Artigo/Análise Valores duma linha em ADSL

O Departamento técnico fez a alteração enquanto eu não estava em casa.

Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]: 1.023 / 15.295
Atenuação na linha (Up/Down) [dB]: 13,3 / 23,5
spacer.gif

Margem SN (Up/Down) [dB]: 15,0 / 10,7

Obrigado a quem deu a opinião :)
 
Boa tarde
sou cliente meo adsl vivo pertissimo de uma central remota aplicada pela pt aqui na zona acerca de uns dois anos nunca tive problemas com o servico mas ultimamente tem havido algumas quebras no sicronismo do router devido a estar perto da central estou sincronizado a 20 mb de donwload e 1mb de download aqui ficam os dados tecnicos da linha


Uptime do sistema: 0 dias, 0:47:44
spacer.gif

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
spacer.gif

Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]: 1.023 / 20.479
spacer.gif

Dados transferidos (enviados/recebidos) [MB/MB]: 11,45 / 532,58
spacer.gif

Potência de Saída (up/down) [dBm]: 12,1 / 18,6
spacer.gif

Atenuação na linha (Up/Down) [dB]: 4,3 / 6,0
spacer.gif

Margem SN (Up/Down) [dB]: 14,9 / 11,6
spacer.gif

SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----
spacer.gif

Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM
spacer.gif

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
spacer.gif

Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0
spacer.gif

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
spacer.gif

Perda de ligação (remota): -
spacer.gif

Erro em segundos (local/remoto): 0 / 0
spacer.gif

Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0
spacer.gif

Erros de CRC (activo/inactivo): 0 / 0
spacer.gif

Erros de HEC (Up/Down): 0 / 0

Acham que devo reclamar para me tentarem mandar ca um tecnico para ver se e possivel melhorar a velocidade visto que as linhas de telefone ja tem alguns anos devem ser a causa do problema ou acham melhor nao reclamar visto o que ja li aqui no forum e noutros e que o resultado e sempre baixar a velocidade e isso eu nao pretendia visto que estou tao perto nao sei como nao e possivel os 24 mb prometidos visto a atenuacao da linha ser baixa.
obrigado
 
pelos dados da linha,está perfeita!mais velocidade não dá esquece os 24megas!cuidado ao reclamares porque a primeira coisa que fazem é logo baixarem a velocidade da linha!!agora se os problemas foram continuando e foram mesmo agravando deves solicitar ajuda tecnica!pode ser algum cabo ou mesmo até no PD!cumprimentos
 
obrigado pela resposta
acho que vou ficar caladinho porque só aconteceu uma vez a queda de ligação se voltar acontecer mais frequentemente la vou ter que sacrificar alguns megas mas por enquanto ta tudo bem ainda agora estive a consumir muitos dados de donwload num jogo online e a tv(IPTV) tambem esta ligada e nao houve falhas.
 
Boas, pessoal. Venho aqui falar de uma questão que me surgiu há uns tempos a propósito das vantagens do ADSL2+ face ao VDSL2. Tenho MEO ADSL e apesar de não ter um mau serviço (consigo apanhar 15Mb), gostava de ter um serviço melhor.

Depois de fazer umas pesquisas acerca dos tipos de DSL, cheguei a conclusão que o VDSL poderia ser viável, mas tinha uma desvantagem: a maior degradação do sinal com a distância.

Entretanto, vim de férias para a Suíça e aqui em casa temos Swisscom, que usa o mesmo sistema do MEO (IPTV) mas com VDSL2 e fiquei com curiosidade de ver os valores de linha e confesso que fiquei surpreendido depois das pesquisas que já tinha feito.

YHTgTcI.png


Depois de analisar estes valores (suponho que se comportem da mesma forma com este tipo de DSL), concluí que mesmo estando a quase 3km da central, ainda se consegue 24Mb de download e 4 de upload (este último ainda tem margem para aumento), apesar de pensar que a degradação do sinal fosse muito maior.

Visto que em Portugal a fibra ainda demorará uns bons anos a algumas zonas e tendo a consciência que seria necessário investir em equipamentos novos, não entendo o porquê da PT agora só se interessar pela fibra e ter deixado estagnar o ADSL, quando podia melhorar os serviços a vários clientes e estender a cobertura a outros potenciais.

