1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Valor de uma Leica

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por darkside, 29 de Agosto de 2008. (Respostas: 35; Visualizações: 3344)

1. darkside

darkside Power Member

Sei que, com o advento das DSLRs, as SLR 35mm perderam praticamente todo o valor comercial, como pode ser visto no eBay, por exemplo.

Devido ao falecimento de um familiar, passou para a minha posse um corpo Leica M6 TTL.
    O que queria saber era se estas máquinas ainda retêm o valor que sempre tiveram ou mais vale guardá-la algures, visto que não tenho nem 2000€ para uma objectiva Leica nem a habilidade técnica para dar valor a uma máquina fotográfica deste calibre...

Se houver alguma alternativa mais económica às objectivas Leica, também era interessante sabê-lo.

2. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

é assim, se estiveres a precisar de € vende-a mas se n precisares, aconselho-te a guardares isso... daqui a uns valente anos isso vale uma boa nota preta.

cumps

3. darkside

darkside Power Member

Pois, a minha dúvida é exactamente essa, não acontecerá o mesmo que nas SLR? Ou este tipo de nível de máquinas escapa um pouco a essas situações, mantendo sempre um valor elevado?

De qualquer maneira, mesmo que baixasse o valor, pode ser que as lentes baixem também para poder ter uma :D

4. HorusPhoto

HorusPhoto Power Member

Boas Darkside.

A Leica M6 é uma excelente máquina. A nível de lentes é que é mais complicado. As mais baratas não andam mt abaixo dos 1000€.

O ficares com ela e esperares uns anos é relativo pois o valor pode-se ou não alterar.
    Depende de vários factores, onde se inclui o nr de modelos disponíveis nessa mesma altura.

Imagina que esperavas 5 anos e que nessa altura muita gente se queria desfazer das suas M6. Consequentemente o preço ia baixar.

Não ta sei avaliar assim de cabeça. Se tiveres imagens dela que me possas mandar posso dar-te uma ideia.

Cumprimentos

5. Rui Marto

Rui Marto Power Member

É complicado avaliar uma máquina dessas. Isto porque há coleccionadores que lhes dão valor, afinal sempre é uma Leica, mas também há quem se esteja a desfazer da "máquina velha do avô" e por isso as venda ao desbarato, que tal como disse o HorusPhoto, faz o seu valor de mercado baixar.

Sendo uma M6 eu calculo que não seja das mais raras. Já é uma altura em que se praticava a produção em quantidades elevadas. Se fosse, por exemplo, uma M3 das primeiras (julgo que são as mais valiosas), ai acredito que valesse a pena guardares, pois acho que as mais raras terão sempre tendência a valorizar.

Quanto a guardares para utilizares... Isso já vai da tua afinidade pela fotografia, mas a meu ver, a menos que se seja um grande apreciador da fotografia analógica, não vais tirar grande partido disso. Até porque isso é um Rangefinder, não é propriamente uma SLR em que se monta a lente, olha-se pelo buraquinho e se tira umas fotos.
    Isto para não falar que, se for preciso, deixas de ganhar dinheiro com a máquina, ainda enterras mais algum nas lentes, e acabas por não ter grande gozo com isso, visto que depois tens que arranjar e revelar rolos, ou seja, despender ainda mais dinheiro. E primeiro que tudo, ainda terias que aprender a usar uma máquina dessas, estragando muito rolo pelo caminho.

Última edição: 29 de Agosto de 2008
  6. darkside

darkside Power Member

Pois, o ideal seria ela valer o suficiente para me financiar a compra de uma DSLR e ficar nas mãos de alguém que a apreciasse.

Pode ser que acabe por conhecer alguém que lhe interesse ficar com ela.

Em relação a fotos, vai ser complicado, a única coisa digital que tenho que possa tirar fotos é o telemóvel (a minha máquina é uma EOS 650 35mm) , e não devem ficar grande coisa...

7. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Se houve boa luz (forte), é capaz de fica suficientemente boa para se ver o estado da máquina.

8. HorusPhoto

HorusPhoto Power Member

Darkside tenta na mesma.

Se possivel faz-me uma descrição do estado estético dela, pensando eu que não sabes como descreve-la técnicamente, pois se souberes melhor ainda.

Tenho vários contactos mesmo fora do país de grandes apreciadores de Leica e posso ver o que te consigo arranjar.

