MMO Vanguard: Saga of Heroes

Redstone disse:
Por favor não respondam ou este tópico vai ser hijacked de novo...:002:


Sim, é melhor não responder. Até por provocações parvas nem deveriam ser primeiro feitas. Eu percebi bem o que ele quis dizer, fiz-me de parvo... para isto não descambar outra vez.

2, 3, 4 neurónios... o que interessa é o divertimento que tiramos com um jogo e não a massa cinzenta que gastamos. Até porque se quiser pensar muito, tenho os meus livros de Engenharia para ler.
 
greven disse:
Sim, é melhor não responder. Até por provocações parvas nem deveriam ser primeiro feitas. Eu percebi bem o que ele quis dizer, fiz-me de parvo... para isto não descambar outra vez.

2, 3, 4 neurónios... o que interessa é o divertimento que tiramos com um jogo e não a massa cinzenta que gastamos. Até porque se quiser pensar muito, tenho os meus livros de Engenharia para ler.
Provocações? Eu não vi nenhuma provocação, pelo menos eu não entendi o que ele disse da mesma forma que tu. Ninguém te está a chamar burro, a verdade é que aquele jogo cujo nome não deve ser pronunciado de novo neste tópico é muito mais simples do que por exemplo o Vanguard, e aliás mais simples que a grande maioria dos MMORPGs que por aí andam.
Gostas de MMORPGs mais simples? Muito bem... Mas é bom saber que há mais gente, que como nós, preferem coisas mais complexas...
 
São estilos diferentes, isso não implica que um seja virado para pessoas com "dois neurónios" embora eu sei que ele estava a utilizar uma "hipérbole". :p

O RPG's que mais gostei até hoje em PC e que considero mesmo RPG's foram os baseados em AD&D, eram tudo menos simples. Mas assim como existem FPS's, RPG's, RTS's hoje existem mais que um tipo de MMORPG's virados para interesses diferentes e ainda bem.

Uma cena que não gosto no Vanguard, como não gosto no Oblivion (RPG only) é aquele look real. Sempre gostei de ambientes com mais fantasia e menos realismo. Gosto de jogar um RPG, MMORPG e pensar que estou noutro mundo, noutra dimensão e não só em outro tempo! :p

Para além que os gráficos do Vanguard parecem abusivos. Se forem realmente pesados como se diz, eles esperam alcançar sucesso com um jogo limitado a 10% dos computadores no mercado em que desses 10%, 1% gosta de MMORPG's e 0.00001 % realmente joga um? :p

Isto baseado no que tenho lido, não sei realmente se o jogo é pesado como se diz. Obviamente também ainda não saiu.
 
Obrigado por voltarmos ao VG.

Não te esqueças que todas as pics são tiradas na resolução máxima com tudo ligado. O grande teste aos fps do VG vem agora com a beta 3.0, em que muito pessoal vai entrar (milhares mesmo) e eles vão ter de começar a optimizar aquilo em grande escala. O WoW (damn, estar sempre a falar nele!) também teve grandes problemas de fps (então na Beta, entrar em SW era um pesadelo daqueles...), e agora é jogado em tudo o que é máquina. O VG já pensa no computador de agora e do futuro. Ao contrário do WoW que pensa no do passado e no de agora. Filosofias diferentes. Eu pessoalmente gosto da 2ª, porque raramente troco as peças do meu computador (não sou muito de jogos no computador, a não ser os MMO's/RPGs claro) mas existe também muito pessoal que quer é ver tudo a brilhar, e os hardcore gamers que querem é ter sempre o melhor computador para usufruir do melhor que os seus jogos têm. É também nestes jogadores, q a Sigil pensa.

Compreendo o teu gosto pelo look do WoW. Eu também gosto muito do motor de WoW/WAR. Mas mais importante que gráficos num jogo gosto da jogabilidade (vê os gráficos do UO ainda em 2D que não atraem nada e depois vê a jogabilidade que é divinal). :)

O EQ quando saiu também tinha gráficos pesados para o seu tempo e não foi isso que o impediu de ser o que é :)
 
Última edição:
Essa é uma da questões pertinentes num MMORPG. A máquina do jogo.

Hoje saiu um Age of Empires quando bons gráficos, daqui a um ano já não valem nada, big deal, entretanto sai o Age of Empires 10.

