ADSL Vamos lutar por uma Internet mais justa

Status
Fechado a novas mensagens.
sim quando existem países em que a velocidade anda a volta dos 10mb e 6mb e que sao muito mais ricos que nos, ate nos podemos classificar como estando na linha da frente no que toca as telecomunicações. basta ir aqui ao lado a espanha que o pacote com mais velocidade deles e 10Mb em adsl... e segundo espanhóis que conheço aquilo e muito mau, muito pior comparado ao que temos cá
 
Acho que é uma discriminação em termos de serviços oferecidos em relação aos preços que cobram o que a ZON faz com os clientes Satélite vs Cabo. Estive no outro dia a ver e para um cliente satélite aderir ao triple play paga-se logo 160€ á cabeça. Enquanto que para os clientes CABO paga-se 0€ E ficas com mais e melhores serviços... Isto já para não falar depois das mensalidades, da qualidade do serviço oferecido e que em vez de 12 se tem 24 meses de fidelização nas zonas satélite. Acho completamente ridiculo que a mesma empresa trate de forma tão diferente os seus clientes só porque nessas zonas ainda não fez chegar a sua tecnologia de cabo.

cumps
 
Tens toda a razão Gory, igualdade para todos, as empresas de telecomunicações só tinham a ganhar, certamente iriam ter mais clientes, e não teriam publicidade pela negativa.
 
Tens toda a razão Gory, igualdade para todos, as empresas de telecomunicações só tinham a ganhar, certamente iriam ter mais clientes, e não teriam publicidade pela negativa.

e porque e que não pedem tambem igualdade nos preços das casas, do imt, da agua, coisas que no geral o litoral paga mais caro que o interior?
 
sim quando existem países em que a velocidade anda a volta dos 10mb e 6mb e que sao muito mais ricos que nos, ate nos podemos classificar como estando na linha da frente no que toca as telecomunicações. basta ir aqui ao lado a espanha que o pacote com mais velocidade deles e 10Mb em adsl... e segundo espanhóis que conheço aquilo e muito mau, muito pior comparado ao que temos cá

Isso não totalmente verdade:

http://www.jazztel.com/hogar/detalle.php?id_producto=121

20/2

e VDSL

http://www.jazztel.com/hogar/detalle.php?id_producto=120

30/1.5
 
Há diversas questões aqui levantadas, mas em súmula, nem miserabilismo, nem "somos melhores que os gajos do lado".

Claro que existem outros factores a ser levados em linha de conta, mas o maior problema parece-me passar pelo estabelecimento do tipo de país que pretendemos ter. E nesse aspecto "os vizinhos do lado" têm uma abordagem claramente diferente. Talvez uma capital plantada no interior do país ajude de alguma forma. Em quase tudo o que fazem é dada bastante importância ao crescimento do país como um todo. Isso não quer dizer que depois não haja zonas mais ricas e outras mais pobres (Catalunha num extremo e Andaluzia no outro, por exemplo).

Dados de 2008 (fonte EU), uma vez que penso que não há dados publicados mais recentes. (Os dados de Portugal aparecem primeiro) Portugal tem uma cobertura (% da população) DSL superior à Espanha, (95% vs 93% - Ranking 12º vs 16º), mas nas zonas rurais a cobertura da Espanha é superior (86% vs 89,7% - Ranking 12º vs 9º). Claro que o número de ligações acima de 10 Mb em Portugal é superior ao caso espanhol, mas atente-se ao seguinte: % de casas com ligação à Internet (46% vs 51% - Ranking 22º vs 17º) e % de casas com ligação de banda larga (39% vs 45% - Ranking 19º vs 14º). Estes dados demonstram que em termos percentuais não existe grande diferença entre os 2 países.

Do relatório que estou a citar, apenas duas frases que acho que estabelecem a forma como nos dois países se abordam as questões.

Em relação a Portugal
As fixed broadband penetration only increased very little, Portugal fell from 17th to 21st place.
However, mobile broadband connectivity is higher than the EU average (ranking 3rd) and the
speed of the subscribed fixed broadband is comparatively high (4th in connections above 10
Mbps, and 3rd for connections above 2 Mps). Despite high coverage and speeds, household's
connectivity and fixed broadband connectivity is far below average (rankings 22nd and 19th
respectively). The situation is more positive for enterprises' broadband connectivity, with a score
equal to the EU average.

