Validar XHTML

O teu público alvo nunca incluiu pessoas com deficiências? Nunca pensaste que elas poderiam aceder ao teu site á procura da mesma informação das pessoas ditas normais? O teu público alvo nunca inclui pessoas que utilizem tecnologias que tu não estás á espera que utilizem?

Não. Nunca incluí pessoas com deficiencia. Mas não vejo nenhum problema em elas utilizarem um site que eu faça, tenho a certeza que vão conseguir navegar sem qualquer problema, a menos que tenham uma deficiência mesmo grave e aí não há site nenhum que valha porque o utilizador simplesmente não vai ter capacidade de navegar na web.

Quanto à parte tecnologica é uma das etapas na definição do público-alvo. Definires os requisitos minimos do sistema e o tipo de dispositivo necessário para entrares no site. Tudo depende. Todos sabemos que nem todos os utilizadores têm PCs topo de gama. Quando se utiliza flash como base para a construção de um website tem de se ter isto em atenção como é óbvio.


@Koma: Bom post.

Cumps
 
Que não querem perceber, nem se dão ao trabalho de tentar perceber para se poderem dar ao luxo de continuarem na ignorância mas também ninguém vos está a exigir, programadores de trazer por casa, para seguirem as recomendações WC3 à risca.....referem ignorar para não ter trabalho é-me indiferente, mas virem para aqui com comentários sem nexo nenhum é que não.

Boas,
Em primeiro lugar não acho que a W3C esteja preocupada com flash ou seja o objectivo da W3C começa com o HTML e continua com o que veio a seguir nesse seguimento.

Penso que o objectivo da W3C é o desenvolvimento da plataforma web da melhor maneira possível

(..)

STANDARDS W3C > PERMITE QUE UMA PÁGINA SEJA APRESENTADA DA MESMA MANEIRA EM VÁRIOS COMPUTADORES, POR OUTRAS PALAVRAS PERMITE A COMUNICAÇÃO TAL COMO USAMOS O PORTUGUÊS PARA COMUNICARMOS UNS COM OS OUTROS - NADA A TEM A VER COM USAR FLASH OU NÃO, QUEM QUISER USAR QUE USE MAS DEPOIS ASSUMA AS CONSEQUÊNCIAS.

Até aqui estavas a ir bastante bem, e quando eu pensei que ias dizer mais qualquer coisa de jeito, vens tu com o seguinte texto que até me fez rir

Basicamente é isto...

:oValidar é importante?
:cool:Neste momento nem por isso, há inúmeros sites não válidos que funcionam às 1000 maravilhas...

:oQuando é que vai ter alguma importância?
:cool:Quando todos os navegadores cumprirem os standards.

:oNessa altura devemos estar preocupadíssimos com a validação?
:cool:Sim, desde que a não-validação implique uma diminuíção do valor da página para o utlizador.

:oEntão isso quer dizer que o site pode não estar de acordo com as normas W3C e ser uma mais valia na WEB?
:cool:Sim desde que cumpra o seu objectivo não piorando a experiência para todos os utilizadores do site, desde leitores a ferramentas de busca.

...

Validar é importante?
Não, é MUITO importante... e não peguem no google ou na microsoft, e lá por verem um height especificado quando não é necessário já acham que podem cometer as maiores barbaridades, isto é um pouco como conduzir... Estar sóbrio é importante? Nem por isso, desde que não batas em ninguém.

Quando é que vai ter alguma importância?
A Tua resposta é engraçada, isso quer dizer que se me apetecer pegar no delphi agora ou até mesmo no PHP-GTK e desenvolver uma aplicação rapidamente que sirva para navegar pela Internet e não cumprir as normas, nunca ninguém vai precisar de seguir os standards?

Sendo que já tem Importância esta pergunta nem faz sentido, tem Importância e cada vez tem mais, porque todos os browsers trabalham à volta dos mesmos Standards, nem tudo sai igual.. mas se for um trabalho bem-feito é 99% cross-browser compatível.

Nessa altura devemos estar preocupadíssimos com a validação?
Mais uma vez deu-me vontade de rir.
Ei o meu site não presta nos outros browsers, nem ALT's tenho mas não faz mal a minha média de visitas está igual, não preciso de mais vou deixar assim, quem quiser que veja. A lei do despacha !

Então isso quer dizer que o site pode não estar de acordo com as normas W3C e ser uma mais valia na WEB?

