1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Várias dúvidas ITED+router+switch...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Hugo RSF, 9 de Maio de 2012. (Respostas: 64; Visualizações: 11683)

1. Hugo RSF

Hugo RSF Power Member

Vivam, estou em fase de conclusão de uma moradia e chegou a fazer das infraestruturas onde as dúvidas são muitas, para as quais peço a vossa sempre preciosa ajuda. vou colocar por pontos para ser mais fácil também as respostas:

1 - Como o ITED e a nível de rede, a ideia é ligar um acesso internet e espalhá-lo por todos os pontos de rede, certo? A primeira dúvida é como isto se processa. Com um switch? É preciso 3 tipos de equipamento (embora existam bundles)?
    Modem (para ligação internet)
    router (para gerir os ips dos vários equipamentos)
    Switch para espalhar pelos pontos de rede?

Li neste forum algures que alguns isp's não permitem mais que um IP o que significa que só um equipamento pode ser ligado a internet (isto sem router). É assim?
    É indiferente o tipo de fornecedor de internet para a configuração? Cabo, adsl ou bada larga movel?

(NOTA: Adianto desde já que no local apenas tenho disponível banda larga móvel, mas queria perceber como funciona para os outros casos)

2 - Eu tinha pedido ao eletricista para colocar rj45 em todos os locais onde seriam para ter rj11(telefone) porque tinha ideia que as fichas de rj45 também dão para ligar telefones e assim depois no ATI conseguiria gerir se queria a tomada para telefone ou rede. Isto está correto?

3 - Eu tenho mais de 12 pontos de rede (se contarmos com as tais rj11) mas penso que algumas delas não irei utilizar. NA ATI depois poderei escolher quais quero ativas e quais não quero, certo? Sendo que assim não precisaria de mais de 8 portas, presumo eu...

4 - Se eu ligar 2 equipamentos ao mesmo ponto Ethernet, a largura de banda da ligação é dividida pelos 2 ou se por exemplo a largura na rede for de 4Mbps eu tenho nesse pontos os 4Mbps e depois os 2 equipametnos concorrem para ela até o seu limite? Basicamente e resumidamente a pergunta é: é indiferente (em termos de largura de banda) ligar 2 equipamentos a 2 pontos ou 2 equipamentos no mesmo ponto de rede?

Obrigado!

2. varejo

varejo Power Member

Boas, se já é ITED, os cabos são pelo menos cat.5E e todas as tomadas são RJ45, logo não tens de pedir ao eletricista para não colocar RJ11 porque isso era no tempo do RITA.
    Por motivos obvios as fichas RJ11 são compativeis com as tomadas RJ45.

Não podes ligar 2 à mesma porta de ethernet, cada equipamento vai ligar a uma porta do router, switch etc., vão sincronizar a 100mbps a nivel da LAN, e do ISP a 4mb, se um tiver a ocupar 3mb de largura de banda, só sobra 1mb para o outro, claro que se não tiveres a ocupar toda a largura de banda, tipo andar só a navegar na net, não vai haver diferença nem lentidão entre eles!

3. Hugo RSF

Hugo RSF Power Member

Obrigado pela resposta, varejo!

Pois, eu bem me parecia e desde o início que lhe tinha dito para colocar tudo com RJ45, mas acho que ele colocou RJ11. Vai ter de alterar!

E relativamente à questão do router switch? É preciso ter os 2 equipamentos (mais o modem)?

4. news_js

news_js Power Member

Se o router tiver o número de portas que queres não precisas do switch, mas é pouco provável que cheguem. Se comprares um switch compra um que seja gigabit, pois assim podes ter parte da rede em gigabit se os outros equipamentos suportarem (por exemplo um NAS).

5. Hugo RSF

Hugo RSF Power Member

Ou seja, se bem percebo, o router o que faz é precisamente rotear/distribuir ip's diferentes pelos vários pedidos que lhe são feitos porque o isp não suporta mais que 1 pedido, certo?!

Por isso se por exemplo um router tiver apenas uma porta de saída e eu lá ligar um switch de 16 portas, posso ter, no limite, 16 IP's na rede, é isto?

