Valores da fonte

José Alberto

Power Member
Boas

Estava há pouco a ver o BIOS da minha Gigabyte GA-P35-DS3R e encontrei o seguinte:

Vcore: 1.460V
DDR18V: 2.20V
+3.3V: 3.28V
+12V: 12.112V

O valor +3.3 está correcto ou estou a ter problemas com a minha Hyperion 700W?
 
esquece esses valores lidos na bios/windows, normalmente elas leem mal
para teres as certezas só medindo com multimetro

por acaso nesta board a unica linha que me aparece com undervolt é a de 3.3(3.28)
na dfi nf4 apareciam-me as linhas todas com undervolt :joker:
 

Fico aliviado.

Esses 2.2V na RAM...

Bom? mau?

mem.jpg


Tenho o processador em 3600MHz.

Obrigado!

esquece esses valores lidos na bios/windows, normalmente elas leem mal
para teres as certezas só medindo com multimetro

por acaso nesta board a unica linha que me aparece com undervolt é a de 3.3(3.28)
na dfi nf4 apareciam-me as linhas todas com undervolt :joker:

Se tu o dizes, acredito.

Cumps.
 
Última edição:
em relaçao às memorias elas estao a default, nao precisas mais do que 1.8v(stock voltage)

Ou seja, no BIOS em DDR2 OverVoltage Control deixo como Normal? neste momento está com +0.4 (foram uns settings que vi num tópico sobre OC com a minha MoBo e o meu processador).

1º Qual é o soft onde estás a ver os valores?

No próprio BIOS, em PC Health Status

Um menú assim (não é meu):

12-pc_health.jpg
 
Última edição pelo moderador:
Ou seja, no BIOS em DDR2 OverVoltage Control deixo como Normal? neste momento está com +0.4 (foram uns settings que vi num tópico sobre OC com a minha MoBo e o meu processador).

é esse o grande mal de pegar em "receitas" e configurar o proprio pc :)
sim, poe o campo em "normal", deve ser o correspondente a 1.8v
 
Última edição:
O que tinha (e tenho) no sub-menú MB Intelligent Tweaker é isto:

(...)

System Voltage: Manual.
DDR2 OverVoltage Control (tinha +0.4) Normal.
PCI-E OverVoltage Control +0.2
FSB OverVoltage Control +0.2
MCH OverVoltage Control +0.2
CPU Voltage Control 1.5200
Normal CPU Vcore 1.31250

...sim, tudo feito com receita (e até hoje sem queixas, mas se der para melhorar/optimizar, melhor).
 
dar volts a mais às rams nunca é saudavel, ainda por cima desnecessariamente

ainda nao conheço todos os settings, mas na minha board está quase tudo no minimo, excepto os do cpu, isto a 400 FSB
 
...sim, tudo feito com receita (e até hoje sem queixas, mas se der para melhorar/optimizar, melhor).

Estavas a aplicar mais 0.4V nas memórias, o que as fazia consumir mais e gerar mais calor desnecessariamente. Já para não falar na degradação acelerada dos chips (em relação a uma utilização a 1.8V).

As tensões ("voltagens") só se aumentam quando é preciso e apenas para garantir estabilidade.

O que devias (deves) ter feito logo depois de aplicares a "receita" era diminuir as tensões aplicadas para o mínimo possível (diminuir, testar, diminuir, testar, ..., testar até dar erro, voltar à opção anterior).

Percebes a lógica?
 
Por defeito a mobo aplica 1.8 no vdimm. Ao dares +0.4 estás a por as mems a 2.2.

Julgo que as tuas mems trabalham a 2.0/2.1, logo estarás 0.1 acima do normal.

À partida, este valor não é exagerado, mas não convém arriscar se estás com as mems a 400 (a velocidade standard).

Se estás à procura de ter o quad a 3600 e não quiseres forçar as mems, deixa o multi x9.

Se não conseguires estabilizar o oc podes tentar 450 x8, mas aí as mems terão de aguentar o OC (ficariam a 450 também).

Não te esqueças que é mais difícil fazer oc com 4x1gb do que 2 x2gb.


P.S. Muita atenção com as bios da Gigabyte. Por vezes, as novas bios alteram os volts default. Dou-te um exemplo: A bios 7f na minha aplica por defeito 1.9 nas mems. Logo se colocasse +0.4 no MIT estaria a dar 2.3...

Corre algum software para confirmar (everest, speedfan, easytune, qq um serve).
 
Percebes a lógica?

Sim, aquilo que estou a fazer agora!

O System Voltage em Auto faz com que o sistema não arranque, mas neste momento estou com tudo em Auto excepto o DDR2 Overvoltage Control que está nos +0.2 (o mínimo é +0.1) e o CPU Voltage Control que está com 1.5200.

Que tipo de teste recomendam para ver a estabilidade? tenho aqui o Prime95 e o SuperPi (além do 3DMark06 que gostava de deixar para o fim).

PS: obrigado pela resposta Ricasete.
 
Última edição:
Já vi que o teu cpu tem um vid de 1.3125. Se tiveres ainda a caixa vê o batch (também podes ver no próprio cpu, mas terias que desmontar o cooler).

Nos quads esta informação é importante, uma vez que existem inúmeros batchs e vids e todos eles overclockam de forma diferente.

Para ver se o oc está estável eu faço o seguinte:

1º corro apenas 10m de prime (small ftt).
2º faço o teste de 30m de occt (também stressa as mems)
3º corro pi 32M.

Para mim é suficiente para testar a estabilidade, mas há muitos que defendem que só após 12h de prime é possível afirmá-lo.

O 3d mark é muito fácil ultrapassar, logo não é uma boa ferramenta de estabilidade. Se a gráfica tiver um oc moderado basta bloqueares o pci-e a 100 e, se quiseres, aumentar 0.1v no pci-e.

Enquanto andei a afinar o meu oc passei sempre o 3d mark, mesmo com configurações longe de estarem estáveis.
 
Há mais ou menos uma hora tentei usar o Flight Simulator X e tive dois crashes (no primeiro o sistema reiniciou simplesmente e no segundo apareceu um BSOD). Suspeitando que fosse do OC a 3600 (porque nunca tal coisa tinha acontecido) baixei o valor de OC para uns simpáticos 3420 e coloquei, também, as voltagens em NORMAL excepto o CPU Voltage Control que está a 1.45.

valoactuais.jpg


De nada serve ter o processador a 3600 se um dos programas que mais utilizo não funciona correctamente.

Quanto aos dados que deste, quando tenha o conversor 6-8 pinos para a 2900XT e fizer Overdrive vou ter de aumentar a voltagem do PCI-E, certo?
 
Última edição:
Back
Topo