Aqui concordo contigo ...parcialmente, SIM, um site pode ser uma mais valia enorme, mas ninguém está a pedir que toda a gente tenha um site 100% validado, já no entanto podiam fazer um mínimo esforço para construirem sites, em vez de despejarem 200 Tabelas importadas do .PSD to HTML.
E depois quando estão a trabalhar nem se dão ao trabalho de atribuir nomes as coisas, ALT's as imagens ... não fecham as tags..etc é pouco importante, deste que eles consigam abrir o browser e perceberem.



Espero que nunca apanhes um bêbado pela frente, que diz que não vai deixar de beber só porque vai conduzir, quando até ao momento nunca teve problemas.

Cumps. Over-out!

:offtopic:

Mas não vejo nenhum problema em elas utilizarem um site que eu faça, tenho a certeza que vão conseguir navegar sem qualquer problema, a menos que tenham uma deficiência mesmo grave e aí não há site nenhum que valha porque o utilizador simplesmente não vai ter capacidade de navegar na web.

@Koma: Bom post.

Cumps


Nunca viste como funciona um browser para cegos, ou pessoas com deficiências motores pois não?

Exacto.. eles vão já conseguirem ver.. se as normas mínimas não estiverem seguidas.
 
Última edição pelo moderador:
Gatekeeper disse:
...tenho a certeza que vão conseguir navegar sem qualquer problema, a menos que tenham uma deficiência mesmo grave e aí não há site nenhum que valha porque o utilizador simplesmente não vai ter capacidade de navegar na web.
Tens mesmo a certeza? Então tens uma pessoa com deficiência ao teu lado para te orientar como podes melhorar o teu site de maneira a tornar-se mais acessível... desculpa... uma não! tens várias pessoas cada qual com a sua deficiência.

Erraste, porque ninguém, ou melhor são raros os casos de alguém que diga : Isto está bom, aqui um deficiente vai se dar bem com isto...

Tu nessa frase tás a dizer uma grande asneira, desculpa que te diga.

Nunca te esqueças e se te informares um pouco sobre a acessibilidade web, hás-de ficar a a saber que existem 2 tipos de validação: a validação mecânica, feita por programas dedicados ao assunto, e mais importante de todas há a validação humana, avaliada pelo próprio ser humano, com recurso a objectos ou tecnologias de acessibilidade, e, não podes dizer: a menos que tenham uma deficiência mesmo grave e aí não há site nenhum que valha porque o utilizador simplesmente não vai ter capacidade de navegar na web
Isso não é mentalidade que se tenha... estás a dizer-me que toda a gente que navega na web tem 4 braços 4 pernas e 4 olhos...negativo... tens de pensar na realidade:
Os cegos navegam na internet
Os paralíticos, também o fazem
Não vamos discriminar as pessoas que só por não serem "normais" não tenham o mesmo direito que as outras.
o que me leva ao seguinte ponto
Gatekeeper disse:
Definires os requisitos minimos do sistema e o tipo de dispositivo necessário para entrares no site. Tudo depende. Todos sabemos que nem todos os utilizadores têm PCs topo de gama.
Qando se fala em tecnologias de acessibilidade web fala-se nisto:
head-pointer.jpg

head72.jpg

single4.jpg


http://able.arto.ch/contents_devices.html

não se está a falar de pcs topo de gama...
 
Boas de novo,

No fundo o que eu digo é se o código não é valido mas não causa nenhum "inconveniente" vou-me preocupar?

EXEMPLO:

<br> código não válido mas o utilizador não nota diferença.
Uma página sem DOCTYPE...

Das duas uma, ou os navegadores não mostram nada quando o código não é válido, ou então, se mostram e ainda por cima vai ao encontro dos objectivos pretendidos, eu não me vou preocupar com a validação como se fosse uma LEI.

hostmake escreveu
isto é um pouco como conduzir... Estar sóbrio é importante? Nem por isso, desde que não batas em ninguém.

Em termos REAIS não deixa de ser verdade, O que tu estás a dizer é que preferivel morrer num acidente com uma pessoa sobria do que num acidente contra uma pessoa embriagada?

Para mim é igual ... morri...

hostmake escreveu
Código:
se me apetecer pegar no delphi agora ou até mesmo no PHP-GTK e desenvolver uma aplicação rapidamente que sirva para navegar pela Internet e não cumprir as normas, nunca ninguém vai precisar de seguir os standards?