6. MichaelZ

MichaelZ Power Member

Podes ter 17 ou 254 tambem :D

http://pt.wikipedia.org/wiki/Network_address_translation

PS:
    12 ligaçoes, parece pouco, mas claro é dependente do tamanho da casita. Dependente do poder penso que:
    3 telefones IP, 1 TV com ethernet, 1 media server ou NAS, 1 ou 2 AP(s) WiFi, 1 ou 2 PC(s) fixos, 1 (video)porteiro ethernet, 1 internet radio já vão ocupar a volta de 10 ligaçoes.
    No futuro (dependente da situação economica) vais ligar mais brinquedos, e cada ligação que falta tens que criar atravez soluçoes "feias" como "powernet", wlan ou cabos adicionais acima do gesso.
    Se ainda tivesse a possibilidade para fazer uma solução "sustensavel" deixas por um tubo livre como reserva em cada divisão para ter a possibilidade de aumentar as ligaçoes. Os quadros plasticos tipo ITED considero como brinquedo porque não há espaço dentro para os devices como router/switches/servers etc. e a porta fechada do quadro esta a dobrar cada cabo da rede (patch cable) - cabo dobrado = epic fail. Aumentar não é tão facil, dependente do sitio na parede. Recomendado era um "armario" independente, preferalmente de 19" para arrumar os devices.
    Se um dia faltava espaço sempre podes trocar o "armario", dependente da marca e qualidade com mais ou menos esforço.

Cá na casita pequena tenho a volta de 35 ligaçoes ;) - mas não tenho muitos aparelhos ligados, ainda faltam estores, aquecimento, luz etc. controlados por rede.

Última edição: 10 de Maio de 2012
  7. Hugo RSF

Hugo RSF Power Member

Pronto, mas tenho o router a "distribuir" IP'S posso ter tantos devices de rede quantas portas tiver o switch que ligarei ao router, correcto?

E agora outra pergunta: o router a usar depende do ISP (cabo, ADSL ou móvel) presumo. No meu caso estou a pensar usar a pen com uma sharing dock que tem saída Ethernet (Aquela da Vodafone). Preciso na mesma de um router ou a dock já faz esse serviço? é que eles dizem que só aceita 5 ligações wireless, mas como tem a porta ethernet, se ligar essa porta ethernet a um switch de 8 portas p.e., consigo ter no limite 8 devices lá ligados?

8. MichaelZ

MichaelZ Power Member

Tu falas de duas coisas diferentes. Podes usar até 65535 portas de switches atraz dum IP externo (assumo cada porta ligada e cada usador ocupa so uma porta IP).
    Assumo tu falas dum switch "estupido" (sem layer3, sem management), ele trabalha no layer de endereços MAC, ele não entede TCP/IP, so faz o forwarding de cada pacote.

O router sempre é igual, so tem de fazer a NAT (link em cima) e possivelmente port forwarding. Ou mais facil, ele faz o routing.
    Dependente do ISP, como disseste, precisas dum gateway que liga qualquer media de fora (ADSL, ATM, Fibra, UMTS...) para ethernet. Na lingua comum o chama-se modem ou stick 3G ou 4G...
    A provedora sempre pode diminuir ou limitar as ligaçoes possiveis atravez proprio hardware como o teu stick mencionado ou atravez trafego da rede dela.

Eu não conheço esse bicho da Vodafone então é dificil a dizer uma coisa. Mas acho que faz sentido para Vodafone limitar o acesso, eles ganham lucro atravez cada contrato e não cada ligação privada ;)

9. Hugo RSF

Hugo RSF Power Member

Entretanto fiz um boneco porque é semprem ais fácil (sendo que aqui está genérico e independente do provedor de internet).

Perguntas:

1 - A mais importante: isto funciona assim?

2 - Para aumentar a cobertura wifi, posso ligar um (ou mais) access point a qualquer destes pontos de rede, ou tem de ir por cabo direto ao router?

Como é evidente há aqui pontos de rede que dificilmente serão usados (WC's, lavandaria, etc...) mas eu pedi para o eletricista os colocar pelo sim pelo não (e sobretudo porque assim tenho tubagem entre todas as divisões - para lá do tubo vazio que mandei colocar do quadro para todas as divisões - ), e isso implica na compra do switch, que deixaria de ser de 16 portas para poder ser de 8 por exemplo.

Percebo também agora que tenho poucas fichas na sala... Vou ver se ainda consigo colocar pelo menos mais uma!

Aquela gigajoga entre o ATI e o quadro secundário na garagem deve-se ao facto de não ter profundidade e espaço suficiente na parede do hall onde estão o quadro principal e a ATI, contudo, há um tubo largo a ligar os 2 quadros, pelo que mesmo no limite máximo precisaria de 17 cabos acho que dá!

EDIT: Está ali um erro no boneco, reparei agora: a internet entra no ATI e não na garagem! Os aparelhos é que estão na garagem!

