Artigo/Análise Valores duma linha em ADSL

Bom isto era mesmo o tipo de tópico que procurava.
Tenho Sapo ADSL a funcionar a 4/256 num speedtouch 580i que foi trocado recentemente depois do meu router anterior ter deixado de se registar correctamente.

Tenho verificado 3/4 quedas diárias sem que normalmente tenho de religar manualmente já que o router não o está a conseguir fazer por alguma razão.

Apenas tenho 1 telefone ligado em toda a casa e está devidamente filtrado.

Quanto aos valores de ligação são os seguintes:

Output Power (dBm) up/down = 9.5 / 19.5
Attenuation (dB) up/down = 26.5 / 44.0
Noise Margin (dB) up/down = 31.0 / 18.0

Alguma ideia sobre o que pode estar a acontecer? Já era cliente Sapo anteriormente mas noutra morada, o equipamento era igual e estou a estranhar esta instabilidade já que a habitação é bem mais recente do que a anterior e teoricamente a infraestrutura será bem melhor.
 
Os meus valores estão bonitos estão :(

Downstream Margin: 22 db
Upstream Margin: 9 db
Downstream Line Attenuation: 17 db
Upstream Line Attenuation: 4 db
Downstream Transmit Power: 0
Upstream Transmit Power: 0


E eu acho que nem posso por adsl em todas as tomadas em casa. O meu ADSL deriva de uma netline antiga (não sei se se lembram desse serviço da PT), e acho que não configuraram a ADSL para a casa toda.
 
Os meus valores estão bonitos estão :(

Downstream Margin: 22 db
Upstream Margin: 9 db
Downstream Line Attenuation: 17 db
Upstream Line Attenuation: 4 db
Downstream Transmit Power: 0
Upstream Transmit Power: 0


E eu acho que nem posso por adsl em todas as tomadas em casa. O meu ADSL deriva de uma netline antiga (não sei se se lembram desse serviço da PT), e acho que não configuraram a ADSL para a casa toda.
Tens uma atenuação baixa portanto não estou a ver o problema!
Que queres dizer com "ADSL na casa toda"? Se planeias partilhar a tua ligação ADSL por vários pcs não esperes milagres tendo só uma ligação adsl! Porque a largura de banda disponivel terá que ser dividida por todos os pc de uma rede caseira.

Quando a teres más linhas em casa: Mas tu podes melhorar as linhas substuindo tomadas velhas e linhas! Dentro da tua casa podes mudar o que quiseres, só não o podes fazer na linha da rua.
 
boas
tenho um speedtouch 580i, e ainda não recebi nenhum mail da sapo a informar se irei ser migrado para os 8mbs, se nao, qual a velocidade maxima que consigo obter?
os dados que estão no router são:

Bandwidth (Up/Down) [kbps/kbps]:256 / 4.096
spacer.gif
spacer.gif

Output Power (Up/Down) [dBm]:11,5 / 19,0
spacer.gif

Line Attenuation (Up/Down) [dB]:30,0 / 47,5
spacer.gif

SN Margin (Up/Down) [dB]:29,0 / 14,5

abraço
 
boas
tenho um speedtouch 580i, e ainda não recebi nenhum mail da sapo a informar se irei ser migrado para os 8mbs, se nao, qual a velocidade maxima que consigo obter?
os dados que estão no router são:



abraço
Pelo que vejo só tens 4 MB de momento e pelos teus valores dúvido muito que consigas 8 MB sem correres o risco de teres graves problemas de estabilidade porque tens uma atenuação muito alta aliada a um SNRMargin já baixo!
O melhor para ti é ficares nos 4 MB e talvez consigas mais 1-2 MB porque doutra forma irás ter a tua ligação sempre a cair.
 
A bocado fiz 1 experiência e consegui abaixar o attenuation de 24,5 para 23 ;)

O que fiz? liguei o router directamente a linha telefónica, em vez de ter montes de cabos:

(tomada <-----------> filtro <------------> UPS <------------> router)

O filtro busquei um que tinha um cabo bué curto e tenho os 23 db a mesma...

Penso que o ideal é mesmo ter o router/modem literalmente "colado" a ficha para obter o melhor sinal possível, e se calhar, até o próprio cabo de telefone pode ter influencia! Será que existe cabos de telefone "professionais":D

Vou fazer uns moddings aqui a uns cabos, encolher ao máximo possivel e ver se diminui ainda mais o attenuation.

