1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Valores de modem netcabo

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por kadeR, 9 de Outubro de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 4860)

1. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

boas pessoal, nao vi por aqui nada semelhante a este portanto decidi postar aqui...

podem ver se estas valores estao ok, ou se ha alguma coisa que esteja mal?

cumps =)

2. Ze2000

Ze2000 Power Member

Valores excelentes.

Downstream received signal power = -1.9 dBmV valore normal

Signal to Noise Ratio = 39.1 dB 5 *

Upstream transmit signal power = 41.5 dBmV 5*

vais ter dificuldade encontrar melhor. estas longe dos limites perigosos, o que custuma dar mais problemas é o "Upstream transmit signal power" onde o limite é 58 dB, e a media é 47, estas a 41.5... :-) mais baixo melhor.

Última edição: 9 de Outubro de 2008
  3. Apanhei este post em 'move' por um Admin.
    Podes fundamentar e desenvolver a tua resposta?
    Como e porquê os consideras excelentes? Tens acesso ao 'Monitor' da rede ou ao 'X-act'?
    Trabalhas para este ISP? Quais os valores ideais para TX e RX? Qual o melhor SNR?
    Como estamos de 'boot-files'?

Desculpa a quantidade de questões.

Obrigado

Edit: Se calhar não deveria colocar questões tão complicadas?

4. Ze2000

Ze2000 Power Member

Vou explicar ;)

os valores a considerar sao:

Downstream received signal power = -1.9 dBmV

Signal to Noise Ratio = 39.1 dB

Upstream transmit signal power = 41.5 dBmV

o downstream ( valore do sinal que o modem recebe) deve estar entre -15 a 15 db, o ideal é estar perto do 0 db, mas um modem pode funcionar bem perto dos limites.

SNR mais alto esse valore melhor, significa pouco ruído na linha, o minimo pode ser 28 dB

O Upstream transmit signal power é a força do sinal que o modem transmite (o retorno)

mais baixo esse valore melhor o modem vai conseguir comunicar com a central, mais de 58 dB pode acontecer quebras, mas alguns modems podem ir até 61 dB, mas nao é aconselhavel mais de 58.

Não trabalho para nenhum isp, aprendi isto porque tive muitos problemas com o meus valores de sinal do modem, em particular o upstream, fui forçado a me informar para conseguir os meus direitos, porque o meu isp nada fazia para resolver o problema.
    um consumidor informado é um consumidor protegido :-)

o meu modem passou muitos meses a 61 dB no upstream e quebras diárias.... 9 meses seguidos para ser exacto. ate eu e a deco aconselhamos o meu isp a resolver o problema a bem...

Última edição: 9 de Outubro de 2008
  5. kadeR

tks ze2000 =)

6. Antes de mais tenho a agradecer a tua resposta ás minhas questões.
    Apesar da tua resposta não ter um unico fundamento técnico, e dares a entender que não sabes o que é uma rede CATV, tenho de acatar. O que me sobressalta é dares concelhos a alguém e esse alguém sem querer tomar isso como certo, adiante.

Destes valores que acima apontas apenas conta o TX, ou seja, Upstream Transmit Signal. O resto é feito pela rede. O Amp da zona irá fazer o resto, caso não esteja desalinhado ou com 'flops' invertidos.
    O TX é a capacidade do modem em 'enviar' sinal para o 'headend', podendo ou não ser aceitavel, dando incio a um ciclo de 'cold boots' ou mesmo 'warm boots'.

Onde leste isso ou quem te informou disso? O RX é variavel e 'dominado' pelo Amp. da zona bem como da 'negociação' entre CM e Amp. um RX proximo do ZERO??? Deves estara brincar comigo? Se o RX for ZERO ou não tens sinal, ou tens o Amp. acima dos 150db's com o 'flop' bem invertido.

O SNR alto não significa pouco ruido na rede, depende de vários factores. O ruido em CATV por vezes é muito dificíl 'regular/atenuar' na rede, atenuando o TX podes melhorar o SNR, ,mas nem sempre. O SNR é uma relação entre a qualidade do sinal e o ruido da rede.