Neste momento cumpre os standards quem quer, se quiseres desenvolver uma aplicação seja em que linguagem for e que sirva para navegar pela Internet e não cumprir as normas, podes fazê-lo. Por mim não há problema, cada um propõe-se a atingir os objectivos que quiser.

hostmake escreveu
Ei o meu site não presta nos outros browsers, nem ALT's tenho mas não faz mal a minha média de visitas está igual, não preciso de mais vou deixar assim, quem quiser que veja. A lei do despacha !
Ainda bem que deste o exemplo dos ALTs porque é de facto um grande exemplo!
Se meteres ALT="" já valida no entanto isto não só não muda nada na aparência do site, como também não muda nada em termos de informação. DO PONTO DE VISTA PRÁTICO OBRIGAR A METER ALT="" É INÚTIL! NÃO ADICIONA NADAAAAAAA.

ALT="" VS NÃO METER ALT?

hostmake escreveu
Espero que nunca apanhes um bêbado pela frente, que diz que não vai deixar de beber só porque vai conduzir, quando até ao momento nunca teve problemas.

Não me interessa se a pessoa está acoolizada ou não, interessa-me é não ter o acidente.

----------------------------------------------------------------------------------------
Todos nós usamos o forum techzone e pelos vistos usamo-lo bem e conseguimos discutir e compreendermo-nos uns aos outros, isto apesar de:

280sk86.jpg


O que fazer perante isto?

1 - deitar o vBulletin pró lixo
2 - não fazer nada isto funciona na mesma, e não causa inconveniente
3 - simplificar código do forum mesmo que isso implique menos funcionalidades, o que importa é estar válido

Última questão - ACESSIBILIDADE

Quer-me parecer que misturar ACESSIBILIDADE com validade do código e standards é misturar alhos com bogalhos, serei só eu?

Cumprimentos,

K0ma
 
Tens mesmo a certeza? Então tens uma pessoa com deficiência ao teu lado para te orientar como podes melhorar o teu site de maneira a tornar-se mais acessível... desculpa... uma não! tens várias pessoas cada qual com a sua deficiência.

Erraste, porque ninguém, ou melhor são raros os casos de alguém que diga : Isto está bom, aqui um deficiente vai se dar bem com isto...

Tu nessa frase tás a dizer uma grande asneira, desculpa que te diga.

Nunca te esqueças e se te informares um pouco sobre a acessibilidade web, hás-de ficar a a saber que existem 2 tipos de validação: a validação mecânica, feita por programas dedicados ao assunto, e mais importante de todas há a validação humana, avaliada pelo próprio ser humano, com recurso a objectos ou tecnologias de acessibilidade, e, não podes dizer: a menos que tenham uma deficiência mesmo grave e aí não há site nenhum que valha porque o utilizador simplesmente não vai ter capacidade de navegar na web
Isso não é mentalidade que se tenha... estás a dizer-me que toda a gente que navega na web tem 4 braços 4 pernas e 4 olhos...negativo... tens de pensar na realidade:
Os cegos navegam na internet
Os paralíticos, também o fazem
Não vamos discriminar as pessoas que só por não serem "normais" não tenham o mesmo direito que as outras.
o que me leva ao seguinte ponto

Qando se fala em tecnologias de acessibilidade web fala-se nisto:


http://able.arto.ch/contents_devices.html

não se está a falar de pcs topo de gama...

Epá, desculpa, mas tens aí frases que são patéticas. Ter várias pessoas com várias deficiências para saber se o site está acessivel às mesmas? Mas anda tudo maluco? Pensa tu na realidade...achas mesmo que quando desenvolves um site vais ter oportunidade de ter todos os tipos de utilizadores ao teu lado para testar se funciona bem com todos?

Poupem-me a hipocrisias. Das duas uma, ou nunca desenvolveram um site, ou então simplesmente ainda não entraram no mercado de trabalho. Há coisas que são viáveis e outras que não. O ideal seria um site estar acessivel para todo o tipo de utilizadores, mas isso é impossivel. E sabendo disso, tem de se obrigatoriamente definir o publico-alvo.

Se do nosso público-alvo fizerem parte pessoas com deficiencia A, B ou C, então sim, vamos desenvolver um site tendo em conta esse tipo de utilizadores, senão simplesmente não vamos. Porquê? Por razões comerciais, por razões de timming, por razões inerentes ao próprio projecto. Não vejo qual a confusão aqui.


Última questão - ACESSIBILIDADE

Quer-me parecer que misturar ACESSIBILIDADE com validade do código e standards é misturar alhos com bogalhos, serei só eu?