Assim que for possivel, vou testar o "sinal" na outra tomada de telefone (na sala)
 
Ganhaste 1,5db que não te "estraga" o serviço de maneira alguma! O importante é verificares se a tua margem de ruído ganha um valor significativo com essa mudança. Se for exactamente a mesma, deixa lá passar o cabo na UPS que te dá sempre uma protecção suplementar. Tens um valor de atenuação muito bom, por isso entre teres 23db sem prot e 24,5 com prot... eu nem pensava duas vezes. No entanto, não te esqueças das Murphy Laws :)

Claro que é do senso comum que entre dois extremos que querem comunicar, quanto menos tomadas, cortes, juntas e outros que tais existirem, melhor né?


A bocado fiz 1 experiência e consegui abaixar o attenuation de 24,5 para 23 ;)

O que fiz? liguei o router directamente a linha telefónica, em vez de ter montes de cabos:

(tomada <-----------> filtro <------------> UPS <------------> router)

O filtro busquei um que tinha um cabo bué curto e tenho os 23 db a mesma...

Penso que o ideal é mesmo ter o router/modem literalmente "colado" a ficha para obter o melhor sinal possível, e se calhar, até o próprio cabo de telefone pode ter influencia! Será que existe cabos de telefone "professionais":D

Vou fazer uns moddings aqui a uns cabos, encolher ao máximo possivel e ver se diminui ainda mais o attenuation.

Assim que for possivel, vou testar o "sinal" na outra tomada de telefone (na sala)
 
hei de fazer mais testes...

penso que isso apenas afecta a velocidade e qualidade do sinal, certo?

como tenho 4 mbps ter 5, 20 ou 30 de attenuation é indiferente...

Claro que se tivesse adsl2+ ao bombar o maximo, já podia indicar uns kbps adicionais :D
 
Olá pessoal,

podem comentar os meus valores, se fazem o favor....

CLIX 24MG

Tx Bit Rate 416000
Rx Bit Rate
20480000
Local SNRMargin
10.0 dB
Local Line Attn 8.0 dB
Local Tx Power 4.3 dB
Remote Line Attn 2.0dB
Remote SNRMargin 31.0 dB

Cumps

:004:
 
Boas, será que alguém também me pode comentar aqui os meu valores da linha é que não percebo nada disto.
Da para ter uma ligação melhor ou não?
cumps.

router5hz.jpg
 
Pessoal
Aconcelho a leitura do tópico inicial porque aprendem a ler os valores! Abrir os tópicos a pedir para comentar valores não serve de nada a não ser para perderem tempo porque a lição está no tópico inicial
 
Tenho aki um caso diferente:

-» A assinatura é a dos 12 megas, ainda não migrada (tá com 256 upload)
-» Os 2 Megas sao limitados. dito pela S.A.C. da clix...
-» Modo ADSL G.DMT (forçado)
-» A linha era sapo a 4 megas (sem problemas).

Qd passou pa clix:
-» disseram q como tinha pouca qualidade » limitaram-na para 2 megas

smc7904.jpg

Router SMC 7904BRA

Acham isto bem? Tem algum lógica?
Os valores? relevam se dará para os 12 megas?

Agradecia q alguem me desse estimativas.

Thx
 
Última edição:
Vejam os meus valores

Axam que estes valores sao bons? Ainda tou em migração para 8mb e a central fica a menos de 5 metros da minha casa mas ainda so tenho 6mb!! Obrigada people....




DSL Status: UP DSL Modulation Mode: ADSL2+ DSL Path Mode: INTERLEAVED Downstream Rate: 6142 Kbps Upstream Rate: 383 Kbps Downstream Margin: 31 db Upstream Margin: 1 db Downstream Line Attenuation: 1 Upstream Line Attenuation: 1 Downstream Transmit Power: 0 Upstream Transmit Power: 0
 
Axam que estes valores sao bons? Ainda tou em migração para 8mb e a central fica a menos de 5 metros da minha casa mas ainda so tenho 6mb!! Obrigada people....




DSL Status: UP DSL Modulation Mode: ADSL2+ DSL Path Mode: INTERLEAVED Downstream Rate: 6142 Kbps Upstream Rate: 383 Kbps Downstream Margin: 31 db Upstream Margin: 1 db Downstream Line Attenuation: 1 Upstream Line Attenuation: 1 Downstream Transmit Power: 0 Upstream Transmit Power: 0
Acho os teus valores estranhos.....: A margem de upload de só 1 db e atenuação de 1 db......Estranhso mesmo!
 
Back
Topo