Valve mostra protótipos de consoles com Ubuntu na CES 2013

Dyk

I quit My Job for Folding
Não sei se já existe tópico para isto mas achei isto interessante! :P

Em parceria com a desenvolvedora de hardware Xi3, a Valve mostrou hoje na CES 2013 em Las Vegas um mini-PC modular de codinome Piston. O aparelho, que também pode ser considerado um console, roda Ubuntu e o beta aberto da Steam.
Segundo o CEO da Xi3, Jason Sullivan, o anúncio da parceria com a Valve e do mini-PC será o começo de uma nova era para a empresa. Ele ainda diz que “com o produto, os usuários terão a melhor experiência com games em suas televisões de alta definição”.
[h=3]O que sabemos sobre o hardware?[/h]Pouco se sabe sobre o hardware ou software deste modelo. Abaixo você confere o que foi divulgado até o momento:
  • Armazenamento interno de 1 terabyte;
  • Oito portas USB, sendo 4 delas na versão 3.0 e uma dedicada a um teclado;
  • Duas portas Mini Dispplay;
  • Uma porta HDMI;
  • Saída e entrada de áudio de 1/8″;
  • Um conector óptico SPDIF para áudio;
  • Quatro portas eSATAp;
  • Uma porta Ethernet.
Outra informação interessante é que o mini-PC será modular, oferecendo a possibilidade de updatesno hardware do aparelho, assim como um computador de mesa normal. Grande parte das informações batem com as informações que postamos a algumas semanas sobre o SteamBox.
piston-valve-pc.jpg
Parte de trás do mini-PC de codinome Piston

Não sabemos qual distribuição Linux é responsável pelo backend do aparelho, mas segundo as empresas o mini-PC está rodando uma grande distribuição. A Valve e a Canonical são parceiras, e como a Steam é oficialmente suportada apenas no Ubuntu 12.04, assumimos que esta é a distro usada.
[h=3]Preço e data de lançamento[/h]Nenhuma das empresas quis comentar sobre o preço e data de lançamento, mas sabemos que a Valve pretende lançar seu console ainda esse ano. O CEO da Xi3 chegou a comentar que ohardware do Piston é baseado em outro produto da empresa, o X7A, que atualmente é vendido por$ 999,00.
piston-games-ubuntu.jpg
Parte frontal do Piston. Elegante e bem compacto, não acham?

Não acredito que esse será o preço do mini-PC, mas se for, prevejo que o aparelho será um fracasso em vendas. Doug Lombardi, diretor de marketing da Valve, disse ao site Polygon que o mini-PC possui baixo custo, alta performance e é a melhor alternativa para a sua sala de estar.
Maiores informações sobre preços e datas serão divulgadas em breve, diz Lombardi.
Video: http://www.youtube.com/watch?v=FPhOulr9wL0

Fonte: http://www.ubuntubrsc.com/valve-mostra-prototipos-consoles-ubuntu-ces2013.html
 
Última edição:
Eu a ver pelo tamanho, duvidava assim bastante que isso conseguisse correr algum jogo minimamente puxado da steam, mas pelo preço já penso 2x, resta saber o que está lá dentro mesmo.

É engraçado, mas até ver, o preço é bem aspero.
 
Fala-se em 1000€ para isto... por esse preço prefiro meter um desktop na sala... lol

Isto é desktop. Em versão mini.
:)

Com isto quero dizer que é um 'pc', não é uma consola tradicional.
Há computadores assim pequenos [asus eeebox, assim de repente, o respectivo concorrente da Acer,...etc] que são bem mais baratos e também são bons para media center e afins de ter na sala, mas não têm as specs que se fala que esta steam box [core i7, 8gb de ram,...].

Também a 'miniaturização' tem um custo, e não estamos a falar de um consola tradicional, 'fechada' e com hardware fraquissímo no momento em que é lançada..
 
Isto é o que se está à espera à muito. 999$ pelo tamanho e pelo o que poderá trazer não acho muito desajustado, mas certamente que vem mais barato.
Especula-se numa consola valve a rondas os 250$
Vendo que a PS3 quando surgiu eram cerca de 400€ e sempre esteve limitada ao hardware mal saiu e foi um best seller.
 
Isto é o que se está à espera à muito. 999$ pelo tamanho e pelo o que poderá trazer não acho muito desajustado, mas certamente que vem mais barato.
Especula-se numa consola valve a rondas os 250$
Vendo que a PS3 quando surgiu eram cerca de 400€ e sempre esteve limitada ao hardware mal saiu e foi um best seller.

Quando surgiu eram 600 euros, 400 euros era o preço inicial da X-Box 360, se não me engano.
 
Isto é o que se está à espera à muito. 999$ pelo tamanho e pelo o que poderá trazer não acho muito desajustado, mas certamente que vem mais barato.
Especula-se numa consola valve a rondas os 250$
Vendo que a PS3 quando surgiu eram cerca de 400€ e sempre esteve limitada ao hardware mal saiu e foi um best seller.

A consola custava 600€ na Europa, já "capada", (sem chip emulador da PS2) e esteve muito longe de ser um best seller.

Isto agora é só anúncios de consolas portáteis por todos os lados. É a da nVidia, é a da Razer, e agora esta. Está tudo a querer uma "fatia" do bolo do negócio das portáteis. Onde a Nintendo tem reinado indiscutivelmente desde os tempos da Game Boy, e nem mesmo os "avanços" da Sega com a redundante Game Gear, ou a Sony com as mais elaboradas PSP's conseguiram mudar grande coisa.