K0ma

Ora aí está algo sensato. Um site para estar acessivel não tem de estar válido. Acessibilidade não é sinónimo de validade de código. Acho que anda por aqui muita confusão.


Cumps
 
Última edição:
Em todos os posts deste fórum, eu disse que muitos dos erros que ocorrem na validação não são importantes e podem ser deixados passar.

Eu muitos vezes faço browsing sem JAVASCRIPT e sem IMAGENS.


Falando do exemplo ALT... ALT é o que faz com que pessoas que não tenham imagens ligadas num browser, consigam ler o que é suposto ser uma imagem.

TER ALT="";
Significa que é algo que é decorativo, e como tal está validado e ignorado.

TER ALT="Pagina Inicial";
Significa que é um link para a pagina inicial;

Não ter ALT significa que aquela imagem não existe, e não valida, um cego.. ou alguém que esteja num aparelho sem imagens disponíveis, não faz ideia do que está ali, apenas um espaço em branco.

O DOCTYPE contem um grupo de regras que pode variar a forma de apresentação da página, nem toda a gente visualiza os sites num PC, ou Windows e UNIX\Linux apenas... existe um outro mundo, a INTERNET é suposto ser o meio nº1 de comunicação.. e NORMALMENTE eu NO TRABALHO faço um site que seja acessível para o maior número de pessoas.
Já não estamos no tempo do: IE ONLY AT 1024x768!


Aliás existem diferenças entre <br> e <br /> e são bastante perceptíveis em termos de design, especialmente dentro de tabelas... hás de reparar um dia!

Cumps
 
Última edição:
Boas,

Agora fiquei curioso em conhecer essas diferenças para tal criei dois ficheiros os quais passo a reproduzir integralmente o código:

ficheiro1.html
<table>
<tr>
<td>
linha1<br>
linha2
</td>
</tr>
</table>

ficheiro2.html
<table>
<tr>
<td>
linha1<br/>
linha2
</td>
</tr>
</table>

Em ambos os casos o resultado foi:

se81n8.jpg


Não vi nenhuma diferença, assim sendo pedia-te que fosses mais explícito quando dizes "existem diferenças entre <br> e <br /> e são bastante perceptíveis em termos de design, especialmente dentro de tabelas... hás de reparar um dia!".

Eu não acho que seja "cool" não cumprir as recomendações, quanto aos esclarecimentos prestados acerca da TAG ALT já eram do meu conhecimento, aliás a questão que eu tinha colocado era se haveria de facto diferença para o utilizador em meter ALT="dfgkdfjghk" e não meter nada, uma vez que "dfgkdfjghk" não significa nada e serve apenas para validar o código.

Uma coisa é o código válido outra coisa é ter uma preocupação com a acessibilidade, por outras palavras eu posso escrever código válido sem acessibilidade.

hostmake escreveu
Em todos os posts deste fórum, eu disse que muitos dos erros que ocorrem na validação não são importantes e podem ser deixados passar.

Então concordas com o disse nos posts anteriores!

EU NÃO SOU CONTRA O W3C!
 
Última edição:
Tu dizes que não é importante validar as páginas.
O objectivo do W3C é? :D


Por acaso pensava que ia conseguir reproduzir o erro do <br> mais facilmente, mas reparei no work esta semana, envolve o doctype obviamente.

mas sei que o <br> é um breakline, mas só faz break a seguir supostamente se tiver texto.
se não fica quieto, o que aconteceu foi que um deles, estava-me a abrir espaços em brancos, mesmo quando não havia mais texto por baixo, fica a explicação.


Mas isso dos br's é mais para outros browsers saberem, conforme o DOCTYPE.


Cumps
 
Eu apenas disse que a validação não é por si só uma ferramenta que distinga um site bom de um site mau!! Metam isso na cabeça!



A net não tem um só público!! Nem tudo é preto e branco...

Navega por este site por exemplo: http://www.thefwa.com/

E depois diz-me como é que esses sites conseguiriam causar esse impacto sem o Flash!!