Eu vendo material fotográfico e tenho bastantes clientes. Quer para equipamento novo quer antigo.

9. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Por acaso também conheço um coleccionador, mas acho que ele não é muito virado para Leicas. Ele gosta mesmo é das Contax e das Nikons. lol
    Mas se o HorusPhoto te arranjar um bom negócio vale sempre pena... Ele até costuma arranjar SLRs novas a bons preços, por isso com sorte és capaz de conseguir trocar a M6 por uma SLR nova.

10. darkside

darkside Power Member

Obrigado aos dois pela informação e ajuda.

Tirei umas fotos um bocado "à pressão", penso que sem luz natural não consigo fazer muito mais que isto. Pode ser que já dê para ver qualquer coisa com estas.

[​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]
    [​IMG] [​IMG] [​IMG]

Última edição: 30 de Agosto de 2008
  11. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Bem, a mim parece-me que está nova, mas eu sou suspeito.. :p

12. darkside

darkside Power Member

De facto não sei até que ponto foi usada, mas não noto nenhuns dos sinais habituais de desgaste...

Outra coisa que acho estranha é não vir com uma objectiva, mas os meus familiares também não me souberam responder. É pena, porque mesmo vindo a vender não me importava de ter gasto meia dúzia de rolos p&b a brincar com uma câmara a sério :D

13. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Se eu fosse a ti virava a casa do avesso, não vá haver algures por aí, outra coisa com uma palavra começada por "L".

14. darkside

darkside Power Member

Acredita que dei a volta àquilo tudo lol

A única coisa que encontrei foi outro saco com uma máquina que, segundo me lembro de ter visto na net, é também uma rangefinder com a marca Kiev. Também a tenho aqui, mas pelo que me lembro de ter pesquisado, não é uma máquina cara e ao menos esta tem objectiva :)

15. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

kiev é bom ;)

pelo menos do q lembro

16. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não me importava nada de ter essa (se estiver em bom estado). :) À partida deve ser réplica, ou ter o mount, da Contax, o que para mim é bom. Posso pedir lentes Zeiss emprestadas. :D

Se quiseres, troco-te-a por uma EOS 50E. lol

17. edumad

edumad I fold therefore I AM

Uma M6, body only, usada, parece em boa condicao, mas nao sera mint condition... por £700.
    Acho que te saiu a sorte grande. :P
    As Leica sao o equivalente fotografico a Apple, sao boas, funcionam, tem qualidade, mas sobretudo sao um statement e uma marca. Por isso e que sao caras... nao pagas um pedaco de engenharia, pagas um estilo, pagas para entrar numa elite.

Quanto a lentes para a Leica, quase todos te dirao nem pensar em por mais nada que nao seja vidro, por muito boa lente que seja. Ai tas tramado porque sao absurdamente caras.

Acho que tens duas opcoes: arranjas um dinheiro agora para comprar um corpo DSLR medio e uma lente de jeito ou fazes um investimento a ai uns dez, mantendo a maquina o melhor conservada possivel.

18. darkside

darkside Power Member

No exterior, embora não esteja impecável como a Leica, tem apenas marcas de uso que imagino que sejam normais. Agora de funcionamento não faço ideia.

A 50E não me serve de muito, já tenho uma EOS de rolo que vai ter que servir até poder passar para digital.

De qualquer modo, pode-se sempre combinar qualquer coisa :)

19. darkside

darkside Power Member

Pois, neste momento acho que prefiro a primeira opção, já que a velhota EOS 650 que tenho parece que já está a chegar ao seu limite... Fui ao oceanário e tirei umas fotos e, embora as condições não fossem as melhores, mesmo nas zonas mais iluminadas as fotos não ficaram grande coisa.

Diria que deve ser 50% aselhice do pseudo-fotógrafo, 25% da lente que não deve ser grande coisa (35-80, do kit original imagino) e 25% do corpo velhote.

EDIT: Desculpem o double post.

20. HorusPhoto

HorusPhoto Power Member

Bom bom era ter a certeza que funciona na perfeição.

Vou ver o que me dizem os meus conhecidos. Pode ser que existam possíveis interessados! :)

Parece-me em excelente estado!

Em relação às DSLR posso dizer-te preços do que estiveres a pensar. :D

Partilhar esta Página