Artigo/Análise Valores duma linha em ADSL

Tenho a minha linha neste estado:
Sem%20Tiacutetulo_zpsmhzqe2pg.jpg

Sem%20Tiacutetulo2_zps9hbf6xu4.jpg


Tenho m5O adsl até 24mb/s
E ate agora tinha 2mb/s de down... lol

mas o teste no qos da sapo continua a dar uma velocidade de down de 1.72 mb lol
 
Última edição:
Tenho uma duvida na minha ligação.
A potencia de saids está a 0, será que alguém entendido me poderia explicar o porquê e em que pode prejudicar a minha ligação.
Já pesquisei,mas não encontrei respostas e não encontro ninguém com o valor a 0.

Informações sobre a ligação
spacer.gif

Tempo desde o estabelecimento da ligação: 1 dia, 8:56:25
spacer.gif

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
spacer.gif

Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]: 1.007 / 15.295
spacer.gif

Dados transferidos (enviados/recebidos) [GB/GB]: 1,22 / 19,64
spacer.gif

Potência de Saída (up/down) [dBm]: 12,4 / 0,0
spacer.gif

Atenuação na linha (Up/Down) [dB]: 7,6 / 14,5
spacer.gif

Margem SN (Up/Down) [dB]: 15,5 / 11,2
spacer.gif

SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----
spacer.gif

Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / IFTN
spacer.gif

Perda de enquadramento (local/remoto): 72 / 0
spacer.gif

Perda de sinal (local/remoto): 8 / 0
spacer.gif

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
spacer.gif

Perda de ligação (remota): -
spacer.gif

Erro em segundos (local/remoto): 173 / 0
spacer.gif

Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0
spacer.gif

Erros de CRC (ativo/inativo): 0 / 89
spacer.gif

Erros de HEC (Up/Down): 0 / 37
 
Estando o valor a 0, o sinal não sai com a potência ideal da central... Isso acaba por poder afetar a estabilidade da linha e por não conseguires atingir a velocidade máxima da mesma.

E no teu caso acontece isso mesmo, estás a pouco mais de 1km da central e poderias ter à vontade no mínimo 20Mb mas com a linha assim apanhas apenas 15.

A solução é ligar para o apoio ao cliente e pedir para ver o que se passa.
 
Exatamente estou a 900m da central e acho incrível como não tenho melhor ligaçao.
Vou pedir a resolução deste caso.
Muito obrigado.


Estando o valor a 0, o sinal não sai com a potência ideal da central... Isso acaba por poder afetar a estabilidade da linha e por não conseguires atingir a velocidade máxima da mesma.

E no teu caso acontece isso mesmo, estás a pouco mais de 1km da central e poderias ter à vontade no mínimo 20Mb mas com a linha assim apanhas apenas 15.

A solução é ligar para o apoio ao cliente e pedir para ver o que se passa.
 
E porque acho que este tópico não serve apenas para perguntar se uma linha dá mais, mas também para o pessoal partilhar os seus valores e podermos avaliar o estado do ADSL no nosso país...

Eis a minha linha:

uptime_50dias.png


Isto é um exemplo daquilo que deve ser uma ligação decente. Apesar da distância (2km e quase todo o cabo vem por postes) consigo ter uma velocidade razoável, há 50 dias que a ligação não vai abaixo e já aqui passaram quase 1.2TB de informação (a maior parte IPTV e Netflix).

Desde que tenho o serviço (mais ou menos 5 anos) nunca precisei de chamar uma equipa técnica.
 
Por acaso nos quase 5 anos que tive MEO ADSL (também com 15Mb) também só os chamei por uma avaria da box, porque a internet sempre foi bastante estável. Mudei para a NOS HFC e foi a desgraça... Em menos de um ano já fiquei sem net duas vezes durante várias horas, e isto para não falar dos problemas da box, que foram muitos mais...
 
E porque acho que este tópico não serve apenas para perguntar se uma linha dá mais, mas também para o pessoal partilhar os seus valores e podermos avaliar o estado do ADSL no nosso país...

Eis a minha linha:

uptime_50dias.png


Isto é um exemplo daquilo que deve ser uma ligação decente. Apesar da distância (2km e quase todo o cabo vem por postes) consigo ter uma velocidade razoável, há 50 dias que a ligação não vai abaixo e já aqui passaram quase 1.2TB de informação (a maior parte IPTV e Netflix).

Desde que tenho o serviço (mais ou menos 5 anos) nunca precisei de chamar uma equipa técnica.


É isto que não percebo. Antes estava ligado a uma central a 3km e conseguia 12Mbps down sem problemas. Agora, montaram um armário a cerca de 700m de cabo da minha casa e apesar de inicialmente ter tido 16Mb, agora estou assim e por mais que reclame não sobem:

Informações sobre a ligação
spacer.gif

Tempo desde o estabelecimento da ligação: 70 dias, 8:14:34
spacer.gif

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
spacer.gif

Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]: 1.023 / 15.295
spacer.gif

Dados transferidos (enviados/recebidos) [GB/GB]: 36,00 / 1.285,94
spacer.gif

Potência de Saída (up/down) [dBm]: 12,1 / 19,2
spacer.gif

Atenuação na linha (Up/Down) [dB]: 5,9 / 10,0
spacer.gif

Margem SN (Up/Down) [dB]: 14,8 / 12,2
spacer.gif

SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----
spacer.gif

Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM
spacer.gif

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
spacer.gif

Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0
spacer.gif

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
spacer.gif

Perda de ligação (remota): -
spacer.gif

Erro em segundos (local/remoto): 2.066 / 0
spacer.gif

Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0
spacer.gif

Erros de CRC (ativo/inativo): 55 / 2.119
spacer.gif

Erros de HEC (Up/Down): 28 / 1.676

Acho ridículo tendo em conta a distância e a atenuação, não ter uns 20Mbps!!! Alguém tem uma explicação!?