Eis um bom exemplo: http://smoothgallery.jondesign.net/showcase/gallery/

Sem Flash. Quase todos os sites que eu visitei até agora que usam flash para o design (sem ser os videos) era possível fazer bem melhor com (X)HTML+CSS+Java script.
 
hostmake escreveu
Tu dizes que não é importante validar as páginas.
O objectivo do W3C é? :D


The World Wide Web Consortium (W3C) is an international consortium where Member organizations, a full-time staff, and the public work together to develop Web standards. W3C's mission is:
To lead the World Wide Web to its full potential by developing protocols and guidelines that ensure long-term growth for the Web.
W3C Develops Web Standards and Guidelines

W3C primarily pursues its mission through the creation of Web standards and guidelines. Since 1994, W3C has published more than 110 such standards, called W3C Recommendations. W3C also engages in education and outreach, develops software, and serves as an open forum for discussion about the Web. In order for the Web to reach its full potential, the most fundamental Web technologies must be compatible with one another and allow any hardware and software used to access the Web to work together. W3C refers to this goal as “Web interoperability.” By publishing open (non-proprietary) standards for Web languages and protocols, W3C seeks to avoid market fragmentation and thus Web fragmentation.

fonte: http://www.w3.org/Consortium/
 
Última edição:
K0mA disse:
No fundo o que eu digo é se o código não é valido mas não causa nenhum "inconveniente" vou-me preocupar?

EXEMPLO:

<br> código não válido mas o utilizador não nota diferença.
Uma página sem DOCTYPE...
Eu preocupo-me porque haverá alguém que irá utilizar um software especícifico, que devido as suas necessidades especias, necesita de um código válido para poder interpretar de maneira correcta para quem o usa. O utilizador não nota a diferença?? E se o utilizador estiver a utilizar um browser de voz? Sabes muito bem que para um texto ser compreensível, terá de estar devidamente pontuado. E já agora, um browser de voz necessita de saber eem que linguagem há-de traduzir o texto. Sim porque se não declaras o tipo de linguagem vais me dizer como é que a palavra "diferença" ou a palavra "não" serão traduzidas pelo browser. A tag <br /> tem um significado diferente da tag <p>. Assim como já não se usa as tags <i> e <bold> (substituídas por <em> e <strong> respectivamente).

_______________________________________________
Gatekeeper disse:
Epá, desculpa, mas tens aí frases que são patéticas. Ter várias pessoas com várias deficiências para saber se o site está acessivel às mesmas? Mas anda tudo maluco? Pensa tu na realidade...achas mesmo que quando desenvolves um site vais ter oportunidade de ter todos os tipos de utilizadores ao teu lado para testar se funciona bem com todos?
Felizmente é um sonho meu...

Gatekeeper disse:
Das duas uma, ou nunca desenvolveram um site, ou então simplesmente ainda não entraram no mercado de trabalho. Há coisas que são viáveis e outras que não.
Enganaste-te outra vez... estás a fazer julgamentos precipitados

Gatekeeper disse:
O ideal seria um site estar acessivel para todo o tipo de utilizadores, mas isso é impossivel. E sabendo disso, tem de se obrigatoriamente definir o publico-alvo.
Impossível??... Nã, isso já é um sonho teu...

Gatekeeper disse:
Se do nosso público-alvo fizerem parte pessoas com deficiencia A, B ou C, então sim, vamos desenvolver um site tendo em conta esse tipo de utilizadores, senão simplesmente não vamos. Porquê? Por razões comerciais, por razões de timming, por razões inerentes ao próprio projecto. Não vejo qual a confusão aqui.
Só fazes sites comerciais? Isso é só desculpas. Queres dizer, que, como o tempo é curto, prontos, despeja o que vier e se só der no I.E., dizes ao raio do cliente para não chatear muito porque a internet é só microsoft???? è por isso que gosto muito dos portfólios dos webdesigners, tiro-lhes logo a pinta por aí...
______________________________________________________________


hostmake disse:
Eu muitos vezes faço browsing sem JAVASCRIPT e sem IMAGENS.


Falando do exemplo ALT... ALT é o que faz com que pessoas que não tenham imagens ligadas num browser, consigam ler o que é suposto ser uma imagem.

TER ALT="";
Significa que é algo que é decorativo, e como tal está validado e ignorado.

TER ALT="Pagina Inicial";
Significa que é um link para a pagina inicial;

Não ter ALT significa que aquela imagem não existe, e não valida, um cego.. ou alguém que esteja num aparelho sem imagens disponíveis, não faz ideia do que está ali, apenas um espaço em branco.

