Vantagens HDMI

casta

Power Member
Boas. Tenho uma ps3 e um monitor Samsung LE32S62BX e tenho a ps3 ligada à tv por cabo scart... Quais as vantagens de ligar a ps3 a tv a partir de um cabo HDMI? cumps..
 
Acredita se andas a jogar a mt tempo com scart vais ficar no paraíso com a entrada HDMI
mas o que o Taz disse n tenho de acrescentar nd lol
 
Boas,
Este é um daqueles temas que dá muito que falar...
Ora bem, supostamente um cabo HDMI é melhor, pois tecnológicamente mais evoluido, mais caracteristicas etc, etc...
supostamente pq tem a ver com a qualidade do próprio cabo segundo a norma em que o mesmo foi construido.
Quando é dito que o cabo HDMI é alta definição... quer dizer :) o cabo não oferece alta definição, pois a fonte tem que enviar a alta definição e o ecran, projector, o quer que seja terá que ter a capacidade de disponibilizar a dita "alta definição" , ou o vulgo 1080p

Pois bem posso dizer o seguinte eu já vi qualidade elevadissima através de um scart, que possivelmente bate em muito cabos HDMI de baixo/médio custo. Por ex. um Scart QED gama Silver Reference. Mas se compararmos com cabos de elevada gama até dou o braço a torcer, embora muito do que se diz dos cabos HDMI é puro marketing.
Evoluindo mais um passo , chegamos aos cabos por componentes, ora aqui é que são elas, até hoje não vi um cabo HDMI que fosse superior em termos de imagem. Sou sincero que na melhor das hipoteses vi cabos HDMI com qualidade equivalente agora melhor assim do dia para a noite... ainda estou para ver.
A unica mais valia que eu vejo num cabo HDMI é a dimensão do cabo (diametro) e a possibilidade de de enviar audio (stereo ou digital) no mesmo cabo. Agora tem bastantes problemas de implementação, pois se o cabo for superior a 10m de cumprimento perde brutalmente qualidade no que toca á imagem. Um cabo por componentes apenas envia imagens mas pode percorrer distancias até 100m se qualquer problema.
Dai que provávelmente os componentes poderão morrer mas não devido á falta de qualidade mas sim ao marketing efectuado aos cabos HDMI.

Dai esta questão não ser tão transparente como poderá ser equacionado.

cumpz.
 
Boas pessoal,

Morg2k2 eu tenho um Plasma Pana PV7F que dispõe de uma unica entrada HDMI, como já tenho essa entrada em uso e não tenho entrada VGA, como posso fazer para ligar um portátil com a melhor qualidade de imagem possivel.
 
se tiveres uma entrada de componentes no plasma existem adaptadores de vga para componentes ou DVI para componentes ou entao arranjas um switch de hdmi (se o teu pc aceitar ligações por HDMI) em que tem por ex. 2 entradas de HDMI e uma saida (para o plasma)

cumpz.
 
Boas,

O portátil não tem saida HDMI... só mesmo saida VGA e s-video... mas já agora não será que estar a aumentar as entradas de HDMI para uma unica entrada HDMI no Plasma não faz perder alguma qualidade no que temos ligado.

Eu tava a pensar comprar um adaptador que tem scart num dos lados que vai ligar ao plasma e no outro lado tem a entrada para as duas bananas do som e para a ficha s-video, estas que por sua vez fazem correspondência com a entrada s-video do portátil e um jack para o som. Agora tenho ouvido dizer que posso é ficar com imagem a preto e branco...será?

Já agora acham que em todos os cabos e adaptadores faz muita diferença em termos de qualidade de imagem, se obtar por um mitsai e por um philips por exemplo??

Cmpts.
 


Reparem bem nesta foto em cima.
Imagem de um filme convertido de DIVX para DVD.
A ser lido num leitor de DVD de sala para um LCD como cabo SCART ligado.
Reparem na imagem por baixo da palavra "pause" que esta no LCD, verificam vários quadrados na imagem (poderam dizer que é o LCD que não tem qualidade).


Vejam agora aqui em baixo a mesma imagem, com o mesmo leitor DVD, agora ligado com um cabo HDMI, bem diferente, não!
Deixem as duvidas de lado se tiverem ligações HDMI, usem-nas.


Pessoal
 
Ora essa comparação é porreira... excepto o facto de não descriminares as marcas dos cabos em questão :) eu até ponho um cabo de video composto com melhor imagem que um HDMI.... (haja euros)
 
Boas,

O portátil não tem saida HDMI... só mesmo saida VGA e s-video... mas já agora não será que estar a aumentar as entradas de HDMI para uma unica entrada HDMI no Plasma não faz perder alguma qualidade no que temos ligado.

Eu tava a pensar comprar um adaptador que tem scart num dos lados que vai ligar ao plasma e no outro lado tem a entrada para as duas bananas do som e para a ficha s-video, estas que por sua vez fazem correspondência com a entrada s-video do portátil e um jack para o som. Agora tenho ouvido dizer que posso é ficar com imagem a preto e branco...será?