Agosto termino a fidelização e só pela arrogância e o não quererem saber por parte da MEO, vou rescindir e na falta de opções, Vodafone 4G, contrato empresarial por 13,10€ + IVA e logo vejo como resolvo a questão da TV. Experiência de um familiar é muito boa com velocidades a rondar os 50 Mbps up e down!!!

700m e atenuação de 10dB com 15Mbps!?!?! É mesmo não quererem oferecer o melhor serviço possível ao cliente e não se chatearem! Quando deixarem de receber os euros do meu M4O, a linha de retenção vai fazer o papel dela, mas já lhes dei várias hipóteses de resolverem, a custo pessoal (pois cobram todas as chamadas, mesmo quando o problema é deles). Mais não! Chega de ser gozado :(
 
Que grande uptime, conseguiste superar-me!

Realmente, tens a mesma velocidade que eu a 2km. Há algum problema na linha que limita a velocidade, apesar de estar estável. É continuar a apertar com eles, isso resolve-se bem e 20Mb já é excelente.
 
Hoje estive em casa de um familiar com ADSL e a net estava sempre a ir a baixo ficando o router durante largos minutos a tentar ligar novamente apenas para voltar a cair passados poucos minutos. Ele lá me disse que isso sempre foi assim e que já tina reclamado mas que lhe disseram que não havia nada a fazer.

Mesmo assim liguei para o 16209 e o técnico do outro lado disse que ia fazer umas alterações , pediu para desligar e voltar a ligar o router e disse que se não ficasse melhor para ligar novamente para tentar outra solução.

Durante o resto do tempo que lá estive a ligação não voltou a cair mas como entretanto encontrei este tópico deixo aqui os valores para pedir a vossa opinião.

Para o caso de não se ver bem são Down / UP:

Line atenuation 36.4 / 12.3
SNR margin 13.7 / 12.3

adsl.jpg
 
Última edição:
Os valores estão estáveis. A linha está a média distância da central (~3km) e permite 8Mb de download e 1 de upload sem qualquer problema.

Poderá ter sido algum problema pontual no exterior.
 
Ok, obrigado.

Devia ter tirado os valores antes de ligar para o apoio técnico para comparar, mas se os valores estão bons e como realmente não voltou a cair deve estar resolvido.

Só é pena não dar para TV
 
Originalmente quando lhe instalaram o serviço disseram-lhe que não dava, por isso ele tem tv por satelite com duas box e net por adsl.

Será por causa das duas Box? Qual é o valor mínimo da linha para (1 ou 2)canais sd ?
 
Bom, o meu ADSL andou um degredo e depois de reclamar e mandar o técnico, era problema da central:

Downstream Current Rate 18427
Upstream Current Rate 1139
Downstream Max Rate 23080
Upstream Max Rate 1124
Downstream Noise Margin 12.4 dB
Upstream Noise Margin 6.00 dB
Downstream Attenuation 7.9 dB
Upstream Attenuation 5.90 dB
Downstream Power 12.4 dbm
Upstream Power 12.0 dbm

Com tal atenuação e noise margin, podia ter na boa VDSL2+ de 50/5, mas a central está esgotadíssima. O técnico me disse que até pode migrar, mas vai andar lento ou com problemas e é melhor ficar aqui até chegar FTTH, que está previsto para meio de 2017...). O ISP não vende velocidades maiores de ADSL2+ (alias vende como 15 MB embora sincroniza sempre nos 17 a 18)

Em Dezembro de 2013 estava assim, também depois de intervenção técnica.
Taxa Atual de Sincronismo de Downstream 17663
Taxa Atual de Sincronismo de Upstream 1279
Taxa Máxima de Sincronismo de Downstream 24772
Taxa Máxima de Sincronismo de Upstream 1304
Margem de Ruído de Downstream 14.4 dB
Margem de Ruído de Upstream 6.6 dB
Atenuação de Downstream 8.5 dB
Atenuação de Upstream 6.4 dB
Potência de Downstream 0 dbm
Potência de Upstream 12.6 dbm

Curiosamente abaixou a atenuação, o noise margin piorou, tem quase 1 MB a mais de downstream e menos 100 kb de upstream. Mas os routers eram diferentes.
 
A linha está estável, os valores de 2013 para agora estão quase idênticos. Reparo apenas num provável pequeno problema que possa afetar a velocidade da linha mas como tens a velocidade contratada pouca diferença faz: a potência de saída do download (power) está em 12, quando o valor de referência (pelo menos aqui em Portugal) é de 19dB.

Como dizes a central está esgotada e sem dúvida que é uma pena não poderes ter VDSL mas vindo do Brasil não me surpreende... Pior que não ter cobertura é tê-la e não poder aderir porque simplesmente não querem investir.
 
E se colocar as 2 boxes a gravar? Não esgota os 8mb?
A classe dos 8Mb só tem 2 streams SD, ou seja, se puseres alguma coisa a gravar ficas sem tv numa das boxs. E para responder à pergunta anterior, sim, podes ter meo adsl só com 8Mb, mas não recomendo de todo pois a net vai ficar uma miséria (~2Mb).
 
Back
Topo