Deixo um teste de velocidade, apesar de não ser nada por aí além (tarifário 5Mb/500Kb). Aqui não há o tal overhead que existe no MEO.

4036194884.png
 
O router está sincronizado a essa velocidade mas o tarifário é limitado a 5Mb/500Kb (o que é muito pouco nos dias de hoje, nem sei como ainda se comercializam estas velocidades por estes lados).

Realmente parece fibra, não devido à velocidade do tarifário mas sim à rapidez da navegação.
 
YHTgTcI.png


Depois de analisar estes valores (suponho que se comportem da mesma forma com este tipo de DSL), concluí que mesmo estando a quase 3km da central, ainda se consegue 24Mb de download e 4 de upload (este último ainda tem margem para aumento), apesar de pensar que a degradação do sinal fosse muito maior.

Visto que em Portugal a fibra ainda demorará uns bons anos a algumas zonas e tendo a consciência que seria necessário investir em equipamentos novos, não entendo o porquê da PT agora só se interessar pela fibra e ter deixado estagnar o ADSL, quando podia melhorar os serviços a vários clientes e estender a cobertura a outros potenciais.

Os valores de atenuação para ADSL e VDSL não são comparáveis, porque a atenuação no VDSL pode ser medida na frequência normal do ADSL (<2.2MHz) ou nas frequências do VDSL (>2.2MHz), dado que a tecnologia VDSL utiliza os dois espectros de frequências. Quanto maior a frequência, maior a atenuação.

Podes ler mais aqui:
http://forum.kitz.co.uk/index.php?topic=10566.0

Em relação ao investimento, pode não ser tanto como na fibra dado que aproveita a infraestrutura de cobre, mas os equipamentos têm que ser alterados, quer nas centrais, quer nos clientes. Isto para um aumento que na maior parte dos casos nem deve chegar a 50%, dado a distribuição da população na maior parte do país, uma vez que o VDSL só trás realmente vantagens até 1Km da central. Acredito seriamente não ser viável, especialmente na situação actual. Agora, é possível que daqui a uns anos se vá instalando dslams vdsl2, da mesma maneira que o adsl2 foi substituindo o adsl.
 
Obrigado pelo esclarecimento. Sinceramente também me parecia que o comportamento dos valores seria diferentes, pois acho que a central se encontra aqui na vila e achei a atenuação enorme para a norma de DSL em questão. No entanto, pelo que li no site que referiste, a espessura do cabo de cobre em questão também faz a diferença, visto que pode aumentar o alcance do sinal do VDSL2, que por norma já não é muito grande.

Mas é verdade que por essa perspectiva mais informada, afinal de contas não seria assim tão viável quanto pensava em Portugal. A população é tão dispersa em algumas zonas que se nem o ADSL chega em condições, muito menos chegará o VDSL. Só tenho pena que a fibra não esteja a ser passada com a mesma dinâmica além cidades, mas como dizes pode ser que o VDSL substitua um dia o ADSL apesar de não acreditar muito nessa hipótese, dada a estagnação actual, infelizmente.
 
Não deve ser o local mais correto mas pronto.
Fibra da Vodafone é algo de jeito?
É que estou farto do "pacote da MEO que tenho desde á 4 anos (TV 170 canais + Net 24Mb + Telefone) e chego a pagar 80 e 90€ por mes (todos os meses vem chamadas efectuadas com 5 e 10min e ninguém fez tais chamadas cá em casa para tais números). Do qual já tentei falar civilizadamente com a MEO mas recusam em admitir o erro.
De 24Mb acusa 9Mb´s e upload 0.80. A lenga lenga deles é que as meobox gastam velocidade (já testei com elas totalmente desligadas e em nada altera a velocidade), que a linha não aguenta mais que 16Mb ou que o meu pc está avariado (esta ultima desculpa é de rir) mas o apoio tecnico por parte da MEO é um circo que passam a batata quente de tecnico para tecnico.
Já comprei um router novo, já tentei fazer tudo e mais alguma coisa e até chamar um tecnico que é amigo para ver se realmente isto tinha mais velocidade que 0.80 de upload é o mesmo que dar á manivela.
A unica fibra disponivel por enquanto é a da Vodafone e a caixa de distribuição desta zona está mesmo á minha porta.
 