O DOCTYPE contem um grupo de regras que pode variar a forma de apresentação da página, nem toda a gente visualiza os sites num PC, ou Windows e UNIX\Linux apenas... existe um outro mundo, a INTERNET é suposto ser o meio nº1 de comunicação.. e NORMALMENTE eu NO TRABALHO faço um site que seja acessível para o maior número de pessoas.
Já não estamos no tempo do: IE ONLY AT 1024x768!
^^
Espero que tenham aprendido alguma coisa daqui...
_______________________________________________________________
K0mA disse:
acerca da TAG ALT já eram do meu conhecimento, aliás a questão que eu tinha colocado era se haveria de facto diferença para o utilizador em meter ALT="dfgkdfjghk" e não meter nada, uma vez que "dfgkdfjghk" não significa nada e serve apenas para validar o código.
As tags alt significam muita coisa para os browsers de voz e não só... não significam nada é para o I.E.
Se a imagem for impossível de carregar por qualquer motivo há-de aparecer um texto alternativo, que, no caso de a imagem ser importante para o conteúdo do texto, irá ajudar bastante na compreensão do mesmo, sempre é melhor que a cruzinha vermelha exibida pelo I.E.

_______________________________________________________________
K0mA disse:
Todos nós usamos o forum techzone e pelos vistos usamo-lo bem e conseguimos discutir e compreendermo-nos uns aos outros, isto apesar de:

280sk86.jpg


O que fazer perante isto?

1 - deitar o vBulletin pró lixo
2 - não fazer nada isto funciona na mesma, e não causa inconveniente
3 - simplificar código do forum mesmo que isso implique menos funcionalidades, o que importa é estar válido
Todos nós olhamos para o fórum de maneira semelhante:
De cima para baixo, da esquerda para a direita, um varrimento visual comum.
O invisual utiliza em browser de voz.
O browser de voz faz a leitura da mesma forma, excepto no caso das tabelas (<table>).
Quando encontra uma tabela não formatada correctamente como, estas do fórum, ele faz uma leitura de coluna por coluna e não como nós fazemos, de linha a linha. Hás-de experimentar fazer isso que irás notar uma grande diferença... Perde-se todo o sentido do conteúdo.
Deitar fora o fórum?? Não.
O meu fórum de eleição é o phpbb3, por causa da skin prosilver. Tu olhas para aquilo, parece formatado com tabelas, mas não.
Foi utilizado listas (<ul>, <dl>, etc..) juntamente com uma folha de estilos bem estruturada para se conseguir alcançar um design agradável para os visuais e um bom nível de acessibilidade. O código é válido excepto nas <span>'s utilizadas no design, sendo isto um promenor mínimo.
A leitura feita por um browser de voz é a mesma realizada pelos olhos humanos.
Na minha opinião, o objectivo foi alcançado já que se encontro uma plataforma de entendimento para poderem agradar a gregos e troianos...
Um dos erros de validação é no javascrit, o que pode fazer com que certas funções não funcionem devidamente dependendo dos browsers
 
Eis um bom exemplo: http://smoothgallery.jondesign.net/showcase/gallery/

Sem Flash. Quase todos os sites que eu visitei até agora que usam flash para o design (sem ser os videos) era possível fazer bem melhor com (X)HTML+CSS+Java script.
:p

Isto é para rir não é?

Tu com certeza não viste os sites que tem no TheFWA para estares a dizer isso...

O site que mostras está muito porreiro mas não tem comparação... Não compares alhos com bogalhos!
 
Felizmente é um sonho meu...

Vai sonhando então.


Enganaste-te outra vez... estás a fazer julgamentos precipitados

É provável...


Impossível??... Nã, isso já é um sonho teu...

Eu cá gosto da realidade, não vivo no mundo dos sonhos...


Só fazes sites comerciais? Isso é só desculpas. Queres dizer, que, como o tempo é curto, prontos, despeja o que vier e se só der no I.E., dizes ao raio do cliente para não chatear muito porque a internet é só microsoft???? è por isso que gosto muito dos portfólios dos webdesigners, tiro-lhes logo a pinta por aí...

Agora quem se está a precipitar és tu. Eu não sou webdesigner, alias, eu não percebo nada disto. Quem me dera fazer sites comerciais...

:p

Isto é para rir não é?

Tu com certeza não viste os sites que tem no TheFWA para estares a dizer isso...

O site que mostras está muito porreiro mas não tem comparação... Não compares alhos com bogalhos!

Desiste lfdesign:-D Não te canses. Eu já desisti. Quem diz esse tipo de coisas e compara sites como os da FWA ao postado e diz que não há nada que esteja lá que não se fizesse em HTML+Javasript+CSS, palavras para quê? Das duas uma, ou não vê bem ou então simplesmente não quer ver. Acho que neste caso a segunda hipótese é a mais viável.

