1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Guia Valores duma linha em ADSL

Discussão em 'Análises e Artigos - Internet, Redes e Segurança' iniciada por PoolMania, 12 de Outubro de 2006. (Respostas: 3449; Visualizações: 442698)

1. nosfaratu

nosfaratu Power Member

Tenho a minha linha neste estado:

Tenho m5O adsl até 24mb/s
    E ate agora tinha 2mb/s de down... lol

mas o teste no qos da sapo continua a dar uma velocidade de down de 1.72 mb lol

Última edição: 8 de Fevereiro de 2016
  2. rubenfmsilva

rubenfmsilva Power Member

Tens 63Mb de download ou será que estou a ver mal?! Impossível em ADSL2+, é um bug certamente.

Deves ter mesmo 2Mb, tendo em conta a atenuação.

3. nosfaratu

nosfaratu Power Member

Yap, era mesmo bug lol.

4. sergiomvp

sergiomvp Power Member

Tenho uma duvida na minha ligação.
    A potencia de saids está a 0, será que alguém entendido me poderia explicar o porquê e em que pode prejudicar a minha ligação.
    Já pesquisei,mas não encontrei respostas e não encontro ninguém com o valor a 0.

Informações sobre a ligação
    Tempo desde o estabelecimento da ligação: 1 dia, 8:56:25
    Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
    Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]: 1.007 / 15.295
    Dados transferidos (enviados/recebidos) [GB/GB]: 1,22 / 19,64
    Potência de Saída (up/down) [dBm]: 12,4 / 0,0
    Atenuação na linha (Up/Down) [dB]: 7,6 / 14,5
    Margem SN (Up/Down) [dB]: 15,5 / 11,2
    SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----
    Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / IFTN
    Perda de enquadramento (local/remoto): 72 / 0
    Perda de sinal (local/remoto): 8 / 0
    Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
    Perda de ligação (remota): -
    Erro em segundos (local/remoto): 173 / 0
    Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0
    Erros de CRC (ativo/inativo): 0 / 89
    Erros de HEC (Up/Down): 0 / 37

5. rubenfmsilva

Estando o valor a 0, o sinal não sai com a potência ideal da central... Isso acaba por poder afetar a estabilidade da linha e por não conseguires atingir a velocidade máxima da mesma.

E no teu caso acontece isso mesmo, estás a pouco mais de 1km da central e poderias ter à vontade no mínimo 20Mb mas com a linha assim apanhas apenas 15.

A solução é ligar para o apoio ao cliente e pedir para ver o que se passa.

6. sergiomvp

sergiomvp Power Member

Exatamente estou a 900m da central e acho incrível como não tenho melhor ligaçao.
    Vou pedir a resolução deste caso.
    Muito obrigado.

7. rubenfmsilva

E porque acho que este tópico não serve apenas para perguntar se uma linha dá mais, mas também para o pessoal partilhar os seus valores e podermos avaliar o estado do ADSL no nosso país...

Eis a minha linha:

Isto é um exemplo daquilo que deve ser uma ligação decente. Apesar da distância (2km e quase todo o cabo vem por postes) consigo ter uma velocidade razoável, há 50 dias que a ligação não vai abaixo e já aqui passaram quase 1.2TB de informação (a maior parte IPTV e Netflix).

Desde que tenho o serviço (mais ou menos 5 anos) nunca precisei de chamar uma equipa técnica.

8. CS-TOD

CS-TOD Power Member

Por acaso nos quase 5 anos que tive MEO ADSL (também com 15Mb) também só os chamei por uma avaria da box, porque a internet sempre foi bastante estável. Mudei para a NOS HFC e foi a desgraça... Em menos de um ano já fiquei sem net duas vezes durante várias horas, e isto para não falar dos problemas da box, que foram muitos mais...

9. enigma80

enigma80 Power Member

É isto que não percebo. Antes estava ligado a uma central a 3km e conseguia 12Mbps down sem problemas. Agora, montaram um armário a cerca de 700m de cabo da minha casa e apesar de inicialmente ter tido 16Mb, agora estou assim e por mais que reclame não sobem:

Informações sobre a ligação
    Tempo desde o estabelecimento da ligação: 70 dias, 8:14:34
    Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
    Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]: 1.023 / 15.295
    Dados transferidos (enviados/recebidos) [GB/GB]: 36,00 / 1.285,94
    Potência de Saída (up/down) [dBm]: 12,1 / 19,2
    Atenuação na linha (Up/Down) [dB]: 5,9 / 10,0
    Margem SN (Up/Down) [dB]: 14,8 / 12,2
    SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----
    Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM
    Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
    Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0
    Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
    Perda de ligação (remota): -
    Erro em segundos (local/remoto): 2.066 / 0
    Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0
    Erros de CRC (ativo/inativo): 55 / 2.119
    Erros de HEC (Up/Down): 28 / 1.676

Acho ridículo tendo em conta a distância e a atenuação, não ter uns 20Mbps!!! Alguém tem uma explicação!?