Em relação à Espanha
DSL coverage in Spain further increased, but broadband penetration remains below average. The
connectivity of households is lower than average as well, both for broadband and narrowband
connections. Enterprises on the other hand are better connected and Spain ranks in second place
in the EU. A significant share of broadband subscriptions (the fourth highest in the EU) features
speeds above the 2 MB/s threshold.
Spain scores well in mobile connectivity indicators. The take-up of 3G even is the second highest
in Europe (after Sweden) and wireless solutions have been deployed in rural areas.

De notar que em relação às empresas (% de empresas com ligação de banda larga fixa) Portugal ocupa a 15ª posição e a Espanha a 2ª.

Continuo a achar que às vezes alguns utilizadores confundem Portugal com algumas zonas privilegiadas urbanas e a Espanha com Fuentes de Oñoro ou Ayamonte.

O documento, que é um resumo de outros estudos pode ser encontrado aqui:

http://ec.europa.eu/information_society/eeurope/i2010/docs/annual_report/2009/sec_2009_1104.pdf
 
Epah, mas tipo 80 € para o técnico só para fazer a istalação e tem de ser pagos na hora ao técnico... Enquanto que para os clientes cabo aquilo é grátis! E depois 29.90 da pen wireless + 49.90 do router wireless 3G se quiser ter net em mais do que um PC... Quando pagava 0 se fosse cliente cabo e tinha um equipamento muito melhor e qualidade de serviço muito superior??? Devem mas é estar a gozar comigo!!! Já para não falar que pelo preço da mensalidade desses serviços podia ter ZON FIBRA 50! Afinal eu tenho culpa que eles ainda não tenham chegado com o cabo á minha zona? É que é uma diferença colossal, não tem nada a ver... E nem sequer estamos a falar de operadores diferentes!
 
Epah, mas tipo 80 € para o técnico só para fazer a istalação e tem de ser pagos na hora ao técnico... Enquanto que para os clientes cabo aquilo é grátis! E depois 29.90 da pen wireless + 49.90 do router wireless 3G se quiser ter net em mais do que um PC... Quando pagava 0 se fosse cliente cabo e tinha um equipamento muito melhor e qualidade de serviço muito superior??? Devem mas é estar a gozar comigo!!! Já para não falar que pelo preço da mensalidade desses serviços podia ter ZON FIBRA 50! Afinal eu tenho culpa que eles ainda não tenham chegado com o cabo á minha zona? É que é uma diferença colossal, não tem nada a ver... E nem sequer estamos a falar de operadores diferentes!

exacto... e achas que eles têm culpa de tu morares no "cu do mundo" ?
pois.. é como atirar o lixo para o chão: "ah e tal não tenho caixote aqui..." mas que culpa tem quem faz as coisas que te lembres de fazer lixo ali? guardar e deitar fora depois...
quanto a internet, acho que sim... devia ser mais barato, mas já existem boas opções para quem quer net (caso da net movel da vodafone, já com trafego ilimitado e mensalidade fixa)
para as necessidades (ver e-mail, acesso aos serviços do estado/escola/emprego, outras verdadeiras necessidades) é mais que suficiente. agora, se querem considerar necessidade ter net de 1001mb de download e upload, super-hiper-mega rápida com pings de nanosegundos... televisão com todos os canais possiveis e imaginários.. enfim... eu para isso não luto. porque? porque não acho televisão uma necessidade, é secundário o entretenimento. sim impulsiona o consumo e a concorrencia e tal. e depois?
se fosse realmente vantajoso as empresas iam a esses lugares remotos. se não vão, é porque não vale a pena.
e ninguém tira o direito a entretenimento a essa gente, simplesmente não lhes compensa. o estado devia (isso sim) dar uma ajuda na net, tornar o preço por mb mais barato. como já falaram, para a PT que tem as linhas telefonicas, é uma vergonha ter os preços que tem. e é um outro motivo para desertificação.
tudo isto para dizer que cada um tem que ver as suas verdadeiras necessidades. não é querer e querer, também é preciso pensar no que realmente vale a pena, e ver que as empresas de concorrencia não têm obrigação de meter super-nets nas vossas zonas a bom preço quando fica caro manter lá as linhas...

nas cidades são muitas pessoas a dar meia duzia de centimos para manutenção... nas periferias, são meia duzia de gajos a dar meia duzia de euros essa mesma manutenção...
 
Nós temos dos melhores serviços de Internet por ADSL a nível mundial. Informem-se!! Em espanha, no Reino Unido, e muitos outros sítios a qualidade e a velocidade são bastante inferiores ás nossas.