Cumps a todos
 
Na minha (modesta) opinião, ambos os "lados" estão a comprar uma "guerra" que não podem ganhar. Simplesmente porque são 2 modos distintos de olhar para uma mesma realidade: quem defende a validação do código de modo a garantir a mesma acessibilidade independentemente do meio e da plataforma, olha com desconfiança para soluções que não cumpram esse requisito. Quem defende o apelativo visual que soluções como o "Flash" permitem, desdenha a mais-valia da validação, por considerar que isso é um "pormenor" tendo em conta as virtudes de "design" dessa solução.

Acho que nenhuma das partes sairá "vencedora" deste "combate de ideias", porque são duas formas totalmente díspares de encarar a validação aqui em debate. E focalizo a validação por ser o assunto aqui em debate.

PS: Não estou a defender nenhuma das "facções", apenas acho que esta discussão não dará em nada...
 
Na minha (modesta) opinião, ambos os "lados" estão a comprar uma "guerra" que não podem ganhar. Simplesmente porque são 2 modos distintos de olhar para uma mesma realidade: quem defende a validação do código de modo a garantir a mesma acessibilidade independentemente do meio e da plataforma, olha com desconfiança para soluções que não cumpram esse requisito. Quem defende o apelativo visual que soluções como o "Flash" permitem, desdenha a mais-valia da validação, por considerar que isso é um "pormenor" tendo em conta as virtudes de "design" dessa solução.

Acho que nenhuma das partes sairá "vencedora" deste "combate de ideias", porque são duas formas totalmente díspares de encarar a validação aqui em debate. E focalizo a validação por ser o assunto aqui em debate.

PS: Não estou a defender nenhuma das "facções", apenas acho que esta discussão não dará em nada...

E achas muito bem porque não vai mesmo. Como já disse para diferentes necessidades, diferentes soluções. Acho que existe espaço na web para todo o tipo de soluções.

Cumps
 
Última edição pelo moderador:
Na minha (modesta) opinião, ambos os "lados" estão a comprar uma "guerra" que não podem ganhar. Simplesmente porque são 2 modos distintos de olhar para uma mesma realidade: quem defende a validação do código de modo a garantir a mesma acessibilidade independentemente do meio e da plataforma, olha com desconfiança para soluções que não cumpram esse requisito. Quem defende o apelativo visual que soluções como o "Flash" permitem, desdenha a mais-valia da validação, por considerar que isso é um "pormenor" tendo em conta as virtudes de "design" dessa solução.

Acho que nenhuma das partes sairá "vencedora" deste "combate de ideias", porque são duas formas totalmente díspares de encarar a validação aqui em debate. E focalizo a validação por ser o assunto aqui em debate.
Pela prmeira vez, posso dizer que concordo plenamente. Agora vejo que o que disseste foi o que me faltou desde o início. Resumindo, quem quiser validar, valida, quem não quiser, não valida.

... apenas acho que esta discussão não dará em nada...
Da minha parte, deu para muita coisa.
 
Última edição pelo moderador:
Na minha (modesta) opinião, ambos os "lados" estão a comprar uma "guerra" que não podem ganhar. Simplesmente porque são 2 modos distintos de olhar para uma mesma realidade: quem defende a validação do código de modo a garantir a mesma acessibilidade independentemente do meio e da plataforma, olha com desconfiança para soluções que não cumpram esse requisito. Quem defende o apelativo visual que soluções como o "Flash" permitem, desdenha a mais-valia da validação, por considerar que isso é um "pormenor" tendo em conta as virtudes de "design" dessa solução.

Acho que nenhuma das partes sairá "vencedora" deste "combate de ideias", porque são duas formas totalmente díspares de encarar a validação aqui em debate. E focalizo a validação por ser o assunto aqui em debate.

PS: Não estou a defender nenhuma das "facções", apenas acho que esta discussão não dará em nada...

Eu não concordo. Concordo que é uma guerra que não podem ganhar porque não é uma guerra.

Um site pode ser feito em flash, desde que tenha uma versão XHTML, com possibilidade de escolha ao início, como os sites minimamente competentes têm. Agora, claro que se o site for apenas composto por animações e jogos, sem nenhuma 'informação útil', a versão XHTML pode ser considerada inútil. Mas no caso do site ser informativo de alguma forma, deve existir sempre uma versão lo-fi.