Última edição: 11 de Maio de 2012
  10. MichaelZ

MichaelZ Power Member

Exato ;)

Uma coisa que não entendo: Para que sirva o ATI? (Assumo é o quadrinho ITED)

A mim aparece como um luxo negativo, muito esforço (mais 2 terminais cada ligação), mais pontos de problemas possiveis (mais sitios de contactos entre fichas) e mais custos (obra e material adicional) - Não vejo nenhuma vantagem

Patchpanel, switch etc. num bastidor (espero que chama-se assim), um patchcable cada ligação necessaria ao switch........pronto

11. Hugo RSF

Hugo RSF Power Member

O ATI é o quadro ITED, sim!

A questão é que os devices (router, switch e modem) não cabem lá, pelo que os tenho de colocar no quadro da garagem! Poderiam passar pelo ATI direto para a garagem, também é verdade, mas por um lado tenho ideia que a certificação obriga a que a caixa ATI esteja no hall ou junto da entrada da linha na habitação, por outro o quadro também as infraestruturas coaxiais e para terminar os cabos já estão passados e terminam no ATI, pelo teriam sempre uma união para os passar para a garagem...

Relativamente ao boneco, a coisa funciona assim, certo?

E em relação aos Access points?

12. MichaelZ

MichaelZ Power Member

Sim, claro

Da certificação so me lembro de entrada de cabo telefone, coax e fibra para o quadro e talvez uma ligação de cobre na sala. Tenho o livrinho gordo de ITED cá mas estou preocupado porque as regras mudam-se cada mes de novo :D

(como o butão engraçado obrigatorio na casa de banho para tocar uma compainha para chamar ajuda - na minha terra ninguem acreditou aquela piada, mas agora já é obsolete)
    Queria encontrar a trolha que escreveu o livro de ITED ou ITUR para perguntar em qual parque infantil eles "trabalham" :D

Cortar as ligaçoes no quadro ATI deve custar adicional: (assumo 12 ligaçoes)

24x por o cabo ao conector á ~ 5€
    24x (exemplo) Keystone module á ~3€
    12x Patchcable 0,3m á 1€
    12x Medir as ligaçoes para certificar Cat.5 ou Cat.6 ~4€
    Deve rondar 250€ somente para desvantagens......hummm

Sim

Os APs so conectares na mesma rede, como ja tens na imagem. Alternativamente como Guest-WLan atravez VLan ou rede separada, podes mexer nos patchcables como precisas/quiseres.

13. Hugo RSF

Hugo RSF Power Member

14. MichaelZ

MichaelZ Power Member

15. Hugo RSF

Hugo RSF Power Member

Perfeito!
    Obrigado!

Dei-me agora conta que deveria ter colocado um ponto de rede no exterior para ter um AP para o jardim... Mas ainda vou a tempo disso julgo!

Já agora uma outra pergunta: neste esquema e usando o switch, o Router só precisa de ter 1 porta, certo?

16. MichaelZ

MichaelZ Power Member

Falas da conexão necessaria router -> switch? Sim, é uma ligação

Igual como modem -> router, é uma

A conexão do quadro ITED para modem depende da ligação externa, talvez é uma boa ideia por cabo telefone, cabo coax e possivelmente fibra ou alternativamente um tubo livre com bom diametro.

17. varejo

varejo Power Member

Boas, um ATI é um bastidor "pequeno", cortar as ligações do ATI? :D
    Que duvidas no ATI ainda tens... coloca uma foto!

p.s o ITED não muda 1 vez por mês... o ITED1 entrou em vigor a 01/01/2005 e o ITED2 a 01/04/2010 até...

18. MichaelZ

MichaelZ Power Member

Cortar = passar os cabos para os terminais no ATI e seguir do ATI para bastidor na garagem

Não parece como um bastidor, não há nenhum espaço para componentes activos no alcance, então não entendo o sentido para uma cabelagem estructurada.
    Para ligar uns sitios na casa entre si talvez fazia qualquer sentido.

"Muda cada vez" foi uma brincadeira pq. como dito, o conheço e esta um bocadinho engraçado para mim.

19. news_js

news_js Power Member

Nesses projetos quando o ATI não tem espaço para colocação de certos aoparelhos é clocado um CATI, que é uma caixa com mais espaço.

http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1063961

20. MichaelZ

MichaelZ Power Member

Ah, já estou a ler. Não é obrigatorio usar o quadro plastico como ATI (que eu já conheci), podia ser tambem um bastidor 19" etc., a seguir de desejos e necessidades do cliente.

Já pensei Tuguelandia era um parque infantil em todas as areas :lol:

Partilhar esta Página