Num MMORPG o jogo não é esquecido facilmente, a não ser que algo muito mau aconteça! Por isso a questão do grafismo e do motor do jogo é importante. Por um lado não pode ser demasiado pesado, dessa forma vamos estar a afastar grande parte do público alvo. Não esquecer que normalmente os fãs de jogos de estratégia, RPG's não são os mais Graphic hores available. E já que referiste o WoW, os developers sabem que a certa altura da vida do jogo o motor gráfico vai ter que ser actualizado, já li entrevistas com isso. E como falamos do tipo de gráficos, o motor do WOW e o tipo de gráficos dá mais espaço de manobra aos develps, já que o ambiente "cartoon" demora mais a parecer "old". É por isso que jogos como Diablo 2, Warcraft 2, 3 e mesmo Starcraft têm também, "sobrevivido" tanto tempo.
 
Todos os motores dos MMO's são actualizados através de expansões. Quando eles fazem o motor, já sabem que daqui a uns 3/4 anos vão ter de actualizar. Salvo raras excepções como o UO, que nunca deviam ter mexido naquilo... 3D suckz -_-

Acho que a Sigil está só a tentar que o motor do VG dure mais tempo até à sua renovação, recorrendo a estes gráficos que parecem mais pesados (partindo do princípio que os gráficos "reais" são rapidamente ultrapassáveis).

Mas também não estou necessariamente preocupado com o motor, porque a equipa já tem muita experiência para cair em asneiras básicas. Estou é mais preocupado com a jogabilidade :) E por falar nisso, já saia a nova newsletter... :|
 
Última edição:
Originally Posted by Glip the Gnome
Newsletter should be coming today. The reason for the delay is we're so close to the beta 3 stuff that the "latest news" keeps changing, and we wanted to get to a point where we were fairly sure that it wasn't going to change drastically the next day.


Ou seja, dia 31 de Julho às 23h59, sai a Newsletter e a beta! :P
 
Atheron disse:
Ou seja, dia 31 de Julho às 23h59, sai a Newsletter e a beta! :P

:-D, ya, tipico


algures ai para cima o greven foi de facto provocado mas aguentou bem; gostei de ver.
não concordo que o --- seja para dois neurónios. concordo sim que são acima de tudo jogos que, apesar de serem ambos MMORPGs, são para nichos diferentes.


vejamos:

o --- foi desenhado de raiz para ter uma forte componente PvP em todos os servidores.
o VG embora possa vir a ter servidores PvP, foi concebido dando prioridade ao PvE.

no --- é viável fazer solo até o nível máximo com qualquer classe. fazer grupo é perfeitamente opcional na maioria das situações.
no VG fazer grupo será essencial, o solo só serve para farm e para aproveitar pequenos periodos de tempo (representa cerca de 20% do conteúdo).

no --- o conteúdo end game é sobretudo para raids (para alem do PvP mencionado acima)
no VG a maioria do conteúdo foi feita para grupos (cerca de 60%) e já li algures que não será necessário fazer raids para ter acesso a equipamento de topo.

no --- todas as dungeons importantes são instanced
no VG não há uma instance

depois há mais diferenças, como as mencionadas acima quanto à filosofia da arte gráfica, etc


algumas pessoas adoram PvP e nem consideram jogar um jogo que não tenha isso como componente central. o VG não deverá ser adequado para elas. eu por exemplo, não sinto o mínimo interesse pelo PvP e fujo de jogos desenhados com o PvP em mente (excepto FPSs como o Planetside mas isso é outra história). Quase todos os jogos em desenvolvimento serão para PvP tais como Tabula Rasa, Age of Conan, Warhammer, Gods and Heroes, etc..

Na era pós- --- há também a idea que forçar as pessoas a agrupar é mau e que o solo devia ser sempre uma opção pelo menos para ganhar níveis. Pelo contrario, eu acho que centrar o jogo à volta do grupo e não do solo é uma boa opção pois torna o jogo mais social, mas isso sou eu que sou um jogador de tipo Socializer/Explorer.


O facto de estar centrado à volta do PvE e do grupo são as duas características que me levam a esperar desesperadamente o VG. Se o VG não resultar, um jogador como eu não tem mais opções no horizonte próximo, excepto continuar com os jogos mais antigos.
 
O facto de estar centrado à volta do PvE e do grupo são as duas características que me levam a esperar desesperadamente o VG. Se o VG não resultar, um jogador como eu não tem mais opções no horizonte próximo, excepto continuar com os jogos mais antigos.