Vamos por pontos:
. Chamadas: que números aparecem na fatura? É conhecido ou estranho? Isto pressupondo que tens fatura detalhada.
. MeoBox gasta velocidade: é totalmente verdade, não é preciso fazer grandes testes.
. Linha não aguenta mais que 16Mb: se eles dizem é porque assim é, mas se assim for porque é que tens 9Mb? Coloca aqui os valores da linha ADSL para vermos isso.
. PC avariado: a meu ver só aqui está uma resposta menos correcta porque de resto não vejo em que falhou o apoio técnico, que aliás pouco se vê reclamarem.
 
As chamadas que aparecem na factura são sempre para telemóveis Tmn, neste caso já pertence ao MEO mas cá em casa é tudo Vodafone e são números completamente estranhos. Ninguem os conhece e se formos a ver o registo das chamadas nos telefones, tais numeros não existem pois está claro que ninguém ligou. Sim tenho a factura detalhada e por carta.

Pode gastar mas os testes que fiz (segundo os sites dos mesmos), em nada alterou a velocidade com elas totalmente desligadas e mesmo se gastassem, nunca seria tanta velocidade.
Em termos de velocidade posso mostrar obviamente mas é como referi. Download 9Mb (Máximo 11Mb), upload 0.80. Inicialmente tinha 0.20 até que vi e tive que falar.
Um segmento da linha na rua, foi totalmente reposto depois de eu batido o pé mas nessa altura cheguei a ter os 16Mb. Mas as meobox tambem avariavam do nada e bastava uma chamada para lá que ficavam operacionais. Não sei até que ponto não o farão com intenção.

Digamos que tinha o pc fixo avariado (que é novo e custou a cima dos 2500€, tinha o portátil também avariado, 2 telemoveis e 1 tablet).
Mas esta desculpa foi um "tecnico" que pela voz se via logo que era estagiário ou estava lá á pouco tempo pois conversa mais detalhada passou logo a chamada.
Pelo que tenho lido, existem reclamações e mais reclamações todos os dias devido ao apoio tecnico da MEO. É geral.

O problema em sí é mesmo o elevado custo que chega a ser 80 e 90€ e até já paguei 115€ e basicamente ando a pagar um pacote de 24Mb ao preço de 2 pacotes fibra 100.
 
Última edição:
Já experimentaste ligar para esses nºs para ver quem atende do outro lado? É sempre o mesmo nº ou são sempre diferentes? Vê lá se não tens é algum vizinho com telefone s/fios sincronizado na base do teu telefone. Já fizeste alguma reclamação para verem se estão a facturar as chamadas correctamente?

Os valores da linha adsl ajudava-nos a ver porque é que só tens essa velocidade!

Também tens lido as reclamações dos apoios técnicos dos outros operadores? Se há coisa que é geral, é haver gente a queixar-se do apoio técnico de qualquer operador. As pessoas que estão satisfeitas geralmente não vêm para fóruns dizer que estão satisfeitas, por isso fica-se sempre com uma visão distorcida, seja qual for o operador.
O facto de um computador ser novo e ter custado 2500Eur ou 300Eur, não impede que o mesmo esteja bem configurado para o acesso à net. Seja como for, se o problema é em todos os dispositivos, podemos descartar avaria.
 
Já experimentaste ligar para esses nºs para ver quem atende do outro lado? É sempre o mesmo nº ou são sempre diferentes? Vê lá se não tens é algum vizinho com telefone s/fios sincronizado na base do teu telefone. Já fizeste alguma reclamação para verem se estão a facturar as chamadas correctamente?

Os valores da linha adsl ajudava-nos a ver porque é que só tens essa velocidade!

Também tens lido as reclamações dos apoios técnicos dos outros operadores? Se há coisa que é geral, é haver gente a queixar-se do apoio técnico de qualquer operador. As pessoas que estão satisfeitas geralmente não vêm para fóruns dizer que estão satisfeitas, por isso fica-se sempre com uma visão distorcida, seja qual for o operador.
O facto de um computador ser novo e ter custado 2500Eur ou 300Eur, não impede que o mesmo esteja bem configurado para o acesso à net. Seja como for, se o problema é em todos os dispositivos, podemos descartar avaria.

