1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Vantec Tornado... Eu vi a luz...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por netscooter, 30 de Maio de 2005. (Respostas: 29; Visualizações: 1487)

  1. netscooter

    netscooter I'm cool cuz I Fold

    Boas

    Vou contar a minha odisseia e desculpem incomodar-vos com a leitura do que vou escrever mas no fim gostaria de ver algumas questões esclarecidas antes que seja forçado a visitar um psicologo...

    Pois bem, eu tenho um cooler frakito que em full load faz o PC estar a 60ºC, que pensei eu, vou comprar um cooler novo... E assim foi, devido a board ser uma eskisita tive de optar pelo Thermalright SI-97... Recebi-o hoje, montei-o, aquilo aparentemente ficou meio torto mas nada que não se resolvesse posteriormente... Meti-lhe a Vantec Tornado de 92mm que tinha comprado a um user do forum, e todo contente pensei... "Fixe, finalmente um sistema de cooling eficaz que me vai permitir puxar pelo CPU para foldar mais".... Errado... Liguei o PC e passado uns mero 2 minutos começo a sentir um cheiro horrivel, parecia borracha queimada... Como gosto muito do m PC todo preocupado desmontei o cooler preocupado que pudesse tar algo mal. Foi quando vi a luz, o cheiro vinha (para já teoricamente) da Vantec Tornado... Snifei o cooler todo e confirmava-se, o cheiro vinha da Tornado... Passado com aquilo toca a montar o velhinho cooler para vir a correr aqui pedir a vossa ajuda... Ainda transtornado e com o coraçao nas maos pelo susto que apanhei deixo-vos questões que gostava de ver respondidas.

    Questões:
    1 - Será que o cheiro vem mesmo da Tornado? Puderá o processador emitir tal odor perante um calor excessivo?
    2 - É normal as Tornado emitirem aquele cheiro? (Imagino a resposta mas n custa pg)
    3 - A m caixa e pekenissima, tou a espera que chegue a Thermaltake Shark, como tal tanto a ventoinha como o cooler ficam quase colados a fonte. Puderá esta aproximaçao estar a provocar um calor excessivo, e ao estar tão proximo da ventoinha estar a "queima-la" para ela libertar akele odor?

    Esta ultima pergunta e baseada no facto de a m fonte ser antiga e aquecer mesmo muito e ao estar proxima da Tornado n sei se puderá estar a "queima-la".

    Basicamente apanhei um susto de morte porque pensei que o processador tivesse a queimar, agora que meti o cooler antigo aparentemente o cheiro ja n aparece, como tal so me resta comcluir que a Tornado fizesse aquele cheiro.

    Se me pudessem ajudar agradecia, senão vou ter de esperar ate chegar a nova caixa pra ver se realmente a proximidade com a fonte puderá estar a prejudicar a ventoinha.

    Obrigado pela paciência aos que leram isto tudo.

    Cumps
     
  2. NPinho

    NPinho I folded Myself

    ja tentastes, com o stock cooler no CPU, ligar a tornardo á parte e ver se o cheiro vem mesmo da fan?
     
  3. netscooter

    netscooter I'm cool cuz I Fold

    Por acaso n pq o stock cooler n e flexivel, simplesmente n suporta a ventoinha pois e demasiado grande, e tinha medo k o CPU akece-se demasiado...

    Mas agora que desmontei tudo e montei o k tinha "cheirei" as peças e realmente a unica coisa k tem akele cheiro é a Tornado....
     
  4. jfbbms

    jfbbms Power Member

    tas a ligar onde a tornado?
     
  5. NPinho

    NPinho I folded Myself

    eu digo, deixares estar o stock cooler como esta a funcionar e ligar a tornado á parte para ver se funciona em condiçoes ;)


    EDIT: ligar a board n é boa ideia :D
     
    Última edição: 30 de Maio de 2005
  6. netscooter

    netscooter I'm cool cuz I Fold

    à Board... Aquela coisa de 3 pinos ao lado do processador. Era onde estava ligada a ventoinha do stock cooler, era onde estava ligada a ventoinha do m cooler actual e é onde liguei a tornado...

    Hoje ja n posso mas amanha vou fazer isso XiMa e vou ver se realmente é da ventoinha, o que já parece ser e sinceramente rezo pra ser pq se for do mal o menos, troco de ventoinha, agora se for outra coisa e k e pior...
     