Acho que a definição de MMO é mesmo essa. "Groupar". Falar. Socializar.
Por isso é que suporto mais as ideias do VG do que o WoW.

PS: ai... outra vez o mesmo assunto? Eu não quis provocar ninguém. Eu também joguei WoW. Eu esperei e desesperei pelo jogo (muito mais que vocês, isso posso-vos assegurar). Mas quando as promessas começaram a dar lugar a pesadelos, comecei a olhar para o jogo de outra forma. Talvez tenha-me exprimido com alguma brutalidade, mas já estou farto de ouvir pessoas a proclamar que o WoW é a 7ª maravilha do mundo e até parece que não há outros MMO's, é só wowowowowowowow...
PSS: PvP no WoW é uma daquelas anedotas... (vá podemos começar outra discussão com isto? :D)
 
E no meio disso tudo fica aqueles que só viram RPG's single player a olhar para isso tudo e a pensar... :wvsore:

Acho que depois de tantas horas de Oblivion, se pegar neste Vanguard deve ser mesmo como um burro para um palácio :lol: Tou a ver que o Oblivion vai ser uma criança ao pé do VG :D

PS: o VG sendo puramente um MMO não devia ser voltado para o PvP? Tinha a ideia que PvE era mais para RPG single player, como Morrowind, Oblivion... Afinal num MMO posso andar a dar espadada a outras pessoas a não a NPC's e monstros como nos RPG single :wvsore: Só se tiver misturas pelo meio, eu armado em malzão, agarro o meu WarHammer e mato a bicharada, NPC's e os outros players que vir pelo caminho :lol: Só espero que este jogo tenha componente Single e Multiplayer, também sabe bem jogar a solo, andar ali a martelada/espadada a vontade e poder brincar com truques (ou cheats) :D

Pelo menos jogos online só tenho experiencia de FPS's e alguns RTS's, onde é sempre a dar tiro neles e não se vê NPC's ou bicharada controlado pelo computador :blubomte: :blubomte: :blubomte:
 
Última edição:
Neps. O VG segue uma Vision (TM) pelo Brad McQuaid e a sua equipa. O que é essa Vision: é como eles vêm como devem ser os MMO's. Nos jogos deles (EQ principalmente e agora VG) nunca houve mt PvP. É sempre PvE. E não é por isso que perdes divertimento. Porque é aí que ao groupares com outras pessoas, ganhas e muito. Imagina um raid de 72 pessoas (grupo) a matar um raid boss em EQ. Imagina só o team work. É pena que o boss seja algo já programado. Mas onde perdes em confronto, ganhas em convívio/teamwork com o pessoal do grupo.

Claro que em PvP também existe muito divertimento, DAoC é um exemplo disso, porque não só tens teamwork como matas os players que te aparecem à frente. Duplo divertimento dirão? Bom. Isso já é ao gosto de cada um. Por um lado não se mata raid bosses com zergs. Por outro podes matar pessoal em PvP com zergs. Eu pessoalmente gosto mais de PvE do que PvP (mais team work), mas se houver um bom cenário de PvP, não viro a cara à luta, e também saco da espada ;)

PS: FCT rulez :D
 
Atheron disse:
Neps. O VG segue uma Vision (TM) pelo Brad McQuaid e a sua equipa. O que é essa Vision: é como eles vêm como devem ser os MMO's. Nos jogos deles (EQ principalmente e agora VG) nunca houve mt PvP. É sempre PvE. E não é por isso que perdes divertimento. Porque é aí que ao groupares com outras pessoas, ganhas e muito. Imagina um raid de 72 pessoas (grupo) a matar um raid boss em EQ. Imagina só o team work. É pena que o boss seja algo já programado. Mas onde perdes em confronto, ganhas em convívio/teamwork com o pessoal do grupo.