Já agora acham que em todos os cabos e adaptadores faz muita diferença em termos de qualidade de imagem, se obtar por um mitsai e por um philips por exemplo??

Cmpts.

No que toca ao switching de HDMi não existe problema desde que o switch tenha alguma qualidade.
No que toca ao cabo acho que esse com entrada via scart e saida em svideo + 2 rcas de som porreiro. Tem apenas em conta a direcção do sinal, pois normalmente os cabos são unidirecionais (tem que ter uma seta no sento dos rcas para o scart e nao o contrário.

cumpz.
 


Reparem bem nesta foto em cima.
Imagem de um filme convertido de DIVX para DVD.
A ser lido num leitor de DVD de sala para um LCD como cabo SCART ligado.
Reparem na imagem por baixo da palavra "pause" que esta no LCD, verificam vários quadrados na imagem (poderam dizer que é o LCD que não tem qualidade).


Vejam agora aqui em baixo a mesma imagem, com o mesmo leitor DVD, agora ligado com um cabo HDMI, bem diferente, não!
Deixem as duvidas de lado se tiverem ligações HDMI, usem-nas.


Pessoal
Além disso um filme divx convertido para DVD não é exactamente uma fonte de alta qualidade (nem HD é) que sirva para ver diferenças dessas. Com uma consola X360 ou PS3 ou um filme HD (BR ou HDDVD) as diferenças iam ser bem mais fáceis de encontrar.

Já agora esse leitor de DVD faz upscaling?
 
Uma coisa são cabos de video composto, outra é SCART.

Serve apenas para fazer a comparaçao que com um simples cabo de video composto é possivel ter melhor qualidade que um HDMI, serve apenas para comparação pq. um scart normalmente é bem superior a um cabo de video composto.
Ora tem tudo a ver com a qualidade do cabo, caso não tenham percebido. Pq um scart de 5 é diferente a um scart de 50 ou 100 , o mesmo se aplica a cabos HDMI, eu digo o que sempre disse , que um cabo de 30-40 euros de HDMI nao consegue fazer frente a um cabo do tipo QED Silver Reference (RGB) que andam perto dos 100 Eur (1m), claro que se estivermos a falar de um cabo HDMI do mesmo patamar de qualidade é evidente que o mesmo tem a obrigação de ser superior. agora tem tb a ver com a largura de banda que permite transportar ;)

cumpz.
 
Um SCART não pode ser superior a uma cabo de vídeo composto pela simples razão que SCART não é um cabo, é um tipo de conector.

Através de um conector SCART é possível ligar um cabo que transmita imagem codificada em S-Video ou RGB, ou ainda composto (que diga-se que passagem é o pior que se pode arranjar, logo a seguir à ligação da antena...)

Além disso transmitindo dados digitais para um receptor digital por HDMI, é preciso teres um cabo bem longo para começar a haver interferências e perdas de informação. Com distâncias curtas, tanto faz um cabo HDMI de €5 como outro de €40.
 
Um SCART não pode ser superior a uma cabo de vídeo composto pela simples razão que SCART não é um cabo, é um tipo de conector.

Através de um conector SCART é possível ligar um cabo que transmita imagem codificada em S-Video ou RGB, ou ainda composto (que diga-se que passagem é o pior que se pode arranjar, logo a seguir à ligação da antena...)

Além disso transmitindo dados digitais para um receptor digital por HDMI, é preciso teres um cabo bem longo para começar a haver interferências e perdas de informação. Com distâncias curtas, tanto faz um cabo HDMI de €5 como outro de €40.

Exactamente, se precisares de um cabo para 1m/ 1,5m tanto faz a marca... diferente será para maiores... Eu tenho um Eagle com 1,5m, custou-me 30€ e parece-me porreiro...
 
Além disso um filme divx convertido para DVD não é exactamente uma fonte de alta qualidade (nem HD é) que sirva para ver diferenças dessas. Com uma consola X360 ou PS3 ou um filme HD (BR ou HDDVD) as diferenças iam ser bem mais fáceis de encontrar.

Já agora esse leitor de DVD faz upscaling?



O DVD é um Denver mod:1018 com saida HDMI.
Não faço a minima ideia se faz upscaling!

Simplesmente estava aqui este topico no momento em que eu estava a exprimentar um cabo HDMI com 10 metros que comprei para ligar o PC ao LCD, e como na altura tinha o cabo espalhado aqui pelo chão lembrei-me de ir exprimentar no DVD, (pensava eu que o cabo SCART, era bom) quando deparo com aquela situação da grande diferença de imagem, e alem disso aqilo são fotos tiradas com o telemovel porque ao vivo as diferenças são bem mais notaveis.

1 Abraço.
 
Back
Topo