Isto é como tudo... há muitos outros casos que podiam servir de exemplo. Portugal tem muitas deficiências, tem! mas sinceramente a nível de internet e de tecnologia não é uma delas.
 
Nós temos dos melhores serviços de Internet por ADSL a nível mundial. Informem-se!! Em espanha, no Reino Unido, e muitos outros sítios a qualidade e a velocidade são bastante inferiores ás nossas.

Isto é como tudo... há muitos outros casos que podiam servir de exemplo. Portugal tem muitas deficiências, tem! mas sinceramente a nível de internet e de tecnologia não é uma delas.

quanto ao reino unido não sei... mas quanto a espanha, não acho dificil termos melhores serviços que eles. a Espanha é bem grande em relação a Portugal. não é facil espalhar por lá cabos de ADSL.

também sei que, em França, a net minima é 24mb (ADSL). o resto é tudo fibras opticas...
 
O meu irmão que reside em londres, não sei onde exactamente onde, tem 4mb, e não conseguem fornecer velocidades superiores sem ser por meios muito mais caros. È só um caso, mas.... uma pequena pesquisa do google confirmou que é bastante comum.
 
exacto... e achas que eles têm culpa de tu morares no "cu do mundo" ?
pois.. é como atirar o lixo para o chão: "ah e tal não tenho caixote aqui..." mas que culpa tem quem faz as coisas que te lembres de fazer lixo ali? guardar e deitar fora depois...
quanto a internet, acho que sim... devia ser mais barato, mas já existem boas opções para quem quer net (caso da net movel da vodafone, já com trafego ilimitado e mensalidade fixa)
para as necessidades (ver e-mail, acesso aos serviços do estado/escola/emprego, outras verdadeiras necessidades) é mais que suficiente. agora, se querem considerar necessidade ter net de 1001mb de download e upload, super-hiper-mega rápida com pings de nanosegundos... televisão com todos os canais possiveis e imaginários.. enfim... eu para isso não luto. porque? porque não acho televisão uma necessidade, é secundário o entretenimento. sim impulsiona o consumo e a concorrencia e tal. e depois?
se fosse realmente vantajoso as empresas iam a esses lugares remotos. se não vão, é porque não vale a pena.
e ninguém tira o direito a entretenimento a essa gente, simplesmente não lhes compensa. o estado devia (isso sim) dar uma ajuda na net, tornar o preço por mb mais barato. como já falaram, para a PT que tem as linhas telefonicas, é uma vergonha ter os preços que tem. e é um outro motivo para desertificação.
tudo isto para dizer que cada um tem que ver as suas verdadeiras necessidades. não é querer e querer, também é preciso pensar no que realmente vale a pena, e ver que as empresas de concorrencia não têm obrigação de meter super-nets nas vossas zonas a bom preço quando fica caro manter lá as linhas...

nas cidades são muitas pessoas a dar meia duzia de centimos para manutenção... nas periferias, são meia duzia de gajos a dar meia duzia de euros essa mesma manutenção...
Sim, eu compreendo que em termos de retorno do investimento não é comparavel as duas situações. Mas parece-me demasiado que num dos caso pagas técnicos, pagas instalações, pagas equipamentos... Pagas tudo e mais alguma coisa, quando nas zonas Cabo tudo isso é oferecido... Isto quando estamos a falar da mesma empresa. Repara que eu já nem estou a comparar as mensalidades nem tão pouco a qualidade do serviço. É óbvio que os operadores não investem onde para eles não faz sentido em termos de retorno do investimento. Apenas me parece um pouco demasiado o que acontece. E repara que em termos de manutenção a internet da zon funciona com a rede da vodafone... Portanto em termos de manutenção esta nem é sopurtada pela ZON, apesar de terem o contrato com a Vodafone. Também percebo que havendo menos concorrência nessas zonas quem lá está, tem de se sujeitar para poder ter acesso aos serviços. E isso implica óbviamente pagar mais do que nas zonas onde a concorrência é maior. Mas ainda assim parece-me demasiado... Eu não me estou a ver a pagar 160€ ou 180 á cabeça, Para ter um triple play daqueles, com internet de 5 Mbps, por exemplo.
 
Há claramente aqui no forum utilizadores que pagam €19,99 com tráfego ilimitado, e aqueles que tem que pagar mais de 30 euros para ter uma Internet da treta e com uns míseros 5Gb/Mês.
Eu não vivo no "cu de judas" e não estou numa "zona", simplesmente por questões administrativas, porque por "engano" até já tive!!!!
Por isso é que são uns CHULOS quem pratica e permite este tipo de intervenção.
Comparar Portugal a Espanha também nesta área é tempo perdido, a começar pelo tamanho... além de como já foi dito apesar de haver grandes diferenças, em Espanha tenta-se puxar pelo país como um todo, lembrem-se que Espanha é constituída por vários "países", se é que me fiz entender.
 