Claro que em PvP também existe muito divertimento, DAoC é um exemplo disso, porque não só tens teamwork como matas os players que te aparecem à frente. Duplo divertimento dirão? Bom. Isso já é ao gosto de cada um. Por um lado não se mata raid bosses com zergs. Por outro podes matar pessoal em PvP com zergs. Eu pessoalmente gosto mais de PvE do que PvP (mais team work), mas se houver um bom cenário de PvP, não viro a cara à luta, e também saco da espada ;)

PS: FCT rulez :D
Yap, não digo que PvE seria sekante, até porque no oblivion o que curto e raids a cavernas, fortes, oblivion gates e limpar tudo e a todos e apanhar itens:004: Não sei como seria num raid num MMO a partilha do "dropanço":wvsore:

PvP seria muiiiiiiiiito engraçado por exemplo lutas de Arena:004: 1x1 ou 2x2 na arena (e com outros players a assistir/apostar :x2: )

PS: mais um FCTense? hehehe FCT powa
 
Xiii que monumental off-topic que te vou dar.

PvE - partilha de drops. Normalmente por boss caem 2-4 items (depende claro do jogo, boss, dificuldade etc). Normalmente as guilds têm um sistema de pontos chamado dkp (dragon kill points) que foi começado pelo líder dos Afterlife no EQ senão me falha a memória (mas isso é outra história). Através desse sistema de pontos (que varia de guild para guild) as pessoas interessadas nos itens ganham o item ou não (quer seja por um sistema de leilão, de preço fixos dos itens etc). Como não existem items para todos os jogadores, a ideia é voltares lá mais que uma vez, para toda a gente ter o que quer. Senão matavas o boss, e não fazias mais nada o resto do mês. Já toda a gente tinha o q queria :P


PvP - Por acaso essa ideia foi posta para o WoW na STV Arena. Mas claro... nunca mais se ouviu falar disso. Dou-te agora um exemplo do DAoC (um jogo que é só centrado à volta de RvR - Realm vs Realm ou seja PvP lol): imagina uma zona com vários fortes/castelos, em que os 3 Realms tentam lutar pela conquista dos fortes. Até aqui tudo bem, PvP lá para o molho e tal. Agora imagina siege weapons (para abrir as portas/defender os fortes já conquistados contra as forças invasoras) e cercos aos fortes tal como na época medieval. Lindo hum? :) Archers nos castelos a mandar flechada lá para baixo, pessoal a defender a porta, etc. Isto já para não falar dos grupos que lutam cá fora.
Depois no final existem bónus para os Realms e para o pessoal que andou lá à batadada, bónus esses (pontos) que depois são traduzidos em novos spells, itens, etc.
 
Em resposta ao Atheron,(um pouco tardia, mas mais vale tarde que nunca) sim estou no servidor "Combine".

No entanto estou a fazer um pausa para que a expansão seguinte (Ruins of Kunark) seja desbloqueada de maneira a que não andem 7 cães a um osso atrás das mobs :)

Entretanto reactivei o meu character no Eve Online.

Voltando ao tópico, implementar PvP num mmorpg é uma faca de dois gumes e é necessária muita coragem e competência por parte dos Devs. Só pelo facto de existir PvP, todos as futuras expansões ficam bastante limitadas porque as classes precisam de andar sempre muito equilibradas.

Nesse aspecto o WoW conseguiu manter os equilibrios (sempre precários) de uma forma bastante positiva. Tal como o DAoC conseguiu manter ao longo do tempo o RvR bastante interessante e equilibrado.

Tal como já aqui foi dito, o Vanguard e a sua "visão" não passa pelo PvP. Assim, mesmo que no futuro exista um servidor PvP , será algo marginal porque a estrutura do jogo não está pensada para tal.

Em contraponto, os jogos especializados em PvE beneficiam de uma margem de evolução muito superior. Implementar uma nova classe com novos spells num jogo PvE é sempre menos problemático que num jogo PvP.Nem é preciso ir tão longe: basta adicionar uma arma forte de mais para originar desiquilibrios e injustiças em toda a dinâmica PvP.

Já que estamos a falar de PvP gostava de referir o Eve Online porque é um jogo bastante bem concebido em geral. No entanto sofre dos mesmos problemas que todos os outros mmorpg com PvP.

Em suma, conceber um mmorpg sem PvP é a atitude mais prudente e cómoda, no entanto, por mais interessante que seja o PvE falta sempre um pouco de "sal".

Por um lado estou contente que o VG não tenha PvP, por outro não consigo de deixar de pensar que o verdadeiro mmropg completo ainda está para nascer e não será para breve.
 
Última edição pelo moderador:
Vou-me desviar um pouco do tópico mas depois quando houver mais informação faço outro post informativo para me redimir.


Não concordo com o Herege quando ele diz que um MMORPG não ter PvP é uma questão de prudência ou comodidade.