  7. o_bEnFiQuIsTa

    o_bEnFiQuIsTa Power Member

    Posso tar a dizer uma parvoíce, mas usar a tornado na board pode ser potencialmente perigoso para a última, devido à grande potência da ventoínha.
     
  8. netscooter

    netscooter I'm cool cuz I Fold

    Ok, a pergunta noob do dia... onde raio a ligo então? :lol:
     
  9. jfbbms

    jfbbms Power Member

    á fonte directamente
    ou tens sorte e tens o conector da board bom, ou a fan nao gostou do conector da board porque nao debita a corrente que ela pede :D
     
  10. Rapid_Eraser

    Rapid_Eraser The Legend Folder

    Bem essa foi mesmo kamikaze, uma tornado precisa de mto mais energia do q a ligaçao da board consegue dar provavelmente keimaste essa ligaçao da board, para ligares uma tornado tens q ter ou um controlador especial com uma elevada potencia por canal ou entao com um adaptador de 3 pinos para molex estilo as q se ligam aos discos IDE.

    Só pra teres uma ideia uma tornado "papa" uns 11W a board só consegue fornecer prai uns 3W por isso é q te cheirava a keimado :007:
     
  11. netscooter

    netscooter I'm cool cuz I Fold

    E pá, eu liguei directamente a board, nos sitios onde as outras tavam ligadas por o conector coincidia, era igualzinho aos conectores das m ventoinhas todas antigas....

    Vou ver se da pra por aqui uma foto da ligaçao...
     
  12. NPinho

    NPinho I folded Myself

    tenta arranjas um adaptador destes se não tens:

    http://*****.com/Imagens/Artigos/revolteccaboredut2BIG.jpg
     
  13. jfbbms

    jfbbms Power Member

    ou
    http://www.*****.com/imagens/Produtos/conversor_3pinos.gif
     
  14. netscooter

    netscooter I'm cool cuz I Fold

    É isso pessoal, o conector e igual aquele mais pekenino duma das pontas desses cabos.

    Ou seja, tenho de comprar um adaptador e liga-lo directamente a fonte, e isso?

    N fazia a minima ideia... viver para aprender... Eu tou a espera da Thermaltake Shark k ja tras uma fonte nova por isso quando chegar eu compro o adaptador, pra ja fico com o cooler k tinha k dfa pro gasto.

    Obrigado a todos. VAmos a ver se isso resolve o pivete e so espero n ter estragado a board... ela ta a funcionar, a ver vamos.
     
  15. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Tens:D Tens que a ligar à fonte. Nunca à board. Esquece que tem um conector igual à board:)
     
  16. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    ROTFL ! E ainda tens board ? Grande sorte... Sabes donde era esse cheiro a keimado ? Do circuito ou whatever se chama akilo (Uma cena preta pequenina) k fornece energia a esse conector da fan... Eu ja' keimei um assim também (Derreteu todo mas a board continuou a funcionar, Lucky Me)...

    As Tornados são excelentes ventoinhas, mas so' ligadas 'a fonte pq 'a board ficas sem board em dois tempos...
     
  17. Pretender

    Pretender Power Member

    Grande sorte o conector da board não ter ido à vida...
    Mas se calhar a tornado foi à vida... digo isto por causa do cheiro que sentiste.
    Tenta arranjar alguem que te empreste um adaptador :)
     
  18. netscooter

    netscooter I'm cool cuz I Fold

    Penso que sobreviveu tudo pois desliguei mal senti o cheiro, foi prai 1 minuto... Ate porque voltei a ligar o cooler k tinha e a ventoinha funciona como sempre funcionou, ou seja, n deve ter queimado o conector da board, né?
     
  19. timber

    timber Zwame Advisor

    Eu tb uso uma Vantec Tornado (90mm)
    Aquilo é mesmo para ligar à fonte (e trás o respectivo cabo para isso)
    Em full power digamos que não é a coisa mais silenciosa do mundo
    Portanto uso em conjunto com um Vantec Nexus 205. Tem 4 potenciómetros analógicos para uma baía 3 1/2". No bullshit como eu gosto.
    Com a Vantec no minímo e o SLK900 dá para manter o meu Xispas fresquinho a 2500 Mhz
     
  20. netscooter

    netscooter I'm cool cuz I Fold

    Pois, so que comprei em segunda mão e não trazia o tal adaptador por isso e k a m reacçao foi ligar a board.... :p
     

Partilhar esta Página