Nem vale a pena ligar para ver quem atende pois alem de não conhecer tais números, ao efetuar chamadas iam ser cobradas. Mesmo sendo cêntimos, á quantidade que vem nas facturas, levava 1 dia a ligar. São perto de 12 a 14 números todos os meses mas praticamente metade, são sempre os mesmos.
Telefone sem fios tenho eu 2 que instalei e penso que os vizinhos não têm mas a MEO não sabe porque uma vez perguntei se era possível e começaram com filmes que não podia. É tudo malta com idade que mora aqui na rua, tirando 2 vizinhos e já tentei fazer reclamação junto da PT/MEO mas começam com as ameaças que se não pago cortam o serviço ou metem um processo. Já cheguei a incentivá-los para o fazerem mas como ando com a ideia de "rasgar" o contrato, nem tenho me chateado muito.
Dizem apenas que foram feitas e foram feitas e é um cd riscado e até por bom humor perguntei á rapariga se tinha alguma gata em casa. É que os meus gatos ficavam sozinhos em casa e então talvez fossem eles a fazer chamadas para as gatas.

Está aqui o valor testado á coisa de 5min. Não tenho downloads a fazer, nem uploads, nem programas abertos e as box´s não estão a gravar. De 24Mb contratados... dizem que 16Mb é o máximo que a linha aguenta, então o resto ainda está de férias.

Dos outros operadores embora possam existir, tenho lido muito poucas. Agora da MEO no facebook, é para rir mas ao mesmo tempo para fazer facepalm. Só pessoas a queixarem-se pelo mesmo problema que eu e até na loja da PT que fui queixar-me, até faziam fila.
É daquelas operadoras que apenas satisfazem os clientes quando estão em crescimento, quando os mesmos estão em tempo de fidelização que apos terminar o prazo... fazem o que querem.
E sinceramente já lhes falei da fibra e tal mas dizem sempre que as outras operadoras não "dão" os 100Mb mas eu perguntei se era melhor pagar 40€ por 60 ou 80Mb ou pagar 90€ por 24Mb e ter 9Mb... passou a chamada e eu desliguei porque já sabia que ia ouvir a mesma lenga lenga. Obviamente que cada operadora vende o seu peixe mas estes valores para esta net é insuportável.
Atenção que tenho apenas 2 meobox. Uma com disco rigido para gravar e a outra normal (penso que seja 5€ e pouco e a outra 4€ e pouco).

Sim eu sei mas o mais estranho é fazer o teste em todos esses equipamentos que referi e todos darem o mesmo valor. Com ou sem o router da MEO
 
Presumo que não saibas a que nos referimos quando pedimos os valores da linha adsl. Não são os speedtests. Tens que entrar nas configurações do Modem e algures terás uma pagina que te dá valores de SNR Magin e Line Attenuation. É isto que precisamos para poder concluir alguma coisa sobre a qualidade da ligação.
Duas meoboxes são suficientes para fazer mossa na velocidade da net. Especialmente se estiveres a ver canais HD. Mas precisamos de saber a que velocidade estás a sicronizar e quais as margens que poderás ter para aumentar.
 
Eu li algures numa página a traz mas não encontrei tal informação na página do router/modem.
Não consigo ver valores de SNR ou outros e já procurei em tudo o que é sitio.
O speedtest foi a unica maneira que consegui apresentar a velocidade. Pode parecer estranho mas não consta lá nada e tenho acesso de admin ao que parece de nada serve ou que está oculto para o consumidor não saber.
 
Qual é o router que tens?
O tipo de consumidor que souber interpretar os valores, certamente que também sabe onde encontrá-los. ;)
Para te podermos guiar, precisamos de saber a marca e modelo do router.
 
Liguei para lá como me disseste para o fazer a perguntar se era possível sincronizarem o router e ter mais um pouco de velocidade tendo em conta o contratado.
Começaram com as desculpas habituais. Que não podiam fazer tal coisa e que tenho 24Mb. Se tanto terei 20Mb e que não dá mais.
Passaram de técnico para técnico 3 vezes até que me fartei e desliguei.
Vou mesmo para a Vodafone tendo em conta que o preço em relação aos serviços é bastante tentador.

Ps: Não respondi por mensagem porque estou limitado a 1 mensagem por cada 24H
 
Back
Topo