Agosto termino a fidelização e só pela arrogância e o não quererem saber por parte da MEO, vou rescindir e na falta de opções, Vodafone 4G, contrato empresarial por 13,10€ + IVA e logo vejo como resolvo a questão da TV. Experiência de um familiar é muito boa com velocidades a rondar os 50 Mbps up e down!!!

700m e atenuação de 10dB com 15Mbps!?!?! É mesmo não quererem oferecer o melhor serviço possível ao cliente e não se chatearem! Quando deixarem de receber os euros do meu M4O, a linha de retenção vai fazer o papel dela, mas já lhes dei várias hipóteses de resolverem, a custo pessoal (pois cobram todas as chamadas, mesmo quando o problema é deles). Mais não! Chega de ser gozado :(

10. rubenfmsilva

Que grande uptime, conseguiste superar-me!

Realmente, tens a mesma velocidade que eu a 2km. Há algum problema na linha que limita a velocidade, apesar de estar estável. É continuar a apertar com eles, isso resolve-se bem e 20Mb já é excelente.

11. FlyingCats

FlyingCats Power Member

Hoje estive em casa de um familiar com ADSL e a net estava sempre a ir a baixo ficando o router durante largos minutos a tentar ligar novamente apenas para voltar a cair passados poucos minutos. Ele lá me disse que isso sempre foi assim e que já tina reclamado mas que lhe disseram que não havia nada a fazer.

Mesmo assim liguei para o 16209 e o técnico do outro lado disse que ia fazer umas alterações , pediu para desligar e voltar a ligar o router e disse que se não ficasse melhor para ligar novamente para tentar outra solução.

Durante o resto do tempo que lá estive a ligação não voltou a cair mas como entretanto encontrei este tópico deixo aqui os valores para pedir a vossa opinião.

Para o caso de não se ver bem são Down / UP:

Line atenuation 36.4 / 12.3
    SNR margin 13.7 / 12.3

Última edição: 20 de Junho de 2016
  12. rubenfmsilva

Os valores estão estáveis. A linha está a média distância da central (~3km) e permite 8Mb de download e 1 de upload sem qualquer problema.

Poderá ter sido algum problema pontual no exterior.

13. FlyingCats

FlyingCats Power Member

Ok, obrigado.

Devia ter tirado os valores antes de ligar para o apoio técnico para comparar, mas se os valores estão bons e como realmente não voltou a cair deve estar resolvido.

Só é pena não dar para TV

14. rubenfmsilva

Por acaso dá para TV mas sem os canais HD...

15. FlyingCats

FlyingCats Power Member

Originalmente quando lhe instalaram o serviço disseram-lhe que não dava, por isso ele tem tv por satelite com duas box e net por adsl.

Será por causa das duas Box? Qual é o valor mínimo da linha para (1 ou 2)canais sd ?

16. rubenfmsilva

Acho que mesmo com 8Mb pode-se ter duas boxes, senão tinham-lhe dito... Dois canais em SD consumiam "apenas" metade da largura de banda.

17. estrangeiro14

estrangeiro14 I folded Myself

E se colocar as 2 boxes a gravar? Não esgota os 8mb?

18. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Bom, o meu ADSL andou um degredo e depois de reclamar e mandar o técnico, era problema da central:

Com tal atenuação e noise margin, podia ter na boa VDSL2+ de 50/5, mas a central está esgotadíssima. O técnico me disse que até pode migrar, mas vai andar lento ou com problemas e é melhor ficar aqui até chegar FTTH, que está previsto para meio de 2017...). O ISP não vende velocidades maiores de ADSL2+ (alias vende como 15 MB embora sincroniza sempre nos 17 a 18)

Em Dezembro de 2013 estava assim, também depois de intervenção técnica.
    Curiosamente abaixou a atenuação, o noise margin piorou, tem quase 1 MB a mais de downstream e menos 100 kb de upstream. Mas os routers eram diferentes.

19. rubenfmsilva

A linha está estável, os valores de 2013 para agora estão quase idênticos. Reparo apenas num provável pequeno problema que possa afetar a velocidade da linha mas como tens a velocidade contratada pouca diferença faz: a potência de saída do download (power) está em 12, quando o valor de referência (pelo menos aqui em Portugal) é de 19dB.

Como dizes a central está esgotada e sem dúvida que é uma pena não poderes ter VDSL mas vindo do Brasil não me surpreende... Pior que não ter cobertura é tê-la e não poder aderir porque simplesmente não querem investir.

20. Jonybat

Jonybat Folding Member

A classe dos 8Mb só tem 2 streams SD, ou seja, se puseres alguma coisa a gravar ficas sem tv numa das boxs. E para responder à pergunta anterior, sim, podes ter meo adsl só com 8Mb, mas não recomendo de todo pois a net vai ficar uma miséria (~2Mb).

Partilhar esta Página