Artigo/Análise Valores duma linha em ADSL

Boas, tenho estas incríveis velocidades em casa do meu pai... E para quem usa fibra em casa da mãe, vir para aqui e utilizar a internet acaba por ser uma tortura...

É possível ter melhor velocidade? Antigamente utilizava esta internet e não me queixava, mas talvez tenha ficado mal habituado devido à fibra... Que já existe aqui e que vamos fazer a troca mas até lá gostava de ter isto um bocadito melhor :P

Desde já agradecido.

nqzC4p0.png

Essa linha já está esticada ao máximo. Tens 7dB de margem SNR, normalmente nem a PT costuma colocar isso tão baixo (normalmente a 9 ou 12dB). o upload deveria dar para ter mais um pouco. Estás a uns 3km da central?
Podes sempre fazer os despistes da praxe... tirar o microfiltro, verdete da tomada etc

Essa linha já está esticada ao máximo. Tens 7dB de margem SNR, normalmente nem a PT costuma colocar isso tão baixo (normalmente a 9 ou 12dB). o upload deveria dar para ter mais um pouco. Estás a uns 3km da central?
Podes sempre fazer os despistes da praxe... tirar o microfiltro, verdete da tomada etc

Não sei onde é a central, vou tentar ver a instalação e limpar isto

Gostaria de saber se era possível aumentar a velocidade da minha internet. Atualmente fazendo um teste de velocidade o mesmo chega aproximadamente a 5mb de download e mais ou menos 0.8kb de upload.

A ligação é por ADSL e através desses dados em baixo gostaria de saber se era possível aumentar essa velocidade ou não:

818aa4bd-90c1-41ef-bbe0-8bbf1b6005eb.jpg

Gostaria de saber se era possível aumentar a velocidade da minha internet. Atualmente fazendo um teste de velocidade o mesmo chega aproximadamente a 5mb de download e mais ou menos 0.8kb de upload.

A ligação é por ADSL e através desses dados em baixo gostaria de saber se era possível aumentar essa velocidade ou não:

818aa4bd-90c1-41ef-bbe0-8bbf1b6005eb.jpg
Sim é possivél,liga para o 16209 e solicita aumento de velocidade da linha.

havia aqui um tópico sobre o sinal de adsl, a ver se encontro.
https://forum.zwame.pt/threads/valores-duma-linha-em-adsl.111083/

não estou dentro dos valores, mas penso que a atenuação esteja com um valor muito alto, no entanto não perdes nada se não tiveres oura solução, em pedir para aumentar.

tinha ideia que desde que há fibra que os pacotes adsl tinham passado para 24/1, já que é o máximo teórico do adsl.

já tens 1 mbs de upload, portanto depreendo que a linha não dê mais

@Pretender dás uma ajuda

Última edição:
Sei que este tópico está "adormecido" há muito tempo mas achei que é o mais indicado para esta partilha.

A operadora Swisscom fornece o seu serviço de internet tanto por cobre como por fibra. Como a expansão desta última tecnologia na Suíça é mais lenta, principalmente fora das cidades, esta operadora tem continuado a apostar no cobre.

Enquanto em Portugal se ficou pelo ADSL2+, aqui apostaram nos padrões VDSL e noutro que só conheci recentemente e se tem expandido, o G.fast. Pelo que pesquisei, permite altos débitos mas apenas em curtas distâncias, para além de ser mais eficiente energeticamente e ter latências mais baixas. A sua instalação consiste em pequenos pontos de distribuição instalados em condutas, por exemplo, alimentados diretamente por fibra ótica.

Ngexkjm.png

yMtFcfL.png

Estes são os valores que obtenho, 630Mbps de download e 140 de upload. Não sei a distância do ponto de distribuição mas certamente está muito perto. Pelo que percebi, o valor de sincronismo é dinâmico, ou seja, pode ajustar-se em função do SNR nesse momento (penso que o valor referência é 6dB) sem perda de ligação. Quanto à atenuação, o router não apresenta valores.

Apesar de o futuro ser a fibra, desconhecia que ainda se continuava a apostar no cobre. Pode ficar mais cara a sua manutenção mas aproveita-se a infraestrutura já existente para permitir fornecer um melhor serviço.

Teste de velocidade aqui.

Última edição:
na Suíça, o DSL ainda é muito usado, sim. Em vez de ter PDO’s em todos os prédios e passa a fibra individualmente, em zonas de montanha não compensa financeiramente. Mais vale passar um único cabo de fibra e ligar a um PON activo dentro do prédio para alimentar aos apartamentos.

Financeiramente fica muito mais em conta que passar 16 fibras, e os gastos energéticos são por conta dos gastos comunitários (parte do Kaltmiete, em caso de proprietário) bem como basta passar cabos RJ-45(!) até às casas.

Há casos e casos. Ai na Suíça faz o perfeito sentido usar G.fast.

Em construções novas penso que passam logo fibra, agora nas existentes penso que o procedimento seja mesmo aproveitar a infraestrutura existente, como dizes. Tanto colocam os pontos de distribuição dentro dos prédios, como condutas ou armários exteriores, postes e assim não se vê muito.

Por acaso também reparei que o cabo que liga o router à tomada da parede é RJ-45, penso que seja padrão das instalações.

Back