Sim, com flash pode-se fazer reconhecimento dos movimentos faciais através de webcam e tal, mas vão incluir esse suporte em <b>todos</b> os sites que fizerem? Pois, não me parece.
E por exemplo em várias empresas os funcionários não têm 'poderes' para instalar flash, assim como em muitos computadores públicos. E se precisarem de aceder a uma página com informações importantes para o seu trabalho, mas que o webdesigner não tenha contado com isso?

Para isso é que existem 'standards': porque até programas que desconhecemos podem aceder à informação. Porque é que acham que até a Microsoft passou a criar os documentos do Office em XML? Porque acharam graça?

Flash é eye-candy. É engraçado mas dispensável. Imaginem que o Vista só corria com todos os efeitos 3D ligados: quem tivesse um PC mais antigo não o podia usar.


E mais: O futuro da Internet é cada vez mais a personalização, como se pode alcançar com programas como o Greasemonkey, ou como o http://www.dapper.net/ que permite criar um feed RSS de sites que não o tenham. Eu iria muito menos a vários sites se não tivesse criado feeds que me alertam das novidades.

Flash restringe muito, e portanto depender apenas dele vai fazer o site perder visitas. É tão simples quanto isso.
 
Eu não concordo. Concordo que é uma guerra que não podem ganhar porque não é uma guerra.

Um site pode ser feito em flash, desde que tenha uma versão XHTML, com possibilidade de escolha ao início, como os sites minimamente competentes têm. Agora, claro que se o site for apenas composto por animações e jogos, sem nenhuma 'informação útil', a versão XHTML pode ser considerada inútil. Mas no caso do site ser informativo de alguma forma, deve existir sempre uma versão lo-fi.

Sim, com flash pode-se fazer reconhecimento dos movimentos faciais através de webcam e tal, mas vão incluir esse suporte em <b>todos</b> os sites que fizerem? Pois, não me parece.
E por exemplo em várias empresas os funcionários não têm 'poderes' para instalar flash, assim como em muitos computadores públicos. E se precisarem de aceder a uma página com informações importantes para o seu trabalho, mas que o webdesigner não tenha contado com isso?

Para isso é que existem 'standards': porque até programas que desconhecemos podem aceder à informação. Porque é que acham que até a Microsoft passou a criar os documentos do Office em XML? Porque acharam graça?

Flash é eye-candy. É engraçado mas dispensável. Imaginem que o Vista só corria com todos os efeitos 3D ligados: quem tivesse um PC mais antigo não o podia usar.


E mais: O futuro da Internet é cada vez mais a personalização, como se pode alcançar com programas como o Greasemonkey, ou como o http://www.dapper.net/ que permite criar um feed RSS de sites que não o tenham. Eu iria muito menos a vários sites se não tivesse criado feeds que me alertam das novidades.

Flash restringe muito, e portanto depender apenas dele vai fazer o site perder visitas. É tão simples quanto isso.

Volto a dizer, depende do objectivo do site. Parem de bater no flash e metam isso na cabeça. Há sites onde simplesmente interesse apresentar um produto ou serviço de forma atractiva e interactiva. Para isso nada melhor que o flash.

E quanto ao sermos obrigados a ter tambem um site em HTML quando temos um totalmente em flash, tambem não é verdade. Mais uma vez depende do objectivo do site e do público-alvo. Isso do plug-in é um mito. As utlimas estatisticas dizem que mais de 95% dos utilizadores tem o plug-in instalado. Se 95% é mau, então sinceramente não sei o que será bom...100%? Lá chegaremos.

Cumps
 
Última edição:
bem já nao se pode criar um topico e bazar uns diaszitos...
Eu admito que nao vi tudo pois fique pelo 10 post...
Mas vi até ali opiniões distintas que me deixaram a pensar que tenho "certa e nao certa xertesa" sobre aceitar validar paginas...
Quanto ao google nao estar validado so prova que quem precisa de validar o codigo nao tem mais nada que fazer...pois o google é grande e gordo e não precisa dessas merd*s...
Aceito que o google não seja um site todo atractivo com lindos bonekitos a saltar e a dizer:
-Bem vindo a um site validado!

Já agora o google não deve ter validações para nao carregar o sistema com envio de mais codigo... quanto mais rapido melhor, dai o google não ser tão atrativo visualmente mas sim funcionalmente...
 
Back
Topo