Sem duvida e está correcto. O 'maldito' do retorno (TX) é que estraga tudo.

Aconselho a reveres os teus conhecimento de CATV antes de os tomares como garantidos.
    Se eu fosse um 'simples' utilizador agradecia toda ajuda que me fosse disponibilizada, mas ficaria desagradado com informação que não corresponde nada á realidade actual.

Não quero com isto desconsiderar-te, muito menos o teu conhecimento, apenas quis repor alguma da verdade, o que não aconteceu com o que acima escreveste.

Boa sorte, para o teu CM.
    Os meus cumprimentos á DECO e seus representantes.

[email protected]

Edit: já agora e pela tua insistência, é valor e não valore

7. amjpereira

amjpereira Folding Member

Os valores normais para o caso da rede da Tvcabo neste momento são

Downstream received signal power = entre -15 e 15
    Signal to Noise Ratio = acima de 28
    Upstream transmit signal power = Entre 40 e 51

Todos os valores fora destes parametros são considerados irregulares independentemente do que for dito, isto porque são os valores que eles têm definidos no site e no forum deles.

Cumprimentos

8. Ze2000

Ze2000 Power Member

:berlusca:

;)

Última edição pelo moderador: 10 de Outubro de 2008
  9. Terás toda a razão e não poderei discordar disso.

Mas uma coisa eu sei, é das rede mais dinâmicas que existe. Cada zona, cada celula, corda, TAP e Amp tem o seu valor de atenuação e quebra, daí a recomendar uma fixação de sinal, vai uma distância do tamanho do nosso universo.
    Não é possivel dizer ou criar um 'padrão' e fixar os sinais iguais para todo o país, apenas pelo simples facto da dinâmica e flutuação do sinal da rede.
    Locais onde o sinal possa parecer irregular e com TX fora do âmbito, noutro local poderá ser aceitavel.

Cada Amplificador (instalado na rua) tem a sua atenuação e respectiva variação de sinal, isso que é dito por eles, só faria sentido se o sinal de CATV fosse igual e estático para todo territorio nacional, o que não acontece.

10. amjpereira

amjpereira Folding Member

100% de acordo.

Conheço de experiencia propria clientes com 58 de TX e não tem quebras nem velocidades lentas e outros com 50.5 que a rede não se aguenta.

Quanto referia normais, referia-me ao geral, sendo que numa rede independentemente de ser cabo ou ADSL á sempre excepções á regra.

Cumprimentos

11. Os valores postados pelo user são optimos. Falta apenas saber o SNR do TX.
    E sim, o que dizes está correctíssimo, mas se o user postasse aqui TX:61, RX: -17, SNR:27 decerto que não teria uma boa experiência de navegação.

12. kadeR

onde e que eu vejo esses valores em falta?

13. kokotonix

kokotonix Power Member

O meu modem tem -8 dB de Downstream, 35dB de SNR e 59dB de Upstream.
    Sei que o upstream está um pouco alto mas tem-se sincronizado sempre de acordo com o expectável para o contrato 10 MB /512 K (download / upload).

Alterei o contrato para 20/1000 há cerca de 2 semanas mas as velocidades continuam iguais.
    A ZON diz que é por causa dos 59dB no Upstream.

Acham que é verdade, ou será que não fizeram a actualização da velocidade para o meu modem ?

Obrigado a todos

14. lrio

lrio Power Member

Com o Tx a 59dB está a funcionar no limite. É bem possível que seja essa a causa

Experimenta ligar directamente no cabo que entra em tua casa, antes de ser dividido para as restantes divisões.

15. kokotonix

kokotonix Power Member

Boa ideia !
    Fiz isso.
    Notei que com o cabo ligado da entrada da casa ao modem o tx fica a 50 dB.
    A queda tinha mesmo a ver com os 2 splitters.
    Mudei os splitter e passei a ter 52 dB (bem melhor que os 59 iniciais).

Curiosamente, continuo a ter só 10MB de largura de banda...

Partilhar esta Página