Nós temos dos melhores serviços de Internet por ADSL a nível mundial. Informem-se!! Em espanha, no Reino Unido, e muitos outros sítios a qualidade e a velocidade são bastante inferiores ás nossas.

Isto é como tudo... há muitos outros casos que podiam servir de exemplo. Portugal tem muitas deficiências, tem! mas sinceramente a nível de internet e de tecnologia não é uma delas.

Uma vez que sugeres que o pessoal se informe, indica aí umas fontes para a gente ler e que sustentem o que afirmas.
 
Concordo plenamente com o user. Deixem-se de tretas se nas cidades tens fibra a preços de adsl(quase) nos arredores tem preços de fibra, mas só te fornecem adsl normal. Na mminha cidade (Amarante) não sei se ja tem fibra, mas é uma injusto uns pagarem mais que outros. O que devem fazer é simplesmente fazerem preços especificos para essas zonas, ou seja, nas outras zonas se só apanham 4mb como velocidade maxima, fazem um tarifario com 4mb e com preço mais baixo comparando o resto do pais. O que se passa neste momento para mim é uns estão a pagar para outros terem tudo do melhor a melhores preços. Desculpem lá mas é um diferença abismal eu só tenho 4mb e se fores a uma cidade tens 200mb, por favor deixem-se de tretas isto é uma diferença enorme. Numa freeguesia que tem 2500 habitantes e só tem 1 central para todos acham que a pt tem assim tantas despesas? 2500habitantes x 30€ durante 1ano (mesmo que ponham 1250) façam as contas... Isto é um roubo.

Não comparem com Espanha porque é muito maior: Portugal - área total de 92 090 km² e 10 637 713hab, Espanha - área de 504.030 km² e 46.063.511 hab.
 
Última edição:
A PT tem despesas?!! Desde quando é que as tem, quando obtém milhões e milhões de lucro? Sim, lucro já com despesas pagas que eles querem e não as que deveríam realmente ter.

Isto é, quem está fora de zona paga mais, mas esse montante a mais não serve para melhorías, serve sim para o aumento da fortuna da PT.

Cada vez mais cresce a tecnologia nas cidades, porque a concorrência aumenta nesse sentido, logo fica mais barato o que é tecnológico em poucos meses ou anos.

E fora das zonas? Parou no tempo, não existe concorrência, as linhas são todas da PT, o que existe é parcerías com a PT porque a linha é deles, logo se ao se mudar para estas empresas como cliente sem se ser sapo, a PT não passa tanto crédito aos clientes de outros ISP's parceiros que usam da mesma linha.

Está sim é a receber tanto dos seus clientes sapo, como das suas concorrentes firmas pela linha alugada (negócio sempre rentável)
E mais, quando 1 cliente que está com contrato com essas empresas em que a linha é da PT, só a PT é que pode mexer nas linhas, ou seja, é tudo reportado à PT primeiro, e só depois, muito depois, é que o problema é resolvido (lá torna o cliente fora de zona voltar à sapo adsl) porque não tem alternativa e não vê os seus problemas a serem resolvidos a tempo certo.

A PT tem sempre a faca e o queijo na mão, e não lhe interessa mudar as linhas de telefone, para que estas acompanhem a hierarquia do ritmo tecnológico, daí um enorme desfasamento brutal de ADSL para fibra.

E qual é a desculpa, que 1 dia portugal inteiro terá fibra em todo o país, como se isso alguma vez fosse verdade.

Isso de meter net movel para quem não está satisfeito, não bem assim, nem toda a gente sabe partilhar rede 3g para outros pc's. Até que agora já é possível com novos equipamentos (lá está, segredo do negócio).

Já estou como diz o outro: "Eles comem e bem todos juntos na mesma mesa".
 
Última edição:
A PT tem despesas?!! Desde quando é que as tem, quando obtém milhões e milhões de lucro? Sim, lucro já com despesas pagas que eles querem e não as que deveríam realmente ter.

Isto é, quem está fora de zona paga mais, mas esse montante a mais não serve para melhorías, serve sim para o aumento da fortuna da PT.

Cada vez mais cresce a tecnologia nas cidades, porque a concorrência aumenta nesse sentido, logo fica mais barato o que é tecnológico em poucos meses ou anos.

