Valor da fotografia

raztilho

Power Member
Pessoal, preciso seriamente de ajuda.

Um Centro Comercial está interessado em comprar-me uma série de fotografias que tirei propositadamente para o efeito. Ora, isto implica a cedência de todos os direitos sobre as imagens. Ficariam, portanto, com os ficheiros originais.

A minha questão é - e dado que não sou profissional e não estou habituado a estas andanças - qual o valor comercial das fotografias? Quanto devo pedir? +-?


Grato pela ajuda!
 
Para que fique claro logo de início, as fotos são tuas e sempre tuas. O que vais ceder são direitos de utilização das mesmas. Logo aí o preço vai variar consoante a utilização que as fotos vão ter. Se for para eles meterem no site, tem um valor, se for para eles fazerem tudo e mais alguma coisa, tem outro completamente diferente. Agora depende também de quantas fotos são, do tipo de trabalho que é e da própria qualidade das mesmas.

De qualquer forma, se tiraste propositadamente para o efeito, não seria suposto já teres acordado um valor?
 
Para que fique claro logo de início, as fotos são tuas e sempre tuas. O que vais ceder são direitos de utilização das mesmas. Logo aí o preço vai variar consoante a utilização que as fotos vão ter. Se for para eles meterem no site, tem um valor, se for para eles fazerem tudo e mais alguma coisa, tem outro completamente diferente. Agora depende também de quantas fotos são, do tipo de trabalho que é e da própria qualidade das mesmas.

De qualquer forma, se tiraste propositadamente para o efeito, não seria suposto já teres acordado um valor?


Olá Rui. Antes de mais, obrigado pelo esclarecimento. As fotografias que tirei inserem-se no "se for para fazerem tudo e mais alguma coisa", daí ter falado sobre a cedencia total dos direitos.

Tirei as fotos com a intenção de posteriormente as apresentar, afim de conhecer o feedback que teriam para ver se vendia alguma coisa

Cumprimentos