ou assim.
    Voltei a telefonar para o nr da validação das chaves, pois foi-me indicado para telefonar para lá se quizesse a copia do windows legal. Atendeu outro senhor, e comecei a contar a historia, ke keria um novo windows, pq tinha mudado umas peças e que há 5 mins atrás tinham dito que tinha que comprar um novo windows. Ele pediu o ID de validação, eu dei, e disse que queria comprar uma nova licença. Ele pediu pa descrever o cd original do windows, assim o fiz, dps tive que descrever o autocolante que tenho na caixa, ele deu um codigo para inserir na janela de validação e pronto tenho o windows legal instalado.

    Não percebo como mudando de operador, as instruções da empresa são interpretadas de forma diferente, mas fiquei satizfeito. Assim as peças que sobram vão para o escritorio do meu pai, e ele que compre a licença do windows no nome da empresa e ficamos todos felizes.
     
  13. Goncalo Silva

    Goncalo Silva Power Member

    Tens de telefonar para a Microsoft Portugal a pedir reactivação da key. Quando uma key é usada mais de X vezes "caduca", sendo necessário telefonar para lá.

    Cumps []
     
  14. l1m0n3s

    l1m0n3s Power Member

    eu continua a achar esta historia muito estranha.
    como ja disse anteriormente, eu tinha o winxp num pc. a board pifou. troquei-a e tive de reinstalar e voltar a activar.
    trocando de board, vai tudo à vida, por isso era impossivel o windows reconhecer que o pc onde o estava a instalar era o mesmo. instalei e activei e não se queixou. pq?
     
  15. Squillace

    Squillace Power Member

    L1m0n3s, se a licença que tu possuis é uma OEM, então estás em perfeita ilegalidade. A partir do momento em que trocaste de placa-mãe, entraste em ilegalidade, visto que a Microsoft baseia-se na placa-mãe para concluir que é um PC novo. Podes mudar praticamente tudo, excepto a placa-mãe, que continuarás com o mesmo PC. Mas se mudares apenas a placa-mãe, então é considerado um PC novo e a licença deixa de ter efeito.

    Há um ano atrás era assim, neste momento não tenho a perfeita certeza.
     
    Última edição: 24 de Dezembro de 2006
  16. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Eu pessoalmente não concordo com estes esquemas... Isso do OEM e apenas num "PC" é uma treta. a diferença entre OEM e retail devia ser apenas que o OEM é o que vem instalado no PC e apenas o CD e o retail é o que se compra na loja... Uma vez na posse de uma chave válida, podiamos usar aquilo como bem entender...

    Já agora pergunto, é legal eu ter 2 windows XP instalados na mesma maquina, e ambos a usar a mesma chave?
     
  17. Squillace

    Squillace Power Member

    Não tenho a certeza, mas acho que é.

    Mas qual treta? Achas normal que uma versão OEM, que custa 150 euros, ofereça os mesmos direitos que uma versão Caixa, que custa 400 e tal euros? Queres usar o sistema onde bem entenderes, então compra uma versão Caixa.

    (e aqui não está em causa a política de preços da Microsoft, se bem que é matéria para muito debate e quem malha no ceguinho nem sempre tem razão)
     
  18. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    se é ilegal porque é que a propria microsoft reactiva a chave quando se muda a mb? Se calhar o melhor é mesmo usar uma copia pirata que assim temos menos problemas do que pagando 150€.
     
  19. Squillace

    Squillace Power Member

    Porque eles não têm como provar que estás em legalidade ou não. Tu activas uma licença, sabem là eles se é num PC ou noutro?!
     
  20. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    então e se vierem fiscalizar, vêem o meu pc, com o windows legal, o autocolante, a chave etc. Como sabem se é mesmo legal ou não? Acho que essa politica está errada, pq eles não conseguem apanhar o ppl.
     

Partilhar esta Página