Tomem como exemplo a classe dos Warrior no EQ. Não fazem damage nenhum de jeito, não têm invisibilidade, não têm teleports, na verdade não têm spells de qualquer tipo, não se conseguem curar senão ficando sentados no chão durante uma eternidade sem fazer nada, etc. São tão especialistas na sua função de aguentar damage que estão totalmente dependentes de outras classes, por vezes até para poder atravessar uma zona. Em PvP esta classe seria uma desgraça mas em PvE eram reis durante os raids e eram uma classe bastante escolhida e desejada pelos grupos e raids. Atacavamos um dragão enorme e quem estava lá no centro das atenções a receber o mob, a dizer ao raid quando iniciar o ataque, etc: o warrior. Eram heróis.

Se o jogo tivesse sido concebido a pensar em PvP ou até em RvR nunca poderia existir uma classe tão dependente das outras como esta. Mas esta interdependência é o que torna o PvE interessante.


Por outro lado atacar um boss como um dragão ou um deus é uma experiência muito diferente de matar outros player characters. Cada encontro com um boss pode ser desenhado de forma completamente diferente e inovadora, dando ao mob quaisquer habilidades que passem pela cabeça de um dev, como AE fear, etc, habilidades essas que nunca poderiam ser dadas a PCs pq desequilibraria as classes. E quando finalmente matamos um boss como o Sontalak no EQ que passou que tempos a limpar-nos o sebo quando eramos fraquinhos e estavamos apenas a tentar passar por ele para entrar no tempo de Veeshan, dá-nos (a mim pelo menos) uma satisfação enorme quando finalmente conseguimos, maior do que matar o wizard inimigo nº361 ou reconquistar o castelo 17 outra vez.


Estou aqui a ter umas ideas para um MMO que pudesse conjugar PvE com PvP... mas vou dizer-vos num topico novo mais tarde quando arrumar as ideas. Tenho de convidar o Herege para uma troca de ideas com bujeca e tramoço.
 
Venha a Bjeka e o belo do tramoço :007:

Acho que o meu neorónio já não dá para as encomendas, li e reli o teu post e não encontrei nenhuma contradição entre a tua opinião e a minha. A não ser que consideres que os mmorpgs PvE já têm sal suficiente.

O teu exemplo do warrior vai de encontro à minha opinião, realmente é muito mais fácil criar um verdadeiro tanque num PvE do que num PvP-PvE. Voltando ao exemplo do WoW, porque considero o mmorpg que conseguiu chegar mais perto desse equilibrio, o warrior nunca pode ser tão dependente de outras classes como no EQ. Como não se pode ter o melhor de dois mundos, o warrior no WoW nunca é um tank tão puro como no EQ. No entanto a descrição que fizeste do warrior como um heroi que comanda as hostes , sendo sempre o primeiro na linha da frente também se verifica no WoW.

Já que estamos a falar de tanques, o mais interessante e divertido que joguei até hoje foi o Paladin no FFXI, um verdadeiro hino à arte de bem fazer tanking.

:kfold:
 
kuyzat disse:
Estou aqui a ter umas ideas para um MMO que pudesse conjugar PvE com PvP... mas vou dizer-vos num topico novo mais tarde quando arrumar as ideas. Tenho de convidar o Herege para uma troca de ideas com bujeca e tramoço.

Let the flames begin! E vai um, e dois, e plimmm... World of Warcraft.
Presumo que não tenhas jogado o bixo, visto que cada classe pode ser modificada de acordo com a sua função principal, seja puro PVP, puro PVE, Grinding ou um hibrido, certos spells são puramente PVP enquanto outros tem PVE estampado na cara, o mesmo se passa com a escolha de armaduras e locais de combate.

E as estrategias em PVE não tem nada a ver com as de PVP...
 
Moralez disse:
Let the flames begin! E vai um, e dois, e plimmm... World of Warcraft.
Presumo que não tenhas jogado o bixo, visto que cada classe pode ser modificada de acordo com a sua função principal, seja puro PVP, puro PVE, Grinding ou um hibrido, certos spells são puramente PVP enquanto outros tem PVE estampado na cara, o mesmo se passa com a escolha de armaduras e locais de combate.

E as estrategias em PVE não tem nada a ver com as de PVP...


Dito. E os tais raids gigantescos a derrotar monstros épicos que levam ao convívio... também lá estão.
 
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