Parece-me, que muitos destes projectos vão "ficar pelo caminho". Isto, se se mantiverem no velho modelo de negócio que as consolas portáteis tem tido desde sempre, realmente.

Só vislumbro algum futuro para estes gadgets, se estes se "atirarem" para o modelo de negócio das "app's" e jogos de utilização perfeitamente "casual". Mas para isso já temos os tablets...

\w/
 
Isto agora é só anúncios de consolas portáteis por todos os lados. É a da nVidia, é a da Razer, e agora esta.

Eu não metia a nVIDIA e a Razer no mesmo saco da Piston. São coisas completamente diferentes.

O Razer Edge é um simples tablet Windows 8 com uma dock vocacionada para gaming.
A nVIDIA Shield é um dispositivo para tirar mais\melhor partido dos jogos Android.

A Piston é muito mais que isto. É o grande passo em frente do gaming em Linux, e de uma empresa (Valve) a apostar forte numa área que se está a tornar muito dispersa (pc gaming, tablets, smartphones, consolas, etc.)
 
Fala-se em 1000€ para isto... por esse preço prefiro meter um desktop na sala... lol

Foi exatamente isso que eu pensei quando ouvi o preço... eles querem entrar na competicao da nova geracao de consolas com uma consola que custa o quádruplo de uma consola dessa geração (neste caso falo da wii U)?
You are doing it wrong valve.
 
1000 euros por isso? :-D OMG

Algum de voces tem uma ideia do hardware que a consola tem? Fiquei curioso

E que 1tb de armazenamento e "meia duzia" de portas todas bonitinhas, a mim não me diz nada para ser sincero. Eles referem tambem que é para os utilizadores poderem ter uma boa experiencia em alta defenição, mas será que isso se aguenta à bomboca?

Fiquem super curioso, mesmo só na curiosidade, porque sinceramente não me vejo a dar 1000 euros por isso. Só se fosse mesmo uma grande bomba.
 
Última edição:
Fala-se em 1000€ para isto... por esse preço prefiro meter um desktop na sala... lol

Ora nem mais, caixa de HTPC, fica porreiro na sala, e com um pc que roda tudo e mais alguma coisa...

1000€ é o dobro do investido no meu pc, duvido que tenha mais performance que o meu.
 
Se bem percebo, não vai haver apenas uma consola da Valve. Está aberto a outras empresas de hardware. Além disso, fala-se que pode haver vários níveis de hardware. Um low, medium e high.

Acho que é prematuro falar o que quer que seja de uma steambox.
 
Não é por nada mas ninguém disse que isto ia custar 1000€.
Esse valor é o valor avançado pela empresa Xi3, na sua página do kikstarter, como sendo o valor estimado para o X7A, que é suposto ser a base desta box.

As we envision our new X7A Modular Computer, we see it powered by a new Quad-Core 64-bit, x86-based processor running at up to 3.2GHz, integrated with up to 384 graphics shader cores, and 8GB of DDR3 RAM, and able to handle graphics-rich computer games like Crysis 2 with ease. The X7A Modular Computer will also run 3 high-definition monitors simultaneously, has four USB 3.0/2.0 ports, four eSATAp ports, four USB 2.0 ports, a 10/100/1000 Ethernet port, and up to 1TB of super fast solid-state storage inside the chassis, making it perfect for gamers and power users alike. And yet the X7A Modular Computer will be housed in a chassis about the size of a softball (4.27x3.65x3.65-inches) and run on a mere 40Watts of electricity or less.

We expect the X7A Modular Computer to begin shipping in early 2013 with a price starting at under $1,000. All within a chassis you can hold in the palm of your hand!
http://www.kickstarter.com/projects/262476727/xi3-help-us-usher-in-the-post-pc-era?ref=live

Mas vocês estão a ver isto pela perspectiva errada.
Caso não tenham visto os links do youtube colocados uns post acima, isto não é um PC com componentes standard, nem é uma mera redução do tamanho da motherboard à la Intel NUC ou Zotac Nano XS, são componentes (doughterboards?) que podem ser trocados, pois a contrução é modular como se pode ver nos vídeos. Desenvolver isto tudo tem obviamente custos que têm de ser pagos, mas com a entrada de parceiros e a perspectiva de fabrico de mais unidades os custos podem ser diluídos.
 
Por acaso parece ser otimo cpu Quad core com 384cores com consumo muito interessante...

Mas lá esta 1000€ é muito "papel"

Será que é algum Processador ARM?
 
Eu até percebo o teu ponto de vista Dark, mas sinceramente acho que não vai ser para mim. Meu rico haswell que vou comprar e minha rica gráfica da serie 700 que tambem já tenho pensado.

Tenho a certeza que o meu pc já outdated rebenta com isso em performance.
 
A10-4600M = Turbo@ 3.2Ghz TDP@ 35W

http://www.cpu-world.com/CPUs/Bulldozer/AMD-A10-Series A10-4600M.html
http://www.amd.com/uk/products/note...?lid=Vision_Notebooks&lpos=HP_bottom_bucket#7

Mas na entrevista que deu à Verge, o Newel disse que nada seria lançado em 2013, portanto não será este A10 4600m que estava pensado para o X7A, ou vai ser o sucessor do "Trinity" o "Richland" ou então o APU baseado no "Steamroller" o "Kaveri" já a 28nm.
http://www.theverge.com/2013/1/8/3852144/gabe-newell-interview-steam-box-future-of-gaming

E como o Nemesis11 já disse isto pode nem ser a Steam Box mas um outro produto.
 
Back
Topo