E fora das zonas? Parou no tempo, não existe concorrência, as linhas são todas da PT, o que existe é parcerías com a PT porque a linha é deles, logo se ao se mudar para estas empresas como cliente sem se ser sapo, a PT não passa tanto crédito aos clientes de outros ISP's parceiros que usam da mesma linha.

Está sim é a receber tanto dos seus clientes sapo, como das suas concorrentes firmas pela linha alugada (negócio sempre rentável)
E mais, quando 1 cliente que está com contrato com essas empresas em que a linha é da PT, só a PT é que pode mexer nas linhas, ou seja, é tudo reportado à PT primeiro, e só depois, muito depois, é que o problema é resolvido (lá torna o cliente fora de zona voltar à sapo adsl) porque não tem alternativa e não vê os seus problemas a serem resolvidos a tempo certo.

A PT tem sempre a faca e o queijo na mão, e não lhe interessa mudar as linhas de telefone, para que estas acompanhem a hierarquia do ritmo tecnológico, daí um enorme desfasamento brutal de ADSL para fibra.

E qual é a desculpa, que 1 dia portugal inteiro terá fibra em todo o país, como se isso alguma vez fosse verdade.

Isso de meter net movel para quem não está satisfeito, não bem assim, nem toda a gente sabe partilhar rede 3g para outros pc's. Até que agora já é possível com novos equipamentos (lá está, segredo do negócio).

Já estou como diz o outro: "Eles comem e bem todos juntos na mesma mesa".


Concordo plenamente com o que foi escrito.
Mas ainda há pessoas (acomodadas ou bem servidas), que não conseguem ver essas verdades e ainda tentam inventar umas desculpas esfarrapadas.
Daí o termo "Internet mais justa".
Mas como sabemos a justiça em Portugal é coisa que não existe.
 
Concordo plenamente com o que foi escrito.
Mas ainda há pessoas (acomodadas ou bem servidas), que não conseguem ver essas verdades e ainda tentam inventar umas desculpas esfarrapadas.
Daí o termo "Internet mais justa".
Mas como sabemos a justiça em Portugal é coisa que não existe.

sim. a coisa da internet justa é isso mesmo. já era tempo de haver planos de internet "low cost".. uma especie de plano fixo, nem que fosse só 4mb, com limites de trafego e tal, mas acessivel a TODOS e a qualquer carteira.
já lá vai o tempo em que a internet não é uma necessidade... e que deixem de "oferecer" computadores às crianças de 6 anos que têm muito tempo para aprenderem a mexer neles e a habituarem-se.
Penso que não seria dificil, partilhando net 3g com ADSL e cabos, criando uma especie tarifario com condições para todos.

isso do satélite é claramente roubalheira, mas certamente existem alternativas não? 3G não safa?
 
3g safar safa, tens é que comprar o tal equipamento para ligares a pen. Aqui no forum está 1 tópico que fala desse equipamento que a vodafone lançou ou vai lançar. E claro, depois disso vêm as restantes operadoras aplicar do mesmo material, incluindo a TMN que é da PT :clap:

Talvez daqui a uns anos até canais se possa ver com mais 1 equipamento do género, é só meter a pen 3g numa box e voilá, bugs e problemas, mas o povo paga até ao final do contrato, e até lá vão corrigindo com mais 1 upgrade à Box e tal, publicidade e tá feito mais 1 negócio aderente aos fora da zona (dá dinheiro é o que interessa).

haver planos de internet "low cost".. julgo que isso nunca vai existir, afinal é da forma actual que se obtém grande parte de lucro.

Isso só iría acontecer se os lucros da PT baixassem drásticamente perante os clientes fora de zona, o que implicava pouca clientela, seríam obrigados a baixar os preços se queriam ter margem de lucro.

Mas as pessoas mudam de 1 lado para o outro e esquecem-se que as linhas são da PT, e que nunca perde devido as parcerías com as restantes operadoras, é dinheiro em caixa, e na esperança do cliente voltar à sapo outra vez.

Para se combater realmente essa situação era as pessoas mudarem para uma net 3g que não fosse TMN (da PT), aí sim, eles iam baixar o preço para os reconquistar.
 
como se costuma dizer quem não chora não mama....na minha opinião devia-se criar um grupo e ameaçar a PT de cancelamento de serviço se não fosse apresentadas propostas que reduzissem a assimetrias entre os clientes. sim, porque se somos clientes somos todos iguais e temos todos os mesmos direitos.

cumprimentos,
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo